Opinião > Às armas, companheiros Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Nelson Goulart

    É interessante como todos querem, a meses da eleição, enterrar a terceira via. É interessante também que, ao final, o empresário coloque os economistas da terceira via na panela. O maior erro do pt foi eleger bolsonaro. Qualquer um ganharia do pt no segundo turno daquelas eleições. Deveriam, pensando no Brasil e não no próprio umbigo, ter, como muitos de nós que já previam este caos, apoiado o Ciro já no primeiro turno, em detrimento do Alkimin (olha que ironia). Soberba é o pecado q o diabo

    Responda
  2. Valdir Teixeira da Silva

    Fico com um fiozinho de esperança em iluminar a elite da escuridão e do atraso. O Brasil tem um povo bom e trabalhador, com uma elite preguiçosa, ignorante e imprestável. Que país vai para frente com esses parasitas do trabalho alheio?

    Responda
  3. ALEXANDRE DE OLIVEIRA FERREIRA

    Quando um empresário escreve um artigo desses, a gente até tem esperança que exista uma parte da elite ilustrada e de bom senso que não embarque novamente nessa aventura fascista.

    Responda
  4. João carlos Gonçalves de souza

    Acredito que está pregando no deserto . Muito difícil a elite deste pobre País apoiar Lula , ela quer explorar tudo sem qualquer pingo de arrependimento ou ética . O exemplo é a Jovem Pan que faz um jornalismo conservador e de extrema direita , sem o mínimo de respeito pelas regras jornalísticas . Cada um está preocupado com seu interesse próprio e só olha pro umbigo .

    Responda
    1. Miro Costa

      Regras jornalísticas. Gostaria francamente de saber de que regras falas. Pois de verdade, embora eu não veja na JP um jornalismo profundo, pelo menos louvo o fato de um órgão de imprensa recusar-se a integrar o "consórcio" em que se transformou nossa fraca imprensa. Sei que é novidade, mas preferência política é algo comum por exemplo nos EUA. Aí ninguém estranha que a imprensa, gigante, tem lado claro, sem problemas.

  5. Miro Costa

    Interessante ver democratas moderninhos falando de tudo, menos de democracia. Para qualquer pessoa honesta, o fato de qualquer candidato ser eleito em eleições limpas significa apenas que a maioria dos eleitores assim o quis. Se for em sede de reeleição, isso deveria ser ainda mais fácil de entender - e de respeitar. Mas os moderninhos miram apenas o eleito, como se ele fosse ungido por algum gênio do mal. Por isso vão perder.

    Responda
  6. Marcelo Santana

    Não quero imaginar mais 4 anos da familia bolsonaro no pais, é muito derrame e desesperança.

    Responda
    1. Jose Renato Monteiro

      Todos os Bolsonaros foram eleitos direta e democraticamente. Por piores que sejam, é a vontade dos eleitores. Se o Lula e cupinchas forem eleitos, serão também, referendados pelo voto livre. Temos que parar de maldizer a escuridão apagando as luzes. Democracia é uma forma de governo, não uma unção de salvadores da pátria. Se os eleitores não sabem votar, não podem ser salvos por populistas de ocasião, que só adiam o amadurecimento da nação. Nosso povo é mimado e auto enganado ha séculos.

    2. rubens gonçalves

      E se for 8?

  7. José Bernardo

    Bravíssimo! Espero que ressoe...

    Responda
  8. FRANCISCO CARLOS PERES ATAIDE

    Bolsonaro é uma lástima, mas achar Lula e o PT solução para o país.?O empresário escritor, autor do artigo, sempre pintou de moderninho e revolucionário, estava esquecido e volta como um profeta, como se nossos destinos só dependesse desses dois desqualificados. Só lhe restou a velha arrogância. Essa Folha ressuscita e não poupa espaços para quem está de acordo com seus Interesses.

