Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ricardo Botto

    O grande alpinista Reinhold Messner refez o trajeto, na ilha Gerogia do Sul, 100 anos depois e ficou perplexo com o feito de Schakleton.

    Responda
  2. Ricardo Botto

    A viagem entre a ilha Elephant e a ilha Gerogia do Sul daria outro livro. O capitão Worst literalmente achou a cabeça de um alfinete no meio do oceano. Como se não bastasse, ainda aportaram do lado contrário da ilha em relação a estação baleeira. O que os obrigou a transpor as altas montanhas do lugar com apenas 20 metros de corda! Fazer alusão do mamulengo da Ucrânia num texto sobre a saga do Endurance é de doer.

    Responda
  3. Bento Brito Teixeira

    Na realidade não era uma denúncia. Era pra ser um comentário e/ou opinião. Coloquei errado. podem corrigir e publicar?

    Responda
  4. Maria Bethania Malato

    Um artigo primoroso, sobretudo por mostrar que em situações extremas os homens podem mostrar a melhor face da humanidade: o altruísmo, a abnegação, a persistência em prosseguir em um caminho desconhecido cheio de perigos, não pelo desejo efêmero da glória mas para transcender a pequenez e a mediocridade da maioria das pessoas que só enxerga o próprio umbigo.

    Responda
  5. MARCIO Gionco

    Adorei o texto

    Responda
  6. Humberto Isidoro

    Mais um comentario. o paralelismo entre os exploradores e Zelenski seria porque queriam reconhecimento do mundo e aplausos? Mesmo cque custe a dor e morte dos companheiros? A questão é,: Biden vai subir nas pesquisas? As festinhas de Boris Johnson no meio da pandemia serão esquecidas? A OTAN usou a Ucrania de cobaia pra ver até onde Putin era capaz de chegar. O patheta Zelenski está sendo usado pela milicia mundial, e o mundo pobre pagará a conta dos altos preços das sançoes.

    Responda
  7. Humberto Isidoro

    O que tem a ver com Zelenski , não sei. Zelenski é um ator. A tores vivem do aplauso. Mesmo que para isso leve seu povo ao exterminio ele quer holofotes. Toda vez que ele mesmo fala em acordo com Putin, a OTAN oferece armas para continuar a guerra. Não querem paz. A OTAN é a milicia do mundo, vende proteção. E a midia comprou a ideia e toca a fazer reortagens de heroismo. A questão é uma só. Os EUA aceitariam uma base chinesa No Mexico com misseis a 2 minutos de Los Angeles?

    Responda
    1. Joao Cellos

      Comentário perfeito. Parabéns!

  8. Olivia Tuna Fish

    corrigindo: Esse texto foi ótimo de se ler. E o livro que conta a estória da expedição (Endurance) é muito bom (com fotos)! Eu já li duas vezes. Esses dias pensei em ler uma terceira vez.

    Responda
  9. Olivia Tuna Fish

    Esse texto foi ótimo de se ler. E esse livro é muito bom ! Eu já li duas vezes. Esses dias pensei em ler uma terceira vez.

    Responda
  10. HARRY RUTZEN JUNIOR

    Como se diz, viajou na maionese!

    Responda
  11. Eloisa Giancoli Tironi

    Zelenski é o Guaidó ucraniano. Cadê o Guaidó? Evaporou. Agora a conversa é com o Maduro.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Zelenski é o Guaidó ucraniano porque é tão Marionette quanto o citado venezuelano. A situação é outra. Mas quando baixar a maré, ele vai ser tratado do mesmo jeito. Vai ser ignorado e, se tentar resistir, termina como Saddam Hussein.

    2. ENAIDE HILSE

      Nao misture alho com bugalho. Maduro e Guaidó sao dois venezuelanos, isto é, Guaidó é oposiçao. Na Ucrânia se trata de um invasor externo. Que povo que se preza entrega o seu país a um invasor? Espero que nem mesmo brasileiros fossem tao covardes.

  12. Evandro Botteon

    Se o emissário dos bancos realmente fosse pró-empatia, não iria colocar um político-humorista de mal gosto como um 'mocinho'. um conflito dessa complexidade não tem lado do bem x lado do mal. Essa tipo de leitura, é para quem deseja transformar o conflito em algo para consumo. nem zelensky, putin e muito menos os poderosos da OTAN, estão interessados na empatia e na paz. Muito menos o sistema financeiro. Todos estes só estão interessados nas oportunidades de negócio. nos números.

    Responda
  13. LORENA PARDELHAS

    Puxasaquismo indesculpável. Zelensky é muitas coisa, mas nunca um herói. Está mais para bufão covarde , canalha e perigoso para seu próprio povo.

    Responda
  14. Arthur Bagatini

    Texto idiota.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      O texto não é idiota. O contexto em que foi escrito é uma catástrofe. Que comparações (idiotas)!!!

  15. Arthur Bagatini

    Texto idiota.

    Responda
  16. Arthur Bagatini

    Texto idiota.

    Responda
  17. Juan Valdomero

    O comportamento de Zelensky quando obriga aos homens, entre 18 e 60 anos, a permanecer no país, cria escudos humanos para se proteger da mesma forma que os bandidos de Araçatuba colocaram reféns nos tetos dos carros

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Soldados para defender o país, não escudos. Jamais podem ser comparados a marginais.

    2. Juan Valdomero

      Quando Zelensky é aplaudido pelo parlamento alemão ou escuto as diatribes ante Rússia do descabelado Boris Johnson e lembrando que esses dois países acompanharam o tio Sam no Afeganistão minha fé no gênero humano cai a zero...

