Opinião > Guerra aos fatos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Robson Simões

    A Folha fazendo o "dever de casa " para agradar ao cônsul americano em São Paulo. Normal .

    Responda
  2. Nilton Silva

    Outra máxima é a de que na guerra a verdade, por sua importância, deve ser protegida por várias mentiras. Resta saber de qual verdade estamos falando.

    Responda
  3. Marcelo Moraes Victor

    Se a 1ª vítima é a verdade, nas democracias ela revive, nas ditaduras como a de Putin, ela nem nasce. Fique claro para os anti-Ocidente que infestam os comentários desse jornal que detestam! Espiões russos, extremistas esquerda e direita daqui mesmo

    Responda
  4. José Bernardo

    É claro e inequívoco, como conclui o editorial. Não vê quem não quer, ou não pode, por deixar que filtros ideológicos velem sua visão.

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      Esse Marcos é russo. O editorial é perfeito. Ele vem com conclusões, mas não fatos, só opinião. Deve ser russo. Há uma infestação de russos aqui nos comentários, sério. Se é jornaleco pq assina? Faz sentido leitores? Russo, leia o Pravda

    2. Marcos Gandelsman

      Permita-me, criticar sua ignorância geopolítica, sem ofensa. Leia, por favor o meu comentário aí abaixo.

  5. José Cardoso

    O que muda são os métodos de controle. Os russos são toscos e boçais como qualquer ditadura: ameaça de prisão ou morte. No ocidente há apenas o risco de perda de credibilidade, com a consequente perda de leitores/seguidores/telespectadores, de quem sistematicamente distorce os fatos.

    Responda
  6. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    -Afinidades óbvias entre povos democráticos - ficou um pouco exagerado , né Sr editor?!

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      Não parece. Tu sim pareces

  7. Marcos Gandelsman

    Esse jornaleco devia informar aos seus leitores que essa guerra é dos Estados Unidos contra a Russia e que a Ucrânia é apenas bucha de canhão. E ainda que a OTAN é mero instrumento do imperialismo americano.

    Responda
  8. Antonio Mahler

    O fundamento epistemológico da democracia ocidental, que é o garantidor de uma qualificada liberdade do indivíduo, é o dólar americano, cuja política monetária é ditada pelos doze apóstolos que compõem o FOMC, ou Federal Open Markets Committee, uma Febraban mundial. Ali ninguém foi eleito pelo voto da população, que em sua quase totalidade sequer sabe que existem. É este fundamento que monetiza as dívidas, comerciais ou morais, estas a origem de todas as guerras nos últimos 5.000 anos.

    Responda
    1. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Já dizia Tutancâmon .

  9. AFRANIO Gonçalves de Souza

    A mídia internacional em defesa do invasor maior na Ucrânia é a OTAN que teria de ser extinta logo após a queda do muro de Berlim. A quem interessa a OTAN, descumprindo um acordo feito nós anos 90 para não ampliar nos países do leste europeu, quem veio descumprindo e invadindo, o discurso mentiroso de que defendem a pseudo democracia vigente em vários países do mundo. O Ocidente a defender as milícias Neonazistas é preocupante num futuro bem próximo.

    Responda
  10. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    O texto é correto no que diz respeito ao ditador russo. Contudo cai no velho idealismo, ao falar sobre o Ocidente. Guerras na Síria, iraque, Líbia, foram sempre cobertas com uma enorme condescendência com as invasões estadunidenses. Além do mais o 11/9 foi, para dizer o mínimo, mal investigado. Comprou-se a versão Bin Labin pelo valor de face.

    Responda
  11. marilza abrahão

    Primeira vítima de qualquer guerra ( ação humana de violência deliberada, uns contra os outros) são as pessoas, gente que trabalha, ama, cria os filhos, produz sua vida cotidianamente! Assim a verdade acerca da guerra, ao contar os mortos, não passa de uma falácia daqueles que se beneficiam das atrocidades praticadas.

    Responda
  12. Wilson Rossi

    Com relação ao público interno dos países em guerra , é normal , na situação, mentiras com relação ao adversário. Mas, no caso em questão, se observa por parte da mídia mundial uma parcialidade extraordinária na divulgação de versões pró Ucrânia . O servilismo ao EUA é constrangedor.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Cobrar imparcialidade da mídia é acreditar em papai-Noel e Coelhinho da Páscoa. A mídia tem donos e os donos seus interesses. Simples assim.

  13. Said Ahmed

    Às vezes tenho a impressão que o ocidente está lutando uma guerra perdida. O que difere o ocidente do bloco de países não democráticos (e a Rússia não está sozinha) são as liberdades, a coisa que o ocidente mais preza. Ocidentais dão pouca importância para questões como desigualdades, miséria e várias modalidades de violência. No frigir dos ovos e enquanto durar este desprezo, caminhamos para o colapso das democracias liberais, o que nos fará parecer pior que os russos, que já se adiantaram.

    Responda
    1. Said Ahmed

      A crise nas democracias ocidentais (liberdades) é muito evidente. Temos Bozo aqui e Trump lá. Mas se olhar a europa, veremos que existem muitos países na fila à espera de um autocrata. Trump foi um sinal muito claro do que está por vir. Se Trump (ou um de seus discípulos) vencer de novo, o mundo vai mudar para muito pior do que já está. Se continuar neste esquema de riqueza e gozo para poucos, miséria e sofrimento para muitos, o ocidente vai desabar e se juntar aos tiranos. Só liberdade importa?

  14. Val Valente

    Será?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.