Vinícius Torres Freire > De Lula a Bolsonaro, política quer tabelar gasolina, dar dinheiro a rico e quebrar Petrobras Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Meu caro colunista, desde quanto o Ciro Gomes defende subsÃdios para os combustÃveis, se informe melhor antes de emitir sua opinião, fica feio. O que o Ciro defende é o fim do PPI (programa de Paridade Internacional), leia o programa dele sobre isso está na Internet, muito diferente de subsÃdio.
Do alto de suas torres do deus mercado deveria, ao menos, enxergar que energia continua sendo estratégica para o desenvolvimento, arvorado senhor de paÃs subdesenvolvido e ora com o povo miserável.
Vinicius Torres Freire, faltou um tanto de hhonesthidhade intelectual neste artigo. A Petrobras mesmo com lucros astronômicos não está investindo nada, inclusive abandonou os investimentos em pesquisas. Desde 2016 vem se desfazendo de seus ativos, em particular as refinarias, que poderiam dar ao Brasil autosuficiência na produção de derivados. Além disso, o artigo não indica nenhuma solução, ao contrário, parece defender a atual polÃtica de preços.
é .. nessa parte o texto de VTF ficou com a bumba de fora ; a proposta de Nelson nesta mesma ediçao é mais robusta e factivel - se tivessemos governo competente e nao *contra tudo isso que está ai* e sem o Carluxo no comando do tal Gabinete do O seria mais facil sair desse atoleiro que vai nos roer as vidas por um bom tempo
As empresas públicas estão para contribuir para o desenvolvimento do paÃs, e a Petrobrás não é diferente. O Brasil é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, mas o tal mercado quer lucro em cima do povo brasileiro. Essa equação difÃcil de fechar, mas o povo brasileiro não pode arcar sozinho com essa conta.
Enquanto Bolsonaro que tabelar e interferir, Lula disse que quer 'abrasileirar' os combustÃveis. É incrÃvel como a história da Petrobras se repete como farsa.(Claudia F.)
Que texto tendencioso! VTF, vtf....
Jornalismo vagarista não dá ne?
Um litro de óleo de soja leva 20 dias para acabar em minha casa. Numa semana utilizo 50 litros de gasolina.
E o botijão de gás que é o q realmente interesssa aos mais desa ssistidos ?
Ta aà o tipo de artigo que não concordo mas gosto de ler, pois argumenta bem sobre as consequencias de não se juntar ao clubezinho do cartel dos produtores de petroleo e sua oferta artificial e manipulacao de precos.
O Brasil é exportador de óleo e importador de seus derivados. Depois de 522 anos, continuamos vendendo matéria prima. No lugar de resolver a corrupção, a Petrobras teve que amputar as refinarias emergentes e o resultado está aÃ. Tudo porque os justiceiros milicianos da LJ queriam os minutos de fama no reality show. Não existe nenhuma justificativa para o governo não investir na produção de gasolina e diesel no Brasil. Para tanto, basta acabar com os super salários imorais que sobre dinheiro.
Mais uma opinião inútil. Todos os paÃses, do EUA a China controlam preços e poder com o petróleo. Só comentaristas da ralé acham que esse item está a serviço da lógica de mercado.
Os EUA não tem nenhum mecanismo de controle de preço de combustÃveis. Lá o reajuste é quase diário.
O fato é que as principais companhias ligadas à commodities como Vale, Gerdau e CSN tiveram aumentos enormes em seu lucro em 2021 devido ao aumento do preço de seus produtos no mercado externo e da depreciação do real. Entre 3 a 5 vezes mais. Mas a Petrobrás extrapolou: foram 15 vezes mais. Com o lucro de 2021 ela pode pagar toda a sua dÃvida bruta por exemplo.
Costumo respeitar esse articulista. Mas essa matéria, em especial, me causou estranheza. Como disse outro comentarista aqui , falou falou e não disse nada. Omitiu vários erros do governo atual, especialmente de Guedes, uma vez que o presidente não entende absolutamente nada de nada. Não aponta minimamente para possÃveis saÃdas. Ficou bem pobre.
