Comentários para:

A China científica

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Dias

    Nem pra escrever Schwartsman direito.

    Responda
  2. MILTON KAWATAKE

    ...Por enquanto os chineses estão surfando na onda da industrialização à partir da desindustrialização dos países ocidentais com o neoliberarismo financeiro de Reagan/Tatcher. ...Suas elites economicas vendo rentistas, como os ex-industriais da Fiesp, podem migrar o capital para o mercado financeiro mais rentável e o PC Chines terá problemas para manter sua produção industrial onde empregam milhões de engenheiros e fazem pesquisa científica para evoluir tecnologicamente como os EUA.

    Responda
  3. Rodrigo Silva

    Até acho certos comentários deste professor (e não filósofo, pois não há contribuição importante dele nessa área) interessantes (como este), pena que o mesmo às vezes baixe muito seu nível (vide a notícia de sua condenação por agressão verbal contra Tabata), comigo acontece com muitos ao usarem redes sociais, como se as mesmas fossem canais onde pode-se tudo

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      por ser formado em filosofia Paulo é habilitado para a catedra de filosofia em universidades federais ; se ele se dedica a questoes filosoficas ou nao tal nao invalida nomina-lo filosofo - haja fel ...

  4. Luiz Barbosa

    Ghiraldelli vem fazendo um excelente trabalho de educação política. Vale a pena ler seus últimos livros e acompanhar o canal no YouTube.

    Responda
  5. Braz Delpupo Neto

    Mais um baita texto do professor Ghiraldelli!

    Responda
  6. Elismar Dias

    Uma pena o artigo não dar informações sobre o Blog e o Canal do Professor Ghiraldelli, que é um excelente quadro acadêmico, tem diversas obras publicadas e é muito atuante de uma forma que poucos o são. Para aqueles que não enxergam a profundidade das ideias, a pluralidade é sempre um convite ao conhecimento. Vamos todos sair das cavernas da ignorância. Os chineses sabem de seu limite, senão ainda estariam crescendo 10% ao ano. O progresso precisa de democracia para além da divisão do trabalho.

    Responda
  7. Francy Litaiff Abrahim

    Cem por cento de acordo. Acrescentemos aí que ditaduras mentem e falseiam as estatísticas. Tudo que sabemos da China é o que o governo chinês quer que saibamos.

    Responda
    1. Braz Delpupo Neto

      Rafael, se as mídias mentissem da maneira que você coloca com essa comparação com as ditaduras, elas não venderiam jornais.

    2. Rafael Lopes

      E tudo o que sabemos por aqui é o que alguns donos de conglomerados da mídia querem que saibamos. Qual a diferença?

  8. José Cardoso

    Há pelo menos um contra-exemplo importante para essa crença de que a democracia liberal e o desenvolvimento científico são correlacionados. Os impérios alemães e austro-húngaro foram altamente produtivos nessas áreas durante o final do século 19 e início do 20, ao mesmo tempo que tinham regimes políticos aristocráticos e militaristas. Acho a democracia liberal um valor em si, mas não que sem ela não possa haver grande desenvolvimento científico e tecnológico.

    Responda
    1. Martins Costa

      Perfeito! E, mesmo entre comunistas, tem Cuba, que exporta vacinas e medicina para o mundo todo e a China, que emerge nas energias renováveis e telecom, sem falar no desenvolvimento da mobilidade de alta velocidade.

  9. Carlos Pinheiro

    O jornal amplia a cada dia o falso pluralismo democrático, eufemismo retórico para ampliação do universo de assinantes. Qual será o próximo convidado para esse banquete indigesto? Ricardo Salles defendendo o desmatamento? Milton Ribeiro atacando a orientação sexual não heteronormativa, que ele chamará de opção degenerada? Heleno exaltando o torturador Ulstra?

    Responda
    1. George William

      Os textos publicados em "Tendências e Debate"não fazem parte do quadro de articulistas do jornal. Qualquer pessoa inclusive você pode publicar um texto no mesmo espaço.