-
LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA
Excelente artigo. Demonstra familiaridade com a antropologia. A citação do nome Kaiapó (macaco grande) dado aos Mebêngokrê, " a gente do buraco da água" , na sua autodenominação, é muito ilustrativa da desumanização conferida aos inimigos.
-
José Trindade
EUA e as suas malfadadas e criminosas guerras ao "terror".
-
Severo Pacelli
A mídia tradicional recebe prá isso. Manipular a massa e fazer dela que quiserem. De novelas, futebol, passando pelo música sertaneja dita universitária, o papel da mídia é sempre deformar para controlar. O Brasil é mestre nisso e isso resulta num povo que sequer sabe a história de seus avós.
-
José Iran Vasconcelos
Creio haver um erro ao associar "eslavo" (slav) a "palavra" (slovo). Os dois termos são parecidos, sem dúvida, mas segundo entendo não tem a mesma raiz. "Slav" está mais ligado a "glória", "nobreza", o que transparece em nomes de cidades, como Ekaterinoslav, comumente traduzido como a "glória de Ekaterina".
-
Leonardo Trindade
Isso me lembra o quanto os EUA trabalharam nos últimos anos para desqualificar muçulmanos. É praticamente impossível não associar a palavra a um povo supostamente menos desenvolvido. Tudo pela guer... Digo, pelo lucro.
-
Leonardo Trindade
Perfeito, Milton.
-
MILTON BARBOSA CORDEIRO
O Império Turco Otomano, implantado notadamente com o viés de religiosidade também fez com o que os seus desmandos carreassem a uma crescente ira do mundo dominado e fez com que no bojo da primeira grande guerra ficasse desmantelado, inclusive com a queda do último sultanato otomano. Tudo isso foi aproveitado pelos grandões do ocidente para manter o seu poderio.
-
MILTON BARBOSA CORDEIRO
Caro Leonardo, não quero desqualificar o seu posicionamento sobre a narrativa dos EUA, mas acho que esse martelar constante e negativo sobre o muçulmanos é também uma narrativa de todos nós ocidentais, predominantemente cristãos, e que no último milênio combateu fervorosamente os islamitas. As guerras históricas As Cruzadas apresentavam viés muito parecido com a descrição desta matéria e no decorrer dos tempos foram consolidando a ideia de que o islamismo tem parte com o mal.
-
-
Andre Ferraz de Toledo
Esse é o comportamento da imprensa brasileira na guerra.
-
Joao Pinheiro
Durante a II Guerra Mundial, os ingleses chamavam os alemães de hunos, um povo bárbaro. Já as torcidas de futebol aplicam ainda hoje essa mesma tática aos torcedores de times adversários.
-
José Iran Vasconcelos
Meu caro, chamavam os alemães de hunos na primeira, não na segunda guerra. Na segunda guerra, chamavam-nos simplesmente nazistas, que é muito mais desumanizante que hunos.
-
-
adenor Dias
Claramente vemos esta desumanização na sociedade. No Brasil de um passado não muito distante, os sulista desumanizavam os no-rdesti-nos. Com a atual guerra, vemos a desumanização de toda sociedade ru-ssa! Até parece que 100% do povo ru-sso, é a favor da guerra.
-
Ed P
Excelente texto. Parabéns!
-
Marcos Antônio
E essa relação é mediada pela distância moral percebida entre nós e eles , interessante que as más pessoas, no trabalho privado ou público, por exemplo, montam seu grupinho dominante e fazem práticas imorais e muitas vezes escusas, mas jamais reconhecem seus erros e quem está fora do grupo e não apoia os maus é conceituado com adjetivos pejorativos e perseguidos.
-
Marcos Antônio
Foi assim com os Tupis em relação aos povos Sambaquis, estes habitavam a costa brasileira 7 a 8 mil anos atrás, muito antes dos tupis-guaranis.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.