Será que o ilustre jornalista aplicou todas suas reservas em ações da Petrobras? No mais, é guerra, é momento de sacrificar as margens da Petrobras, que tem muita gordura pra queimar, pois deu 103 bilhões de lucro! Depois, retorna ao normal, preços internacionais.
Artigos da grande imprensa são sempre para defender os interesses do grande capital, o chamado Mercado. Nunca se lerá nada que defenda os interesses do povo, do paÃs. Jornalistas são orientados a seguir a cartilha dos barões da imprensa. Quando falam em democratizar a informação , com maior pluralidade de pontos de vista, com regulação da midia ( que nada tem a ver com censura, como espertamente a grande imprensa diz ) a gritaria é grande. Entende-se . Seria o fim da manipulação.
Mas ele está tentando demonstrar que subsÃdio beneficia mais os ricos! Acha que não? Demonstre. A Petrobras foi praticamente privatizada pelo FHC, reduzindo muito a margem para intervenção do governo sem causar grandes danos à empresa. Não vou o que aconteceu com o controle de preços sob Dilma, justamente para segurar a inflação?
Falou, falou e não disse. O custo total da extração do petróleo do pré sal custa 33 dólares. Eis aà porque a turma da banca exigiu a cobrança dos combustÃveis em dólar. E ainda, a turma do Guedes vendeu a BR distribuidora- refinaria , à preços camaradas. RefinarÃamos a preços em reais grande parte do petróleo, trazendo um equilÃbrio ao preço final. Portanto, faltou esse pequeno detalhe.
Se as refinarias iniciadas no governo Lula (no nordeste) e abandonadas depois, estivessem operando, a Petrobrás não precisaria comprar nenhum combustivel lÃquido à exceção talvez do GLP!
O texto coloca Ciro no bolo dos demagogos e deixa para outro artigo os motivos de importarmos combustÃvel, mas sabe que a capacidade de refina lo esta sucateada. Usa argumemtos desconectados do realmotivo da criação e existência da Petrobrás. Artigos assim são aquela necessidade de se defender uma ideia sem aprofundar no tema. Fraco e desinformado.
Acontece que o petroleo é nosso e somos auto-suficientes sim. E o alcool? o que tem a ver com a crise do petroleo? Esta politica de preços praticado pela Petrobras vai quebrar o povo brasileiro. O Brasil só perde. Ao reduzir cobranca de impostos, diminui a arrecadação que pode chegar a 290 bilhoes, entao nao há dinheiro p investimentos sociais. Só tem um lado muito satisfeito com o q está acontecendo, o grande investidor. Este cada vez mais rico, enquanto o cidadão comum paga essa conta toda.
Jose, nao obstante a sua comparacao c os EUA ser injusta, lá essa crise fez o preco da gasolina subir p 4 dolares o galao, pouco mais de 1 dolar o litro. E lá, ao contrario do Brasil, q tem o alcool, eles nao tem outra alternativa. Ainda assim, Biden já declarou o inicio de uma serie de providencias p diminuir a dependencia de conbustiveis fosseis, incluindo incentivo à aquisicao de carro eletrico. Aqui o governo, diz q "isso é problema da Petrobras" ou "nao tenho nada a ver com isso".
Você acha que os preços estão subindo apenas no Brasil? Nos EUA a inflação é a maior dos últimos 40 anos. Vai ver se algum paÃs desenvolvido está pensando em interferir diretamente nos preços. Aliás, seria interessante saber o que eles andam fazendo nesse sentido.
Tabelar gasolina é absurdo porque vai beneficiar quem não precisa e prejudicar quem mais precisa. Falta de foco e de inteligência - para não variar.
Uma pergunta que não quer calar. Quanto recebeu e quem pagou para o jornalista escrever este artigo? Certamente, por outros artigos dele, este jornalista parece ter bastante informação que desmentem este análise e só o fazem compreensÃvel como um artigo “encomendado”. Vinicius com a palavra.
O Sr. Jornalista não explica o motivo do aumento automático do álcool diante a alta da gasolina. Sobre a matéria fica nÃtido a defesa do jornalista aos grandes investidores e ao mercado.
