Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Ribeiro

    Eli Gaspari e a indignação da classe média com a corrupção. Sempre. Pelo menos avançou um pouquinho. Para quê a propina? Como entra no sistema de privatizações? Porém, o real problema é que o dinheiro em qualquer lugar do mundo precisa se multiplicar. Uma hora ou outra dá nisso. No Canadá é diferente? Pergunte aos canadenses.

    Responda
    1. Eda Rocha de Oliveira

      Indignação não é a praia de Elio Gaspari, a meu ver o melhor colunista político da Folha. Muito menos reflete os anseios da classe média. Mas você está certo, não se faz política sem sujar as mãos em qualquer lugar do mundo. Abraham Lincoln comprou mais da metade do congresso americano, na época muito parecido com o nosso atual, para fazer aprovar a Lei da Abolição Escravidão. Quem vir o filme vai comprovar.

  2. Ricardo Candido de Araujo

    Está espantado com a Ecovias??? Vai ver a ViaLagos no RJ, onde o pedágio aumenta 80% nos finais de semana.

    Responda
  3. eduardo ramos

    O caso Ecovias deveria resultar em prisão? Certamente. Agora dizer que a LJ deixou tudo na mesma é dizer que o casuísmo do STF é coisa normal. Para liberar apenas uma pessoa ele condenou o cidadão a voltar a conviver com a impunidade do tempo das caravelas em que ninguém importante era punido. Repito: Tudo para beneficiar uma única pessoa.

    Responda
  4. Roger Z Moire

    Enquanto isso a esquerda caviar berra "ladrão livre ".

    Responda
    1. Joaquim Salomão

      E a direita alfafa muge "mito".

  5. Geilson Silva

    A rodovia é entregue ao setor privado para ser, supostamente, mais bem ‘administrada’. Aí a roubalheira entra em todas as etapas, fazendo o usuário pagar um absurdo para uma capina na beira da estrada. Mas a ideia é boa.. boa pra quem, cara pálida?

    Responda
  6. Sergio Siqueira

    Vê-se que o articulista é um verdadeiro caça-fantasmas. Do governo atual, sempre decente e nenhuma maracutaia, nem um pio. Uma incógnita o Sr. Elio.

    Responda
    1. Sergio Siqueira

      Sra. Eda, acho que não entendeu o comentário.

    2. Eda Rocha de Oliveira

      Em que país, em que planeta você vive? Bolsonaro passou mais de 30 anos no congresso como deputado e amealhou um patrimônio imobiliário considerável com as rachadinhas, além de treinar seus 3 filhos zero à esquerda, que seguiram o mesmo descaminho do pai, emérito membro do chamado baixo clero, o mais corrupto do congresso.

  7. jose carlos toledo junior

    Sempre foi óbvio que as concessionárias e os pedágios mais caros do planeta a cada 40 a 50 km, e que aquartelam sp e contribuem para inflação eram fontes de enriquecimento e recursos para campanhas eleitorais de políticos tucanos. Há 10 anos, os 2 pedágio entre sp e campinas eram 6 reais cada, enquanto que em estrada federal entre sp e bh eram 1,25 cada e mais espaçados.

    Responda
  8. Luciano Silva

    Tem uma correção a se fazer na matéria. A Lava Jato prendeu alguns la rá pios, mostrou caminhos da cor rup ção e recuperou alguns bilhões ao erário. Mas ela não teve forças para combater esse sistema organizado de ataque aos cofres pú bli cos. E apanhou feio para que ninguém mais tente. Triste.

    Responda
    1. eduardo ramos

      “República de Curitiba” impressionante como o gogó de quem não quer ser punido tem força. A Operação expos as vísceras da podridão e essa gente foca repetindo bordões como se nada tivesse sido descoberto. Como é difícil ter um longo passado pela frente.

    2. Antonio Carlos Orselli

      A Lava Jato morreu devido às denúncias apresentadas ao vivo pelo araraquarense Walter Delgatti Neto. O que era feito na República de Curitiba, pelos Filhos de Januário, não está em nenhum gibi. E o chefão da súcia não passava de uma alegoria. Incompetente e desonesto.

