Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vanderlei Nogueira

    O Brasil fez pior, com o fim da URSS e queda do Muro de Berlim, final da Segunda Guerra Mundial, inventou uma Eleição para Presidência da República, mas não alterou a estrutura planejada pelos militares, não ocorreram ganhos democráticos e sim perdas. Qual a diferença para a Rússia? "Dependente de matérias-primas, É um paraíso de rentistas".

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Um país tão grande , imenso...

    2. Vanderlei Nogueira

      A ditadura brasileira começa com as eleições para presidente, todos os presidentes da República representaram diretamente agentes de uma cidadezinha da grande São Paulo...

  2. Benedicto Ismael Dutra

    Foi surpresa geral a rápida eclosão dessa guerra no cenário bagunçado da economia globalizada. Qual é a relação dessa guerra com o confronto geoeconômico China-EUA que poderá transformar a relação de poder mundial?

    Responda
  3. DAVIDSON PISMEL CONDE

    eu adoro acompanhar leitores que fazem *cuestao* de defenestrar todos os colunistas apontar erros de infor maçao em seus textos para em seguida apresentar um *mas*, uma versao correta e infalivelde fatos em pau ta; ouso sugerir que esta fsp crie um espaço para esses intelectuais sob a rubrica *colunista por um dia* mas sem nenhuma moderaçao em comentarios..; será que vai chover candidato?

    Responda
  4. José Cardoso

    Muito bom artigo. Só discordo de dizer que o império Austro-Húngaro iniciou a primeira guerra. Ela invadiu a Sérvia depois do atentado ao herdeiro do trono. Como os EUA invadiram o Afeganistão depois do atentado em 2001. Foi a decisão da Rússia de apoiar a Sérvia que detonou tudo, arrastando seus aliados França e Inglaterra.

    Responda
  5. ANTONIO AUGUSTO GARCIA DE FREITAS

    Só bobagens, que partem do acordo dos anos 80 no qual dizia que a Russia seria integrada ao ocidente, ela bem que tentou isso, mas a resposta dos EUA foi despreza-la e "roubar seus"estados/países individualmente.

    Responda
  6. Marina Gutierrez

    Nada de novo , outro jornalista demonizando o presidente Putin, " o déspota de Kremlin": o Xi Jinping " A China se tornou mais poderosa e autoritária sob Xi Jinping" como se o governo da Rússia devesse aceitar a expansão da OTAN no quintal do seu vizinho sem reagir. Quando multidões de refugiados famintos, consequência das mudanças climáticas e de guerras provocadas pelos EUA e outros ( Afeganistão, Iraque, Siria, Iemen,) .baterem as portas da Europa, a OTAN vai fazer o quê?

    Responda
  7. Newton Gama Netto

    Ucrânia, país pacífico quando? Antes de 1991? Não é possível um jornalista ignorar o fato estrondoso, da guerra civil em curso há oito anos em Donbas. Os seus mortos não merecem respeito ? Mais um artigo escrito com o cérebro estomacal, este por sinal, recheado de fast food.

    Responda
  8. Alfredo Aveline

    Comentário limitado, tendencioso, que demoniza o oposto sem acolher outras visões e nem entende-las. É sempre a visão do herói combatendo o mal externo. É como o script de um filme. Para a Folha, seria melhor evitar esses jornalistas internacionais alinhados que participam do esforço da guerra hegemônica que estamos vivendo.

    Responda
  9. Ronaldo Pereira

    Na melhor das hipóteses, o mundo está cada vez pior, mais pobreza, mais desigualdade e mais violência....!

    Responda
  10. José Augusto Bernabé

    Penso que o Senhor está equivocado, o que já refez o Mundo foi essa Pandemia Viral, levou a movimentação astronômica de dinheiro pelos Países, muito, mas muito mais do que essas "Guerrinhas" crônicas da Rússia, a Economia vai precisar logo, logo de um "Reset", até o Gates já concorda com isso, só não ocorreu ainda porque não se descobriu uma Moeda para Referência além do Dólar.

    Responda
    1. JOÃ O MUCCI

      Eu não possuo o seu conhecimento em Economia, mas a Arábia Saudita vai começar a vender seu petróleo para a China, em Yuans ( a moeda chinesa), a Índia também parece que vai pelo mesmo caminho., vai adotar a moeda chinesa quando comprar petróleo dos sauditas. Não esquecer que China e Índia, segundo projeções do Banco Mundial e do F.M.I., serão as duas maiores economias do mundo, muito antes do final deste século