Wilson Gomes > Sou de esquerda, mas posso não ser da sua esquerda Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 Próximas
Interessante!
Ótimo texto! Bem vindo.
bem , só de Wilson negar que seja *liberal em economia e conservador nos costumes* como a dona Catarina crush e teenleader do Moro já é um alento ...
Essa "moderação" da folha é um horror! Censura prévia! Deveriam ter o dever de demonstrar quais palavras estão com excesso! Lula lá!
concordo integralmente ; esta fsp deveria listar as palavras que impoe moderaçao para que nos leitores as evitemos já que a censura se tornou corriqueira e nos obriga a inventar novi linguas - é a minima demonstraçao de respeito ao seu leitor ; que encontre outro modo de punir os fanaticos e antidemocratas
Vc pode explicar melhor? Não captei
Pena que a realidade é bem diferente! Temos uma deforma trabalhista pra mudar, onde sem nenhuma conversa com trabalhadores se impôs uma degradante precarização da forma de trabalhar, onde a renda do trabalhador cada dia cai um pouco e a dignidade junto! Temos que encarar toda essa mazela do neoliberalismo, e isso será com luta! Foi com força bruta que botaram as mãos nas relações de trabalho! A Faria Lima não é liberal! É escravagista!
Rapaz, eu me amarro na forma e no conteúdo. Dos textos que li sobre o cancelamento de Lilia Schwarcz, por exemplo, o seu foi seguramente o melhor de todos. Que venham os bons debates! Parabéns e forte abraço.
Na teoria parece legal. Na prática, só o tempo dirá. Conclusão temporária: ainda não vou deixá-lo entrar. Enquanto isso, fique na porta, aguardando o tempo e a autorização. Ou não.
Entrou com o pé direito, e já irritando muita gente! Bem-vindo Professor! André Vianna
Que belÃssima apresentação, Professor Wilson. Obrigado por isso. Lerei os próximos artigos com satisfação. Seja bem-vindo.
O 'politicamente correto' é sempre bem-vindo, mesmo que seja apenas em teoria. No entanto, na Constituição de 88 está escrito toda essa ética de convÃvio, tolerância e justiça social, e a prática é outra... Boa sorte!
Excelente artigo, Professor Wilson Gomes. Bem vindo!
Bem-vindo, Wilson. Já estou seguindo você.
O autor mostrou os seus atributos, categorizando-os como os de um liberal. Tudo bem... mas é um monte de lugares comuns contra os quais não há o que argumentar. Afinal, é o tipo posicionamento ideológico do midicult. Seria bom um pouco mais de originalidade. Se ele, no entanto, agradar ao leitor mediano e fizer algum sucesso, ou seja, circular pelas redes, garanto que ficará feliz. E sem arrumar confusão à esquerda e à direita, que isso parece que ele não deseja (talvez nem possa). Bom pra FSP.
Leitor mediano?
bem vindo professor.....genial a entrada: "sou de esquerda, mas posso não ser da sua esquerda"...genial mesmo ....seguindo
Seja bem vindo, professor. Sem dogmatismos, mas à esquerda, como sói ser aos que querem um paÃs menos desigual.
Seja bem vindo.
Que seja muito bem-vindo. É sempre gratificante ler alguém que sabe o que está escrevendo, principalmente num tempo em que muitos leitores sequer entendem o que estão lendo.
Boa apresentação para quem estar chegando. No entanto, sujeito de esquerda não dar para ficar em cima do muro. Eu sou de esquerda, sou marxista na formação acadêmica e sou contrário ao neoliberalismo. Não tenho nenhum problema em enfrentar os direitistas aqui ou dentro da universidade. De qualquer forma, tu recebas meu respeito, e seja bem-vindo. Precisamos de gente acadêmica nos meios de comunicação. Temos que ocupar esses espaços.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Xiiii, não gostei. Tabata Amaral?
Não precisa gostar, basta entender que é possÃvel conviver com pessoas que pensam diferente de você, ainda mais quando têm o repertório desse professor para fundamentar o que pensam.
André, eu também senti o professor meio lá e meio cá. Hahahahahaha
Gostei da apresentação, mas porque escondeu sua maior credencial, o professor fez o papel do advogado picolé de batata doce na série Todo Mundo Odeia o Cris.
... de acordo com um: Tú és isto???... de acordo com o real: Tú não és isto!!!...
Bem vindo Wilson. Gostei de sua apresentação, sincera, franca, sem medo de ser julgado, aberto ao debate. Parabéns pela postura civilizada, elegante. Precisamos de você!
Mais um para completar o "diversificado" espectro ideológico dos colunistas da Folha: uns são da esquerda radical, outros da esquerda moderada e outros simplesmente de esquerda. Seja mal-vindo!
Ou seja, liberal nos costumes e na economia.
Gostei. Seja bem vindo. E assino.
Já chegou com muito bla bla bla.
Esqueça Sr. Wilson, nesse meio de comunicação se você não estiver vinculado a USP, você será trucidado. Liberalismo? Deus que me perdoe! Meritocracia? Nem pensar! A maioria aqui são defensores da esquerda que lhe garantem bons salário, sem se preocupar no retorno que deveria dar a sociedade. Veja, professor, a quantidade de crÃticas que virão em seguida. Boa sorte professor, pois a trajetória é inglória.
