Wilson Gomes > Sou de esquerda, mas posso não ser da sua esquerda Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
Resumindo, é de direita. Quem sabe o mÃnimo de conservadorismo e liberalismo vai entender.
Bela carta de apresentação. Pode entrar, e fique à vontade.
E eu que nem suspeitava ser de esquerda... Pode entrar, bem-vindo!
Seja muito bem-vindo! Mas fica o alerta: essa apresentação já nos deixou com altas expectativas.
Seja bem-vindo professor Wilson! Será sempre um deleite ler suas reflexões.
Já que o ilustre professor diz "não troco a democracia e o liberalismo pelo socialismo nem em teoria nem na prática, mas acho que os princÃpios da democracia, inclusive a igualdade, devem guiar a economia de mercado, não o contrário", pergunto em quantos paÃses do planeta o 'capitalismo e o seu liberalismo" permitem que a democracia e a igualdade guiam a economia. Os dedos de uma mão bastam para este censo.
Wilson, eu consigo entender sua posição, até pq é a mesma que a minha, e de alguns polÃticos, como a Tábata Amaral, por exemplo, que vive sendo execrada pela esquerda "tradicional". Ajude a explicar cómo funciona essa "esquerda liberal" pra ver se o povo entende, e para de judiar da coitada.
Esquerda liberal é impostura
Uma postura assim é considerada 'esquerda' nos hiperconservador ambiente polÃtico dos EUA. E afirmar-se de esquerda com essas crenças por aqui parece não só fora de lugar como também repetidor de padrões que só levaram a mais desigualdade e iniquidades nas últimas décadas. Enfim, mais um colunista direitista, mas que tenta se passar por algo diferente.
Esquerda liberal vota a favor de uma reforma da previdência assassina
Que bom que já deixou claro o "seu" tipo de esquerda. Sendo assim poupa o meu tempo em não ler os seus textos. Um abraço.
Ele deve ter ficado feliz. Tchau.
Será que não estamos cansados de tantas classificações ou rótulos, que por si não esclarecem nada, e mais do que isso, não possam ser comprovados em atitudes diárias? Eu estou. Já presenciei inúmeras pessoa dizerem que são de esquerda, centro esquerda, direita, centro-direita e assim por diante, mas na prática seus comportamentos eram vergonhosos até com os mais próximos, a quem deviam respeito e consideração. E na vida pública tive que denunciá-los. Essa foi a lição que aprendi.
Complemento: É a prática que comanda a nossa vida e não o que pensamos ou imaginamos sobre nós mesmos. Dizer que possui quaisquer posições ideológicas não credencia ninguém. O que interessa é o comportamento, atitudes que praticamos no dia-a-dia, autocrÃtica, comentários sobre as nossas diferenças, porque eles correspondem as idéias que orientam a vida nos campos público e privado.
É o primeiro liberal que conheço que defende justiça social e é a favor de combater a desigualdade. Meu caro, pega mais leve!
Então acho que senhor deve ler mais sobre o conceito. Acho quero senhor não entendeu o articulista.
Nem Marx era marxista. Porém, lê-lo e compreende-lo para o mundo do capitalismo financeiro é vital em qualquer análise. Sem Marx, na minha esquerda, você é de centro. Marx é compatÃvel com a democracia liberal. Só gente muito inviesada não consegue enxergar isto. Boa sorte.
Uma dose de equilÃbrio é sempre bem-vinda.
Me lembrei de um vÃdeo no YouTube do Leandro Karnal, ao falar sobre ser ateu só enalteceu as vantagens de ser crente. Engraçado.
Acho que nao entrou: permanece em cima do muro!
kkkkkk, boa!
Wilson Gomes, seja bem vindo...e sempre nos traga este seu bom senso e equilÃbrio, que é o que mundo todo está precisando...
Você é apenas mais um tucano que fica em cima do muro , esperando uma boquinha para se dar bem simples assim
aiai, Santo Benedito Espinosa: mais um que acredita no mito do sujeito individual. Eu não entendo essas pessoas que estudam, mas não se transformam, mantendo e reforçando as mesmas concepções do senso comum massificado.
