Vinícius Torres Freire > De Lula a Bolsonaro, política quer tabelar gasolina, dar dinheiro a rico e quebrar Petrobras Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Mas, rapaz! Antissocial é não saber como os grãos, carnes e demais itens essenciais, roupas, por exemplo, chegam à sua mesa. Na certa a constante flutuação dos combustÃveis não tem nada a ver com a cadeia de transportes no modal rodoviário adotado no paÃs e não impacta na inflação dos vÃveres pro articulista... Bora botar trilhos por aÃ, que é melhor do que ler porcaria!
Pois é, essa poderia ser uma das formas de atacar o problema. Mas quem está disposto a investir nisso se tentar baixar preço na marra da muito mais voto?
Já estou achando que esse rapaz tomou muita cloroquina , Guedes e Bolsonaro junto com o temeroso não estão nem aà com o povão que amam eles Freud explica .
Ora, como pode o articulista falar em rombo na Petrobras diante de um lucro astronômico veiculado há algumas semanas na imprensa? Lucros que, aliás, foram parar no bolso dos acionistas! Investimento? Afinal, comprar estrutra já instalada e funcionando é investimento pra quem? Enfim, tÃpico texto de neoliberal envergonhado!
Ser simplista é o mais fácil e cômodo, não é? Você percebe que é justamente essa lógica que transforma um problema complexo numa solução simplória que a torna eleitoreira e por isso preferida pelos polÃticos? Essa é a força e a natureza da demagogia.
É para enriquecer mais os acionistas e acabar com a classe média brasileira que passará a depender do dinheiro do Fundão que os polÃticos usarão para compra de votos
Resumo do artigo . O Deus mercado deve ser preservado em sua rapinagem. Propostas de polÃticos preocupados com o paÃs estão erradas . Nenhuma palavra sobre a entrega de campos de petróleo , refinaria , etc ao capital internacional E o povo ? O povo que se dane . É de dar asco .
Moço a Petrobrás hoje, é dos investidores! Não estar preocupada em momento algum, com as carroças do povo, no dia a dia - mas em pagar dividendos nababescos. Isso só vai ser resolvido, quando se abrir a livre concorrencia. O resto, é discurso vazio, para inglês vê e tansos ficarem mais confuso ainda!
O que seria abrir a livre concorrência??? O mercado é aberto faz tempo, porém os "investidores" não gostam do risco de se construir e botar pra funcionar, querem o que está pronto e funcionando.
“Da esquerda à direita “reações polÃticas demagógicas/ignorantes/oportunistas”. CorretÃssimo! Essas turmas [esquerda e direita] ou têm uma enorme dificuldade em concatenar um raciocÃnio que envolva mais do que duas variáveis ou são absurdamente cÃnicas, talvez as duas coisas juntas. Um bom inÃcio para mudar essa realidade, cinismo à parte, seria lerem “Por que as nações fracassam”, de Acemoglu e Robinson. Ah, não daria certo, eles detestam ler textos mais longos. Enfim, não há saÃda.
Não misturar alhos com bugalhos. Alguns ganham muito em perÃodos excepcionais e o paÃs pode decidir por impor novas polÃticas. A única solução para tais problemas é a taxação de lucros excessivos e dividendos em perÃodos excepcionais. Haveria que se fazer um modelo, estabelecer faixas e parâmetros de tributação, etc. Algo parecido com o que legislativo americano está estudando no momento. Rever o modelo para o setor de Petróleo como um todo ficaria para outra feita.
Isso não vai baixar o preço do diesel e da gasolina, pelo menos de imediato, mas as eleições estão logo aÃ.
Como empresário gostaria muito de contar com o apoio destes jornalistas para aumentar o preços dos meus produtos cada vez que aumenta meus insumos, para que eu possa continuar ganhando e ter recursos para investir. E pedir a compreensão do consumidor!
Parece que mesmo sendo empresário você não entende nada de economia e muito menos de mercado.
12 parágrafos defendendo o indefensável e que não apresentam nenhuma solução a não ser esta: dane -se o paÃs! Viva os acionistas da Petrobras! E pra quem lembra que o estado é acionista, pergunto: para onde vai esse dinheiro então?
Esse seu comentário, assim como a maioria dos que foram postados, só demonstram porque os polÃticos apostam nesse tipo de solução simplória para um problema complexo. As eleições estão logo aà à frente!
CorretÃssimo
uma empresa que tem aumento de lucro de mamute só quebra se seus executivos são remunerados por participação nos lucros e não por desempenho (produtividade, custos, aumento ou reposição de reservas, responsabilidades sociais , ambientais e sociais), tudo, a menos das cusparadas nos EUA, parece repetir o desastre da petrolifera venezuelana. Militares no comando acham que é o momento de eles fazerem muito dinheiro na petrobrás, a patria amada deles não é a naçao brasileira.
