Ana Cristina Rosa > Carta em agradecimento às ucranianas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. André Gomes da Silva

    Alguém me explique, por favor, a concordância no último parágrafo? Por que o "meu" ficou no masculino se "obrigada" está no feminino? O pronome não tem que concordar em gênero?

    Responda
    1. Neli de Faria

      Perfeita construção! O meu obrigada…!

  2. Peter Janos Wechsler

    Finalmente um artigo da colunista que não fala apenas de negritude.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Olá, Marcelo. Não leve para este lado. Eu gosto de colunistas ecléticos. Por mim, ela que escreva o que achar melhor, mas pode, como neste artigo, se dedicar também a outros assuntos. Eu, como leitor, prefiro colunistas que não são de uma nota só.

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Peter, você por aqui também? Vejo que realmente te incomodam as decisões editoriais de escritorAs negras que falam sobre a negritude, que obviamente é assunto de interesse delas, e não sei. Porque isso te incomoda ?

  3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Entendi como ironia. Afinal foram as *bravas* mulheres ucranianas que protagonizaram as deprimente e deploráveis cenas de racismo explícito contra negros que tentavam embarcar nos trens para fugir da guerra.

    Responda
  4. Chiara Gonçalves

    Não entendo o mérito que levam as ucranianas no fato do Arthur do Val não concorrer às eleições que de longe não tinha condições de ganhar... Agradecer o que? À beleza delas? Obrigada por serem tão desejáveis sexualmente que nosso deputado até fez áudios nojentos de vocês e por isso conhecemos agora (passados) seu verdadeiro caráter, tão bem dissimulado até então. Só eu vi machismo nisso?

    Responda
  5. neli faria

    Teve um deputado que passou a mão no seio de uma deputada da esquerda e nenhum cronista da Folha a defendeu... ser brasileira não merece defesa? E o deputado foi apenado com suspensão...Nenhum cronista da Folha escreveu criticando. Ou se escreveu, não li!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Repiso-me, talvez não me tenha feito entender : não li nenhum jornalista sair na defesa da deputada . Pode enumerar todas as colunistas da Folha , mas não li! À época , parece-me, não havia guerra na Ucrânia. E houve um estardalhaço silêncio quanto a quem disse que na vítima era complicada.E quase um esmoler de linhas quando foi apenado.

    2. João Lourenço dos Anjos

      A cobertura pode até não ter sido primorosa mas existiu e foi ao menos razoável. Fernanda Mena, Cristina Serra, Géssica Blandina com Carolina Linhares, etc, estão entre as jornalistas que se dedicaram ao assunto. Parece que o caso recente teve grande visibilidade e repercussão devido ao fato de a mídia e o público em geral estarem com atenção voltada à Ucrânia.

  6. neli faria

    Pois sim! Um deputado colocou a mão no seio de uma deputada,esquerda, televisionado ,no Plenário,alesp.Nenhum cronista da Folha a apoiou ou criticou o deputado. Qual o motivo? Ela ser de esquerda e não precisa de defesa ? E teve um deputado que disse ser a vítima complicada.Igualmente, todos silenciaram.Ser mulher e de esquerda não merece ser defendida?Não sei qual partido é quem tocou o seio, mas, é muito mais grave do que esse senhor na Ucrânia.Pois não?

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Neli, eu li inúmeros artigos e posts no Twitter solidários à Isa Penna. Não existe diferença entre os dois acontecimentos, mas a reverberação é diferente por conta dos homens envolvidos e da localidade dos acontecimentos. Inclusive o modus operandi do MBL faz com que a visibilidade que eles buscam nas redes digitais tenha sido um revés : eles buscam viralizar, mas se esqueceram de que os erros viralizam mais do que os acertos ( se é que eles têm algum acerto, honestamente desconheço).

  7. Pedro Botan

    Desde que existo vejo que beleza põe a mesa sim, a Sra. escreveu a carta e notou a beleza . Esse tal de BBB, filmes ruins com mulheres belíssimas, na verdade o que importa é a cassação do ma mãe, mas se não acontecer os eleitores sabe é um canalha sem escrúpulo e se reeleger o culpado é o eleitor, pior consciente do fato. Vai Brasil .

