Marcos Lisboa > A Presidência enfraquecida Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Nilton Silva

    Motivos não faltam pra que a escolha de deputados e senadores seja tão importante quanto a eleição presidencial.

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    Ao falar sobre 'enfraquecimento do Executivo' deveríamos, antes de qualquer outro fato, falar sobre o envolvimento da mídia tradicional na promoção dessa anomalia social. O conluio com a Operação Lava Jato demonstrou nitidamente que esse tal 'enfraquecimento' é deliberado não apenas pelos abutres do centrão, mas por parte do Judiciário e pelos tubarões da comunicação desta terra. Vender dificuldades para colher facilidades é um dom da elite golpista desta terra de espalhafatos, desde sempre.

    Responda
  3. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Faltou o autor dizer que a tal social democracia, vulgo PSDB, do qual o autor é fã, se colocou como oposição total ao PT desde o início do governo Lula. Como coligar com quem se coloca em oposição cerrada? Outro fato: FHC tb governou com o apoio do centrão, tb distribuindo cargos e grana, como quando comprou os votos para a reeleição. FHC tinha um fiel aliado, o famoso "engavetador geral da República (PGR) que não deixava passar nenhuma ação contra as roubalheiras como essa e nas privatizações.

    Responda
  4. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Faltou o autor dizer que a tal social democracia, vulgo PSDB, do qual o autor é fã, se colocou como oposição total ao PT desde o início do governo Lula. Como coligar com quem se coloca em oposição cerrada? Outro fato: FHC tb governou com o apoio do centrão, tb distribuindo cargos e grana, como quando comprou os votos para a reeleição. FHC tinha um fiel aliado, o famoso "engavetador geral da República (PGR) que não deixava passar nenhuma ação contra as roubalheiras como essa e nas privatizações.

    Responda
  5. jose carlos toledo junior

    O impessoa diz o que o estado precisa ser saneado e o LISnaoBoa que somos reféns do fisiologismo do centrão. Duas ponderações tão importantes quanto obvias. Para explicar, ambos constroem narrativas tão falsas quanto político-ideologicas que envergonham qualquer um. Fazer o quê? Esse jornal é um panfleto.

    Responda
  6. André Silva de Oliveira

    PT e Bolsonaro fortaleceram o Centrão e, assim, degradaram as moedas de troca institucionais na relação Executivo-Legislstivo. Excelente coluna!!!

    Responda
  7. jose prado

    Ou seja ,tamo fu!

    Responda
  8. José Cardoso

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Que horror seu preconceito. Fala igual ao mito fascista. Horror!

  9. José Ricardo Braga

    A turma de FHC perdeu a eleição em 2002 e vive dizendo que o êxito do governo Lula foi devido a FHC. É raciocínio fake porque não cala a questão - "Porque não atingiram o êxito em seu governo e o deixaram para seu opositor?" O PT ao se aliar ao Centrão repetiu o FHC da eleição de 1994 - "Se os próximos (social-democracia) estão contra, tem outros mais ali na frente..." e se aliou com outros que também tinham mandato e deixou os derrotados falando ao vento, como até hoje faz Marcos Lisboa.

    Responda
  10. Alberto Melis Bianconi

    O colunista termina falando em diálogo, depois de dedicar um longo texto à destruição de pontes. Depois a "social democracia" não entende porque o político Lula ganha de dez a zero.

    Responda
  11. João Paulo de Jesus Martins

    Aliança social-democrática com Presidente da Câmara na ditadura militar, Marco Maciel, Bornhause e ACM. Coitados dos social-democratas que se mantiveram fiéis aos princípios e leram isso

    Responda
  12. ricardo fernandes

    fhc, desde o início, governou com o centrão, coisa que foi inclusive defendida por um de seus teóricos, o senhor gianotti, na coluna 'tendencias/debates' deste jornal, e só houve possibilidade de reeleição por causa do apoio dessa mesma gente

    Responda
  13. Mario Donizete Pelissaro

    Numa coisa, eu concordo. O proximo presidente herdará um país arrasado e não será facil reorganiza-lo. Não será tarefa para aventureiros, Outsiders ou inexperientes. Movidos por uma campanha feroz, que popularizou aquela retorica antipetista ordinaria, ascendemos uma legião de nazifascistas na ultima eleição. Deu no que deu. Agora, tentam implacar uma tal de 3a via, cheia de oportunistas tentando pegar carona nessa conversinha. Atentaí. Não cometamos o mesmo erro.

