Esporte > Ex-campeão de xadrez punido por apoiar guerra teve ajuda de espiões soviéticos em Mundial Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Epitácio José Brunet Paes

    Leiam "o yogurt de Karpov era preparado pela KGB...". Kkkkkkkkkkkkkkkk

    Responda
  2. Epitácio José Brunet Paes

    Como é possível publicar uma matéria desta ? Essa foi longe demais na russofobia. Não sei se é caso de rir ou chorar. Esse caso, sr. ombudsman, é uma vergonha para o jornal. De onde inventaram o autor ?

    Responda
  3. CRISTIANE DUARTE SIEBRA SIMOES

    Eu estou com vergonha alheia dessa matéria. A pessoa que escreveu é uma sem noção! É uma ignorante do mundo do xadres.

    Responda
  4. José Natalício de Araújo

    O exagero é gritante, até pata leigos como eu. Jornalista? Escritor de ficção? Vai saber?

    Responda
  5. Humberto Isidoro

    Caramba. A situação ta ficando ruça. O sujeito escreve uma matéria sobre xadrez e demoniza a Russia comunista para justificar a demonizaçao da Russia capitalista selvagem de Putin. puro oportunismo jornalistico (nada tem de jornalistico, só de oportunismo mesmo) e ainda tem a passagem do iogurte preparado pel KGB que dava doses extras de energia a Karpov. 1984 é fichinha perto do que a midia esta fazendo O Emmanuel Goldstein da vez é a Russia

    Responda
    1. Robson Simões

      Perfeito o seu comentário, parabéns! Pena que o colunista não vai entender as analogias .

  6. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    Segundo relatos, eu estava na primeira delegação portuguesa enviada ao Brasil sob o comando de Pedro Ãlvares Cabral.

    Responda
  7. Luciano Pimentel

    Excelente matéria! Parabéns ao jornalista que escreveu. História fantástica.

    Responda
    1. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

      Fiquei interessado no yougurte da vitória preparado por agentes da KGB. Quantas unidades preciso consumir para substituir décadas de estudo de xadrez?

  8. osmar Carneiro

    Quanta falta de conhecimento de história...Sinal dos tempos, ou pura ignorância?

    Responda
  9. fabio lauff barcellos

    A FS adora uma histeria retardada. Dava filme de Hollywood. Os angelicais senhores da Guerra do Ocidente- eis uma sugestão para outro filme puritano. Vamos ver quando o Tio Sam através do Biden gagá provocar uma guerra se histeria prevalece. USA são 100 anos de guerras , invadindo países e matando inocentes em nome do petróleo, hipócritas!

    Responda
  10. silvia ramos

    Quais são as fontes???!!! "Segundo relatos"??!! De quem? De onde?! Xadrez é estratégia e inteligência, estagiotários! Vitaminas!?!! Espiões??!!! Que antijornalismo é esse?!

    Responda
  11. Guilherme Menezes

    Quanta histeria! Esta guerra serviu para tirar das catacumbas o anticomunismo e a russofobia, ao mesmo tempo, ainda que a Rússia seja um país capitalista. Matérias como esta, cheia de afirmações exageradas, sem comprovação histórica, são um exemplo claro da mediocridade de quem escreve e de quem publica. Vamos melhorar o nível, gente!

    Responda
  12. Joaquim Salomão

    "Agentes da KGB espionavam os treinos de Kortchnoi para antecipar as jogadas". Isso é, no minimo, uma fantasia ridícula.

    Responda
  13. Alberto Henrique

    O enxadrista que fugiu da União soviética deixando esposa e filho se ferrando,pensou apenas nele. Lamentável.

    Responda
  14. neli faria

    E em São Paulo tem uma rua que homenageou o ditador da Iugoslávia o Tito. A esquerda tirou o nome de Costa e Silva do Minhocão e silencia quanto ao Tito. A esquerda tirou o nome do Fleury de uma rua e deixa o nome do Tito.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Gildásio: Marechal Tito e não general. Foi um ditador da antiga iugoslávia. Gustavo: falei do Marechal Tito de  São Miguel e não do Tito na Vila Romana. Silvio: sou fã desse dicionário de rua. Luiz   nem sei o motivo que reclamei da homenagem ao ditador Tito. Só li hoje,por isso respondo tardiamente. 