O preço da gasolina é um dos motivos da alta dos alimentos, né, espertão. "Se o preço brasileiro for constantemente menor do que o preço internacional, não vai se importar diesel" - uau, ganhou o prêmio Olavo de Carvalho de argumentação. Texto cÃnico como seria de se esperar para defender o indefensável. Continua assim então, está ótimo
E mais uma coisa que todos esquecem a produção de petróleo no Brasil tem como carro chefe a Petrobras, mas temos outros atores, e a empresa tem que adquirir internamente petróleo para poder refinar e vocês acham que Shell e cia vendem a preço de real. E que eles podem simplesmente enviar toda a produção que lhes cabe para o exterior e ganhar em dólar. Então o petróleo produzido aqui não tem custo só em real.
Entendo o motivo de tanta insatisfação, mas estes mesmos que apoiam privatizar, liberalismo econômico agora querem que o governo controle os preços, o boi come capim e este não é dolarizado, mas a carne sim. E porque ninguém fala da refinaria baiana que foi privatizada e que os combustÃveis estão mais caros que o praticado pela Petrobras, será que lá pode por ser empresa privada.
A verdadeira lógica do mercado. Assim como as equações diferenciais parciais dos problemas mais complexas tem solução, a questão dos preços dos combustÃveis tem saÃda, comparar com óleo de cozinha é mesmo como comparar maçã com cimento, falta empatia ou outras coisas.
Venda tudo, distribuição, prospecção, reduza o refino, dolarize, brigue com a Venezuela, mas a empresa não, ela não faz parte do esforço para sair do atoleiro, ela paira ali no ‘’Petrobras acima de todos e de tudo’’, se a ação subir, se Wall Street lambe os beiços, que se exploda tudo, minha off shore em Caiman vai bem, o povo que vá mal….
Perfeito!
Ao longo de décadas lidam com os problemas de combustÃveis como algo que se resolve com simples canetada. Esquece-se, ou negligenciam que o mundo não tá nem aà pra que caneta nossos perversos mandatários usam. A solução passa por projetos nacionais de longo praso que governo nenhum quer fazer porque não gera voto no curto praso e desagrada cartéis e milÃcias. Como fazer? Como quebrar o modelo de toma lá da cá de nossa corrupta polÃtica partidária? Somos uma tribo atrasada demais pra pensar.
Há muitas distorções no texto. Concentrarei-me em uma. Diz o articulista que a distribuição de lucros à União (+ acionista) evita tomarmos mais empréstimos e aumentarmos a dÃvida pública. Todavia,“esquece” o colunista do impacto da inflação nas contas e dÃvidas públicas. Se o aumento do combustÃvel eleva a inflação, despesas obrigatórias (benefÃcios previdenciários, por exemplo) terão maior atualização, aumentando a dÃvida. Mesmo raciocÃnio vale p/ tÃtulos públicos atrelados ao IPCA.
BenefÃcios previdenciários só são corrigidos no próximo ano, um ano de "lucro" para o governo que recebe atualizado pela inflação e paga defasado.
Se esse cara não colocou a poupança toda nas ações da Petrobrás, eu me chamo Zé colméia. Não tem cabimento um texto desse
Lendo o texto, realmente o mal do paÃs é a corrupção e é o que enxerga Sérgio Moro. Se houvesse menos corrupção a Petrobrás teria instalado (principalmente no governo do PT) mais refinarias de qualidade e não refinarias capengas, assim teria capacidade de produzir diesel e gasolina suficientes para atender a demanda.
Apreciador contumaz do autor desta feita fiquei estarrecido com a análise deste artigo. Comparar soja, carne bovina com os derivados do petróleo desqualifica o mestrado obtido em tão prestigiosa universidade. A capilaridade da cadeia petrolÃfera é brutal e contamina todo o tecido social. Nem tanto ao mar, nem tanto a praia, quem sabe distribuir lucros menores e investir na ampliação de nossas refinarias seria o mais sensato num mundo tão turbulento.
E muito menos vender refinaria. Exportar petróleo e importar seus derivados é lesa pátria. Michelli nós estamos de acordo.
Ué, investir nas refinarias? Mas o governo do Bozo tá é vendendo tudo: vide refinaria da Bahia q já foi vendida. Como é q vai produzir mais combustÃveis aqui assim? Vai é ter q comprar cada vez mais combustÃveis em dólar.