    Responda
    1. W Magrao

      Pregando no desero sr Francisco, quem vota em lyla ou bolsonaro so tem 2 motivos, ou acredita em salvadores da patria, iou tem outros excusos interesses. Como se a eleicao tbm so fosse p presidente , que tem muito pouca msrgem de manobra. Pt? Nem mais um segundo, incompetencia com desonestidade

    2. jose carlos toledo junior

      Colega, a terceira via que se apresenta, (doria, leite, moro, e até ridículo apresentador de tv), é a extrema direita envergonhada e golpista que se aliou sem constrangimentos a temer e eduardo cunha em 2016 e a bozó em 2018. São falsos democratas. Se vc não ve isso, peça ajuda. O Ciro é minha escolha até agora justamente porque não se alia a esses traidores autocráticos.

  9. Marcelo Magalhães

    Só discordo dos banqueiros. São muito atrasados e envolvidos com políticos e colegas de mau comportamento. Sugiro André Lara Resende, Mônica de Bole e Eduardo Giannetti.

    Responda
  10. Helano Timbó

    Em 2018 a elite econômica rastaquera embarcou - como sempre fez - no abismo institucional. Não será novidade se repetir.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Em 2015/16 se associaram ao Eduardo Cunha para derrubar o governo. É esse o padrão.

  11. Luciano Silva

    Um artigo desses deveria ser capa da FSP e não ficar como nota de rodapé. Deixar o atual presidente no poder seria a institucinalizacao da república de bananas que o Brasil se tornou.

    Responda
    1. Fabio K

      Porque voce acha que a FSP nao colocou na capa?

  12. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

    Bravo!!!

    Responda
  13. Marcos de Toledo Benassi

    Justa lerda, seu Ricardo, Prezadíssimo, que bom seria mais gente de bom senso como você a fazer negócios nesse país... Sem enrolação, dando nome aos bois: é de estonteante burrrice esse papo de perigo vermelho. A direita que se põe como potencial comandátaria é um horror em forma de pseudo-gente, Abrolhos! Vamos agir rápido, sem hidiotia: chega de botar pilha nesse monte de mentiras, chega da ilusão terceiro-viadista, para com isso... Tiremos esse povo incapaz do mando e rumemos à civilização.

    Responda
  14. Mario Donizete Pelissaro

    Parabens Sr Semler. Poucas vezes, ví um artigo tão bem escrito. É exatamente o que eu penso. Uma retorica antipetista ordinaria e esquizofrenica popularizada pela midia, fez com que ascendessemos uma legião de nazifascistas, violentos, vingativos e mal formados. Deu no que deu. Agora tentam implacar uma tal de 3a via. cheia de oportunistas tentando pegar carona. O proximo presidente herdará um país arrasado e reorganiza-lo não será facil nem tarefa para outsiders ou aventureiros.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Faço coro! Até jogral, que abomino, vamos em frente!

  15. Alison Sales

    Seria lindo se a elite do atraso conseguisse entender seu texto e colocá-lo em prática, mas falta aos senhores da Casa Grande inteligência e envergadura moral para isso. A chefia vai levar 300 anos para entender que em todos os aspectos, para os próximos anos é melhor um terceiro mandato do que uma terceira via combalida. Enquanto almoçam na Faria Lima o autoritarismo-populista ganha corpo em Brasília. Terceiro mandato sim! Terceira via não!

    Responda
    1. rubens gonçalves

      Terceira via. Utopia. De platao.

  16. Emerson S Pinto

    Não. Será que o Brasil se resume a Lula e a Bolsonaro? Não podemos ser melhor do que isso:? Por que esse fetiche pelo Lula? Por que não votam no Ciro Gomes? Qual é o problema de vocês? Será que o Brasil estará condenado a essa dicotomia Lula/Bolsonaro? Não podemos evoluir? É algum interesse inconfessável? Lamentável. O Brasil não anda para frente.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Ciro só precisa convencer o eleitor. Simples assim...

    2. Mario Donizete Pelissaro

      Uma retorica antipetista ordinaria e esquizofrenica popularizada pela midia, fez com que ascendessemos uma legião de nazifascistas, violentos, vingativos e mal formados. Deu no que deu. Agora tentam implacar uma tal de 3a via. cheia de oportunistas tentando pegar carona. O proximo presidente herdará um país arrasado e reorganiza-lo não será facil nem tarefa para outsiders ou aventureiros.

