Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Já li que o general português encarregado da defesa de Goa recebeu ordens do Salazar de lutar até o fim. Mas quando viu o número abrumador do inimigo, retirou-se prosaicamente. Como D. João VI de Napoleão, e mesmo Jango em 1964. Talvez nosso costume lusitano seja mais sensato. Mas muitos povos, como vietnamitas, afegães e agora ucranianos tem esse costume estranho de lutar até a morte.

    Responda
  2. Helano Timbó

    Perfeito.

    Responda
  3. Alberto Melis Bianconi

    De início a simpatia estava com a Ucrânia, com a Russia estava a esquerda mais faática, sempre antiamericana. Mas as coisas estão mudando, cresce o apoio à Rússia de Putin, o padrão agora é responsabilizar Zelensky pela invasão. A única explicação que encontro para isso é de a maioria começar a perceber que eles também vão arcar com os custos das sanções. A dor do próprio bolso sempre dói mais que qualquer dor alheia.

    Responda
  4. Antonio Eugênio Duarte

    Luiz, vc deve se informar melhor, vc é muito mal informado. E vc é um lulopetista, que para mim é igual a ser um bolsonarista, são radicais que defendem os seus gurus da mesma forma que aqueles que defenderam o putin no estádio. Você insiste na comparação de uma guerra sanguinária destas com a destruição da Amazônia. Isto demonstra que o único culpado é o próprio povo brasileiro que não sabe votar. O bolsonaro está aí por culpa exclusiva do pt partido que vc apoia e que representa o atraso.

    Responda
    1. Antonio Eugênio Duarte

      ercilio, não sou adorador de corruptos, como vc. Pra sua orientação votei nulo a ultima eleição. Não faço parte do atraso que lulopetistas e bolsonaristas representam. Aprenda a coadunar melhor as idéias, tá?

    2. Hercilio Silva

      Que mistura, esse colunista declaradamente conversador é liberal é petista? Sobre quem elegeu o homem, são dois tipos, o que apertou 17 na urna e o que se omitiu. Ao usar o termo lulopetismo se entregou, apertou 17 provavelmente. Essa culpa é intransferível.

  5. Maria Lopes

    Há uma regrinha bem básica que poderia ajudar os vários comentaristas que, pelo visto, são admiradores de tiranos: quem ataca, está errado. Quem se defende, não. Simples não é mesmo?

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Alberto, há uma enorme diferença entre explicação e justificativa, se você não sabe deste conceito básico não dá para discutir nada. Tudo pode ser explicado ou pelo menos se pode fazer esforços com este objetivo. A finalidade é saber como as coisas vieram a acontecer para evitar repetição das ruins e assemelhadas e tentar reproduzir as boas. É tentadoramente fácil ser mais um a cancelar o Putin, mas atribuir sumariamente a invasão a um desvio de caráter de um ditador é um erro inadmissível.

    2. Alberto Melis Bianconi

      O senhor Borges acredita que se houver uma boa explicação para o fim do mundo ele está justificado.

    3. Luiz Candido Borges

      Não, Alberto, nada justifica a invasão da Ucrânia, mas vários fatores a explicam. É isso que deve ser perseguido, a correta compreensão das causas e consequências dos fatos historicamente relevantes. Numa situação absurda como esta, dividir o mundo entre "mocinhos" e "bandidos" e "torcer pelos mocinhos nem é simplismo, é infantilidade.

    4. Alberto Melis Bianconi

      Nada na vida é trivial, mas muita complicação é criada para confundir o juízo das pessoas.

    5. Alberto Melis Bianconi

      O mais óbvio, senhor Borges, e o principal, o maior deles, no caso. Nenhum dos crimes "coadjuvantes" justificam a invasão da Ucrânia. Deveria, portanto, ser o primeiro a ser condenado pela opinião pública.

    6. Luiz Candido Borges

      Alberto, os criminosos são muitos. O mais óbvio é o Putin, afinal, foi quem ordenou a invasão, mas não é o único: também há o Binden, que insistiu por todos os meios em estender a OTAN até a Ucrânia; o próprio Zelensky também é, pois não viu o óbvio, uma Ucrânia neutra, com laços com a UE e a Rússia seria melhor para todos. É simples, mas não é trivial.

    7. Alberto Melis Bianconi

      Sou mais a regrinha simples. O colega cá embaixo diz que a guerra é um crime, mas como ele se recusa um diagnóstico simplista, esquece de dizer quem é o criminoso. O contrário de simplismo é complexismo de evasão?

    8. Luiz Candido Borges

      Não é simples, é simplista. Esta guerra é um crime e uma estupidez, mas pretender um entendimento mais completo da situação, não aceitar uma historinha pronta, não é o mesmo que apoiar tiranos.

  6. Alberto Silva

    Chamar de sensato um presidente fantoche que conduz seu povo à morte só pode ser escárnio ou muita ignorância. E falar em insucesso militar russo nesse momento parece apenas ecoar as versões dos serviços de inteligência ocidentais. O colunista desconhece que, na guerra, a primeira vítima é a verdade e se presta a um papel vexaminoso. A FSP deveria parar de cobrir a guerra. Não tem um mínimo de competência para isso.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Fantoche de quem? Do povo que o elegeu? Por que a primeira vítima é a verdade do articulista e não a sua?

  7. jose roberto alferes siqueira

    Zelenski ao que falam e fantoche de grupo oligarquia que querem se manter no poder à custa do bens do estado, por isto reluta em poupar a vida do povo, ele atua em causa própria, não da população deixem a Rússia cuidar dele são farinha do mesmo saco, mantém o Brasil longe desta encrenca.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Claro que existem aqueles que condenam a todos os que podem prejudicar seu próprio bolso.