Verdade Athayde! Como é possÃvel q tantos não percebam q esse enaltecimento do individuo e da competição nos trouxeram até aqui?
Já ganhou o seu passaporte de entrada professor. É claro, que vez ou outra iremos discordar de algum posicionamento seu, mas é isso que aprimora a democracia.
Kkkkkk, tudo tem que passar pelo crivo da Folha
Você é apenas mais um tucano , que sempre está em cima do muro esperando uma boquinha para se dar bem , simples assim
bom cartão de visita
Seja bem vindo, e por favor sempre produza textos semelhantes a este , para reflexão e proveito intelectual.
Enquanto esquerda e direita forem consideradas filosofias polÃticas a garantia é o conflito. A divisão esquizofrenica do homem. Quando a filosofia for única em essência, nos seus princÃpios, as diferenças no consenso dos princÃpios, serão de homens que evoluem em paz. A essência é a busca prioritária e medida (métricas de IA) do justo do honesto do bem estar social da permanente evolução humana
Da mesma forma que existe a deformação do termo liberal, que permite que qualquer pessoa de direita se defina como tal, tb há um abuso sistemático do termo *esquerda*, que permite que centristas se digam de esquerda, rotulando a verdadeira esquerda como comunista. O argumento é: a esquerda moderna é a que apoia a reforma da previdência do Guedes; o resto é a esquerda atrasada que defende ditadura. Este colunista é o tipo de esquerdista que nega o racismo estrutural e crÃtica mais o PT que o Moro
Parabéns! Se todos os jornalistas tivessem suas convicções e escolhas explicitadas terÃamos uma imprensa mais rica em argumentos Ponto para a Folha!
Muito bem vindo, prof. Não é de hoje que conheço seu trabalho. Já tenho contato com suas ideias há algum tempo na rede do passarinho, e acho que seu ponto de vista se faz muito necessário nesta folha. Trabalhando em prol do debate e mostrando que pontos ideológicos podem ter uma cara diferente do que a estética padrão que nos é empurrada goela abaixo.
Professor, entre por favor. Vou ouvir o que senhor tem a dizer. Pode ser que eu goste do que irá escrever e então terá mais um assÃduo leitor.
Perfeito! Muito prazer. Entre, por favor.
Seja bem-vindo, professor! Excelente artigo e belas definições! Eu posso dizer, com certo orgulho, dividir praticamente todas elas, com pequenas ressalvas! Eu sou da (centro)esquerda que prefere o termo progressismo. Talvez por falta fontes acerca desse liberalismo que o senhor defende ou por puro ranço mesmo do termo... Sou dos que tb assumem um certo idealismo na polÃtica, com os pés no chão para não virar idolatria. Sem isso, a polÃtica vira puro pragmatismo, que tb não combina!
Agora, pode por favor me desbloquear lá no Twitter? Se possÃvel, reveja os motivos, pois nunca o ofendi. Apenas divergi! Pega mal esse tipo de censura e autoritarismo de dedos em riste que o senhor diz ser contrário! Meu peril é o "arroba"jsmorais! Um abraço!!!
Um esquerdista meritocrata aos que, contraditoriamente, defende justiça e igualdade social. Realmente estamos vivendo em um universo bizarro.
Vcs precisam ler muuuuito ainda. Os classicos, não os heterodoxos ou panfletarios
Realmente. E olha que nem sou de esquerda, mas esse cara tá perdido no personagem.
Isso mesmo - seja bemvindo!
Me pareceu tão de esquerda quanto a Tábata Amaral.
Tabata é de esquerda!
Acertou na mosca
Os ataques ao texto e ao autor, que busca, claramente, defender a democracia e ampliar o debate, mostram como a esquerda brasileira é tacanha, autocentrada e obtusa. Se prepare, Wilson Gomes, aqui na FSP os esquerdistas só aceitam adesões às suas pautas, nunca aceitam a liberdade de pensamento.
Concordo, João.
Caro Antônio, o Professor Wilson já está preparadÃssimo para encarar este debate, é este o campo de batalha em que ele dá show. Pena que esta "esquerda brasileira tacanha", assim como a direita igualmente obtusa, são extremamente limitadas para entender as suas posições.
