Vinícius Torres Freire > De Lula a Bolsonaro, política quer tabelar gasolina, dar dinheiro a rico e quebrar Petrobras Voltar

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  1. FERNANDO SILVA

    Meu caro colunista, desde quanto o Ciro Gomes defende subsídios para os combustíveis, se informe melhor antes de emitir sua opinião, fica feio. O que o Ciro defende é o fim do PPI (programa de Paridade Internacional), leia o programa dele sobre isso está na Internet, muito diferente de subsídio.

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  2. Fatima Wanderley

    Do alto de suas torres do deus mercado deveria, ao menos, enxergar que energia continua sendo estratégica para o desenvolvimento, arvorado senhor de país subdesenvolvido e ora com o povo miserável.

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  3. Ana Ferraz

    Vinicius Torres Freire, faltou um tanto de hhonesthidhade intelectual neste artigo. A Petrobras mesmo com lucros astronômicos não está investindo nada, inclusive abandonou os investimentos em pesquisas. Desde 2016 vem se desfazendo de seus ativos, em particular as refinarias, que poderiam dar ao Brasil autosuficiência na produção de derivados. Além disso, o artigo não indica nenhuma solução, ao contrário, parece defender a atual política de preços.

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    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      é .. nessa parte o texto de VTF ficou com a bumba de fora ; a proposta de Nelson nesta mesma ediçao é mais robusta e factivel - se tivessemos governo competente e nao *contra tudo isso que está ai* e sem o Carluxo no comando do tal Gabinete do O seria mais facil sair desse atoleiro que vai nos roer as vidas por um bom tempo

  4. RUI M N FILHO

    As empresas públicas estão para contribuir para o desenvolvimento do país, e a Petrobrás não é diferente. O Brasil é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, mas o tal mercado quer lucro em cima do povo brasileiro. Essa equação difícil de fechar, mas o povo brasileiro não pode arcar sozinho com essa conta.

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  5. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Enquanto Bolsonaro que tabelar e interferir, Lula disse que quer 'abrasileirar' os combustíveis. É incrível como a história da Petrobras se repete como farsa.(Claudia F.)

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  6. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Que texto tendencioso! VTF, vtf....

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  7. Cleyton I S

    Jornalismo vagarista não dá ne?

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  8. Beckenbauer Simas

    Um litro de óleo de soja leva 20 dias para acabar em minha casa. Numa semana utilizo 50 litros de gasolina.

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  9. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    E o botijão de gás que é o q realmente interesssa aos mais desa ssistidos ?

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  10. Diego Rodrigues

    Ta aí o tipo de artigo que não concordo mas gosto de ler, pois argumenta bem sobre as consequencias de não se juntar ao clubezinho do cartel dos produtores de petroleo e sua oferta artificial e manipulacao de precos.

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  11. Gil Almeida

    O Brasil é exportador de óleo e importador de seus derivados. Depois de 522 anos, continuamos vendendo matéria prima. No lugar de resolver a corrupção, a Petrobras teve que amputar as refinarias emergentes e o resultado está aí. Tudo porque os justiceiros milicianos da LJ queriam os minutos de fama no reality show. Não existe nenhuma justificativa para o governo não investir na produção de gasolina e diesel no Brasil. Para tanto, basta acabar com os super salários imorais que sobre dinheiro.

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  12. Rogerio dos Anjos

    Mais uma opinião inútil. Todos os países, do EUA a China controlam preços e poder com o petróleo. Só comentaristas da ralé acham que esse item está a serviço da lógica de mercado.

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    1. Victor Henriques

      Os EUA não tem nenhum mecanismo de controle de preço de combustíveis. Lá o reajuste é quase diário.

  13. José Cardoso

    O fato é que as principais companhias ligadas à commodities como Vale, Gerdau e CSN tiveram aumentos enormes em seu lucro em 2021 devido ao aumento do preço de seus produtos no mercado externo e da depreciação do real. Entre 3 a 5 vezes mais. Mas a Petrobrás extrapolou: foram 15 vezes mais. Com o lucro de 2021 ela pode pagar toda a sua dívida bruta por exemplo.

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  14. julio alves

    Costumo respeitar esse articulista. Mas essa matéria, em especial, me causou estranheza. Como disse outro comentarista aqui , falou falou e não disse nada. Omitiu vários erros do governo atual, especialmente de Guedes, uma vez que o presidente não entende absolutamente nada de nada. Não aponta minimamente para possíveis saídas. Ficou bem pobre.