    2. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

      Esse comentário, que não mantém qualquer relação com esta matéria, já foi publicado anteriormente em outra.

    3. Gildasio Fernandes Dantas

      Dobre a língua para falar do general Tito, um comandante que comandou os partisans na luta contra o nazismo, e depois da guerra não submeteu ao regime sovietico, e que era tão respeitado que manteve Unido esse monte de micro países como Kosovo, Croácia, Bosnia etc, que ficaram guerreando uns ao outros depois da morte de Tito, provavelmente estimulado pela OTAN usando a estratégia dividir para reinar. Quanto a Fleury um torturador corrupto.

    4. Gustavo Ribeiro Leal Silva

      Nossa, nada a ver. A Rua Tito, em São Paulo, é uma homenagem ao Imperador romano Tito e não ao que governou a Iugoslavia. Tanto isso é verdade que outras ruas adjacentes a ela fazem referência a outras figuras marcantes do Império Romano, como Cláudio, Vespasiano e Cipião e elas ficam na Vila Romana ainda por cima. Essa obsessão com esquerda faz o pessoal dizer cada pérola que não dá pra acreditar.

    5. Silvio Alpendre

      Neli, a verdade liberta. O Tito da rua não faz referência ao ídolo de muitos brasileiros. Dá uma olhadinha no sítio dhttps://dicionarioderuas.prefeitura.sp.gov.br/ Fica triste não.

  15. Marcelo Rod

    Karpov x Kasparov, era o BR x Arg do xadrez

    Responda
  16. neli faria

    Eita, e tem gente que defende essa ditadura...! E ditadura?Nenhuma presta!

    Responda
  17. Alberto Silva

    Na ânsia de fazer propaganda contra a Rússia, a Folha comete mais uma matéria vergonhosa. Enquanto isso meu comentário à matéria anódina produzida pelo ombudsman no domingo foi imediatamente censurado. Ao invés de falar da vergonhosa cobertura da guerra que a Folha está fazendo, ele tentou defender a ferramenta de censura do jornal. Esse cara deveria ser chamado de porta-voz dos acionistas, nunca de ombudsman.

    Responda
    1. silvia ramos

      Sou censurada nos meus comentários diariamente. Vergonha. Cobertura péssima, a antítese da verdade. Um horror. L1.x.0

    2. Davi Oliveira

      Quer passar pano, basta dizer que Karpov era agente da KGB por ideologia, não por oportunismo. Não precisa tanto contorcionismo hehehe

  18. Diego Mentor

    Daqui pra frente, tudo o que vier da Rússia será maldita na boca da mídia ocidental. Os méritos russos foram trapaças, nada se salva. Estão tentando apagar da cultura mundial de Tolstoi ao estrogonofe. É como se estivéssemos vivendo um live action de 1984, de George Orwell. A propaganda de guerra contra a Rússia não ajuda em nada na compreensão do conflito.

    Responda
    1. Davi Oliveira

      Quer passar pano, basta dizer que Karpov era agente da KGB por ideologia, não por oportunismo. Não precisa tanto contorcionismo hehehe

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      O bandido não é o povo russo, é o putin

  19. José Miguel Bendrao Saldanha

    "Além disso, [os agentes da KGB] preparavam o iogurte que Karpov comia durante as partidas e que parecia lhe providenciar doses extras de energia e concentração." Sério?...

    Responda
    1. Marcos Riera

      Os caras chutaram o pau da barraca nesse texto sem o menor pudor. Ainda esperando um texto crítico de verdade do ombudsman sobre a cobertura do conflito na Ucrânia por parte da folha.

    2. Caio Gomez

      Dei uma gargalhada nessa parte, é tão forçado que é engraçado

    3. Davi Oliveira

      Quer passar pano, basta dizer que Karpov era agente da KGB por ideologia, não por oportunismo. Não precisa tanto contorcionismo hehehe

  20. Paulo Polastri

    Karpov é um dos 5 ou 10 maiores enxadristas de todos os tempos, foi por mais de 20 anos um dos dois melhores jogadores do mundo (junto com Kasparov). Bobagem uma matéria que quer jogar todo seu sucesso na conta de um suposto complô soviético.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Em primeiro lugar está Kasparov

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.