João Pereira Coutinho > Zelenski e Schwarzenegger são os atores sensatos da guerra na Ucrânia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Já li que o general português encarregado da defesa de Goa recebeu ordens do Salazar de lutar até o fim. Mas quando viu o número abrumador do inimigo, retirou-se prosaicamente. Como D. João VI de Napoleão, e mesmo Jango em 1964. Talvez nosso costume lusitano seja mais sensato. Mas muitos povos, como vietnamitas, afegães e agora ucranianos tem esse costume estranho de lutar até a morte.
Perfeito.
De inÃcio a simpatia estava com a Ucrânia, com a Russia estava a esquerda mais faática, sempre antiamericana. Mas as coisas estão mudando, cresce o apoio à Rússia de Putin, o padrão agora é responsabilizar Zelensky pela invasão. A única explicação que encontro para isso é de a maioria começar a perceber que eles também vão arcar com os custos das sanções. A dor do próprio bolso sempre dói mais que qualquer dor alheia.
Luiz, vc deve se informar melhor, vc é muito mal informado. E vc é um lulopetista, que para mim é igual a ser um bolsonarista, são radicais que defendem os seus gurus da mesma forma que aqueles que defenderam o putin no estádio. Você insiste na comparação de uma guerra sanguinária destas com a destruição da Amazônia. Isto demonstra que o único culpado é o próprio povo brasileiro que não sabe votar. O bolsonaro está aà por culpa exclusiva do pt partido que vc apoia e que representa o atraso.
ercilio, não sou adorador de corruptos, como vc. Pra sua orientação votei nulo a ultima eleição. Não faço parte do atraso que lulopetistas e bolsonaristas representam. Aprenda a coadunar melhor as idéias, tá?
Que mistura, esse colunista declaradamente conversador é liberal é petista? Sobre quem elegeu o homem, são dois tipos, o que apertou 17 na urna e o que se omitiu. Ao usar o termo lulopetismo se entregou, apertou 17 provavelmente. Essa culpa é intransferÃvel.
Há uma regrinha bem básica que poderia ajudar os vários comentaristas que, pelo visto, são admiradores de tiranos: quem ataca, está errado. Quem se defende, não. Simples não é mesmo?
Alberto, há uma enorme diferença entre explicação e justificativa, se você não sabe deste conceito básico não dá para discutir nada. Tudo pode ser explicado ou pelo menos se pode fazer esforços com este objetivo. A finalidade é saber como as coisas vieram a acontecer para evitar repetição das ruins e assemelhadas e tentar reproduzir as boas. É tentadoramente fácil ser mais um a cancelar o Putin, mas atribuir sumariamente a invasão a um desvio de caráter de um ditador é um erro inadmissÃvel.
O senhor Borges acredita que se houver uma boa explicação para o fim do mundo ele está justificado.
Não, Alberto, nada justifica a invasão da Ucrânia, mas vários fatores a explicam. É isso que deve ser perseguido, a correta compreensão das causas e consequências dos fatos historicamente relevantes. Numa situação absurda como esta, dividir o mundo entre "mocinhos" e "bandidos" e "torcer pelos mocinhos nem é simplismo, é infantilidade.
Nada na vida é trivial, mas muita complicação é criada para confundir o juÃzo das pessoas.
O mais óbvio, senhor Borges, e o principal, o maior deles, no caso. Nenhum dos crimes "coadjuvantes" justificam a invasão da Ucrânia. Deveria, portanto, ser o primeiro a ser condenado pela opinião pública.
Alberto, os criminosos são muitos. O mais óbvio é o Putin, afinal, foi quem ordenou a invasão, mas não é o único: também há o Binden, que insistiu por todos os meios em estender a OTAN até a Ucrânia; o próprio Zelensky também é, pois não viu o óbvio, uma Ucrânia neutra, com laços com a UE e a Rússia seria melhor para todos. É simples, mas não é trivial.
Sou mais a regrinha simples. O colega cá embaixo diz que a guerra é um crime, mas como ele se recusa um diagnóstico simplista, esquece de dizer quem é o criminoso. O contrário de simplismo é complexismo de evasão?
Não é simples, é simplista. Esta guerra é um crime e uma estupidez, mas pretender um entendimento mais completo da situação, não aceitar uma historinha pronta, não é o mesmo que apoiar tiranos.
Chamar de sensato um presidente fantoche que conduz seu povo à morte só pode ser escárnio ou muita ignorância. E falar em insucesso militar russo nesse momento parece apenas ecoar as versões dos serviços de inteligência ocidentais. O colunista desconhece que, na guerra, a primeira vÃtima é a verdade e se presta a um papel vexaminoso. A FSP deveria parar de cobrir a guerra. Não tem um mÃnimo de competência para isso.
Fantoche de quem? Do povo que o elegeu? Por que a primeira vÃtima é a verdade do articulista e não a sua?
