Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Valdir Teixeira da Silva

    Pelo ponto de vista, de ir mais longe, os americanos e europeus já perderam a guerra. Se a guerra transbordar, americanos e europeus têm muito mais a perder, Essas restrições econômicas não vão derrubar o governo Putin. Sem falar que depois da Ucrânia, a OTAN foi barrada no leste. A guerra midiática via redes sociais e imprensa é para manipular a opinião pública ocidental, para a Rússia não vale de nada.

    Responda
  2. Leo Ribas

    Um país pretensamente democrático que ataca outro é raro. Na verdade, o tirano russo apenas revelou quem sempre foi. Nos outros casos, ficava mais fácil justificar a agressão, pela desculpa de salvar a população de um tirano mais declarado de plantão.

    Responda
    1. Leo Ribas

      *querer fazer parte da União Europeia

    2. Leo Ribas

      um país com regime considerado democrático que ataca outra democracia é raro, sim. Pior ainda é o ataque intimidatório de uma potência nuclear a um vizinho sem armas a altura, cujo "crime" foi ousar fazer parte da União Europeia, atendendo a um anseio popular claramente declarado

    3. Marina Gutierrez

      Leo Tribas: não e tão raro assim como voce pensa, veja o caso dos EUA, um país democrático que ao longo da Historia atacou Cuba, Filipinas, Mexico, Cuba novamente, Vietnã, Granada, Panamá, Iraque ( EUA do lado do Kwait) Afeganistão, Iraque novamente com mentiras de que o Iraque tinha armas de destruição massal.

  3. Marina Gutierrez

    Aleluia! FInalmente um comentário honesto de um jornalista que expõe a situação sem o sentimentalismo seletivo demonstrado pela mídia e pelos que aceitam apenas a versão do conflito que o Ocidente empurra goela abaixo. Lembram-se do Bush Filho na guerra contra o Iraque? "Ou estão do nosso lado ou estão do lado do inimigo."

    Responda
  4. Maria Rita Fonseca

    Finalmente temos uma discussão!

    Responda
  5. jose roberto alferes siqueira

    Imprensa como sempre duvidosa, adoram guerras, entran em transe.

    Responda
  6. Peterson Rodrigo dos Santos

    Pondé, me surpreendeu com esse texto. A grande mídia brasileira por interresses escusos conta apenas a versão do Ocidente, a propria Folha aparenta ser uma surcussal do New York Times.

    Responda
  7. Guilherme Corrêa

    A diferença é simples, caro Pondé: nos EUA, um governo ruim cai, por impeachment ou pelo voto, enquanto que na Rússia, quem discorda morre.

    Responda
    1. Guilherme Corrêa

      Um governo que é ruim cai, por impeachment OU pelo voto...agora conseguiu ver o "ou" ?

    2. Guilherme Corrêa

      Um governo que é ruim cai, por impeachment OU pelo voto...agora conseguiu ver o "ou" ?

    3. Marina Gutierrez

      Guilherme Correa: dê um exemplo de um governo ruim dos EUA que caiu por impeachment! Nixon renunciou ao cargo, nos EUA existem dois partidos, quando o povo não está contente com um governo republicano na proxima eleição elege um governo democrata e vice-versa. Na eleição de 2016, a candidata do partido Verde ( Green) Dr. Jill Stein foi impedida de discursar no palanque junto com a Hillary Clinton e o Trump.

  8. Henrique Marinho

    Meu caro Pondé: Está foi a melhor matéria que li nesta FSP desde o saudoso Francis. Sem nhenhenhém ou politicamente correto, mas direto ao ponto. Parabéns.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Henrique Marinho: concordo 100%.

  9. Geilson Silva

    Pondé, com o qual não é fácil concordar sempre, foi preciso: os EEUU escovam 100 mil almas no Iraque em cima de um caô, e a imprensa parece aqueles personagens do sai debaixo depois do tiroteio, que houve? não vi nada não..

    Responda
  10. Ivar Saldanha

    Ótimo. Como sempre

    Responda
  11. Luis Carlos de Souza

    O fato é que não existe mocinho nem bandido nessa guerra, o que entendo é disputa por poder e território, Rússia e Otan são farinha do mesmo saco!

    Responda
  12. ARAGUACI FAUSTINO DA SILVA

    Então os erros dos americanos justificam os erros dos russos? E as vítimas? sejam dos americanos ou dos russos não importam....

    Responda
    1. Marco Aurélio Mello

      Não justificam, mas expõem a hipocrisia do governo norte-americano.

  13. Nadir Longo

    Para os que dizem que o malvadao do Putin já matou tantas dezenas. Justo, o cara é um irresponsável, mas, que tal falar dos presidentes americanos que evaporaram pessoas no Japão, Iraque, Afeganistão, Vietnã, nem uma palavra? E outra coisa a se pensar, quando os EUA, resolve se intrometer em outros países, nunca é o presidente da ocasião o culpado e sim o governo. O Putin, está sendo desenhado como o louco, não se para para pensar na geopolítica da situação.