You are ver welcome here. Please, feel free.
Wilson Gomes, seja bem vindo...e sempre nos traga este seu bom senso e equilÃbrio, que é o que mundo todo está precisando...
Bem vindo, Wilson, debate público fica enriquecido, acompanharei atentamente suas contribuições. Num paÃs dominado pelo radicalismo das candidaturas dominantes, a inteligência argumentativa precisa respirar.
Apresentação dispensável, os leitores desgostam de explicações quando as opiniões dos seus colunistas claramente expressam o que pensam. Mas, de qualquer maneira, obrigado por explicitar o seu credo que merecerá certamente uma dessas análises racionais sobre o que está querendo nos dizer. Só falta registrar que humildemente percebo que há uma falsa dicotomia na sua afirmação: "Não troco a democracia e o liberalismo pelo socialismo nem em teoria nem na prática" e que o leremos com atenção.
Muito bem percebida a falsa dicotomia ali
É isso mesmo, Gustavo. Dicotomia entre democracia e socialismo inexistente hoje, genérica, oportunista, ridiculamente expressa.
Que texto agradável de ler! Seja bem vindo! Mesmo eu sendo de direita, me identifiquei com a maioria de seus posicionamentos polÃticos. Acredito que a dialética é o caminho. Ganhou um leitor de sua coluna.
Bem vindo Wilson. Prazer em conhecê-lo. Somos da mesma esquerda. Apenas acrescentaria à sua belÃssima apresentação, que não acredito que os fins justificam (todos) os meios.
Que boa nova poder contar com sua inteligência aqui na Folha, Wilson. Bem-vindo seja.
Esquerda moderna: Randolfe Rodrigues, Alessandro Molon, Marcelo Freixo, Tabata e outros, da Rede e PSB. Podem ser encontrados no Cidadania, PSOL, PT, PV. Afastando PCO e PSTU, assim como os mais radicais de PT e PSOL, q ainda teimam em não condenar ditaduras retrógradas, temos o que há de mais moderno: desenvolvimento sustentável, apoio incondicional da democracia, repulsa a governos autoritários, redução da desigualdade social, apoio à iniciativa privada e à saúde e educação públicas.
O PSDB original (leia-se, aquele não assaltado pelo "bolsodorismo") é um grande representante da esquerda moderna, moderada, como é toda social-democracia, no Brasil. FHC, os dois Covas, Serra, Alckmin, Aécio, Montoro, Goldman, Magalhães Teixeira, Leite são, ainda hoje, representantes dessa esquerda. Pena que a maior parte ou está aposentada ou já partiu dessa para a melhor...
Bozzo ta a esquerda do gen heleno que está a esquerda do general vilas boas que está a esquerda do fujimori que e sempre esteve a esquerda do gen videla q e sempre foi a equerda de medici que sempre foi muito mais a esquerda de pinochet e todos são ou foram facistas de extrema direita,e o prof wilson gomes é rei do papo de aranha.
Seja bem vindo, professor. Sua racionalidade é necessária em tempos tão irracionais.
Excelente! Infelizmente a esquerda dogmática e sectária seguirá achando fascistas em tudo que nao é espelho, mas fico feliz em ver a esquerda liberal sendo representada aqui. Entre com gosto.
Ao se afirmar "Sou de esquerda, mas posso não ser da sua esquerda", é uma reiteração retórica e pós moderna do velho "não existe direita nem esquerda". E quem assim se localiza, batata: é de direita!!
... uma voz escapou de dentro dele e de direita!!!...
Marx não era marxista, foi o que ele respondeu numa entrevista.
Que coisa boa! Stefan Zweig cunhou o adjetivo ''erasmiano'', relativo a Erasmo de Roterdã, para se referir aos espÃritos abertos e tolerantes que não se prendem ao serviço de uma única ideia, teoria ou bandeira. Assim o vejo, Wilson Gomes. E, por isso, fico muito contente com a sua adição aos colunistas da Folha. Seja bem-vindo!
Dois fatos chamam a atenção na lábia articulada do professor. A primeira é justamente uma retórica que sabe manipular de modo eficiente um amplo leque de posições ideológicas que converge para uma aceitação positiva de suas ideias. Parabéns. O segundo fato é a estranha e aguerrida defesa de comentaristas até então não habituais neste espaço. Parece uma claque.
"O Brasil é o único paÃs onde a puta goza, o cafetão tem ciúmes e o pobre é de direita". Completando este proverbial Tim Maia: e o liberal é de esquerda...
Fiquei esperando pelo menos um parágrafo sobre o governo Bozo. Veremos no próximo capÃtulo.
Gostei. Muito bonitinho. Adorei vc ter lembrado que é possÃvel ser de esquerda sem seguir a cartilha do velho Marx. Mas faltou uma dose de AnÃsio Teixeira. Hoje, quem ñ defende escola pública, integral de qualidade, com formação técnica, com pelo menos duas refeições por dia e um paozinho na chegada, principalmente nos bairros mais pobres, ainda ñ foi na veia dos nossos problemas...
Me identifiquei 100%. Muito bem vindo.
Tambem não soi marxsista, mas entender o mundo sem ler o velho barbudo é complicado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Wilson Gomes > Sou de esquerda, mas posso não ser da sua esquerda Voltar
Comente este texto