Wilson Gomes > Sou de esquerda, mas posso não ser da sua esquerda Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
Conterrâneo, seja bem-vindo. Achei bem legal esse lance da apresentação. Achei bem legal o conteúdo do texto também, principalmente. Porém, ouso fazer uma recomendação, se me permite. Viagiai! Não deixe que a vaidade corrompa a sua escrita e o seu talento. Lembre-se, sempre, aconselho, procure não perder isso do foco, que vc está a serviço da sociedade e dos leitores desse jornal. Vou procurar acompanhar os seus escritos por aqui. Boa sorte! Que o Nosso Senhor do Bonfim lhe ilumine e inspire!
Pide entrar.
Plagiando o Kassab: não é de direita, nem de esquerda, nem do centro. Paira acima de tudo isso. Vamos aguardar os próximos artigos.
Ué, mas ele não disse que eh de esquerda? Do jeito dele, claro. Esquerda para dar algum poder ao coletivo sobre os excessos do capitalismo, mas o capitalismo em si não precisa ser questionado, está de bom tamanho desse que garantias formais de igualdade e liberdade sejam garantidas.
Hummm. Tem que declarar se foi a favor ou contra o impeachment de Dilma Rousseff. Simples assim.
Hahaha... se usa mascara e vacina, é ótimo rss
E se usa máscara e se vacinou.
Texto primoroso, conterrâneo! Começastes com o pé esquerdo! Assino a Folha há uns bons 15 anos. Nesse tempo, tive meus articulistas preferidos (Contardo Calligaris, Luiz Felipe Pondé, Antônio Prata...), mudei da esquerda para a orfandade, depois para a direita e agora me encontro na esquerda não praticante... E eis que leio esse seu texto maravilhoso, com o qual me identifiquei bastante, cético q sou. Vida longa aqui na Folha! Estarei atento aos novos artigos! Grande abs
O cara escreveu, escreveu e não disse nada. Ou será que meu entendimento das coisas está em crise?kkk. Vamos aguardar os próximos artigos. O primeiro não me agradou.
Professor Wilson Gomes chega com sua clareza iluminista, sem miragens politicas ou fantasias esquerdóides---aquela possuidora única do bem supremo e da suprema autoridade moral. É da esquerda esclarecida e evoluÃda que corre por fora da irrealidade dogmática onde não existem os fatos apenas fundamentalismo instrumentalizado feito na medida para opressão e intolerância. Que venha com uma mensagem de evolução polÃtica nessa FSP tão previsÃvel. (Claudia F.)
José Padilha, escreve aà seus argumentos, sua visão futurista, sua ideologia perfeita, as nuances do sectarismo, o sufoco da cegueira partidária e principalmente suas previsões polÃticas. (Claudia)
Tão previsÃvel quanto essa sua visão da esquerda.
Esse tipo de postura não é novidade. Tem cara que é eleitor e fã do Partido Novo, e se acha anarquista... kkkkkkkk
Dessa de cima do muro, se posicione, não é preciso fazer um comentário deste tamanho para dizer que não vota no Lula, você é da esquerda oba obá, que na hora do vamos ver vota no Bolsonaro, aà diz o Lula é ladrão, sim, ele é, me diga existe polÃtico que não seja, mas não é genocida, homofóbico, etc. Faltou dizer incompetente, sou da esquerda, de toda a esquerda, votaria em Ciro Gomes.
Ganha a Folha e seus leitores. Acompanho Wilson Gomes de perto, aqui na Bahia; e nas redes sociais. Inteligente, culto, direto e elegante; mordaz. Mordaz como só é dado aos mais inteligentes e capazes de ter senso de humor. Vai enfrentar os detratores de sempre; os haters orgulhosos de suas ignorâncias e dogmatismos - à direita e à esquerda. Wilson Gomes é beleza pura!
Bom perceber um colunista não vinculado ao cinismo da militância petista ou ao bolsonarismo. Só tem um ponto irmão, no Brasil os brasileiros nao concordam com o que foi dito/escrito pelo conteúdo. Vão aplaudir se vc parecer legal para eles, mesmo que so escreva bobagem. Vao vaiar se vc não parecer legal, mesmo que produza conteúdo respeitável. Para os brasileiros não importa o conteúdo. Vide, inclusive, os polÃticos de estimação defendidos pelos dois lados com práticas bastante semelhantes.