A função precÃpua de uma empresa estatal é proporcionar segurança e fornecimento do seu produto a preços razoáveis e suportáveis para a população e não maximizar lucros. Que não dê prejuÃzos. Se produzimos 3 milhões de barris por dia e consumimos 2,8 milhões , somos autossuficientes. Construam mais refinarias e vamos fazer a gasolina e diesel AQUI. Oque não pode é sugar o sangue do povo para encher os bolsos de acionistas minoritários. CombustÃvel é produto essencial , segurança nacional
Se as refinarias do governo Lula, no Ceará e Pernambuco (ampliação) estivessem funcionando, não terÃamos que importar diesel e gasolina.
Concordo com seu comentário, fez um bom resumo da situação.
O Brasil não é um paÃs sério e nunca foi. Se a questão é refinar petróleo, porque não houve investimento em refinarias há décadas. O que houve foi sucateamento das mesmas. Atrelar combustÃveis a dólar é se preocupar somente com acionistas da Petrobrás em detrimento de toda a sociedade.
O governo Lula iniciou a implantação de novas refinarias (p.exemplo no Ceará) e ampliação da Nova Lima em PE. Se estivessem concluidas não terÃamos que importar combustÃvel lÃquido!
O artigo foi escrito em tom irônico, só pode ser isso...
Texto tendencioso e mÃope. Talvez o colunista seja um dos que são diretamente beneficiados dos lucros e dividendos da atual polÃtica de preços, sem considerar o efeito multiplicador do aumento dos combustÃveis. Ah se o salário e a renda acompanhassem as flutuações de preços de produtos essenciais como os combustÃveis, como pretendeu insinuar...
Função de empresa estatal não é maximizar lucros e sim atender os interesses da sociedade. Venderam ou destruÃram as refinarias para importar gasolina e diesel. O Brasil é autossuficiente em petróleo , vamos fazer tudo aqui e que se dane o mercado / preços internacionais. Que não dê prejuÃzos , mas sugar o sangue do povo para encher os bolsos de acionistas minoritários , é criminoso. Preços altos dos combustÃveis encarecem TODOS os preços da economia. Essa polÃtica de preços tem que mudar.
Colunista de caráter duvidoso, além de porta voz do mercado.
Lula queria quebrar a Petrobras, diz o jornalista. Entao, falhou...No governo dele, o valor da empresa cresceu 125O%. So isso...
Não vi verdade no seu texto, mas vai q alguém vê
O mestrado em administração pública deve ter sido sobre faxina, jardins, limpeza, especialista em banheiros, bebedouros, portaria, coisas do gênero
Se eu entendi bem o artigo, se colocarmos a gasolina a R$15, seria muito melhor para todos. DifÃcil aceitar essa lógica. Mas hoje vivemos em um mundo distópico mesmo.
Desde 2009, quando foi descoberto o pré sal, já era sabido que as nossas refinarias não conseguiriam refinar o óleo porque é mais leve e de excelente qualidade. De lá pra cá, priorizou-se a exportação desse óleo, a construir refinarias. Porque? Porque infelizmente somos um paÃs extrativista, que não investe para manufaturar o produto, e gerar mais valor ao mesmo. Vendemos o ferro e compramos o aço; vendemos o café e compramos as cápsulas. Lamentável
Eu só acho que o mestrado em Havard não fez muito bem ao autor. Matéria ridÃcula. Não precisa ser mestre, pra saber que o problema é falta de investimento no refino, aliada a polÃtica de privatização desenfreada para gerar caixa e pagar dividendos. Só esse ano, serão 34 bilhões de reais em dividendos. Se esse dinheiro fosse usado para investimento, terÃamos umas 5 refinarias refinando todo petróleo que consumimos, vendido a preço nacional, e o excedente exportado .
"......Eu só acho que o mestrado em Havard não fez muito bem ao autor. ....", fez bem aos americanos!
Não é sério, esse articulista é claramente corrupto. Não percamos tempo com ele.
Já você é claramente tosco.
Fiquei confuso em relação a "dar dinheiro a rico", pelo que sei, os ricos que estão ganhando dinheiro são os acionistas que estão deitando e rolando com os superlucros da empresa, aqui no Brasil, todos que não tem ações da Petrobrás estão sendo sacrificados, como a maioria é pobre, o articulista pelo visto está equivocado!
O argumento do Marcelo é o mesmo dos ricos donos das Universidades privadas que querem acabar com a gratuidade da educação pública, afinal, lá também tem rico. Vamos acabar com as doenças matando doentes! Aliás, foi esse o pricipal argumento do governo! Morre quem tiver de morrer há há há!
Para Marcelo: O uno mile 1992 consome a mesma gasolina da BMW 2022.
É só imaginar um carro de luxo abastecido com gasolina subsidiada pelo governo. O dono do carro receberia dinheiro indiretamente do governo. Deu pra entender ou precisa desenhar?