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  15. julio alves

    Costumo respeitar esse articulista. Mas essa matéria, em especial, me causou estranheza. Como disse outro comentarista aqui , falou falou e não disse nada. Omitiu vários erros do governo atual, especialmente de Guedes, uma vez que o presidente não entende absolutamente nada de nada. Não aponta minimamente para possíveis saídas. Ficou bem pobre.

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  16. Carlos Nunes

    Será que o ilustre jornalista aplicou todas suas reservas em ações da Petrobras? No mais, é guerra, é momento de sacrificar as margens da Petrobras, que tem muita gordura pra queimar, pois deu 103 bilhões de lucro! Depois, retorna ao normal, preços internacionais.

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  17. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Artigos da grande imprensa são sempre para defender os interesses do grande capital, o chamado Mercado. Nunca se lerá nada que defenda os interesses do povo, do país. Jornalistas são orientados a seguir a cartilha dos barões da imprensa. Quando falam em democratizar a informação , com maior pluralidade de pontos de vista, com regulação da midia ( que nada tem a ver com censura, como espertamente a grande imprensa diz ) a gritaria é grande. Entende-se . Seria o fim da manipulação.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas ele está tentando demonstrar que subsídio beneficia mais os ricos! Acha que não? Demonstre. A Petrobras foi praticamente privatizada pelo FHC, reduzindo muito a margem para intervenção do governo sem causar grandes danos à empresa. Não vou o que aconteceu com o controle de preços sob Dilma, justamente para segurar a inflação?

  18. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    Artigos da grande imprensa são sempre para defender os interesses do grande capital, o chamado Mercado. Nunca se lerá nada que defenda os interesses do povo, do país. Jornalistas são orientados a seguir a cartilha dos barões da imprensa. Quando falam em democratizar a informação , com maior pluralidade de pontos de vista, com regulação da midia ( que nada tem a ver com censura, como espertamente a grande imprensa diz ) a gritaria é grande. Entende-se . Seria o fim da manipulação.

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  19. fabio lauff barcellos

    Falou, falou e não disse. O custo total da extração do petróleo do pré sal custa 33 dólares. Eis aí porque a turma da banca exigiu a cobrança dos combustíveis em dólar. E ainda, a turma do Guedes vendeu a BR distribuidora- refinaria , à preços camaradas. Refinaríamos a preços em reais grande parte do petróleo, trazendo um equilíbrio ao preço final. Portanto, faltou esse pequeno detalhe.

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    1. Julio Bruno

      Se as refinarias iniciadas no governo Lula (no nordeste) e abandonadas depois, estivessem operando, a Petrobrás não precisaria comprar nenhum combustivel líquido à exceção talvez do GLP!

  20. Paulo Sales

    O texto coloca Ciro no bolo dos demagogos e deixa para outro artigo os motivos de importarmos combustível, mas sabe que a capacidade de refina lo esta sucateada. Usa argumemtos desconectados do realmotivo da criação e existência da Petrobrás. Artigos assim são aquela necessidade de se defender uma ideia sem aprofundar no tema. Fraco e desinformado.

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  21. Mario Donizete Pelissaro

    Acontece que o petroleo é nosso e somos auto-suficientes sim. E o alcool? o que tem a ver com a crise do petroleo? Esta politica de preços praticado pela Petrobras vai quebrar o povo brasileiro. O Brasil só perde. Ao reduzir cobranca de impostos, diminui a arrecadação que pode chegar a 290 bilhoes, entao nao há dinheiro p investimentos sociais. Só tem um lado muito satisfeito com o q está acontecendo, o grande investidor. Este cada vez mais rico, enquanto o cidadão comum paga essa conta toda.

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    1. Mario Donizete Pelissaro

      Jose, nao obstante a sua comparacao c os EUA ser injusta, lá essa crise fez o preco da gasolina subir p 4 dolares o galao, pouco mais de 1 dolar o litro. E lá, ao contrario do Brasil, q tem o alcool, eles nao tem outra alternativa. Ainda assim, Biden já declarou o inicio de uma serie de providencias p diminuir a dependencia de conbustiveis fosseis, incluindo incentivo à aquisicao de carro eletrico. Aqui o governo, diz q "isso é problema da Petrobras" ou "nao tenho nada a ver com isso".

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Você acha que os preços estão subindo apenas no Brasil? Nos EUA a inflação é a maior dos últimos 40 anos. Vai ver se algum país desenvolvido está pensando em interferir diretamente nos preços. Aliás, seria interessante saber o que eles andam fazendo nesse sentido.

  22. Maria Lopes

    Tabelar gasolina é absurdo porque vai beneficiar quem não precisa e prejudicar quem mais precisa. Falta de foco e de inteligência - para não variar.