    Responda
  8. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

    Parabéns pelo excelente texto. Maxhistas, misóginos, sexistas, classistas, homofóbicos e kanalhas não passarão!

    Responda
  9. MARCELO DAWALIBI

    Acho ótimo que a máscara do Sr. Arthur do Val tenha caído, mas é muito cedo para achar que estamos livres dele. Tudo vai depender da Assembleia Legislativa de SP, cujo histórico de rigor com a falta de decoro de seus deputados não é lá muito animador. E se Mamãe não for cassado, não faltarão misóginos para reelegê-lo e, talvez, até enaltecê-lo pela conduta de predador macho alfa. Afinal, há alguns anos o Brasil já transformou o absurdo em normal.

    Responda
    1. neli faria

      Teve um deputado que passou a mão no seio de uma deputada da esquerda e nenhum cronista da Folha a defendeu... ser brasileira não merece defesa? E o deputado foi apenado com suspensão...Nenhum cronista da Folha escreveu criticando. Ou se escreveu, não li!

  10. Roger Z Moire

    "Mamãe falei" falou besteira mas o fez num grupo privado, no seu " espaço de fala" , o resto é mimimi estrutural da folha.

    Responda
    1. Ivandete gomes oliveira

      É por pessoas como o sr que pensa e age desta forma que os cabulosos são eleitos por aqui no velho Brasil. Pede pro "mamãe" te adicionar no dileto grupo .

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Antes de tudo o que chamam de Mimimi é um direito. Ninguém é obrigado a tolerar o que o agride. Por outro lado, gostaria de saber o que este senhor foi fazer, com o meu dinheiro, (embora more no Rio, o que pago de IPI e IR vai também prá São paulo), nesta viagem dos sonhos.

    3. Adelmo Cavalcanti Lapa Neto

      A partir do momento que ele é uma figura pública, pago com o dinheiro público, o lugar de fala dele é público, mesmo em um grupo misógino, machista, sexista e classista privado. Talkey?

  11. Liege Câncio

    Parabéns pelo texto

    Responda
  12. Liege Câncio

    Parabéns pelo texto

    Responda
  13. Rodrigo à vora

    Mamãe, caaguei..

    Responda
  14. Matheus de Magalhães Battistoni

    É verdade, um misógino que quer limpar a bunda das ucranianas com a língua. Faz muito sentido

    Responda
  15. Isabela Resende

    Precisamos nos apoiar nisso pra ñ termos a mesma eleição. O chefe maior do estado talvez só não eleja, talvez, pq participou, por omissão, na morte de milhares. Esse, porque ofendeu quem está lutando pela vida. Triste. Péssimo. Pior, externarmos agradecimentos às vítimas, como se o futuro de esperança compensasse seu passado e o presente. Se eu fosse uma dessas mulheres, gritaria de volta: lidem com seus b.o., não quero obrigada, ñ deviam nem ter vindo. Todos devemos desculpas.

    Responda
  16. Breno Heleno

    A pele negra alem de bela nao envelhece. Na verdade a pele branca é feita pra europeu e americano, paises frios. Aqui o que ressalta é a proteçao ao sol. Agora a natureza tem de ficar dando explicação a humano. Triste.

    Responda
  17. Breno Heleno

    Minha filha corresponde ao estereotipo (1,76, olhos claros blond. Tenho medo e vou protege-la pois me senti atingido.

    Responda
  18. Breno Heleno

    Lamentavel . Subjugar a beleza das proprias compatriotas, mulatas, mestiças e pretas que tem sua beleza tais quais as loiras, meu caro. E to falando de beleza fisica. Permita-se no nos recôndito ver beleza em todas elas. Isso nao é democracia. É humaninda

    Responda
    1. Breno Heleno

      Minha filha é loira, alta e vou proteger com unhas e dentes

  19. rodrigo vaz soares

    Não se iluda. O pior de todos, aquele que concorre à reeleição na presidência, corre o risco de se reeleger - e com os votos de milhares de mulheres. Fato.

    Responda
    1. Breno Heleno

      Vanderlei tem razão

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Sou cego. Tenho uma filha moça, porém mais do que protegê-la procurei dar a ela condições para se proteger.

