Vinícius Torres Freire > Gasolina foi cara sob Lula e Bolsonaro, mas antes cabia mais coisa no salário Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. Déa Maria Moraes Kowalski Moraes Kowalski

    Meu comentário parece que atingiu o calcanhar de Aquiles da FSP. É por isso não será publicado. Apenas escrevi que a população foi induzida pela mídia a derrubar o governo Dilma para se chegar a esse resultado: PPI. Fomos enganados.

    Responda
  2. Déa Maria Moraes Kowalski Moraes Kowalski

    E alguém achava que o golpe em Dilma ia sair de graça? Foi pra isso que a derrubaram. Foi pra isso que botaram a classe média verde e amarelo nas ruas. Foi pra isso que levaram os inocentes a reverenciar o pato amarelo da FIESP. Investiram muito dinheiro para conseguir a PPI. E o Temer fez a lição de casa direitinho. Agora não adiante chorar.

    Responda
  3. Adilson Ferreira

    Hahaha, aí mano. Esse colunista lembra os pianistas do Titanic, não lembra?!?

    Responda
  4. Adilson Ferreira

    Hahaha, aí mano. Esse colunista lembra os pianistas do Titanic, não lembra?!?

    Responda
  5. Luiz Fernando Marques Pereira

    Esses econimistas com peninha dos acionistas a Petrobrás é uma empresa cujo o principal acionista é o governo, precisa pensar na sociedade e não a prioridade seja os acionistas.

    Responda
  6. Luiz Fernando Marques Pereira

    Esses econimistas com peninha dos acionistas a Petrobrás é uma empresa cujo o principal acionista é o governo, precisa pensar na sociedade e não a prioridade seja os acionistas.

    Responda
  7. Bernardo de Morais Linhares

    Tem q falar o nome do Lula só pra gerar polêmica. Tomara q chegue a 50. Pq como diz a Dilma: quem ganhar ou quem perder, vão todos perder, inclusive esse jornalista.

    Responda
  8. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Esse cara tem problemas não é possível .

    Responda
  9. fernando silva

    Passando o pano...

    Responda
  10. Amarildo Caetano

    Lula soube administrar .Foi um ótimo presidente .

    Responda
  11. Amarildo Caetano

    Pode escrever o que quiser ,o papel aceita tudo.Lula foi o melhor presidente que o Brasil teve.

    Responda
  12. Antonio Catigero Oliveira

    O colunista deveria, ao menos, responder por que outros países produtores de petróleo protegem o preço ao consumidor através do Estado, mas prefere cair na velha ladainha do neoliberalismo, aquele que nos levou à lama do fundo do poço. Afinal de contas, nestes momentos de guerra, é bom demonstrar que devemos estar sempre do lado mais forte...

    Responda
  13. Andréia Chaieb

    Gente! O q aconteceu c o VTF? Gostava dos textos dele, mas agora parece uma viúva ressentida do neoliberalismo.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Pois eu sempre achei o mesmo. De onde nada se espera é que não sai coisa nenhuma. A diferença é que agora vem escrevendo textos mais longos e enfadonhos com a mesma retórica neoliberal que faz água em qualquer lugar do mundo. A verdade é que o pré sal bem administrado aliado a refinarias que proporcionassem auto suficiência nos deixariam em situação bem melhor. O resto é passação de pano pra governo destruidor do patrimônio nacional

  14. elias frutuoso gino

    Jornalismo de aluguel.

    Responda
  15. Mario Donizete Pelissaro

    Pelo menos nos tempos de Dilma, tão massacrada, havia ação por parte do governo. Diziam até que ela interferia na politica de preços. Mas, agia! o preço da gasolina era de 3 reais e a inflação era de 5%. Hoje, este governo fala e age como se não tivesse nada a ver com isso. Ontem ví os ministros Guedes e Bento, dizerem numa entrevista à CNN que "isso não é problema nosso", "isso é problema da Petrobras" e que "o governo é vitima da Petrobras".

    Responda
  16. Marcos Valério Rocha

    Ele teve que sair correndo numa visita ao Jardim Ingá, entorno de Brasília. Sorte dele que parece que não tinha ninguém da imprensa pra filmar, parece que alguém avisou antes.

    Responda
  17. Marcos Valério Rocha

    Ele teve que sair correndo numa visita ao Jardim Ingá, entorno de Brasília. O povo não está gostando nada desses aumentos. A coisa tá mudando.