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  23. MARIO THOMAS GARFIAS

    Uma pergunta que não quer calar. Quanto recebeu e quem pagou para o jornalista escrever este artigo? Certamente, por outros artigos dele, este jornalista parece ter bastante informação que desmentem este análise e só o fazem compreensível como um artigo “encomendado”. Vinicius com a palavra.

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  24. LENIVALDO DE ALVES

    O Sr. Jornalista não explica o motivo do aumento automático do álcool diante a alta da gasolina. Sobre a matéria fica nítido a defesa do jornalista aos grandes investidores e ao mercado.

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  25. Cláudio Ornellas

    Vamos ver se eu entendi: entre o prejuízo da Petrobras nos anos Dilma, quando o governo congelou o preço da gasolina, e o lucro de 106 bilhões em 2021, 1.400% superior ao de 2020, não há espaço para nada? Se a Petrobras lucrar 200 bilhões em 2022 e bater recorde de distribuição de dividendos (vai distribuir 101 bilhões este ano, cadê o investimento?), o país deve pagar o preço e se regozijar de ter combustível para comprar, mesmo que não haja dinheiro para isso? Diesel não causa inflação?

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  26. MARIO THOMAS GARFIAS

    Está vez, o Sr. errou feio seu diagnóstico. O Sr. faz uma relação direta entre preço interno atrelado ao dólar: gera investimentos e não atrelado ao dólar: impede investimentos. Desde que foi implantado o sistema de atrelar o preço interno dos combustíveis ao preço do mercado internacional, a Petrobras não investiu um centavo. Desinvestiu, vendendo a preço de banana ativos relevantes, diminuindo sua capacidade de refinado para comprar fora e distribuindo seus lucros entre seus acionistas.

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  27. Frederico Firmo

    Quando fala no mercado, os investimentos do povo brasileiro no desenvolvimento do Pre-sal, não esta sendo contabilizado. Vinicius Torres como muitos se arvoram a falar sobre a economia brasileira expropriando riquezas, trabalho e tecnologia desenvolvida no país. Sempre que falam sobre a destruição da Petrobrás no período petista, escondem que a descoberta do pre sal e da tecnologia de extração em águas profundas foi feito durante os governos petistas.

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  28. Guilherme Zambrana Toledo

    Um modo de saber se essa porcentagem no reajuste é realmente necessária ou não, é observar o aumento ou não no lucro da Petrobras.

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  29. Frederico Firmo

    Um texto de mais uma caneta de aluguel, defendendo as teses do mercado e dos acionistas Não vi este senhor falar mal do fatiamento e privatização por preço de banana das refinarias. Não vi este senhor elogiar todo o desenvolvimento na prospecção e na extração do petróleo do pré-sal. O principal interesse do golpe sempre foi a Petrobrás. Hoje temos uma refinaria vendida a preço de banana vendendo gasolina a 25% a mais do que a Petrobrás. Este senhor vem defender os interesses de mercado.

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  30. Fernando Antônio P Lemos

    Ps.: É a Petrobrás que está quebrando o país e não o contrário.

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  31. RENATO PEREIRA SILVA

    Texto ruim e tendencioso. Fala que o país importou diesel em anos passados, mas não fala que as refinarias da Petrobras operaram com capacidade reduzida nesse mesmo período. Fala de inflação de vários itens, mas não fala que parte significativa desta inflação é devida ao aumento dos custos de transportes, indiretamente, do custo dos combustíveis. A visão do articulista é a de um acionista: quer mais é que a Petrobras "precise" do dinheiro dele para receber dividendos, sem pesar o lado social.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Por que então não interferir no preço da carne, ou da soja, ou outros que pesam enormemente sobre os mais pobres? Aliás, a interferência pode também ser indireta. Por exemplo, por que as refinarias não foram concluídas? O capital privado não se interessa? Por que? Não é um bom negócio? Soluções simplistas e mágicas enganam o povo e não resolvem o problema, por vezes até pioram.

  32. Maria Amália Couto dos Santos

    Não tem como ler este articulista. Ele sabe muito bem que tinha solução para o país deixar esta dependencia do mercado exterior e que uma a uma foram fechadas para voltar estes peecos pornográficos e os exportadores, importadores e acionista estarem forrando, não digo o bolso, mas as mansoes inteiras com os $$$ enquanto os brasileiros se ladcam na miséria. Que texto pobre.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Explica para nós quais são essas soluções. O que ele tentou fazer é justamente isso, ou seja, que há soluções muito mais efetivas para atacar um problema complexo do que simploriamente interferir diretamente nos preços, coisa que sabemos muito bem que não funciona, mas que tem apelo eleitoreiro fácil. Durante muitos anos governos preferiram ignorar esse tipo de problema mas quando a coisa aperta e as eleições estão próximas apelam para a demagogia.