Infelizmente, além de expor uma visão própria e não a versão imparcial dos fatos, ainda falou equÃvocos: em 2012 o salário de R$ 622,00 e em 2018 de R$ 954,00, eram suficientes para comprar 227 litros a R$ 2,74 e 227 litros a R$ 4,19 respectivamente. Em 2022, o salário de R$ 1.212,00 dá pra comprar 153 litros de gasolina a R$ 7,90. Tá bom, ou quer que eu desenhe?
Que texto mal redigido.
É sério esse artigo? O que faz os combustÃveis diferentes do resto é que eles geram um efeito cascata. A Petrobras foi inclusive criada por isso, para evitar que o preço internacional arrebente a nossa economia. O preço dos combustÃveis afeta transporte público e quase toda as mercadorias que dependem de transporte. Petrobras não deveria dar lucro à s custas do mercado local - onde há quase monopólio - e ao preço da economia do paÃs.
Exatamente! O objetivo da Petrobras totalmente desvirtuado!
Trocando em miúdos: a Petrobras estatal não serve para zorra nenhuma.
Trocando em miúdos, o texto é totalmente equivocado, e o seu comentário mais ainda. Prova que não entende de zorra nenhuma e vive de informações de whatsapp e redes sociais.
Texto tosco. Nada a ver.
Desde o inÃcio. Quer discutiria o conteúdo? Vamos lá mesmo que caiba ao articulista, que escreveu muitas besteiras.
Diga uma parte do texto que é "tosca".
Só não se esqueça que a Petrobrás adotou essa polÃtica de preços recentemente, ou seja, virou uma das maiores do mundo sem saquear o bolso do consumidor.
Esse artigo senhor VinÃcius, representa bem a mÃdia que desinforma, por preguiça de estudar e analisar e/ ou para manipular o eleitor, embaralhando os polÃticos, colocando todos os candidatos num saco só. Utiliza má fé de liberal desesperado para confundir o leitor desavisado. Que papelão, cruz credo.
Bem isso!
Perdeu um leitor misericórdia quanta abobrinha kkk .
Luiz Frias é acionista da Petrobrás com certeza. Falta saber se o jornalista é TB ou se é apenas cachorrinho de estimação da famÃlia Frias.
Petróleo dos venezuelanos e iranianos no mercado internacional já.
Basta uma palavra para comentar essa matéria: ridÃcula!
Gostaria de saber o motivo de meus comentários só serem publicados dias depois, mas de qualquer forma lendo a matéria fui convencido que um eventual subsÃdio no gás da Dona Maria que está cozinhando com lenha é dar dinheiro aos ricos e fiquei com muita dó dos pobres acionistas que embolsaram apenas 40 bilhões de dólares em dividendos com o lucro recorde do último ano.
É evidentemente mentirosa a anãlise do articulista. Para quê servem govêrnos? Atualmente parece quê é para servir um novo "deus" chamado mercado. Triste sina para os povos submetidos a êsse "deus" impiedoso quê exige o sacrifÃcio do pôvo por seus sacerdotes ambiciosos.
Agradeço à pessoas racionais quê entendem quê o correto é defender e preservar o interêsse dos cidadãos em geral. O "deus" mercado não salva carentes: só torna mais ricos os fariseus.
Folha, aceita! Não vai ter terceira via, vai ter terceiro mandato!
Pura conversa fiada, Guedes só admitiu subsÃdios porque é ano eleitoral e o dele e o do chefe dele estão na reta. Do mais é puro mal caratismo do colunista, tentar estabelecer uma inexistente equivalência dos governos Lula e Bolsonaro. A Petrobrás acaba de anunciar lucro recorde, sem ter aumentado uma única gota no refino, o lucro não veio da produção mas sim da polÃtica de preços, que tem os custos da produção em real e vende ao brasileiro pelo preço em dólar do brent.
É isso mesmo, Thiago. Muito claro.
A China é responsável por 47% do petróleo exportado pelo Brasil. Com o embargo americano ao petróleo da Rússia, corremos o risco da China importar o petróleo excedente da Rússia e prejudicar nossas exportações?Em briga de elefantes quem sai perdendo é a grama.
A Petrobrás acaba de anunciar lucro recorde, sem ter aumentado uma única gota no refino, o lucro não veio da produção mas sim da polÃtica de preços, que tem os custos da produção em real e vende ao brasileiro pelo preço em dólar do brent. Lendo a matéria fui convencido que um eventual subsÃdio no gás da Dona Maria que está cozinhando com lenha é dar dinheiro aos ricos e fiquei com muita pena dos pobres acionistas que embolsaram a mixaria de 40 bilhões de dólares em dividendos no último ano.
Perfeito. Mas em se tratando de VTF vale a máxima: " de onde não se espera nada é que não sai coisa nenhuma".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > De Lula a Bolsonaro, política quer tabelar gasolina, dar dinheiro a rico e quebrar Petrobras Voltar
Comente este texto