    Responda
  18. Fatima Marinho

    Não entendo de preço de petróleo, mas se o gasto com gasolina cabia no salário foi porque era mais barata que agora. O artigo pratica sofisma de economista, eu faço economia doméstica.

    Responda
  19. Marco Antonio Barbeito Santos

    Antes não havia forte Pandemia no planeta inteiro, nem fortíssima ameaça de guerra. Hoje, além dessas duas aberrações, há uma tribo de índio maldosos que invadiu e se apossou da imprensa. A tribo dos línguas-compridas. Tempos modernos, pragas modernas. Eita !

    Responda
    1. Marco Antonio Barbeito Santos

      A Pena Capital deveria valer também para dissimulados e seus asseclas.

    2. Marco Antonio Barbeito Santos

      As celas dos xadrezes (as) também estão disponíveis novamente. Dissimulado.

    3. Rodrigo Ricoy Dias

      Barbeito e seus absurdos. A crise de 2008 era tida como inédita. A pandemia foi grandemente agravada pela inépcia do governo de milicianos terraplanistas, e a guerra não seria tão grave se a Petrobras não tivesse sido desmontada. Quanto à imprensa, bem, é só comparar o ataque sistemático que o governo do PT sofreu desde o primeiro dia de governo. Os textos estão disponíveis

    4. Fatima Marinho

      A maior praga é o Bolsonaro e seus milicianos. Trouxeram toda sorte de desgraça para o país.

  20. Carlos Mello

    Só pra arrematar quanto era o salário em dólares na época e quanto é hoje? Economistas tendem a ser desonestos com os números e com a realidade.

    Responda
  21. MARTA CITELLI REIS

    O preço dos combustíveis é regulado pelo Preço de Paridade Internacional (PPI), política implementada em 2016 pelo Temeroso, que flutua de acordo com a variação do real. Por isso que nos governos do PT, mesmo que o preço do barril aumentasse, nós não sentíamos no bolso.

    Responda
  22. MARTA CITELLI REIS

    O preço que o consumidor paga pelo combustível é regulado pelo Preço de Paridade Internacional (PPI), política de preços implementada em 2016 pelo Temer, que flutua de acordo com a variação do real. Por isso que nos governos do PT, mesmo que o preço do barril aumentasse, nós não sentíamos no bolso.

    Responda
  23. MARTA CITELLI REIS

    O preço que o consumidor paga pelo combustível é regulado pelo Preço de Paridade Internacional (PPI), política de preços implementada em 2016, durante o governo Temer que flutua de acordo com a variação do real. Por isso que nos governos do PT, mesmo que o preço do barril aumentasse, nós não sentíamos no bolso.

    Responda
  24. AFRANIO Gonçalves de Souza

    Fato que o Jornalista está a serviço de desinformar, criando falácias que não se sustentam. Os economistas e o jornalismo tende a criar mecanismo para justificar a apropriação do dinheiro público para o grande capital e quando o dinheiro tem de ir para população, afirmam que gera inflação e que o país vai quebrar.

    Responda
  25. Eric Moura Duarte

    Acho que ele finge que não entende do assunto.

    Responda
    1. Luiz Antônio de Lima Ferreira

      Típico bolsominion .

  26. HARRY RUTZEN JUNIOR

    Vamos ter que explicar a todos, como funciona o mecanismo de preços da Petrobrás, sabendo que muitos na verdade não querem saber. O maior vilão da história é o preço internacional. Infelizmente a maioria não entende ou se faz de ignorante. Todas as empresas que negociam comodites internacionais, utilizam o preço vigente no dia da negociação. Portanto, o preço irá refletir o preço externo, bem como os preços do arroz, feijão, milho, soja, entre outros. Cabecinhas rídiculas não conseguem....

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      É patética essa sua defesa de uma política tirada da cartola em 2016. Não era assim antes e não precisaria ser assim agora. E sim, ainda assim a empresa seria lucrativa

    2. João A Silva

      O maior vilão da História do Brasil é o conjunto da classe política que não investiu em educação básica e profissionalizante de qualidade, que NÃO direcionou os incentivos fiscais para empresas que investissem na eficiência e na inovação, que deixou o País preso aos interesses mesquinhos de setores da iniciativa privada que vivem às custas de subsídios. E ao invés de um debate inteligente, o que vemos é uma batalha delirante entre uma direita e uma esquerda míopes disputando o troféu do atraso.

    3. CLAUDIO H

      Paridade no cuzovisk dos outros é refresco, né? Uma pena que a produção é em real....