    2. Maria Amália Couto dos Santos

      Fico tão p.. da vida que digito a letra ao lado. Me desculpem

  33. João Perles

    Há mais mistérios entre as variáveis econômicas brasileiras do que entre o céu e o inferno: um país continental movido basicamente por rodovias; falta de investimentos em refinarias; abandono de projetos voltados para o biodiesel e outras alternativas tropicais; 'esquecimento' de plantas industriais de fertilizantes; etc.! Trata-se de um conjunto de fatores relegados pela classe política, maltratados pela elite econômica rentista e que sempre acabam penalizando a pobreza.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Enfim uma voz sensata e inteligente entre tantos comentários ridículos e apenas ofensivos. Esses comentários indignados e ignorantes explicam porque as propostas dos políticos, principalmente às vésperas das eleições, são sempre essas, simplistas e inócuas, não fossem danosas.

  34. Fernando Antônio P Lemos

    Segredo só para o articulista: 1. Boi não vai para o frigorífico a pé. Vai de diesel. Assim como toda a produção do país. 2. Se não há como produzir diesel, mais refinarias e não o aumento abusivo e extorsivo do preço do combustível. 3. Quanto tens em ações da empresa, se as tens?

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Se você subsidiar o diesel beneficia o dono do frigorífico. Entendeu o ponto? É óbvio que quase todos os preços são contaminados pelos dos combustíveis mas políticas mais específicas para os que mais sofrem os impactos, como os mais pobres, são menos custosas, não ampliam as desigualdades e os já vergonhosos benefícios aos ricos, além de não desorganizar ainda mais a economia. Há outras soluções do que as mais simplistas e inócuas.

  35. Welington Liberato dos Santos

    Texto sem pé nem cabeça...

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  36. Rodrigo Trivellato Garavini

    Favor não colocar o Ciro nesse mesmo balaio de gatos. O PDT fez uma série de videos didáticos com o Ciro explicando como se forma o preço dos derivados de petróleo no Brasil. Estão ai na rede para quem quiser assistir. "Pão é trigo, e trigo é dólar", costuma repetir. Então não me venha com essa de que o candidato trabalhista se preocupa mais com petróleo do que com comida.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas o PDT votou junto com o governo para aprovar medidas inócuas para conter os preços.

  37. André Silveira

    Na certa quem leva comida pra mesa dos Torres Freire é a fadinha da horta com sua motinha elétrica. Não depende da pesada e poluída malha rodoviária pra nada. Pena que a realidade brasileira de fornecimento e distribuição não caiba neste raciocínio.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Pena que você não refutou um único dos seus argumentos.

  38. Flavio França

    Continue por favor na próxima coluna a explicação de porque quando as refinarias são capazes de refinar, ainda assim seria uma situação "complicada". Fiquei curioso e não compreendo muito do assunto, e seus textos são bem didáticos.

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  39. CELSO CASSIO COTICHINI

    Realmente parece que os articulistas de economia, ficaram cegos ou regrediram. É perfeitamente possível fazer uma política de preços interna preservando o lucro (não o roubo) e os investimentos do Petrobrás, levando em conta custos reais de produção e os ganhos com a venda do petróleo, mesmo importando parte dos combustíveis, este assunto levanta a questão do porque o governo paralisou as obras de duas refinarias após a lava jato, o fato que distribuição de 101 bi de dividendos é um roubo.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não é roubo, são as regras do jogo, por isso muitos compram ações da empresa, inclusive muitos trabalhadores. Outras questões são pertinentes, como por que a iniciativa da privada não se interessa por construir, ou terminar, refinarias, e lá se vão 6 anos desde o golpe! Outra é a privatização da Petrobras, em parte executada pelo FHC, por isso fica difícil interferir na empresa sem causar enormes danos. A solução é mais complexa.

  40. Alec Benedictus

    Atualizando Maria Antonieta, "que comprem carros elétricos!!".

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  41. Elias Souza

    O problema raiz é o fato de o Brasil ser auto sustentável e em combustível e ter os preços tabelados pelo barril em dólar com o simples objetivo de pagar os grandes acionistas. Essa ação de subsídio deveria ir além e desconectar a Petrobras e o país dessas oscilações externas, ao menos com relação a combustíveis.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Como fazer isso depois que grande parte das ações foram vendidas não só para os grandes mas também para classe média e trabalhadores? A política da Dilma, por exemplo, foi ruinosa para a empresa. Por que não se concluem as refinarias? O capital privado não se interessa, e nem o público? Acho que a solução é mais complexa ao contrário do que os discursos políticos querem fazer crer.