Alguma vez já parou para pensar no que significa polÃtica?
O Brasil precisa urgentemente renovar seus quadros de pensadores e polÃticos tanto de esquerda quanto de direita. Os atuais em sua maioria são arcaicos e tem atitudes pra lá de abomináveis. Precisamos de representantes que pensem e atuem sobre suas ideologias de forma atual, que saibam sentar à mesa e negociar com seus “opositores” de forma responsável, verdadeiramente comprometidos com o futuro do paÃs e não de seus interesses.
Agora vão surgir várias pessoas assim, porque Lula dá sinal que vai ganhar. Vão dividir o eleitorado de esquerda, uns vão se dizer de centro, mas no final vão reeleger o genocida e depois jogar a culpa no PT. Isso é um velho cinismo dissimulado que a folha é seu representante maior.
Companheiro, se não se alinhar eleitoralmente, falo da campanha em si, não presta? E sinda quer ganhar a eleição?
Lula já da sinal de que vai ganhar, mas no final vão reeleger o genocida, tudo isso com a contribuição da folha e seu representante maior. Já há aà o enredo para um livro ou uma serie. Imaginação não é o problema!
o sujeito sonha a céu aberto e depois põe a culpa na realidade.
mais um verso nesse abre-alas de carnaval tardio, e eu, sem mais, diria o refrão: "eurocomunista". just joking, old mate, sê bem vindo.
Excelente
A militância petista sofre preconceito é incrÃvel como as pessoas não pensam, ofato é que o PT chegou ao poder virou uma gigantesca vidraça, espero em Deus que as outras esquerdas possa chegar ao poder e com certeza sua crÃtica continuará a ser a mesma, tu és guiado pela mÃdia, aliás é lúcido ao povo pensar? Também não penso? O povo como ovelha é guiado por lobos em pele de cordeiro.
Seja bem-vindo! Gostei de tudo que li, bate muito com o que eu penso também. Acompanharei com curiosidade e interesse sua coluna.
entra, mas não fica à vontade. eu não estou... (letrux).
Eu faço questão de não ser da sua esquerdinha ....
Seja bem vindo, viver em cima do muro, nem sempre é uma boa opção, embora ainda seja cedo para dizer isto, infelizmente vivemos no mundo uma fase de polarização, onde somos humanos ou não dependendo do lado que estamos, dizer que os EUA é culpado pela guerra e pela miséria mundial não significa estar do lado da Rússia, o lado do governo ucraniano pode não ser o do povo, como o do Bolsonaro não é o meu.
O liberalismo é em si mesmo uma conversinha: uma retórica adaptável à s necessidades da economia de mercado, que lhe dá flexibilidade e a impõe na medida da resistência a ela. Para que a democracia guie a economia de mercado e não vice-versa, só com uma firme oposição a sua supremacia. Não por acaso, desde o golpe parlamentar de 2016, a economia de mercado voltou a ditar a polÃtica, e a desigualdade e a pobreza só cresceram. Ou se é liberal, ou se é de esquerda, ainda que bem-intencionado.
Nao funciona assim, embora pareça. É que estamos acostumados com os liberais brazucas, como bem disse o autor. Aliás, a economia de quase mercado sempre dominou a polÃtica, mesmo no breve perÃodo de governos quase esquerdistas. Mas o mercado, nas democracias, é, pode e deve ser regulado.
ciro já se assanhando como exemplo cristalino do argumento trazido pelo artigo. adoro gente voluntariosa.
PerfeitÃssima sua explanação, parabéns! O debutante se coloca, na verdade, nem como esquerdista, nem direitista, tenta ser "encimadomurista". rsrsrsrsrs Na verdade é eleitor do Novo ou do Psdb...
O psdb acabou ,e o sujeito ainda quer ficar em cima do muro,nem,nem, "sou de esquerda mas posso não ser a sua esquerda",traduzindo: mais um picareta na praça.
Rafael, é a polÃtica, meu caro! Quem não soube fazer polÃtica foi o Ciro, por isso fugiu para Paris.