  17. Emerson S Pinto

    Não sou seu companheiro! Não sou companheiro de um governo que já criou o Petrolão e o Mensalão. Esse é o retrato da elite brasileira. Um empresário escrevendo num jornal fazendo campanha para o Lula. Só existe algo pior do que o empresariado lulista, é o empresariado bolsonarista. Será que o Brasil se resume a Lula e a Bolsonaro? Não podemos ser melhor do que isso:?

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      vc quer kapitalismo sem empresario? existe empresario neutro ou apartidario? vc propoe que empresario nao vote? quando vao entender que a terceira via é um disfarce para fugir da 'radicalizaçao' trabalho e kapital e a corrupçao é o lubrificante do kapitalismo - fico pasmo com o conteudo dos comentarios ...

    2. rubens gonçalves

      O lils é um barquinho de papel mache no meio do oceano sem praia para ancoragem

  18. Paulo Gonçalves

    Faço coro!

    Responda
  19. Said Ahmed

    O problema maior é obter consenso. Todos querem o fim do centrão e da corrupção (tô nessa) mas na hora H eles voltam com força, independente do governo que se elegeu. Mas nossos problemas vão muito além da corrupção e do presidencialismo de coalizão (centrão no meio). Abaixo faço outros comentários para esclarecer melhor a pergunta básica que faço aos empresários deste país: vale apena sacrificar a democracia em troca de maior controle das variáveis de mercado?

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      O seu arrazoado é bom e claro e combina com o repto do Semler que já confessou sua passagem na fiesp há duas dezenas de anos como uma descida aos infernos do nosso kapitalismo devastador extrativista ; infeliz mente pouquissimos neste espaço ou em outros desta midia serao capazes de compreender e aproveitar seu texto porque presos à epiderme de nossa crise atual; sem combater a desigualdade o pais fenecerá; parabéns

    2. Said Ahmed

      No mundo existem democracias plenas, intermediárias e simuladas (simplificando), fora as tiranias. Vemos o declínio das insiders (plenas) e o aumento das outsiders (demais). Algumas plenas sob a mira de extremistas (EUA, Alemanha, França, Itália, Grécia, etc. ). EUA é um caso especial e que corre maior risco: por servir de farol para as demais, e pela vulnerabilidade proporcionada por um regime bipartidário, e por um processo eleitoral discutível. Se cai os EUA as demais serão arrastadas juntas.

    3. Said Ahmed

      As simuladas são fachadas sem conteúdo democrático. Dispensam comentários, junto com as tiranias (e suas matizes). As intermediárias (nosso caso) vivem na corda bamba, mais propícias a cair no campo das simuladas ou das tiranias. Esse é o esboço que enxergo da chamada crise nas democracias, causada por várias formas de instabilidade. E toda a crise traz oportunidades, para o bem ou para o mal. Espero que seja para o bem, mas para isso é necessário enfrentar as causas com sinceridade e bom senso.

    4. Said Ahmed

      O que gera instabilidade numa democracia? Há fatos e percepções. No nosso caso, os fatos são: instabilidade econômica, desigualdade absurda, violência, baixa produtividade, excessiva dependência externa, baixo nível cultural e um sistema político viciado. As percepções, ligadas ao baixo nível cultural, dizem respeito principalmente à aspectos morais (xenofobia, homofobia, racismo, aborto, etc.) mas também incluem política econômica, entre outras. O caldo de bruxa favorece o extremismo.

    5. Said Ahmed

      Em suma: nossos problemas sócioeconômicos chegaram a tal ponto de ebulição que a elite empresarial se vê tentada a varre-los para baixo do carpete ao invés de enfrenta-los com bom senso e sinceridade, e isso pode nos levar para o lado extremo dos outsiders. Para dizer o mínimo, a desigualdade (em todos os níveis) é gritante e alimenta as demais variáveis nocivas da equação, e lembrando o falecido Immanuel Wallerstein, ou iremos para um mundo mais igualitário ou nos perdemos na escuridão densa.