    4. Gil Paiva Franca

      Desonesto...

    5. Guilherme Zambrana Toledo

      Quando o barril caiu para 25 dólar, deixaram de lado a paridade de preços. Parece que a balança pende para um só lado.

  27. Marcelo Rocha Brugger

    Brasil colônia: ad aeternum

    Responda
  28. Marcelo Rocha Brugger

    Brasil colônia: ad aeternum

    Responda
  29. OLAVO Sant

    Falar que a gasolina no tempo do Lula era cara como agora no governo de Bolsonaro é a mesma coisa que falar que a covid é uma gripinha que a terra é plana.

    Responda
  30. Alexandre da Rosa Pellizzon

    Ué se o petroleo é "nosso" e a petrobrás é "nossa" então devemos decidir o preço do que a "nossa" empresa vende. E acho que a maioria da população "dona" da petrobrás quer o preço mais baixo em vez de dar 37 billhões pra acionistas milionários em dividendos em 1 ano, daria pra pagar todo o auxilio emergencial. E ainda desses 37 bilhoes, grande parte que vai pro exterior, não é cobrado 1 centavo de imposto! Um dos 2 únicos países do mundo que não cobra imposto sobre lucros e dividendos bilionario

    Responda
  31. ANDR ELIAS DO PRADO

    Ainda que os dados apresentados fossem corretos, o autor apresentou um que definitivamente mostra a diferença administrativa de Lula e Dilma, o poder de compra dos salários eram crescentes . Pelos dados estatísticos aqui mostrados, no governo Bolsonaro o salário mínimo compra a metade do que comprava no período dos governos petistas. Só isto já revela o fracasso da direita no poder

    Responda
  32. Eiron Nunes da silva Neto

    Defender uma política de preços e observando um marco tributário que equacione isso, não necessariamente faz com que se queira o mesmo pra soja, milho etc... Cuidado na falácia, o mercado de petróleo é outra nuance. No passado tivemos instabilidades no epicentro do mundo do petróleo, subprime etc.. - ou não lembra q na época o barril ficou mais caro que hoje ? Onde há investimento hoje, colunista ? Dividendos pros gringos remeterem p/ fora e exportar bruto p/ importar derivados em dólar, sempre?

    Responda
  33. fabio lauff barcellos

    Resumindo a Culpa e do PT e Lula ! É cada defesa da grana alheia ( dos 6 bancos que estão entupidos de ações da Petrobras). Socorro !

    Responda
  34. Marcelo Cardoso

    A FSP é a melhor mídia do pais, não existe nada igual. Aqueles que escrevem o contrario, são comunistas. Viva a FSP.

    Responda
    1. Marcelo Cardoso

      Que jornal fa/ri/seu...........des/le/ al.

  35. Eiron Nunes da silva Neto

    A má propaganda pra desqualificar a verdade e as opiniões contrárias. É perfeitamente possível, na condição de economia mista e estratégica como é, a petro praticar uma política de preço flutuante, porém coerente. Tivemos barril a 120 dólares 12 anos atrás (sem pré sal, sem essa capacidade de refino), mas o preço n era um absurdo. Ao contrário, devemos comparar a evolução entre 2003 e 2013 versus a evolução no preço entre 2016 e agora. Distribuir 100 bilhões em dividendos significa investir?

    Responda
  36. Renato Silva Leitão

    Apenas um leitor defendeu esse artigo.

    Responda
    1. José M Nagamine Filho

      Provavelmente é robô ou parente dele com pena!!

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Tem sempre um que se desgarra.

  37. Marcelo Cardoso

    FSP 2016 = FSP 2022. As mos........cas mudam, mas a ...................

    Responda
  38. Adalberto Otaviano Luciano

    A verdade dói. É preciso aprender a ver. Afinal, somos brasileiros.

    Responda
  39. Marcelo Cardoso

    Que reportagem sem sentido, para ser franco, ca....na...lha !

    Responda
  40. Bruno Martins da Costa Silva

    Depois da última crônica do Freire eu achei que ele ia sumir por um tempo, porque foi uma vergonha, uma desonestidade intelectual, comparar combustível (insumo) com comida (bem de consumo). Daí ele volta tentando amenizar a crise vivida??? Pelo amor de Deus. Considerando o poder aquisitivo da população, sem um dos países com combustível mais caro no mundo, nesse patamar, nos acompanham países pobres que não produzem petróleo. Neoliberalismo é o câncer do liberalismo político.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Ignorância.