Vamos ver se eu entendi: entre o prejuÃzo da Petrobras nos anos Dilma, quando o governo congelou o preço da gasolina, e o lucro de 106 bilhões em 2021, 1.400% superior ao de 2020, não há espaço para nada? Se a Petrobras lucrar 200 bilhões em 2022 e bater recorde de distribuição de dividendos (vai distribuir 101 bilhões este ano, cadê o investimento?), o paÃs deve pagar o preço e se regozijar de ter combustÃvel para comprar, mesmo que não haja dinheiro para isso? Diesel não causa inflação?
Está vez, o Sr. errou feio seu diagnóstico. O Sr. faz uma relação direta entre preço interno atrelado ao dólar: gera investimentos e não atrelado ao dólar: impede investimentos. Desde que foi implantado o sistema de atrelar o preço interno dos combustÃveis ao preço do mercado internacional, a Petrobras não investiu um centavo. Desinvestiu, vendendo a preço de banana ativos relevantes, diminuindo sua capacidade de refinado para comprar fora e distribuindo seus lucros entre seus acionistas.
Quando fala no mercado, os investimentos do povo brasileiro no desenvolvimento do Pre-sal, não esta sendo contabilizado. Vinicius Torres como muitos se arvoram a falar sobre a economia brasileira expropriando riquezas, trabalho e tecnologia desenvolvida no paÃs. Sempre que falam sobre a destruição da Petrobrás no perÃodo petista, escondem que a descoberta do pre sal e da tecnologia de extração em águas profundas foi feito durante os governos petistas.
Um modo de saber se essa porcentagem no reajuste é realmente necessária ou não, é observar o aumento ou não no lucro da Petrobras.
Um texto de mais uma caneta de aluguel, defendendo as teses do mercado e dos acionistas Não vi este senhor falar mal do fatiamento e privatização por preço de banana das refinarias. Não vi este senhor elogiar todo o desenvolvimento na prospecção e na extração do petróleo do pré-sal. O principal interesse do golpe sempre foi a Petrobrás. Hoje temos uma refinaria vendida a preço de banana vendendo gasolina a 25% a mais do que a Petrobrás. Este senhor vem defender os interesses de mercado.
Ps.: É a Petrobrás que está quebrando o paÃs e não o contrário.
Texto ruim e tendencioso. Fala que o paÃs importou diesel em anos passados, mas não fala que as refinarias da Petrobras operaram com capacidade reduzida nesse mesmo perÃodo. Fala de inflação de vários itens, mas não fala que parte significativa desta inflação é devida ao aumento dos custos de transportes, indiretamente, do custo dos combustÃveis. A visão do articulista é a de um acionista: quer mais é que a Petrobras "precise" do dinheiro dele para receber dividendos, sem pesar o lado social.
Por que então não interferir no preço da carne, ou da soja, ou outros que pesam enormemente sobre os mais pobres? Aliás, a interferência pode também ser indireta. Por exemplo, por que as refinarias não foram concluÃdas? O capital privado não se interessa? Por que? Não é um bom negócio? Soluções simplistas e mágicas enganam o povo e não resolvem o problema, por vezes até pioram.
Não tem como ler este articulista. Ele sabe muito bem que tinha solução para o paÃs deixar esta dependencia do mercado exterior e que uma a uma foram fechadas para voltar estes peecos pornográficos e os exportadores, importadores e acionista estarem forrando, não digo o bolso, mas as mansoes inteiras com os $$$ enquanto os brasileiros se ladcam na miséria. Que texto pobre.
Explica para nós quais são essas soluções. O que ele tentou fazer é justamente isso, ou seja, que há soluções muito mais efetivas para atacar um problema complexo do que simploriamente interferir diretamente nos preços, coisa que sabemos muito bem que não funciona, mas que tem apelo eleitoreiro fácil. Durante muitos anos governos preferiram ignorar esse tipo de problema mas quando a coisa aperta e as eleições estão próximas apelam para a demagogia.
