Demétrio Magnoli > Tigre de papel Voltar

Comente este texto

Aviso

Essa página não esta mais disponível.

Leia Mais

  1. Carlos Marinho

    Essa história de "promessa verbal" (o que é uma anedota jurídica) de não avanço da OTAN ao leste já foi desmentida pelo próprio Gorbachev. É de se espantar que um articulista desse nível ainda reproduza essa bobeira da propaganda do Kremlin. O próprio Putin já fez declarações simpáticas à OTAN no começo dos anos 2000, relativizando a entrada dos países bálticos na aliança e dizendo que a Rússia poderia ser a próxima.

    Responda
  2. neli faria

    E em São Paulo tem uma rua que homenageou o ditador da Iugoslávia o Tito. A esquerda tirou o nome de Costa e Silva do Minhocão e silencia quanto ao Tito. A esquerda tirou o nome do Fleury de uma rua e deixa o nome do Tito.

    Responda
  3. Gerardo Xavier Santiago

    Os afeganes, iraquianos e libios nao diríam que a sanguinaria OTAN é um tigre de papel. Para eles foi o que ela é, uma estrutura dedicada a massacrar os povos para garantir o lucro de poucos.

    Responda
    1. Adller Sady Rijo Farias Costa

      A participação da OTAN nos ataques aéreos na Líbia tiveram aprovação da ONU, inclusive da Russia. A missão da OTAN no Afeganistão após a invasão e a ocupação americana no Afeganistão também. No Iraque, a OTAN não foi acionada. Pode-se discutir esses avais problemáticos da ONU com seus grandes cinco. Não faço essas precisões para justificar o que quer que seja, mas para enriquecer o debate.

  4. HARRY RUTZEN JUNIOR

    E os EUA devem estar batendo palmas e se divertindo com a reação dos seus aliados europeus. Criou uma guerra em solo europeu e voltou para casa para assistir de longe o conflito. Estipulou um monte de sanções ao russos e quem vai mais sofrer são justamente os europeus, principalmente no que se refere a petróleo e, principalmente, gás. Mais uma jogada de mestre do império americano. Sim, a Ucrânia vai sucumbir e os americanos e europeus nada podem fazer, a não ser se lamentar. ,

    Responda
    1. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Antes de ousar comentar o que quer que seja, é bom estudar sobre todos atores. A Ucrânia é um ator. Seu povo e seu Estado são atores na história. Reduzir o mundo à OTAN e à Rússia é um ato argumentativo fascista e de genocídio simbólico. Não faça isso. Inclua na análise geopolítica as aspirações, os interesses nacionais ucranianos.

  5. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Libera o comentário folha, fantoche é um termo ameno, imperialismo é um conceito consagrado na História!

    Responda
  6. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    O imperialismo sempre leva ao confronto, a expansão da OTAN, braço armado.do imperialismo norte americano, não respeitou o que foi acordado com a então, frágil Rússia, hoje, não tão frágil, credora de boa parte da energia que abastece a Europa, não aceita Ser acuada, tem condições bélicas para a empreitada que se propôs, Zelensky está sacrificando seu povo inutilmente, faz papel de fantoche, conta com mercenários financiados pelos EUA e sócios da OTAN, a Rússia queria a neutralidade da Ucrânia!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Quem pensa ser para julgar quem não conhece? Se formos falar de fascismo e colaboracionismo, tem Bandera, herói promovido na onda do golpe de estado e neonazistas posicionados estrategicamente junto a Zelensky, o sionismo nasce na esquerda, se contorceu tanto que beija o oponente do passado!

    2. Adller Sady Rijo Farias Costa

      Antes de ousar comentar o que quer que seja, é bom estudar sobre todos atores. A Ucrânia é um ator. Seu povo e seu Estado são atores na história. Reduzir o mundo à OTAN e à Rússia é um ato argumentativo fascista e de genocídio simbólico. Não faça isso. Inclua na análise geopolítica as aspirações, os interesses nacionais ucranianos.

