Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Já devemos começar a pensar na estabilidade do governo russo após esse fracasso. Um país com arsenal atômico não pode cair na anarquia. Penso no Gary Kasparov, esse sim um mestre no xadrez, e velho opositor do putin.

    Responda
  2. Epitácio José Brunet Paes

    Vivendo há 30 anos nos states, não surpreende a propaganda ideológica manifesta no texto do seu patrão. Certo, sra. ?

    Responda
    1. Ney Fernando

      O artigo está embasado nos fatos. Putin quer recuperar o império soviético e invade o país vizinho, mas acusa o outro lado de ser o imperialista. Manda envenenar opositores e por isso tem um medo danado de ser envenenado (ele não deixou nem mesmo o grandioso Presidente bolsonaro, que foi até lá para prestar sua solidariedade, tomar um assento mais perto dele naquela mesa enorme).

  3. Pedro Gonio

    Tudo na Rússia é falso, cada palavra, cada arma sofisticada que afinal não existe, cada força especial que afinal é um recruta, cada estadista que tem tanto medo que manda prender pessoas com cartazes em branco, que proíbe qualquer informação que não seja falsa, qualquer ligação com a verdade. A Rússia é um projeto falhado de país, desde sempre.

    Responda
  4. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Os adeptos de putin, estão ficando escassos

    Responda
  5. Lineu Saboia

    Vitória de Putin, celebre se quiser. Ele estava correto.

    Responda
    1. Ney Fernando

      Apoiando a Rússia e a China mas se diz anticomunista ferrenho. Logo apoiará Cuba e Venezuela também. Olavo de Carvalho deve estar se revirando no inferno por sua causa.

  6. André Silva de Oliveira

    Lucia, você mandou bem de novo. Parabéns à colunista e à FSP.

    Responda
  7. Lineu Saboia

    Putin ja cercou Kiev, agora é só c0rtar água e alimento, velha tática de vercer guerras. Biden , o velhinho do migau, via ficar falando sozinho. Otan e o ocidente fora da Ucrânia.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Lineu Jibóia, o otimista compassivo...

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Porque não te calas?

  8. Lourival Costa

    Putin vai terminar vendendo a mesa de cinco metros.

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Tem um cara em Brasília que quer.

  9. Edno Oliveira

    O comentário da jornalista é bastante esclarecedor. As últimas falas do presidente russo mostram uma pessoa bem diferente daquela do discurso em que anunciou a invasão da Ucrânia, com retórica belicosa e ameaças. Se agora não estiver mentindo como de outras vezes, significa que reconheceu seus enormes erros. Tomara que ele de fato busque a negociação e sendo senhor absoluto da Rússia, não confirme a afirmação de Nelson Mandela: “Não há ninguém mais perigoso do que aquele que foi humilhado".

    Responda
  10. Bento Brito Teixeira

    Essa "guerra" é consequência da estupidez de disputas geopolíticas. O deszeloso comediante presidente ucraniano desafiou o frio autocrata russo, querendo se aliar à Otan nas barbas da Russia. Não faltou incentivos para detonar a invasão iminente. Agora, como conter a tragédia? Como convencer ou fazer um armistício? As armas a enviar à Ucrânia vão incrementar a guerra? Deus e/ou a sensatez nos livre do "apocalipse".

    Responda
    1. alex carvalho

      Querer aliar a otan não significa que teria sucesso

  11. Jussara weltson

    Estranhei um pouco suas colocações de modo geral, pois vi que se tratava de uma jornalista brasileira. Quando notei que vive em New York, fez mais sentido pra mim. Parabéns pela análise. Sr Putin atolado no lamaçal Ucraniano até a cintura já.

    Responda
  12. Vera Maria da Costa Dias

    Depois da incredulidade frente à invasão (brutal demais, burra demais) imaginei que Putin (e o povo russo) iria pagar muito caro pela carnificina. E continuo pensando assim.

    Responda
  13. Henrique Monteiro

    Duvido que o povo da Rússia seja tão ruminante como os que acreditam nas mentiras do governo brasileiro. Pessoas inteligentes sabem como alcançar a verdade. Putin é apenas mais um derrotado no poder. Hitler e Mussolini já experimentaram o sabor da derrota. Como dizia meu pai. Mentira tem pernas curtas!

    Responda
    1. Marcus Salmeron

      Nasemar, a maioria do povo russo tem nível universitário. O analfabetismo é perto de zero. E há oposição, e muita, na Rússia, esmagada sob as botas de um tirano. Qualquer generalização é falta de um conhecimento mais aprofundado dos aspectos culturais do povo russo.

    2. Nasemar Hipólito

      O povo russo é sim mais ruminante que o brasileiro. Passaram 70 anos sob uma ditadura comunista terrível, os anos 80 e 90 numa pobreza de fome e encontraram no novo tzar Putin a redenção do orgulho russo há muito perdido. No Brasil a liberdade de imprensa é informação é absurdamente maior que na Rússia.