  9. Ricardo Melo

    Essa sociedade nunca esteve tão doente como agora, o congresso é o raio-X dessa sociedade.

    Responda
  10. Jose Walter Da Mota Matos

    Já começa com a compra de votos. Eleitor que se vende, não tem moral pra cobrar político corrupto. E não se iludam, independente de ideologia partidária, a mamata não acabou. Pra político nenhum.

    Responda
  11. luiz antonio nolasco de freitas

    Agora que deixou de ser tucano...Alkimim que se cuide

    Responda
  12. Humberto Giovine

    A lava-jato foi uma brincadeira de carnaval, embora a intenção fosse correta. Ninguém no Brasil acredita que uma operação como esta iria acabar com a corrupção e mudar o país, pois este vírus está incrustado na sociedade e somente com o tempo e muita educação (a partir das crianças, nas mínimas coisas) poderá alterar este quadro. O único fato mais relevante foi a eleição de bolsonaro com a consequente destruição das instituições e do Brasil!

    Responda
  13. Neli de Faria

    Culpa do povo que idolatra político invés de cobrar. Político é para ser cobrado e não idolatrado. Por isso que o Brasil é , e será, esse eterno subdesenvolvimento: o povo paparica os maus políticos. Até uma frase inventaram: criminalizar a política: de jeito nenhum Criminalizar o mau político. O bom político passa incólume. Caixa 2? Imoral, porque numa eleição o Caixeiro concorre em desigualdade de condição com os demais candidatos. Um crime contra o processo político-eleitoral.

    Responda
  14. Luiz Alberto Brettas

    Parece que o PT "acertou", novamente, na escolha do Vice, he, he... É um país da piada pronta mesmo!

    Responda
  15. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Pessoal do PT já deveria ter experiência na escolha de vices. Parece que não aprenderam nada.

    Responda
  16. E Mathias

    Esse principio praticamente define o que se faz no Brasil com grandes obras de engenharia, seja no setor publico ou privado: "exposição dos políticos metidos com propinas serve de biombo espetacular que protege empresas ineficientes, incapazes de fazer aquilo a que se propõem sem roubalheiras pelo caminho" . Não há inocentes, e com a palavra os CREAs e seus "engenheiros responsáveis" que nunca são incriminados ou indiciados. Acusar apenas os políticos é bem mais fácil.

    Responda
  17. José Cardoso

    Mas o Alckmin não gerenciava essa coisas todas com rédea currrrta?

    Responda
  18. FERNANDO GOMES

    Existem no serviço público gestores honestos e eficientes. Porém, o lavajatismo ao praticar a condenação sem provas provocou o afastamento dos honestos. O medo impera ao ponto de paralisar a administração pública.

    Responda
    1. José Filho

      Se as condenações foram sem provas sugiro que você ajude as pobres e coitadas empreiteiras e devolva, junto com elas, os bilhões que elas roubaram junto com o pt. Cuidado com o que você inala ou fuma. Dizem que certas substâncias prejudicam o raciocínio.

  19. NACIB HETTI

    Em julho de dois mil e cinco o Lula deu entrevista em Paris e disse que caixa dois no Brasil era normal. Tá na internet. Bola pra frente.

    Responda
    1. José Filho

      Lula defendeu o Sérgio Cabral com unhas e dentes ao dizer que governadores não merecem ser presos porque roubaram o povo brasileiro.

  20. Marcos de Toledo Benassi

    Pegar a empresa no flagra, sem que os burocratas paguem por nada e sem rever os valores extorsivos de pedágio, num adianta nada, sêo Elio. Fica aparecendo que eu seiscentos milhões, como um perdão papal, limparam os pecados...

    Responda
  21. RICARDO BATISTA

    Os pedágios não são caros, não. Eles são um acinte, uma extorsão! Aqueles milhares de carros passando ao seu lado. Que máquina de fazer dinheiro!

    Responda
  22. Jailson Palomino

    Se fosse um país sério isso tudo já deveria ser investigado à anos, não somente agora após o Santo se filiar a outro partido para virar vice do Lula. Ou agora pode só por não fazer mais parte do grupo de anjos do PSDB.

    Responda