Antes de fazer julgamentos apressados, rotulando previamente pessoas e idéias, é bom dar uma pesquisada na vida e obra do Dr. Wilson Gomes, Professor Titular do Universidade Federal da Bahia.
Entendo a frase do autor.A militância petista acha que é a única esquerda que existe.É possÃvel ser de esquerda e não concordar que deixaram o Ciro na mão em 2018 e tivemos que ver Bolsonaro eleito num segundo turno contra alguém que tinha o antipetismo como o Haddad.É possÃvel discordar da insistência por Dilma e as incontáveis notÃcias / indicadores falsos produzidos na época da campanha de reeleição. É possÃvel não aprovar a unidade de esquerda do PeTe que prega: ou me apoia ou está fora.
Pode entrar, seja bem-vindo. Nem tanto pelo conteúdo em si de sua apresentação (afinal, também comungo do seu ceticismo e de uma decantação mais vagarosa de idéias e vinhos), mas sobretudo pelo cartão de visita bem detalhado e legÃvel. Ao contrário de alguns outros articulistas da Folha, sobre os quais não sei até hoje onde se situam.
Estou impressionado, finalmente a FS encontrou alguém sóbrio, que não descamba para extremos. Parabéns!!!
O único extremista da FSP é o Narloch, extremamente lunático
Ai ai ai
Pelo meu entendimento é como a Tabata Amaral : a esquerda que a direita gosta
Seus princÃpios são iguais aos meus , pode entrar que será bem vindo.
Licença concedida. Pode entrar e ficar à vontade, a casa é sua. Sucesso!
Estamos juntos! Sucesso!
Texto singelo e bem elaborado. Seja bem-vindo a esse jornal.
Com relação à economia, como o senhor define sua posição?
Ele disse no texto.
Seja bem-vinfo, Professor! Adorei seu texto.
Chegou bem! Essa conversinha de liberal na economia e conservador nos costumes parece aula pra imbecis.
Muito prazer! Eu sou você! Isso descrito soy djô! Desejo vida longa nestas paragens.
Ótimo texto inicial... último parágrafo onde se diz cÃnico, esclarecedor...
Bem vindo Wilson! A ideia da porta fechada é p à queles que não toleram as divergências, portanto pode entrar, mesmo que discorde da tua esquerda! Senti, pelas tuas palavras, um enaltecimento ao indivÃduo e à competição, c pitadas de meritocracia, é isso? Se esse pensamento estiver na base das tuas ideias, discordo q sejas de esquerda! Penso que o culto ao indivÃduo, ao capitalismo sem balizas e à competição estão na origem dos problemas atuais, q iniciam c à deterioração da saúde mental.
* que iniciaram com a deterioração da saúde mental. Há décadas a voz do Capital tomou conta do mundo e seus efeitos vem sendo devastadores em termos de desigualdade social, idolatria do indivÃduo acima do grupo e de qualquer sentido de comunidade, além da destruição do meio ambiente. Hj predomina o interesse das grandes empresas sobre os cidadãos, do privado sobre o público, do individualismo sobre os interesses coletivos e da competição sobre a solidariedade. Vc pode falar sobre isso?
Se acredita que os princÃpios da democracia, inclusive a igualdade, devem guiar a economia de mercado, então não é liberal nem de esquerda, é ingênuo. Desde quando uma economia de mercado, que se funda no individualismo dono dos meios de produção, e visa ao acúmulo do capital com a força de trabalho da maioria, produz igualdade? Democracia não significa apenas participação no processo eleitoral mas direitos iguais ao estudo, à moradia, ao emprego e à saúde. E o capital só visa o lucro!
Vixe o cara é purista da gramática TBM. Cuidado, não vai ter um derrame com a abreviação, boomer.
O seu incômodo com minha opinião deve ser fruto de algum recalque já que não me intrometo em opiniões alheias, geralmente sem profundidade. A pobreza de sua argumentação não é só gramatical, pois não se inicia frase com pronome oblÃquo átono, mas na acusação de que faço parte de grupelhos como o indigente PCO. Se não curti a retórica pegajosa do professor, deixe-me com minhas ideias contrárias ao liberalismo dele e vá tratar da sua vida. Não pedi sua opinião sobre a minha.