Fico tão p.. da vida que digito a letra ao lado. Me desculpem
Há mais mistérios entre as variáveis econômicas brasileiras do que entre o céu e o inferno: um paÃs continental movido basicamente por rodovias; falta de investimentos em refinarias; abandono de projetos voltados para o biodiesel e outras alternativas tropicais; 'esquecimento' de plantas industriais de fertilizantes; etc.! Trata-se de um conjunto de fatores relegados pela classe polÃtica, maltratados pela elite econômica rentista e que sempre acabam penalizando a pobreza.
Enfim uma voz sensata e inteligente entre tantos comentários ridÃculos e apenas ofensivos. Esses comentários indignados e ignorantes explicam porque as propostas dos polÃticos, principalmente à s vésperas das eleições, são sempre essas, simplistas e inócuas, não fossem danosas.
Segredo só para o articulista: 1. Boi não vai para o frigorÃfico a pé. Vai de diesel. Assim como toda a produção do paÃs. 2. Se não há como produzir diesel, mais refinarias e não o aumento abusivo e extorsivo do preço do combustÃvel. 3. Quanto tens em ações da empresa, se as tens?
Se você subsidiar o diesel beneficia o dono do frigorÃfico. Entendeu o ponto? É óbvio que quase todos os preços são contaminados pelos dos combustÃveis mas polÃticas mais especÃficas para os que mais sofrem os impactos, como os mais pobres, são menos custosas, não ampliam as desigualdades e os já vergonhosos benefÃcios aos ricos, além de não desorganizar ainda mais a economia. Há outras soluções do que as mais simplistas e inócuas.
Texto sem pé nem cabeça...
Favor não colocar o Ciro nesse mesmo balaio de gatos. O PDT fez uma série de videos didáticos com o Ciro explicando como se forma o preço dos derivados de petróleo no Brasil. Estão ai na rede para quem quiser assistir. "Pão é trigo, e trigo é dólar", costuma repetir. Então não me venha com essa de que o candidato trabalhista se preocupa mais com petróleo do que com comida.
Mas o PDT votou junto com o governo para aprovar medidas inócuas para conter os preços.
Na certa quem leva comida pra mesa dos Torres Freire é a fadinha da horta com sua motinha elétrica. Não depende da pesada e poluÃda malha rodoviária pra nada. Pena que a realidade brasileira de fornecimento e distribuição não caiba neste raciocÃnio.
Pena que você não refutou um único dos seus argumentos.
Continue por favor na próxima coluna a explicação de porque quando as refinarias são capazes de refinar, ainda assim seria uma situação "complicada". Fiquei curioso e não compreendo muito do assunto, e seus textos são bem didáticos.
Realmente parece que os articulistas de economia, ficaram cegos ou regrediram. É perfeitamente possÃvel fazer uma polÃtica de preços interna preservando o lucro (não o roubo) e os investimentos do Petrobrás, levando em conta custos reais de produção e os ganhos com a venda do petróleo, mesmo importando parte dos combustÃveis, este assunto levanta a questão do porque o governo paralisou as obras de duas refinarias após a lava jato, o fato que distribuição de 101 bi de dividendos é um roubo.
Não é roubo, são as regras do jogo, por isso muitos compram ações da empresa, inclusive muitos trabalhadores. Outras questões são pertinentes, como por que a iniciativa da privada não se interessa por construir, ou terminar, refinarias, e lá se vão 6 anos desde o golpe! Outra é a privatização da Petrobras, em parte executada pelo FHC, por isso fica difÃcil interferir na empresa sem causar enormes danos. A solução é mais complexa.
Atualizando Maria Antonieta, "que comprem carros elétricos!!".
O problema raiz é o fato de o Brasil ser auto sustentável e em combustÃvel e ter os preços tabelados pelo barril em dólar com o simples objetivo de pagar os grandes acionistas. Essa ação de subsÃdio deveria ir além e desconectar a Petrobras e o paÃs dessas oscilações externas, ao menos com relação a combustÃveis.
Como fazer isso depois que grande parte das ações foram vendidas não só para os grandes mas também para classe média e trabalhadores? A polÃtica da Dilma, por exemplo, foi ruinosa para a empresa. Por que não se concluem as refinarias? O capital privado não se interessa, e nem o público? Acho que a solução é mais complexa ao contrário do que os discursos polÃticos querem fazer crer.
a inflação da gasolina contamina outros preços, é repassada, a inflação do óleo de soja, não. Incrîvel o articulista não notar essa diferença.