  7. ANTONIO CZAS

    Creio que as guerras somente mostram a face durante e depois dela.Especular sobre o antes é a inevitável valorização das "narrativas". Creio que, neste momento, as indústrias de armamentos- dos membros permanentes do Conselho de Segurança estejam a pleno vapor com polpudos resultados, idem as petroleiras privadas. Findo o conflito, por ser em um pais europeu, haverá um forte ganho para construtoras de infraestrutura e habitação. As vidas, essas pouco importam, aos senhores da guerra.

    Responda
  8. roberto silva

    Acho que o texto se contradiz quando fala que um tigre de papel pode ganhar músculo tão rapidamente . A ideia de tigre de papel não é essa.

    Responda
  9. Luis Henrique Fellin

    Que o colunista é parcial já sabemos, mas omitir que a manobra russa na Criméia deu-se como consequência do golpe de Estado de 2014 na Ucrânia já é um pouco demais pra narrativa...

    Responda
  10. Mônica de Souza Tuler

    Excelente análise... Parabéns!

    Responda
  11. Galdino Formiga

    Em uma guerra todos perdem.

    Responda
  12. wanderley f ramos f

    E um absurdo esta guerra pra entrar no OMC, os países estão sendo invadidos para serem forçados a participarem desta organização. A OTAN deve estar por trás desta guerra ideológica. kkkk!

    Responda
  13. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Não me fiaria, se fosse o Putin, nessa história de pasmaceira da Otan. O Trump bem que tentou desminingui-la mas o Biden trouxe de volta o velho belicismo estado-unidense e os interesses de sua indústria. Se estava uma calmaria por que persistiram os acenos a Ucrânia na Otan? E se esperasse e o fato se consumasse, o que poderia fazer a Rússia? Quem não quer briga não cerca o inimigo.

    Responda
  14. José Cardoso

    O risco de uma aliança tão ampla é até que ponto os EUA estarão dispostos a ir a uma guerra, podendo sofrer em seu território as consequências (no caso de uma escalada nuclear) para defender outros países. Suponhamos um cenário de pesadelo: depois de bem sucedido na Ucrânia, os olavistas ortodoxos que cercam Putin o animam a retomar Istambul (aliás Constantinopla). A população americana iria morrer em massa por um país islâmico em guerra contra um país cristão?

    Responda
  15. Andréia Chaieb

    O Magnoli é assessoria de imprensa dos EUA? As certezas absolutas do sujeito qto aos planos do Putin são clara demonstração de ignorância e conflitos de interesse. Caro comentarista, será q há espaço para o pensamento, as hipóteses ou já está tudo, autoritariamente, decidido por ti? Vc realmente acredita q o desejo de entrada da Ucrânia na "beatificada" Otan é do comediante marionete da extrema direita? Pq aguardaram a saída de Merkel p expressar tais desejos? Falas do papel europeu na Otan, mas

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      ..mas esqueces de mencionar a centralidade e interesses americanos ao longo da história. Jogas com palavras qdo tentas dizer q àqueles q percebem os 2 lados do conflito o justificam. Isso é falso! Putin é um psi co pata e justamente por isso é preciso inteligência e estratégia para inibir a guerra. A ingenuidade (ou má fé) vê o bem x o mal, simplifica e vive de certezas. As sombras se formam qdo jogamos luz somente de um lado. Vc demonstra incapacidade de ver o todo e sintetizar.

  16. Luís Vidal

    E o PT? Esqueceu de falar ?

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Não queremos guerra. Falei!

  17. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    O problema de muita gente na esquerda, (da direita eu não espero nada) é que compram uma visão teramaniqueísta de mundo. Assim o que elas e eles acham que não é bom para os EUA é bom para todos nós. Daí lova-se um traficante ex-agente da Cia como Noriega, Sadam Russein e o heroi antiimperialista do momento: Putin.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Num mundo em que o alinhamento e a subserviência aos EUA é quase automático como não glorificar quem o desafia? O que resta a esses senão o recurso ao autoritarismo para resistir às tentativas de aniquilação? Ademais grande parte desses ditadores são cria dos próprios EUA, marionetes no início que depois reinvindicam autonomia e são esmagados na primeira oportunidade.

