Mariliz Pereira Jorge > A censura da realidade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A turba do politicamente correto passará, mas os clássicos da arte permanecerão. Não é à toa que o Ocidente (leia-se EUA e UE) esteja polÃtica e culturalmente em crise, e um dos sintomas é o cerceamento da livre expressão artÃstica.
Eu nem sei quem é esse cara, mas vi o chamado da Netflix, mas não me suscitou interesse para ver. Mas, falando em livros violentos, machistas... A BÃblia?
Pedofilia talvez seja o pior dos crimes depois do assassinato. No meu tempo se dizia... dá idéia não....
Danilo Gentile é mais um daqueles irresponsaveis que apoiou publicamente Bolsonaro e contribuiu para que esta aberração nazifascista ascendesse ao planalto. Agora, chora e peça perdão, não à Deus, mas ao povo brasileiro.
Os que querem censurar obras de arte, são os mesmos que são contra a lei Maria da Penha, acham que não deve se meter em "briga" de casal, são os mesmos hipócritas contra punições reais quando não tem pobre envolvido.
A hi pocrizia do cancelamento, tanto da ultra-direita dos bozonaristas quanto do politicamente correto, é nenhum destes grupos sugerir cancelar também descobertas cientÃficas e tecnológicas quando descobrirem que cientistas também são preconceituosos, misóginos etc.
Sou totalmente contra censura. Acho (e só acho) que caso deveria levantar o questionamento a respeito do humor sobre uma questão tão sensÃvel. Há não bolsonaristas que, ao sentar para rir de um besteirol, tiveram gatilhos ativados com uma cena de bastante mau gosto. Entendo que esse é o ponto.
Comvordo, Mariliz. Começam com a censura pseudo-politocamente correta e vão acabar queimando livros em praça pública, enquanto os mamãe falhei da vida continuam soltos por aÃ.
Imaginem se Nelson Rodrigues e Nabokov pudessem ler as bes teiras politicamente corretas dessa coluna: eles se perguntariam se estávamos voltando para a idade média de Torquemada ou botando uma grande peneira em frente ao sol, para tapá-lo. Nelson, como sempre, sugeriria botar uma tarja preta na saia da menina do quadro do NYT, como solução. A arte é livre. Presta atenção, colunista.
Preste atenção ao texto, rapaz!
Pela forma que foi escrito, me levou a outro entendimento.
A preguiça de ler deveria ser acompanhada da preguiça de comentar; mas não: o indivÃduo não lê o texto e vai todo animado comentar e criticar a colunista, que disse exatamente o contrário do que ele aponta. A liberdade da arte, que ele defende, é também defendida pelo texto que ele crÃtica!
Mariluz, aqui em Campinas tem dois escritores pornógrafos: a Hilda Hilst, já falecida, e R. Roldan-Roldan, ainda vivo. Tem que proibir! Aquele outro, que era Marquês - e sádico - também, queima! Livro de psicopatologia? Onde já se viu enfiar crÃticas ao Bozoverno em curso de psicologia? Comunismo, toca fogo! E fogo do inferno, que é pra queimar pela eternidade! Hahahah!
O titulo do filme, deveria revoltar uma sociedade que se deseja ser do bem! O ambiente escolar, deveria ser um lugar de muito respeito! Infelizmente, li uma matéria do Contardo Caligaris, que falava de escolas na Itália de sua época, onde se via moleques se mastur... em plena sala de aula...
Brigar com obras de arte é uma forma de escapismo. São pessoas que ou não tem coragem de enfrentar as pessoas que praticam os atos repulsivos e criminosos e se voltam contra alvos inócuos, como artistas e suas obras. Ou então é o retrato do desprezo em relação à s pessoas que são vÃtimas dos crimes, pois "elas não fazem parte da realidade deles", e eles não querem se envolver com "coisas que não lhes dizem respeito".
Texto de uma absoluta lucidez. Parabéns. Um de seus melhores.
Boa. Pois é, aonde chegaremos ? Eis a questão pra falta de leitura e cultura abrangente e universal. Pra que lado iremos ?
Ah Marcos, se continua o Bozo Satanás vai ter que reformar o inferno e construir um subsolo, um porão, pra jogar o Brasil lá dentro!
Pra baixo, Nivaldo, pra baixo: se continua o Bozo, ou é subsolo da tumba ou as profundas do inferno.
Excelente
Alguém precisa explicar pra esse pessoal a ironia do Picasso sobre o quadro Guernica. E, realmente, a polêmica sobre o filme é só mais um besteirol bolsonariano.
Concordo. Predadores estao nos templos. Milhares de casos acobertados pela igreja. Ate o papa ja pediu desculpas...
Cristina, nos templos religiosos (das mais diversas denominações), nas famÃlias, na vizinhança, nos locais de trabalho etc etc.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > A censura da realidade Voltar
Comente este texto