Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jorge Paiva

    Tão chata e desinteressante quanto a ditadura da tilápia é a ditadura do queijo. Colocam queijo (e suas derivações) em tudo, "pasteurizando" o sabor das receitas, para o desespero dos veganos e dos intolerantes à lactose, empobrecendo a gastronomia e desmerecendo seus inúmeros sabores distintos e inusitados, que deixam de ser conhecidos e sequer experimentados.

    Responda
    1. João Lourenço dos Anjos

      E há que lembrar também que em muitos pratos o queijo por ser servido à parte, de forma que o cliente possa optar se usa e em que quantidade.

  2. LUCIA REJANE G DA SILVA

    Em Rondônia, maior produtor de peixe nacional, fazemos excelentes ceviches de pirarucu fresco, filhote e matrichã, de carnes brancas, firmes e saborosas. Aqui, a nossa "tilápia" é o tambaqui, mas muito gordo é inadequado para o ceviche

    Responda
  3. NACIB HETTI

    Fui visitar Furnas e almocei uma excelente traíra sem espinho. Fiquei surpreso ao saber que a traíra era argentina. Aliás a balança comercial de pescado brasileira é negativa. Desde sempre. São oito mil km de costa e quinze mil km de rios piscosos!

    Responda
  4. Marcos Antônio

    E quem arrisca não petisca um bom prato regional original !

    Responda
  5. Hélio Higuchi

    Desculpe, a mas a tilápia é tudo menos barato. R$50,00 o quilo de filé de um peixe de fácil cultivo (em comparação ao cultivo de trutas ou salmão no Chile) é barato? Se for por preço prefiro a merluza( nacional ou argentina), a pescada branca, que são muito mais baratos e mais saborosos. Tem ainda aquela de chamar a tilápia albina de Saint Peter para poder cobrar mais caro ainda.

    Responda
  6. raul neto

    Acabamos encontrando também versões de ceviche de peixes de água doce, definitivamente não rola! Os peixes de águas doces não são para ser comidos cru, pois os mesmo absorvem algumas substâncias e bactérias que não fazem bem ao nosso organismo…. que só são amenizadas depois de submetidas á altas temperaturas ou seja “bem cozidos ou fritos”, já os peixes de águas salgadas não possuem este problema sendo os essenciais para serem comidos crus..

    Responda
  7. raul neto

    Uma vez vi o Olivier Anquier em programa de culinária arrependido porque havia comido ceviche de tilapia. Ele soube que não se faz sashimi ou ceviche com peixe de água doce pois tem bactérias que podem fazer mal. Alguém pode falar a respeito?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Japoneses não fazem sushis e sashimis com peixes de água doce. Além disso, quem confia? Todos os nossos rios estão contaminados. Até os da Amazônia, que acreditávamos puros, estão contaminados com mercúrio do garimpo ilegal. E ainda tem quem ache que a destruição ambiental bozoloide não nos atinge.

    2. Marcos Antônio

      Sei que o mercúrio da mineração irregular, nos rios podem ser ingeridos e acumulados no pescado (peixes, tartarugas, camarões). Veja o caso recente das balsas de extração de ouro no Rio Madeira nas proximidades de Manaus. Especialistas, recomendam não consumir os tubarões (incluso o cação) porque estão no topo da cadeia alimentar, portanto são acumuladores de químicos nos seus organismos, além disso, sua caça predatória causa o desequilibro marinho das outras espécies.

  8. Marcelo CORREA

    Só não concordo com "é barato". Já foi. Ótimo texto.

    Responda
  9. Roberto Prado

    Tilâpia, camarão de cativeiro, salmão e isopor. Todos tem o mesmo gosto. Que tristeza. Sardinha é muito melhor que tudo isto. Parabéns pelo texto.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Legumes também não ficam atrás. Pimentão, de qualquer cor, sem gosto, tomate branco por dentro e sem sabor. Mangas gringas, tommy, pálmer, Haden, bourbon sem fiapo e sem sabor. Até erva doce não tem mais cheiro e nem sabor.

  10. Paulo Jardim

    Se não gosta não coma, simples assim. As vezes falta assunto mesmo, normal.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. João Maurício Crepaldi

    Tilápia é agro. Tilápia é pop. Tá na globo

    Responda
  12. RICARDO BATISTA

    Texto saboroso, como sempre. Eu me pergunto se sou o único cujo peixe favorito é a sardinha. Especialmente se for frita e com farofa por cima. Se puder, por favor escreva sobre ela um dia, obrigado.

    Responda
    1. Marcelo CORREA

      Sou neto de portugueses. Passei minha infância comendo sardinha. Não posso nem ouvir falar.

    2. HUGO ALVES

      Além do ovo frito com pão francês.

  13. Lorenzo Frigerio

    É o Brasil. Variedade é palavrão. Preço é tudo.

    Responda