    2. Marcos de Toledo Benassi

      Vanderlei, meu caro, isso é só burrrrice, existente acima, abaixo, à direita e à esquerda. O pobrema destro é o absoluto é sucesso dessa população intelecto-incapaz desmiolada desmiolenta reciprocamente estupidocrônica. Tá sobrando Quadrúpedes na fauna direitofrênica! Hahahahah!

    3. João A Silva

      Perfeito, Vanderlei!! É triste ver de um lado uma direita movida apenas por instintos primários brutais e uma esquerda igualmente maniqueísta e totalmente incapaz de entender a complexidade das variáveis que atuam nos cenários políticos e econômicos, tanto os internos quanto os externos.

  18. adenor Dias

    Eu acredito que uma palavra de boa fé da OTAN evitaria esta guerra. Se não professou, é porque a guerra é mais importante do que a paz para o órgão! Eu suspeito muito desta guerra em meio a uma pandemia. Parece tudo sincronizado, para aterrorizar a sociedade mundial...

    Responda
  19. Fatima Marinho

    Chega se guerra. Queremos Paz. Ninguém tem razão em uma guerra, buscar uma racionalidade para algo sem razão serve para justificar o injustificável.

    Responda
    1. Fatima Marinho

      Essa guerra responde a interesses que vão além da invasão de um país. Quem ganha com essa guerra? Indústria de armas, Biden que estava fraco, indústria do petróleo, mercenarios, especuladores, etc. Quem perde? O povo perde, com a melhora da pandemia queremos vida, melhorar, não queremos guerra.

    2. FLAVIO ZOLETTI

      É isso. Muito certo.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O país invadido, em princípio, tem razão em uma guerra.

  20. Henrique Marinho

    Apesar de tendencioso, é um bom resumo. Sugiro que o colunista conheça as predições acertadas de G Kennan e J Mearscheimer sobre o preço pago (invasão) pela irresponsabilidade da OTAN e EUA, há 7 anos atrás. Se continuar essa polarização, o risco nuclear aumentara significativamente. Perdem todos.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Quarta referência do dia, caro Henrique, hoje o bagulho tá fértil. Vou dar uma procurada, grato da dica!

  21. Peter Janos Wechsler

    A UE foi criada após duas guerras mundiais para evitar uma terceira. Estados soberanos unidos de bem-estar social e livre iniciativa. Tem sido um total sucesso que desagrada às viúvas de Stalin.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Kosovo foi salva da limpeza étnica dos sérvios. A primeira etapa da guerra do Iraque foi uma reação â invasão do Kuwait por Hussein. A segunda etapa foi uma iniciativa americana, apoiada pelos ingleses, sem participação da Otan.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ronaldo esqueceu Kosovo, tomado da Sérvia pela Otan, e do Iraque. Foi só um pequeno lapso. Aliás, para que mesmo a Otan precisa cercar a Rússia, que nunca os agrediu? Se voltar ao passado é justamente o contrário, quem tentou, e fracassou, invadir a Rússia foram os europeus, duas vezes e por duas maiores potências.

    3. Peter Janos Wechsler

      Ronaldo. Concordamos. Talvez até entendam, mas serve de pretexto para agitar.

    4. Peter Janos Wechsler

      Ronaldo. Concordamos. Talvez até entendam, mas serve de pretexto para agitar.

    5. Ronaldo Oliveira

      E a OTAN é uma organização de defesa dos países membros justamente pra evitar agressões gratuitas de tiranos, como Putin, Hitler, entre outros. A OTAN nunca vai tomar a iniciativa de agredir nenhum país sem antes algum de seus membros serem agredidos. Os fascistas difarçados, turma da direita bolsonaristas e esquerda radical, não entendem isso.

  22. Marcos de Toledo Benassi

    Opa, Demétrio, prezado, taí um interessante resumo histórico, do qual não sei os viézes, mas que é esclarecedor. Mas lembrando do termo "consequencialismo", do qual nosso querido Schwartsman tanto gosta, imaginando a quem interessa esse processo de recrudescimento milical. O estômago do tigre também pode ter crescido, na medida em que encolheu o cérebro, fenômeno este multilateral: Loucura, não falta.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.