Zelenski ao que falam e fantoche de grupo oligarquia que querem se manter no poder à custa do bens do estado, por isto reluta em poupar a vida do povo, ele atua em causa própria, não da população deixem a Rússia cuidar dele são farinha do mesmo saco, mantém o Brasil longe desta encrenca.
Claro que existem aqueles que condenam a todos os que podem prejudicar seu próprio bolso.
Biden, o fraco, o incompetente, dominado pela pobre esquerda americana, não durará muito tempo. O JFK deve estar se remexendo no túmulo, vendo um frouxo representando seu pobre, hoje, partido democrata, dominado por comunistas, por quem tanto combateu.
Aquele fanáticos russos que lotaram o estádio para apoiar putin me lembram estes fanáticos lulopetistas e bolsonaristas que apoiam seus gurus em todas as situações, não importa o que. Quero que estas sanções perdurem bastante para que o povo russo sofra um bocado pelo que estão infringindo aos ucranianos.
Luiz realmente não dá pra conversar com um lulopetista como vc. Como disse a Maria Lopes vc é um admirador de tiranos e digo eu, admirador de corruptos.
Eugênio, discutir com você, definitivamente é uma perda de tempo. Continue com sua visão curta e dicotômica do mundo e seja feliz.
Eugênio, calma, Valente... Você vociferou espalhando perdigotos, mas não respondeu à minha pergunta. E achar que aqueles que deploram o Bozo e seus asseclas é, necessariamente, petista demonstra um nÃvel baixÃssimo de compreensão da realidade. E sim, a destruição do meio ambiente no Brasil é um crime comparável à morte das centenas de ucranianos, embora seja menos óbvio e menos midiático.
Agradeço.
Voês não publicaram meu comentário que era uma resposta necessária ao outro comentário, no qual a pessoa estava tão mal informada. Desta maneira me dirigi ao ombusdman e fiz uma reclamação contra vocês sensores de uma figa. Sei que não vai adiantar nada. Mas meu comentário teria de ser publicado, não continha ofensa a ninguém.
Pô esse cara não sabe de nada mesmo; o estádio estava lotado com 90.000 pessoas fanáticas, que me lembram vc. Você quer comparar uma guerra sanguinária destas com este desmatamento aqui no Brasil. São situações incomparáveis. JA ALTEREI O TEXTO VARIAS VEZES PORQUE NÃO PUBLICAM?
Pô esse lulopetista não sabe de nada mesmo; o estádio estava lotado com 90.000 pessoas fanáticas. Você quer comparar uma guerra sanguinária destas com este desmatamento aqui no Brasil. São situações incomparáveis. Você é realmente um sem noção.
Eugênio, fale mais sobre esse estádio lotado para apoiar o Putin: onde, quando, qual era o evento, links minimamente confiáveis com a notÃcia etc. Mais uma coisa: se os EUA (logo, o mundo...) resolvesse boicotar o Brasil pelo mal que o Bozo, o pessoal do Agro, os garimpeiros, madeireiros, grileiros etc. estão fazendo ao meio ambiente você desejaria que o povo brasileiro sofresse bastante?
Olha... Diante de todas as informações que estão disponÃveis, esse artigo é de dar risadas!
Esse mundo é maluco mesmo. O cara entra em uma guerra perfeitamente evitável, pede para civis do seu pais enfrentarem o exército russo com estilingue, e o nobre colunista o acha sensato.. , definitivamente tá tudo muito louco...
O governo da Ucrânia é democrático, antes de decretar o que pensa o povo ucraniano, se entende que foi enganado ou não, seria bom esperar o julgamento polÃtico a que esse governo será submetido. Até lá, quem saiu invadindo e atirando foi a Russia de Putin. Málico é condenar a vÃtima.
Eu teria muitos argumentos pra apresentar, mas este texto só merece minha risada mesmo. Se tem algo que Zelenski não é, é sensato.
Sensato então é vc? Vc tb acha o lula o maior estadista do mundo? O Zelenski foi aplaudido de pé em vários discursos estes dias proferidos para várias assembléias de outros paÃses e ele é que um verdadeiro estadista. Esse pessoal aqui dando risada com esta guerra sanguinária são todos sem noção.
Discordo de boa parte do artigo, mas o trecho "ter a população russa como aliada" foi redentor. É isso aÃ, a população russa não queria a guerra, até porque um enorme percentual dor russos e ucranianos tem laços de parentesco, todos foram tomados de surpresa. O problema é que as "sanções" à Rússia, que não terminarão com o fim da guerra, poderão desgraçar de tal forma a vida da população que esta poderá aderir ao projeto do Putin. As experiências de bloqueios dos EUA apontam nesta direção.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Zelenski e Schwarzenegger são os atores sensatos da guerra na Ucrânia Voltar
Comente este texto