    3. Breno Heleno

      Eu tenho uma filha loira alta de 1,76 olhos verdes e sinceramente estou num misto de medo e vontade de abraça-la e protege-la desse mundo.

  20. Marcelo Rod

    Ate agosto, tudo pode mudar. Duvido que esse imprestavel, nao seja candidato. Federal ou Estadual em SP, ele sera eleito. Alguma duvida?

    Responda
  21. LOUA MENEZES

    A cassação é efêmera e logo esse degenerado estará de volta à vida política antro de todo tipo de políticos aproveitadores da população despreparada para escolher um político decente e de bons propósitos sociais !

    Responda
    1. Breno Heleno

      Ele é o que de melhor produz oncapitalismo consumista de barbies

  22. Alexandre Sartori Barbosa

    Tchau queridos.

    Responda
    1. Breno Heleno

      Black is beautiful, chinese too, japanese too brazilian too, nada mais cruel do que esse capitalismo da barbie que nos relega. Nosso cabelo nao é tao liso, nossos olhos nao sao claros a pele nao é alva, mas carregamos o paîs nas costas.

  23. Alexandre Sartori Barbosa

    E Renan Blonde Tour continua líder do MBL. Ele derruba presidentas honestas com muitas ofensas sexistas gratuitas e é guia de turismo sexual de mulheres fragilizadas pela pobreza nas horas vagas. Arthur era apenas o seu aluno mais empolgado.

    Responda
    1. Breno Heleno

      O blond tour é o antepasso do nazismo sou pai de loira e estou com vontade de proteger minha filha desses monstros.

    2. Eladio Gomes

      Exato! E pode não ser o único. Quanto à possível cassação, uma Assembleia que deu de ombros para um caso explícito de importunação sexual não é muito confiável.

    3. Ricardo Botto

      Nem todo bol.so.na.rista é ca.na.lha alguns são aprendizes.

  24. APARECIDO MARIANO

    A cassação por 8 anos é o mínimo que esperamos daqueles que se elegeram dizendo que iriam fazer diferente. Vamos ver se realmente esses novos políticos estão dispostos a fazer diferente ou se nos encontramos mais uma vez diante de farinha do mesmo saco

    Responda
    1. Breno Heleno

      Muito pouco, temos de banir da vida publica esses plaboys adoreadores dw barbie

  25. Marcos de Toledo Benassi

    Ana, minha cara, a vida é muito injusta: na Terra das moças que nos beneficiam, há o terrível risco de faxina étnica; pois, dessa porcaria, derivou uma faxina ética do outro lado do mundo. Alguém sempre se dá bem na desgraça. Merecem mesmo nosso agradecimento e solidariedade, porque o MamãeKHaguei não haverá de ser o único com pretensões fornicativas. Lembremo-nos de que beleza põe mesa, sim, especialmente na miséria: o meretrício salva muita gente da fome.

    Responda
  26. Paulo da Silva batista

    Bolsonaro deu muito mais sinais e não foi suficiente,acho que estamos aprendendo.

    Responda
  27. Renata Bernardes Proença

    Gratidão às ucranianas e ao ótimo artigo, lembrando que a força feminina age, mesmo que involuntariamente e através de vias tortas, como esse flagrante delito de misoginia explícita que representou o suicídio político desse indivíduo e que se tornou cada vez mais insuportável no mundo atual.

    Responda
  28. Luiz Alberto Brettas

    Excelente carta de agradecimento. Como já mencionado, quem sabe outras belezas de nosso Mundo possam fazer, também, com que o desprezível, que ocupa a cadeira da presidência da República Federativa do Brasil, desapareça do ambiente político do País...

    Responda
  29. filipe moura lima

    Muito bem, Ana Cristina!

    Responda
  30. Maria Lima

    Mesmo antes do episódio, o candidato já demonstrava, através de outras atitudes condenáveis, incompatibilidade para o cargo.

    Responda
  31. Edison Luciano

    Quem sabe a ideia se multiplique e nos livre do mesmo tipo que concorre à reeleição presencial...

    Responda
  32. Val Valente

    Parabéns pelo texto e maior ainda para essas guerreiras!!!

    Responda
    1. Breno Heleno

      Nao saoi loiras. sao pessoas,Arthur. Enxergue lor dentro do corpo, desprezamos sua sexualidade.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.