A sua defesa é pobre e você está comprometido, vendo fantasmas conceituais por vÃcios puristas, achando que o autor (do qual nunca havia ouvido falar) é ingênuo, sendo que quem está criando rótulos é você. Todo esse linguajar datado e marxista, repetido à exaustão entre aquela militância cega, me parece dogmatismo. Não só pra mim, pelo visto. Sobre o seu incomodo, poderia "adular" e dizer que eu sinto muito, mas não sinto. Isso deve ser o que você faz quando o clubinho tá fechado. Se acostuma.
Pacheco, não me reduza a pequenez de seu cérebro imputando-me um ideário da extrema-esquerda do qual não compartilho. Seu acervo mental é pobre e reduz, como o bolsonarismo, tudo a um nivelamento rasteiro. Sua defesa do professor que quer agradar gregos e todos baianos é risÃvel. Se quer adular o professor de lábia ardilosa, continue mas não me exija a transigência a um discurso que não disse a que veio mas que quer tentar convencer a todos de que ele não incomodará ninguém. Isso me incomoda.
Na falta de um contra argumento, o pco da vida ataca a pessoa, e não o argumento. Tipicamente baixo clero marxista.
Caro Padilha, em tese o discurso democrático até permitiria, futuro do pretérito, uma eliminação da desigualdade, mas a práxis capitalista, esse é o termo, se funda na premissa do lucro e da concentração de renda, em poucas mãos que eles não são bobos.
Mas a democracia permite que se interfira na divisão do bolo, na redução das desigualdades, na igualdade de oportunidades, na garantia de condições mÃnimas para todos Â… Já nos regimes não democráticos ficamos à mercê do déspota, mesmo quando esclarecido, se é que isso existe.
Responder a um ignaro denominado Picado, que me qualifica de modo primário como pertencente a um partido do qual me situo tão distante quanto da extrema-direita, seria obrigar-me a dialogar não com a divergência de ideias mas em deixar-me enredar ao nÃvel reles da vil ignorância
PCO na veia.
A verdade é que no capitalismo há os donos dos meios de produção que enriquecem e os trabalhadores que vendem sua força de trabalho para uma elite desfrutar do bom da vida. Isso não é igualdade. É exploração. Um fato!
Diga-me, Hugo, cujo Ãdolo é o compositor de Leãozinho, intrometi-me em seu comentário para ironizar sua idolatria? Então, siga em frente e deixe-me com minha iconoclastia já que não preciso de Ãdolos, ainda mais de barro.
Uma crÃtica tipicamente dogmática de sindicalista marxista. Não é só por que vocês repetem isso nos clubinhos, que é verdade.
Pronto. Estava demorando a aparecer um discÃpulo do professor para defendê-lo. O liberalismo é um cadáver insepulto, carpideira do passado.
O comunismo morreu, amigo. A esquerda é trabalhista. Aceite ou pelo menos pare de atrapalhar..
Pelo que escreveu, está mais para centro direita com uma lambida de welfare. PaÃs pobre precisa de polÃtica para paÃs pobre. Meritocracia no Brasil é piada. Mas seja muito bem-vindo!
Repetindo:"paÃs pobre precisa de polÃtica para paÃs pobre". Sem essa clareza, tudo o mais vira conversa pra porta de botequim.
Perfeita observação, Daniel! Completa.
Wilson Gomes é o substituto do Caetano Veloso como meu maior Ãdolo intelectual. E pode ser comparado ao Dráuzio Varela como arÃete iluminista imprescindÃvel ao Brasil nesse momento. Meu nome é Hugo Passos e eu te adoro e agradeço, professor.
Luis, primeiro que isso aqui não é a sua casa, e eu não preciso ser convidado. Segundo que quem tem comentários censurados por ignorância é você. Terceiro, fica de boa, baixo clero pco, vai xilicar com seus coleguinhas de clube.
#riera: não vou discordar da sua auto-avaliação. Se a carapuça da sorridente hiena não lhe serviu, abrace a dos caninos. Esta identificação deve ser resultado de décadas de terapia. E não vamos destruir o trabalho de profissionais pois o paciente pode surtar.
