-
Maria de Felipe Martinez
As grandes potências não ligam para os vetos, fazem aquilo que querem fazer. Essas mesmas potências vetam o que convém a elas vetar, ou o que convém a seus aliados. Esse esquema, herança de outras circunstâncias, deixa aos países e povos mais fracos a mercê dos interesse geopolíticos dos grandes. Nada novo, claro. Mas deixemos então de apelar a nobres ideais, legalidade internacional, respeito as fronteiras estabelecidas, e vamos chamar as coisas pelo seu nome.
-
Luís Cardoso
#J. Cardoso: e a citação acerca do czarismo é de um personagem ficcional do Verissimo, mas entender o que é ficção talvez seja demais para sua cognição. Vejamos a descrição da personagem: "Com Dora Avante, Veríssimo critica as dondocas da alta sociedade, com suas ideias fúteis, a instabilidade de seus relacionamentos amorosos e a obsessão pela eterna juventude, manifestada nas operações plásticas e na insistência em não revelar a própria idade." Alguma semelhança com vc?
-
Luís Cardoso
#J.Cardoso: a falta de capacidade intelectual juntando-se com a descapacitação do cérebro resulta nisso. Aquilo que existia nos países do leste europeu, que nem de socialismo poderíamos chamar (talvez estado operário burocratizado se aplicasse) caiu por terra totalmente em 1989 com a queda do muro de Berlin, mas bem antes o capitalismo já havia sido restaurado nestes países. Aos analfabetos e imitadores, sugiro a leitura pelo menos do Manifesto Comunista.
-
Luís Cardoso
Agora a Folha está censurando inclusive a nota onde critico a censura de conteúdo. Talvez para alguns assinantes inclusos no algoritmo de censura prévia sejam liberados somente comentários com florzinhas ou receita de bolo. E a Folha sabe muito bem o que significam receitas de bolo pois apoiou a ditadura militar de 1964/85. Daqui a pouco estarão abraçados no Bolsonaro.
-
José Cardoso
Países comunistas são como reatores nucleares: não é simples desligar. Se o procedimento não for bem feito, os bens do Estado são arrebatados por um grupo ligado ao poder político. É o caso da Rússia, onde todo o sacrifício de duas gerações foi em vão. É hoje um dos países mais desiguais do mundo. Como dizia o Luís Fernando Veríssimo, a volta ao czarismo é a etapa derradeira do socialismo.
-
Luís Cardoso
E a citação acerca do czarismo é de um personagem ficcional do Verissimo, mas entender o que é ficção talvez seja demais para sua cognição. Vejamos a descrição da personagem: "Com Dora Avante, Veríssimo critica as dondocas da alta sociedade, com suas ideias fúteis, a instabilidade de seus relacionamentos amorosos e a obsessão pela eterna juventude, manifestada nas operações plásticas e na insistência em não revelar a própria idade." Alguma semelhança com vc?
-
Luís Cardoso
A falta de capacidade intelectual juntando-se com a descapacitação do cérebro resulta nisso. Aquilo que existia nos países do leste europeu, que nem de socialismo poderíamos chamar (talvez estado operário burocratizado se aplicasse) caiu por terra totalmente em 1989 com a queda do muro de Berlin, mas bem antes o capitalismo já havia sido restaurado nestes países. Aos analfabetos e imitadores, sugiro a leitura pelo menos do Manifesto Comunista.
-
-
Desirrê Freitas
RT e Sputnik foram "vetadas"? Sério, esse é o termo? CENSURADAS. Engraçado como a mídia ocidentalizada (Brasil não é considerado ocidente pelos EUA e Europa) repetem como papagaio e cachorrinho de estimação a visão estadunidense e europeia.
-
VITOR WAGNER NETO DE OLIVEIRA
Boa análise, mas incompreensível a qualificação de "tiranias de esquerda radical" para as ditaduras de Nicarágua, Venezuela e Cuba. Essas generalizações razas não ajudam na compreensão do que é a A Latina e o que são essas nações capitalistas no jogo da ordem mundial.
-
Alfredo Aveline
É sempre necessário examinar imparcialmente o olhar de cada lado. A adoção de uma posição sem considerar os argumentos e visões da outra posição enfraquece quem a adota. Se decisões são tomadas sem uma visão ampla real, pode-se chegar a resultados muito frustrantes. Tentar ocultar, rebaixar, demonizar ou negar a visão dos outros é uma grande falha. A manipulação da realidade tem um efeito muito limitado. Independentemente da mídia, as derrotas e vitórias surgem surpreendentes.
-
Maria de Felipe Martinez
No entanto exista direito de veto no Conselho de Segurança da ONU, não há saída. A Rússia e muito mais frequentemente os EEUU, vetam as resoluções que não lhes interessam, obviamente. Apesar de ser um só contrário, os votos da maioria nada valem. Qual é a lógica de ter então um Conselho de Segurança?
-
Luís Cardoso
Concordemos ou não, o poder de veto e a própria composição do conselho de segurança da ONU são resultantes da conjuntura do pós segunda guerra mundial. Com certeza devem existir outros descumprimentos, mas o Conselho de Segurança vetou a intervenção militar no Iraque em 2003, por absoluta falta de provas da existência de armas químicas, e os EUA e outros países mesmo assim fizeram o que fizeram.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.