    Responda
  14. Nadir Longo

    Meus dedos tremem enquanto dígito. Motivo? Pela primeira vez estou de acordo com o Ponde. Nunca antes na história desse colunista.....

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Hahaha...

  15. Marcelo Moraes Victor

    Hor ror mostrar a morte, não o matar, entendi bem o filósofo ru im? A dora atacar Ocidente, vá a Moscou atacar Putin. Essa a diferença. É possível colocar alguma credibilidade na Rússia? ele já matou 22 jornalistas, fechou TVs essas semanas, prende 15 anos quem divergir. O lado certo é o das vítimas, sempre, hoje são ucranianos sim. colunista segue sua linha: sempre ir contra a maioria para chamar his teri cam ente a atenção para ele mesmo e seus comentários rast eir os

    Responda
    1. Marcelo Moraes Victor

      Detesto Bolsonaro, Pondé e a ilustre comentarista

    2. Nadir Longo

      Você realmente lunca leu o Ponde. O cara só fala mal de.comunista. Das duas uma, ou você não conhece o Ponde, ou você é um Bot do clã Bolsonaro.

  16. elcio matos

    Com pouco espaço aqui , escrevo o mesmo ponto de vista do Pondé nos comentários das matérias da Folha desde o primeiro dia da invasão. Os EUA s fazem parecer essa crise no leste europeu como nos filmes de hollywood, onde eles, representados por um Stallone ou John Wayne, sempre são os mocinhos contra os vilões do mundo. No entanto, nunca vi um filme americano que os caracterizasse como malvados quando lançaram as bombas atômicas no Japão que mataram mais de 100 mil inocentes num segundo.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Elcio Matos: exatamente! Nãoo vamos longe, veja como o governo Bush Filho destruiu o Iraque, justificou o ataque na ONU com o discurso falso do Colin Powell dizendo que Sadan Hussein tinha armas de destruição massal, uma mentira).e eu não me lembro da midia ter mostrado o horror dos bombardeios que os EUA chamaram de "Choque e Pavor" e a carnificina que se seguiu.

  17. Rafael Gallina Delatorre

    Texto tão desumano e esgoto que é difícil comentar... foi difícil o ler sem regurgitar. Como pode defender que não se conheça os horrores de uma invasão? Que non sense! Todas as guerras, invasões, foram documentadas. Há dezenas de fotos do sofrimento das pessoas no Iraque, causado pela invasão americana, ou na Síria, causado pelo próprio governo. Quer que sejamos máquinas? Robôs? Meu Deus, o horror...

    Responda
    1. Andreia Buttner Ciani

      Concordo totalmente com a sua crítica ao texto.

  18. Nadir Longo

    Tenho que admitir, passo e não leio faz tempo os textos do ponde, mas, hoje, como.dizem os jovens, me representou.

    Responda
  19. Antonio Catigero Oliveira

    Foi realista e coerente.

    Responda
  20. Paulo Luizona Castagnao

    Você está bem cabeção? Tem febre? Pela primeira vez em anos concordo com sua análise! Grande cabeção, futuro ministro das relações exteriores do Brasil!

    Responda
    1. Nadir Longo

      Verdade. É uma data histórica essa. Também estou de acordo com o ponde.

    2. Robson Simões

      Vale Soraya...Kkkkk. Também me surpreendi .

  21. Vilarino Escobar da Costa

    Não pensei que chegaria o dia em que estaria de acordo com um texto fo Sr Pondé , mas chegou ...Realmente há muito de hipocrisia e manipulação quando o assunto é guerra , e não vimos as grandes midias realizando a mesma e intensa cobertura de outras guerras relativamente recentes !

    Responda
  22. Suerda Guiomar Fernandes Pereira

    Felizmente uma ponderação sensata. Melhor ainda, passou no crivo da Folha, que demonstra parcialidade. Não há mocinhos na história, mas, o pior bandido, em termos bélicos, sempre pousa de mocinho, apesar de já ter atentado contra cerca de 50 países soberanos, não garanto a precisão, e nada sofreu de sanções. Sai como herói, protetor do mundo. Esse é os EEUU. Parabéns Pondé. Alguns precisam fazer sentido no jornalismo.

    Responda
  23. Robson Simões

    O autor tem razão, esta narrativa da mídia ocidental passou do limite do razoável em parcialidade e dá sinais claros de estar sendo manipulada . Agora o pior: a pieguice. Deu . Não leio mais nada sobre o conflito na Ucrânia há uma semana.

    Responda
    1. Flávio Taylor

      Sim, é besteira perder tempo com isso, vamos ver BBB e esperar a bomba explodir...hahaha.