Opinião > Constituição sagrada Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Vinícius Garcia de Rezende

    A "Bíblia da estupidez" é o que a Câmara dos Deputados escreve todo dia.

    Responda
  2. MARCOS CESAR MORAES

    Parece q querem criar uma espécie de "marca registrada" para uma palavra. Tento imaginar como se dariam as centenas de milhares de denúncias contra todos as pessoas q sabem escrever neste País e se arriscassem a usar a dita palavra... Claro q se criariam conselhos, departamentos, cargos para proverem de fiscais e censores do correto uso. Aí sim a coisa se concretiza, no túnel do tempo.

    Responda
  3. Fernando Candido

    Lugar de pastor, padre e outros religiosos é em suas respectivas agremiações religiosas, não no congresso.

    Responda
  4. Carlos Pinheiro

    A palavra bíblia vem de biblos, papiro. O nome provém do porto fenício de Byblos, de onde se exportava o papiro. O plural em grego era ta biblía, que significava 'os livros'. Em sua origem, etimológica e histórica, não há nada de sagrado. Este é imputado por homens ao impor um estatuto divino a regras que precisam ser seguidas para se efetuar um controle social. O resto é literatura.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Obrigado Carlos. Até agora o único comentário relevante que li sobre a questão é o seu. Sólido e fundamentado em consenso científico . Um sopro de ar fresco comparado aos muitos absurdos que leio diariamente na seção de comentários.

    2. RAFAEL THEODORO DA SILVA

      Sou professor de história por mais de trinta anos, vc falou com toda propriedade, valeu.

  5. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Aqui no Rio há poucos metros de uma pichação, que exalta o assassino Abmael Gusmán, Cabeça do Sendero Luminoso (Gonzalo Vive), há uma outra faixa: "Bíblia Sim! Constituição não!" Abraços dos totalitários como ensina Hannah Arendt.

    Responda
  6. Carlos Pinheiro

    Quem necessita do amparo para que sua angústia encontre respostas definitivas em narrativas mítico-lendárias que ficcionam representações morais como exemplares de conduta e princípios controladores, que assim seja. Que estas carências, muitas fruto da miséria e da falta de instrução, se restrinjam, contudo, ao arbítrio de cada um. Embora a manipulação ideológica forje nas consciências uma modelagem coletiva inconsciente, que prevaleça o Estado laico. É o que a Constituição determina.

    Responda
  7. Said Ahmed

    A única coisa que consegue ser mais estapafúrdia que o projeto de lei do Pastor Sargento Isidório é a moderação prévia nos comentários aqui na Folha. BS pode ser sigla para bíblia sagrada, e também pode ser sigla de bul...hit, aquela expressão americana muito conhecida, difícil saber quando a sigla se refere a uma coisa ou a outra.

    Responda
  8. Val Valente

    Deus salve a Liberdade de Expressão!!! Vou dizer, antes que seja proibido que eu gostei: "No Brasil, a nossa Bíblia sagrada é a constituição"

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.