  20. Adriano CArneiro

    Momento do empresariado Virar a própria mesa. Texto de uma lucidez ímpar. Sou fã desde 1988

    Responda
  21. Adriano CArneiro

    Momento do empresariado Virar a própria mesa. Texto de uma lucidez ímpar. Sou fã desde 1988

    Responda
  22. W Magrao

    Falando em centrao, lula ja esta fazendo aliancas com ele, e ira pagar muito, como sempre fez. O maior pelego do brasilzinho é mestre nesda arte.

    Responda
  23. W Magrao

    Nao da para esquecer que tiveram mais de 13 anos e nao entregaram nada. Nem de quantia desviada, aparelhamento e incompetencia generalizada, bem como a ode a bandidagem nas ruas.Jamais repetir o erro. Nem bozo, muito menos pt. A nao ser que eztejas com saudades das boquinhas. Hehehe

    Responda
  24. Adriano CArneiro

    Hora dos empresários VIRAREM a PROPRIA MESA. Texto de uma lucidez ímpar. Sou fã desde 1988.

    Responda
  25. roberto foz filho

    É a ideia do Brasil virando a própria mesa. Pertinente.

    Responda
    1. W Magrao

      Virando a mesa com lula?????? Kkkkkkk pqp hilario kkkkkk Virando a mesa com pt? Kkkkk Rindo muito aqui pqp, isso vai virar meme.....

  26. MATILVANI MOREIRA

    Dois pesos, duas medidas. Inteligentinho me chamamdo de burro. Querendo convenver que existe corrupção boa! Virando a própria mesa... que vergonha!

    Responda
  27. Carlos Pinheiro

    O Napoleão do Kremlin não deseja reconstruir a União Soviética, pois esta era socialista, mas o Império Russo. Daí o não reconhecimento da Ucrânia como nação. Polônia, (Andrzej Duda), Turquia, (Erdogan) e Bielorrússia, (Lukashenko), se juntam ao bloco da extrema-direita, como Hungria e cia, adulados pelo clã da familí-cia. Mas nada disso importa para o amoralismo da Faria Lima. Lá, nesse país das maravilhas, só existe a palavra dividendo no dicionário. E no plural!

    Responda
  28. Noel Carvalho

    Chame os empresários à responsabilidade. Perfeito.

    Responda
  29. ricardo ribeiro

    Você tem fumado o que ultimamente?!?

    Responda
    1. José Bueno

      Ah, Magrão, não fale bobagem! Vá conhecer a história real do Semler, antes de tentar desqualifica-lo. Foi o jovem empresário que mostrou como é possível administrar com competência e inovação. Foi o jovem empreendedor de sucesso, reconhecido com quase unanimidade pelas lideranças empresariais e econômicas do país e internacionalmente. Por isso tem autoridade para recomendar aos seus pares o que lhe parece mais sensato, no momento, para salvar os negócios e o país!

    2. José Bueno

      Ah, Magrão, não fale bobagem! Vá conhecer a história real do Semler, antes de tentar desqualifica-lo. Foi o jovem empresário que mostrou como é possível administrar com competência e inovação. Foi o jovem empreendedor de sucesso, reconhecido com quase unanimidade pelas lideranças empresariais e econômicas do país e internacionalmente. Por isso tem autoridade para recomendar aos seus pares o que lhe parece mais sensato, no momento, para salvar os negócios e o país!

    3. W Magrao

      Kkkkk, perfeito. Ta com saudades da farra que foi usar ctedito do bndes, sei disso, porque participei dela kkkkkk.

    4. Carlos Pinheiro

      Espero que sim.

  30. Samuel Fagundes

    Tenhamos um mínimo de bom senso. A concentração de riqueza que há hoje no Brasil, é insustentável pelo lado humano. Nada justifica que milhões vivam com fome, sem dignidade e sem esperança para que uma casta dominante continue a se esbanjar com seus manjares. Uma hora a corda arrebenta, isso é apenas lógica.....

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.