O problema é que ele não é de esquerda, só acha é.
Muito bom e verdadeiro o seu comentário....
Hahahahah, sêo Wilson, ótema chegada, hahaha! "Se der licença, entro", contudo, pode levar a mal-entendidos aos quais não me ofereço, se me permite pundonor. Espero não ofendê-lo, mas achei sua bela foto semelhante a uma imagem que vi do Regente Feijó, que eu acho uma figura fenomenal, talvez por ignorância - nunca li uma edição de cartas que comprei. Mas preto, padre e regente, putz, sempre admirei a competência do homi. Com esse intróito irreverente, só posso aclamar sua chegada. Venha!
Liberal vc é, de esquerda nao me parece, mas o problema é que por causa da amplitude indevida que se dá ao termo hoje cabe quase tudo. Esquerda de verdade é anticapitalista, seja marxista ou nao. De fato, a origem do termo encontramos na Revolucao Francesa, nos jacobinos liderados por Robespierre, com os quais também nao me parece que vc se identifique. Mais correto mesmo serÃa dizer que é um liberal progressista ou coisa que o valha. Da minha esquerda vc nao é mesmo.
Gerardo! Acho que o vi no filme A Vida de Brian, do Monty Python, naquelas assembleiasÂ…
Eis aà a raiva fácil. Ponto para o autor.
Você tem uma esquerda só sua? Que interessante. Fale mais sobre essa aberração...
Bem-vindo, professor! Chegou em boa hora.
Seja bem vindo, professor! Ansioso para ler mais textos seus.
Wilson, que alegria vê-lo por aqui! Acompanho seus textos no facebook e na Cult há algum tempo. Certamente vai tomar muita porrada vindo de todos os lados do espectro polÃtico, mas é um grande avanço pensar que seus textos irão chegar a um público mais amplo.
Professor e Folha. Espaço declarado para a esquerda. Parabéns. Vamos ver como o populismo de classe média vai funcionar. Sim professor, tantos temas em parcas linhas é populismo. Inevitável
Seja bem vindo. Vou começar por ler seu livro. Pra me localizar. Por ora vc me parece um parquinho de diversoes, cheio de brinquedos. Quanto a esquerda, já que falou em Marx , certamente leu " a doença infantil do comunismo". O mundo mudou muito de lá pra cá, mas na alma o ser humano não. Só sinto muito por vc ser liberal, me lembra a viúva porcina. Foi sem nunca ...
Um belo comentário de mal disfarçada raiz antidemocrática...
Promissor. Bem-humorado e inteligente. Ufa! Vou seguir
Senhor Wilson, bom dia! Netes tempos, também vimos amor, solidariedade, compaixão, companheirismo, comprometimento... Portanto, o seu panorama sociocultural está incompleto, da minha perspectiva! Seja bem vindo!
Bahia é sinônimo de diversidade, pluralidade e sincretismo. Chegue mais e fique tranquilo pq na esquerda brasileira pós democracia nunca se referiu a "uma esquerda". Há várias, de fato. Criticada as vezes por parecer mais dividida sem se ver que é plural. Economia de mercado x Estatal? Ingenuidade diante da guerra geopolÃtica. Põe a venda que a China, EUA, União Europeia compra.
Pode entrar! Que nossa convivência seja profÃcua!
Me vi espelhado nesse texto. Espero que o autor faça justiça ao que escreveu. Vou segui-lo, merece a tentativa de ler algo fora do radicalismo atual.
A sorte está lançada...e nós, a matilha, esperando!
Fez o discurso na porta? Entre por favor! Vou colocar água no feijão e vou pegar 1 litro de Velho Barreiro pro aperitivo... conta mais?
Ótimo e bem humorado comentário!!
Poderia ser a Seleta?
Uma pinguinha de Salinas, faz favor, Rodrigo...
Bem vindo, Wilson. Vida longa a coluna… literalmente. Abraço
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Wilson Gomes > Sou de esquerda, mas posso não ser da sua esquerda Voltar
Comente este texto