  42. fabio miguez

    a inflação da gasolina contamina outros preços, é repassada, a inflação do óleo de soja, não. Incrîvel o articulista não notar essa diferença.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ele quiz dizer que por isso fica muito mais fácil focar numa política que favoreça os mais pobres, geralmente os mais atingidos, do que intervindo no preço dos combustíveis em que ricos também são beneficiados. Ou seja, se focar em políticas que compensam os preços altos para os pobres nos alimentos você vai direto ao ponto. Entendeu?

  43. Paulao Henrique de Mello

    Correto o texto. Menciona o preço da gasolina, não do diesel. Gasolina precisa ser substituída por energia limpa em automóveis, mas o desgoverno atual não tem qquer preocupação com isso.

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  44. Sergio Siqueira

    O articulista é sócio ou tem ações da Petrobras?

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    1. Elias Alves

      E ?

  45. Airton Oliveira

    Texto com ideias que merecem suspeição. Será que o articulista consegue convencer alguém com tais ideias? Ou nem ele nem a FSP ligam pra isso, pois o que importa é cliques e comentários? Afinal, jornalismo sobrevive de publicidade e assinatura. Hum...

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Refute os seus argumentos. É fácil? Tentar desqualificar o autor é mais, não é?

  46. Newton Broetto

    Enviesado.

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  47. Newton Broetto

    Enviesado.

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  48. Erico Massoli Ticianel Pereira

    Ou seja, o articulista defende manter tudo como está, inflação galopante, não fazer nada frente o tarifaço dos combústiveis e gás de cozinha que logo farão a inflação aumentar em cascata em toda economia, depreciando a renda das famílias, aumentando o empobrecimento. De quebra o desgoverno Bolsonaro/Guedes subirá novamente a taxa Selic encarecendo o custo do dinheiro, reduzindo a capacidade econômica e o desemprego.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Errado! Ele só tentou alertar para que essas medidas são simplistas, inócuas, danosas e, sobretudo, eleitoreiras.

  49. Daniel Menezes

    Quanta bobagem! Tem que acabar com o bolsa acionista e com essa política danosa da Petrobras. A empresa é do Brasil e para os brasileiros.

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    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Era, amigão! Depois que a maior parte das ações foi vendida não é mais, é dos acionistas, entre os quais a União. Minoritários poderiam até acionar na justiça os responsáveis por políticas que prejudicam a empresa, como, aliás, fizeram nos EUA durante o petrolão. Nós é que não estamos acostumados com isso. Ou se recompram as ações ou a margem de manobra continuará muito estreita. Mas há outros meios de enfrentar o problema.

  50. José Rosa

    Pegou preços de soja e boi, mas esses tem impactam em cadeia? E podem ser substituídos em alguma medida, ou não? Mudou a dependência do País do transporte de carga por rodovias? Se não mudou, não há impacto no frete e no preço dos alimentos e de outros itens? Transporte Público, diminuiu a dependência do transporte sobre rodas? Se não, não impactaria nas tarifas? E o transporte aéreo, que ele deve fazer com frequência, não pode ser afetado nos preços? Simples questões . Nenhum linha sobre.

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    1. José Rosa

      Menciona combustíveis... Concordo que as medidas não são melhores, são reativas, que precisa ser buscado investir em energias limpas, pensar em um novo papel da Petrobrás, como sugerido por um comentarista. Aliás, mais uma vez, a iniciativa é do Legislativo, quando, em caso como esse , deveria ter sido do Executivo ou em conjto com aquele. Cadê Ministro da Fazenda, de Minas e Energia?

    2. Julio Bruno

      "......por que as refinarias em construção estão há tantos anos paralisadas?".....isso o articulista não explica!!!

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O espaço é curto. O que ele tentou demonstrar é que essas políticas são simplistas, simplórias, inócuas, danosas e sobretudo eleitoreiras. Você tocou em vários pontos que nunca são atacados e muitos deles tem forte impacto nessas crises. Exemplo: por que as refinarias em construção estão há tantos anos paralisadas? Como continuar importando tanto diesel e também gasolina e ser imune a flutuações de preços internacionais?

    4. Paulao Henrique de Mello

      Está correto o texto, que menciona gasolina e não diesel. Cargas usam diesel. A gasolina é para veículos leves, que precisam mudar para energias limpas, como o mundo desenvolvido tem planejado e implementado.

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