Concordo. Cachorros, por exemplo, só sabem latir e rosnar
#riera: hienas se limitam a rir, considerando que é o máximo que podem agregar. Cada um aporta o que é capaz.
Olha, "seu academicismo liberal e pequeno burguês" foi demais. Obrigado pela expressão, dei uma boa gargalhada que alegrou minha tarde chuvosa
#samuel: intrometeu-se numa conversa que não foi chamado. E o pior, nada acrescentou pois apenas atacou o mensageiro (o conhecido 'Argumentum ad hominem' não por acaso ferramenta muito utilizada pelos bolsonaristas). Combine com o Cataldi e vão estudar juntos.
E a vc Hugo que em outro comentário, afirma que o comunismo morreu, digo que sua fala é uma papagaiada do que o Fuhuyama afirmou em 1989 com a queda do muro de Berlin e que se revelou uma grande farsa que a história encarregou-se de desmentir, mas papagaios continuam repetindo. Já o capitalismo há mais de 200 anos produz fome para 1 bilhão de pessoas numa população total de 8 bilhões. Seu sistema é ótimo mesmo!!!
LuÃs, mais um dogmatista purista de sindicato. "A verdadeira esquerda".
#cataldi: lamentável seu preconceito e academicismo liberal e pequeno burguês. Quem lhe disse que somente na universidade é que se estuda? E diante destas poucas observações inservÃveis, jamais sentaria numa mesma sala que você. As elites não me são aprazÃveis. Aliás, nunca foram.
Isso mesmo, Engenhonovo! Professor Wilson Gomes é comentarista da rádio Metrópole FM 101.3 aqui na Bahia, tem vários conteúdos em áudios disponÃveis la no site para quem quiser conhecê-lo melhor... A porta daqui de casa e das casas vários amigos estão abertas faz muito tempo... Que a Folha possa valorizar a sensibilidade, o conhecimento, a precisão e a profundidade desse ilustre Professor da UFBA, nosso querido Wilson Gomes!
Luis, conta pra nós em que Universidade você é docente... seria uma opção para estudarmos, segundo seu conselho...
#cataldi: "a vida como ela é". Precisamos dar os nomes de como as coisas são, sob pena de falsearmos a realidade como os vendedores de ilusão fazem. E estudar não devia ser pesado para ninguém. Nem para você.
Pega leve, LuÃs Cardoso... quanto rancor !!!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Seja bem vindo! Me alinho a seus pensamentos, opiniões e atitudes. Será bom acompanhá-lo aqui na Folha, já o acompanho no Twitter. É fundamental, neste ano de eleição presidencial, manifestos contra o ódio, ignorância, dogmas e radicalismo cego. Boa sorte!
Adorei sua apresentação. Vai me ajudar muito quando eu precisar fazer algo nesse sentido. Bem vindo, professor!
Excelente apresentação por uma participação sem radicalismo, mas prezando por bom senso. Todos os extremos polÃticos ou religiosos são perigosos. Análise lógica sem extremiso é o melhor meio de analisar fatos polÃticos, econômicos ou sociais.
E eu sou Socialista. E acho que só o socialismo salva a humanidade.
Muitos elogios a si mesmo. Não precisava disso. Sua personalidade seria conhecida aos poucos, com a leitura dos futuros textos. Mas, sim. Fique a vontade. Não deixo de oferecer um café a quem entra na minha casa.
Excelente texto, muito bem vindo.
Sinto-me representado. Seja bem - vindo.
Não conheço o missivista( falha minha) mas trata-se de alguém que seria prazeroso debater .
O campo dos conceitos é sempre mais interessante. Por exemplo, examinar a lei gravidade, ou a tensão superficial da água. Onde a coisa pega é quando a vizinha de baixo reclama de um vazamento. De onde vem, de quem é a culpa, quem paga pelo prejuÃzo?
Licença concedida, a casa é toda sua, certamente tenho muito a aprender contigo. Obrigado pelo texto.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Wilson Gomes > Sou de esquerda, mas posso não ser da sua esquerda Voltar
Comente este texto