Ele quiz dizer que por isso fica muito mais fácil focar numa polÃtica que favoreça os mais pobres, geralmente os mais atingidos, do que intervindo no preço dos combustÃveis em que ricos também são beneficiados. Ou seja, se focar em polÃticas que compensam os preços altos para os pobres nos alimentos você vai direto ao ponto. Entendeu?
Correto o texto. Menciona o preço da gasolina, não do diesel. Gasolina precisa ser substituÃda por energia limpa em automóveis, mas o desgoverno atual não tem qquer preocupação com isso.
O articulista é sócio ou tem ações da Petrobras?
E ?
Texto com ideias que merecem suspeição. Será que o articulista consegue convencer alguém com tais ideias? Ou nem ele nem a FSP ligam pra isso, pois o que importa é cliques e comentários? Afinal, jornalismo sobrevive de publicidade e assinatura. Hum...
Refute os seus argumentos. É fácil? Tentar desqualificar o autor é mais, não é?
Enviesado.
Ou seja, o articulista defende manter tudo como está, inflação galopante, não fazer nada frente o tarifaço dos combústiveis e gás de cozinha que logo farão a inflação aumentar em cascata em toda economia, depreciando a renda das famÃlias, aumentando o empobrecimento. De quebra o desgoverno Bolsonaro/Guedes subirá novamente a taxa Selic encarecendo o custo do dinheiro, reduzindo a capacidade econômica e o desemprego.
Errado! Ele só tentou alertar para que essas medidas são simplistas, inócuas, danosas e, sobretudo, eleitoreiras.
Quanta bobagem! Tem que acabar com o bolsa acionista e com essa polÃtica danosa da Petrobras. A empresa é do Brasil e para os brasileiros.
Era, amigão! Depois que a maior parte das ações foi vendida não é mais, é dos acionistas, entre os quais a União. Minoritários poderiam até acionar na justiça os responsáveis por polÃticas que prejudicam a empresa, como, aliás, fizeram nos EUA durante o petrolão. Nós é que não estamos acostumados com isso. Ou se recompram as ações ou a margem de manobra continuará muito estreita. Mas há outros meios de enfrentar o problema.
Pegou preços de soja e boi, mas esses tem impactam em cadeia? E podem ser substituÃdos em alguma medida, ou não? Mudou a dependência do PaÃs do transporte de carga por rodovias? Se não mudou, não há impacto no frete e no preço dos alimentos e de outros itens? Transporte Público, diminuiu a dependência do transporte sobre rodas? Se não, não impactaria nas tarifas? E o transporte aéreo, que ele deve fazer com frequência, não pode ser afetado nos preços? Simples questões . Nenhum linha sobre.
Menciona combustÃveis... Concordo que as medidas não são melhores, são reativas, que precisa ser buscado investir em energias limpas, pensar em um novo papel da Petrobrás, como sugerido por um comentarista. Aliás, mais uma vez, a iniciativa é do Legislativo, quando, em caso como esse , deveria ter sido do Executivo ou em conjto com aquele. Cadê Ministro da Fazenda, de Minas e Energia?
"......por que as refinarias em construção estão há tantos anos paralisadas?".....isso o articulista não explica!!!
O espaço é curto. O que ele tentou demonstrar é que essas polÃticas são simplistas, simplórias, inócuas, danosas e sobretudo eleitoreiras. Você tocou em vários pontos que nunca são atacados e muitos deles tem forte impacto nessas crises. Exemplo: por que as refinarias em construção estão há tantos anos paralisadas? Como continuar importando tanto diesel e também gasolina e ser imune a flutuações de preços internacionais?
Está correto o texto, que menciona gasolina e não diesel. Cargas usam diesel. A gasolina é para veÃculos leves, que precisam mudar para energias limpas, como o mundo desenvolvido tem planejado e implementado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > De Lula a Bolsonaro, política quer tabelar gasolina, dar dinheiro a rico e quebrar Petrobras Voltar
Comente este texto