  8. WILSON FILHO

    Biden, o fraco, o incompetente, dominado pela pobre esquerda americana, não durará muito tempo. O JFK deve estar se remexendo no túmulo, vendo um frouxo representando seu pobre, hoje, partido democrata, dominado por comunistas, por quem tanto combateu.

    Responda
  9. Antonio Eugênio Duarte

    Aquele fanáticos russos que lotaram o estádio para apoiar putin me lembram estes fanáticos lulopetistas e bolsonaristas que apoiam seus gurus em todas as situações, não importa o que. Quero que estas sanções perdurem bastante para que o povo russo sofra um bocado pelo que estão infringindo aos ucranianos.

    Responda
    1. Antonio Eugênio Duarte

      Luiz realmente não dá pra conversar com um lulopetista como vc. Como disse a Maria Lopes vc é um admirador de tiranos e digo eu, admirador de corruptos.

    2. Luiz Candido Borges

      Eugênio, discutir com você, definitivamente é uma perda de tempo. Continue com sua visão curta e dicotômica do mundo e seja feliz.

    3. Antonio Eugênio Duarte

      Luiz, vc deve se informar melhor, vc é muito mal informado. E vc é um lulopetista, que para mim é igual a ser um bolsonarista, são radicais que defendem os seus gurus da mesma forma que aqueles que defenderam o putin no estádio. Você insiste na comparação de uma guerra sanguinária destas com a destruição da Amazônia. Isto demonstra que o único culpado é o próprio povo brasileiro que não sabe votar. O bolsonaro está aí por culpa exclusiva do pt partido que vc apoia e que representa o atraso.

    4. Luiz Candido Borges

      Eugênio, calma, Valente... Você vociferou espalhando perdigotos, mas não respondeu à minha pergunta. E achar que aqueles que deploram o Bozo e seus asseclas é, necessariamente, petista demonstra um nível baixíssimo de compreensão da realidade. E sim, a destruição do meio ambiente no Brasil é um crime comparável à morte das centenas de ucranianos, embora seja menos óbvio e menos midiático.

    5. Antonio Eugênio Duarte

      Agradeço.

    6. Antonio Eugênio Duarte

      Voês não publicaram meu comentário que era uma resposta necessária ao outro comentário, no qual a pessoa estava tão mal informada. Desta maneira me dirigi ao ombusdman e fiz uma reclamação contra vocês sensores de uma figa. Sei que não vai adiantar nada. Mas meu comentário teria de ser publicado, não continha ofensa a ninguém.

    7. Antonio Eugênio Duarte

      Pô esse cara não sabe de nada mesmo; o estádio estava lotado com 90.000 pessoas fanáticas, que me lembram vc. Você quer comparar uma guerra sanguinária destas com este desmatamento aqui no Brasil. São situações incomparáveis. JA ALTEREI O TEXTO VARIAS VEZES PORQUE NÃO PUBLICAM?

    8. Antonio Eugênio Duarte

      Pô esse lulopetista não sabe de nada mesmo; o estádio estava lotado com 90.000 pessoas fanáticas. Você quer comparar uma guerra sanguinária destas com este desmatamento aqui no Brasil. São situações incomparáveis. Você é realmente um sem noção.

    9. Luiz Candido Borges

      Eugênio, fale mais sobre esse estádio lotado para apoiar o Putin: onde, quando, qual era o evento, links minimamente confiáveis com a notícia etc. Mais uma coisa: se os EUA (logo, o mundo...) resolvesse boicotar o Brasil pelo mal que o Bozo, o pessoal do Agro, os garimpeiros, madeireiros, grileiros etc. estão fazendo ao meio ambiente você desejaria que o povo brasileiro sofresse bastante?

  10. Pedro Luis

    Olha... Diante de todas as informações que estão disponíveis, esse artigo é de dar risadas!

    Responda
  11. Samuel Fagundes

    Esse mundo é maluco mesmo. O cara entra em uma guerra perfeitamente evitável, pede para civis do seu pais enfrentarem o exército russo com estilingue, e o nobre colunista o acha sensato.. , definitivamente tá tudo muito louco...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O governo da Ucrânia é democrático, antes de decretar o que pensa o povo ucraniano, se entende que foi enganado ou não, seria bom esperar o julgamento político a que esse governo será submetido. Até lá, quem saiu invadindo e atirando foi a Russia de Putin. Málico é condenar a vítima.

  12. Caio Gomes

    Eu teria muitos argumentos pra apresentar, mas este texto só merece minha risada mesmo. Se tem algo que Zelenski não é, é sensato.

    Responda
    1. Antonio Eugênio Duarte

      Sensato então é vc? Vc tb acha o lula o maior estadista do mundo? O Zelenski foi aplaudido de pé em vários discursos estes dias proferidos para várias assembléias de outros países e ele é que um verdadeiro estadista. Esse pessoal aqui dando risada com esta guerra sanguinária são todos sem noção.

  13. Luiz Candido Borges

    Discordo de boa parte do artigo, mas o trecho "ter a população russa como aliada" foi redentor. É isso aí, a população russa não queria a guerra, até porque um enorme percentual dor russos e ucranianos tem laços de parentesco, todos foram tomados de surpresa. O problema é que as "sanções" à Rússia, que não terminarão com o fim da guerra, poderão desgraçar de tal forma a vida da população que esta poderá aderir ao projeto do Putin. As experiências de bloqueios dos EUA apontam nesta direção.

    Responda