Latinoamérica21 > Por uma ordem internacional de povos livres: ajudemos a Ucrânia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Eduardo

    No plano das ideias o que deveria ocorrer e exatamente isso. Esse debate e premente para construir um futuro "humanista" para as próximas gerações. Porém, no presente, na política ocidental, não houve uma ruptura com o pensamento "principesco" de Maquiavel

    Responda
  2. Graça Almeida

    Uma guerra alimentada pelos Estados Unidos, conselheiros do presidente ucraniano, sanções para destruir a Rússia destruindo a todos isso porque o império do norte não aceita que o mundo seja menos hegemônico, como não pode invadir a Rússia ou a China, como sempre faz com outros países sob pretextos múltiplos usa um fantoche. A guerra precisa cessar para acabar com o sofrimento de inocentes ucranianos, russos e por todos nós, chega de análises que tentam legitimar o ilegítimo.

    Responda
  3. Sérgio Pombo

    Nunca concordei cegamente com todas as atitudes dos governantes norteamericanos, mais notadamente os republicanos, mas acreditar que Putin está correto só me faz aumentar a decepção com bolsonarostas e lulistas que em muitas situações se põem no mesmo balaio. Pobres cabeças!

    Responda
  4. Nelson da Silva Cordeiro

    Onde há presença dos EUA há guerra e sofrimento. Agora há o neonazismo personificado no governo de Zelensky fomentado e gerado com o apoio do Tio Sam. A narrativa americana está transformando nazistas e neonazistas em heróis. Tempos sombrios.

    Responda
  5. Nelson da Silva Cordeiro

    Onde há presença dos EUA há guerra e sofrimento. Agora há o neonazismo personificado no governo de Zelensky fomentado e gerado com o apoio do Tio Sam. A narrativa americana está transformando nazistas e neonazistas em heróis. Tempos sombrios.

    Responda
  6. Josue Oliveira

    Por falar em LIVRES, que tal ajudarmos CUBA. Mas são seletivos...

    Responda
    1. Sérgio Pombo

      Você se refere a República Democrática de Cuba a manter sua liberdade e democracia?

  7. Andréia Chaieb

    "Onde há agressor e vítima, a neutralidade sempre beneficia o agressor". Interessante q não encontrei artigo semelhante c referência aos povos do Iraque, Síria, Iêmen e tantos outros usados pelos EUA e Otan.

    Responda
  8. Alfredo Aveline

    Guerra totalmente desnecessária! Porque pressionar os russos posicionando armas ao redor de suas fronteiras e depondo o presidente anterior que era amigo dos russos? Essa pressão é essencialmente a luta americana para não perder sua hegemonia e é paralela a luta contra a China. É os EUA pressionando diretamente as fronteiras dos países fora de sua zona de influência. A OTAN está sob o comando dos EUA e envolveu-se em todas as campanhas horríveis do Afeganistão, Iraque, Síria, Líbia.

    Responda
  9. RONALDO F VAZ

    Povos livres? Ucrânia sob a égide da Otan? Conta uma de português!

    Responda
  10. José Filho

    Essa tal de "ordem internacional de povos livres" inclui os milhões que morrem de fome na Ãfrica, na Venezuela, as vítimas do PCC, os povos dominados por cartéis e gangues na América Central, ou isso só vale para a Europa?

    Responda
  11. SYLVIA DOS SANTOS

    Excelente artigo.

    Responda
  12. Raul Cabral França

    Um texto muito lúcido, que a maioria dos comentadores ("e os EUA? E a OTAN?") claramente não se deu o trabalho de ler e veio direto trollar a seção de comentários. Às vezes até consigo ler as notícias e sem perder a fé na humanidade. Difícil é mantê-la depois de ler os comentários dos leitores.

    Responda
  13. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Plenamente de acordo, mas, parafraseando os bozoloides, e o Iêmen, e a Palestina, e Cuba, e a Líbia, e o Kosovo, e a Síria, e o Iraque, e os 20 anos de Afeganistão e o bloqueio criminoso de suas reservas?

    Responda
  14. Vilarino Escobar da Costa

    Precisamos levantar a voz contra todas as guerras , pois nenhuma é justa e , via de regra , os governantes manipulam os povos insuflando nacionalismos para garantir interesses imperialistas , armamentistas e de grandes empresas , como por exemplo as petroleiras...Precisamos levantar a voz contra a guerra na Libia e na Siria , patrocinada pelos EUA, contra a guerra da Arábia Saudita contra o Iêmen. Todos os povos precisam ser defendidos e toda hipocrisia colocada a luz da verdade .

    Responda
  15. jose roberto alferes siqueira

    Imprensa querendo a mortes de terceiros, que não, sejam a dela própria. Ajudem a parar a guerra agora , peça a seu parceiro comediante fazer acordo de paz, poupem vidas , o mais importante. , que valem heróis mortos , deixem o povo viver, depois acertem os ponteiros na paz

    Responda
  16. André Silva de Oliveira

    Viva a Ucrânia livre, democrática e indivisível!!!

    Responda
    1. Severo Pacelli

      Viva Venezuela, Cuba, fora o bloqueio dos EUA. Viva Síria, Líbia, Iêmen, Fora EUA e OTAN. Viva a democracia indivisível de todos os povos, não só da Ucrânia, a bola da vez.

  17. Gildasio Fernandes Dantas

    Vocês lamentaram também a OTAN participando da invasão da Líbia, deixando muito pior de que com Kadafi, ou do Iraque com a morte de muito mais pessoas?

    Responda
  18. Gildasio Fernandes Dantas

    Se você não entendeu, Rússia deu bastante tempo para a Ucrânia desistir de colocar bases militares da OTAN no seu país. Aqui no Brasil, apesar de não sermos contrários ao EUA, não gostamos quando eles instalam uma base militar aqui em um país vizinho. O Rússia agiu muito acertadamente. Se não tivesse invadido e a OTAN tivesse uma base militar na Ucrânia aí haveria um risco de uma guerra nuclear.

    Responda
    1. Severo Pacelli

      Rússia de fato avisou inumeras vezes, porém EUA e OTAN insuflaram a guerra. Resultado: morte de inocentes. OTAN e EUA e ONU são uma coisa só. Manda EUA. Na guerra do Iraque, prevaleceu o fake news de armamento nuclear, na Líbia, Síria, o terrorismo, idem Palestina e Iêmen. Por onde passa EUA e OTAN, fica rastro de destruição e mortes. Porque não invadem um país, construindo pontes, ferrovias, agroecologia (fora agropop), proporcionando vida saudável e feliz para os povos, porque?

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Marcelo, se são desculpas que mal há em cada qual escolher a sua? Que tal os mesmos pesos e medidas? Obrigam-nos a defender um tirano es cro to como o Putin!

    3. Marcelo Santana

      Defender putin hoje seria como defender hitler, qdo este queria de volta o espaço vital alemão. Otan é desculpa, tal qual foram as armas de destruição em massa de sadam. Todas são desculpas esfarrapadas e você escolhe uma pra chamar de sua.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.