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Perfeito, Mário.

  14. Sebastião Barbosa

    Será que é o centrão mesmo que manda no orçamento público no Brasil? Afora os desvios de dinheiro público (comissão a título de pixuleco não costuma passar de dois dígitos, como vimos) as emendas pelo menos revertem em alguma produção econômica na vida real do povo. O pior mesmo é a turma que vive de renda e odeia o próprio país. A rentabilidade dessa turma é bem maior.

    Responda
  15. Samuel Fagundes

    Ampla reforma política. É o único caminhão. Para se cansidatar a pessoa tem que ter uma formação qualificada. Se para ser gerente de empresas tem que estudar muito, quanto mais para se dirigir um país.

    Responda
  16. José Filho

    Discordo. Como é regra neste país, basta "Molhar" as mãos das pessoas certas à direita e à esquerda que, com qualquer trinta dinheiros, se consegue aprovar até a mudança da rota dos planetas. Mensalões e rachadinhas têm o mesmo dna. Mais do mesmo.

    Responda
  17. Alberto Melis Bianconi

    Basta tratar da disputa entre PT e PSDB para a Folha me censurar.

    Responda
  18. Alberto Melis Bianconi

    Além de construir uma falsa narrativa, o colunista está sendo ingrato, porque foi Secretário de Política Econômica no primeiro governo Lula. Já era um militante "social democracia" de banânia, e junto com o então ex-banqueiro Meirelles no BC. Além disso, o PSDB do incensado, pelo colunista, FHC, quando ganhou a presidência em 98, tampouco quis conversa com o PT, aliou-se ao então PFL -- partido que vive mudando de nome -- do famoso Antônio Carlos Magalhães.

    Responda
    1. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

      Perfeito, Alberto

  19. NACIB HETTI

    Texto grande para falar o que já foi dito: sem o Centrão não há solução.

    Responda
  20. Carlos Mello

    Essas histórias de que o PT fez isso e aquilo enche; sim fez mas funcionou. Isso que tá aí fez muito pior e nada aconteceu, aliás está destruindo tudo. Se quer apoiar o anticristo vá em frente, é um direito seu mas essa retórica não dá. É difícil entender que qualquer coisa é melhor que isso que daí?

    Responda
  21. humberto costa

    O articulista esqueceu de dizer que foi no governo que ocupava um cargo na gestão de FHC,que foi criada a reeleição que é a causa de tudo isto. Nao vejo partido algum interessado em acabar com isto.

    Responda
  22. Fernando R

    Esse artigo fala do enfraquecimento da presidência em qual país? Porque no Brasil o governo tem aprovado tudo que ele quer a toque de caixa, com uma facilidade e rapidez nunca antes vistas. Hoje, mesmo "sem base", aprova-se PECs em um dia, sem discussão. Com o poder de escolher quem recebe, o executivo fagocitou o legislativo. Hoje só existem dois poderes.

    Responda
  23. Landson Abercrombie

    Uma análise superficial, que não leva em conta as características históricas do país, atribui as mazelas unicamente a atores políticos e enaltece uma suposta "social-democracia" que só existe no imaginário do articulista, ansioso por promover uma fantasiosa "3ª via". É preciso mais seriedade nas análises, caso desejemos superar o pesadelo bolsonarista.

    Responda
  24. RICARDO BATISTA

    Pois é, saudade de quando a social-democracia era mais relevante. Agora quase todo o Congresso virou Centrão. Enquanto isso, lemos reportagem dessa Folha sobre o aumento de casos de furto famélico. Não será fácil para o próximo mandatário, mas que opção nós temos? Fugir?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.