  41. Marcelo Alvarez Ghibu

    Entendo como um absurdo uma riqueza natural do país, portanto do povo brasileiro, ser fruto de extremo lucro de meia dúzia de "investidores" que posam de acionistas mas na verdade não assumem os riscos, somente dividendos. No Brasil o lucro é capitalista, mas o prejuízo é socializado. Quem sempre perde é o assalariado.

    Responda
    1. Octavio Rossi de Morais

      O mesmo raciocínio vale pro milho e a soja Marcelo, lucro só pras grandes empresas do agro explorando grandes extensões de terra para exportar essas commodities. A terra agricultável também é uma riqueza natural do país, mas esses setores beneficiam poucos.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Verdade.

  42. Guilherme Zambrana Toledo

    Em 2010, no último ano do governo Lula, a exploração do Pré Sal ainda estava gatinhando e extraíamos 2,1 milhões de barris de petróleo por dia. Em 2020, a extração de petróleo no Brasil duplicou em relação à 2010, alcançando 4,2 milhões de barris diariamente. O que está em discussão é se a paridade de preços é algo que é necessário para atrair investimentos nesse momento de escassez de petróleo no mundo, ou é só um 'dogma' do mercado, que não se pode questionar?

    Responda
  43. rodrigo vaz soares

    Antes era melhor. E ponto final.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      Infelizmente não alcancei.

    2. Adriana Mara de Moura e Souza

      Melhor para quem?

  44. Flavio Lima

    Oq eu não entendo é como tanto especialista fala de preço sem tocar no assunto margem de lucro. A margem de lucro está de acordo com a média internacional? Se não tiver, diminui meu caro, pois é ativo estratégico para o país. Que lero lero.

    Responda
  45. Luciano Silva

    Comparação mais tosca que ja vi. Conparar duas coisas invoparaveis. Lula tinha 87% de aprovação e a gosolina sim era barata. Acho que todos as defesas que se tente fazer para está gasolina dolarisada, nao sao justas. A Transpreto agora tem como um dos donos majoritarios um Banco(Itaú). Nao por acaso esta no auge de seus ganhos.

    Responda
    1. Rodrigo Ricoy Dias

      Adalberto, a Petrobrás estatal tinha tecnologia de ponta para exploração de petróleo em águas profundas. Décadas antes, no primeiro choque do petróleo, já caminhávamos para a autossuficiência. Além disso, o programa, também estatal, do proálcool, pichado pelos equivalentes desse fraquíssimo colunista na época, serviu para enfrentar a crise e criar um combustível mais limpo, renovável e que hoje mais uma vez nos ajuda a enfrentar a explosão internacional de preços.

    2. Adalberto Otaviano Luciano

      Infelizmente não alcancei gasolina barata. Sempre foi acusada pelos aumentos de produtos e serviços. O Estado é péssimo administrador.

  46. Alvaro Almeida

    Senhor articulista, cê tá de brincadeira! Honestidade intelectual faz bem! Me poupe!

    Responda
  47. José Sobrinho

    Dá licença!!!

    Responda
  48. Otto Cabral Mendes Filho

    É engraçado ver o contorcionismo para incluir Lula na matéria. Não tem jeito fsp, vai ser Lula no primeiro turno.

    Responda
    1. Adalberto Otaviano Luciano

      "Viva o Povo Brasileiro"

  49. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade

    O mesmo blá blá blá de sempre. Nenhuma linha sequer sobre a entrega dos campos de petróleo brasileiro às empresas multinacionais e o desmonte criminoso da Petrobrás para favorecer o Deus Mercado. O combustível está caro porque devemos remunerar as aves de rapina , os tais “ investidores” , com dividendos, lucros , extratosféricos . O povo que se dane e continue sendo enganado com artigos como este .

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Você não entende nada de economia. Por que não se muda para Cuba?

    2. José Bueno

      Toda a verdade, Carlos. Parabéns por ir direto ao x da questão.

    3. Adalberto Otaviano Luciano

      Povo não lê. Aliás, certo o Ultraje a Rigor quando canta: A gente não sabe escolher presidente. A gente somos inútil.

  50. Adriana Mara de Moura e Souza

    E para que a manchete tendenciosa?? Sempre que pode, dá uma mãozinha a Lula!

    Responda
    1. Octavio Rossi de Morais

      Adriana Mara, você está tão cega pelo bolsonarismo que não entendeu que a matéria, mal desfarçadamente tenta favorecer seu mito.

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.