  18. Juan Valdomero

    Candido, muito infeliz a citação do comediante ucraíno, ele tem mais responsabilidade que o próprio Putin nesta guerra ao tentar ser a ponta de lança do tio Sam para ameaçar a existência da Rússia. Sem nexo a relação Endeavour Zelenski

    Responda
  19. Beckenbauer Simas

    Comparar este aventureiro destemido ao populista Zelenski é forçar demais a barra. Este último, a pretexto de aumentar sua popularidade e ficar bem com o Ocidente (OTAN), quis revisar acordos de neutralidade importantes que haviam sido assinados pelo seu país para tornar-se independente da antiga URSS. Hoje, após a invasão da Ucrânia pelo ditador Putin e a não intervenção das forças estrangeiras na guerra, acena uma volta para onde não saiu. Uma comparação infeliz feita pelo nobre colunista.

    Responda
    1. Juan Valdomero

      O autor é suspeito de estar na folha da Agencia Mãe

  20. Pedro Schu

    Encheu meus olhos de lágrimas, bravo

    Responda
  21. Alcides alcantara

    Bracher, não entendi. Lawrence morreu e logo depois seus companheiros, ou seja, não sobreviveu ninguém daquela expedição. Como, então, a frase de Lawrence entrou para a história? Quem contou? Ficou no ar e alguém capturou?

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Um pouco de curiosidade é bom, busque Polo Sul-Robert Scott!

    2. Jiddu Pinheiro

      Um diário encontrado posteriormente, suponho

    3. Luiz Eduardo Anelli

      Scott registrou tudo em seu diário até poucos minutos antes da sua morte, incluindo o que Oates dissera quando saiu do abrigo dias antes. Quando encontraram a barraca com os corpos, trouxeram o diário e por isso sabe-se muito de tudo o que aconteceu, mesmo embora todos tenham morrido.

    4. ADONAY ANTHONY EVANS

      Desculpe, Ana Elisa

    5. ADONAY ANTHONY EVANS

      Alcides, a Ana Luísa está certa. Os membros da equipe eram alfabetizados

    6. Ana Elisa Lobo

      Alcides, nesta época as pessoas escreviam diários de viagem, tudo ficava registrado. Alguma outra expedição deve ter encontrado os diários. Assista Contra o Gelo na Netflix, e você vai ver uma situação parecida.

  22. Djalma Nascimento Junior

    Para quem já teve a oportunidade de ler A Incrível Viagem de Shacklton, a aventura continua. Parabéns à Folha pelo registro.

    Responda
  23. Rives Passos

    História inspiradora. Mas, trazer o presidente comediante a ela não me parece apropriado. É um irresponsável orgulhoso e narcisista. Que aliado ao Biden e Boris Johnson (em desgraça por sua atuação) tenta, desesperadamente, ser um novo Churchill. Nada mais patético e anti patriota. Sua nação está sendo esmagada e Zelensky é o grande culpado. A mídia ocidental, capitaneada por EUA e Reino Unido patrocina isso a custa de sangue inocente. Enquanto isso a indústria armamentista ri de orelha a orel

    Responda
    1. Alcides alcantara

      Já vi que está torcendo pelos russos. Qual o direito desse megalomaníaco assassino invadir outro país sem razão ou motivo, apenas pelo sonho de reconstruir a União Soviética. É o Hitler do séc. XXI

    2. Helio Cardoso

      Horrível, um país livre é atacado e estuprado sem mais nem menos e ainda é o culpado? Desde quando a mídia patrocina qualquer coisa? Vá estudar.

    3. Juan Valdomero

      Rives, concordo plenamente. Magistral seu comentário

    4. alex carvalho

      Como vc entende bem de geopolítica e de metáforas.... Vc é iluminado, deveria conversar com a ONU e seus amadores personagens...

    5. Rives Passos

      ...há. Como sempre inocentes tendo sua vida ceifadas precocemente pelo orgulho, sede de poder e lucro de canalhas. Ah! E o Putin é um bandido!

    6. Rives Passos

      ...há. Como sempre inocentes tendo sua vida ceifadas precocemente pelo orgulho, sede de poder e lucro de canalhas. Ah! E o Putin é um bandido!

  24. José M Leal

    Artigos unteligentes como este, contrastante com o ativismo político mediocre e raivoso das viúvas do Petismo, é que compensam a leitura da Folha. Mas discordo do enfoque do autor. Zelensky, por teimosia e apego ao poder, está arrastando seu povo por uma guerra inútil e perdida. Deveria fazer como Lawrence Oates e dizer: ucranianos, vou ali fora e devo demorar um pouco (e desaparecer no exilio).

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      É isso mesmo que vao fazer, Alcides. Como brasileira Já nem dá para saber o que é mais trágico nesse momento, a guerra na Ucrânia ou a mentalidade de tantos brasileiros. O consolo é que um povo desse nem Putim deve querer governar!

    2. Alcides alcantara

      E entregar o país aos russos? Se a Argentina cismar de invadir o Brasil devemos sair correndo ?

    3. José M Leal

      Digo, inteligentes.

  25. Andréia Chaieb

    Creio que não é Zelenski q detém o poder da própria decisão de recuar, mas à OTAN! Zelenski é um marionete dos EUA, como tantos outros ao longo da história. Porém a história relatada vale para lembrarmos da importância da humildade na tomada de decisões de recuo!

    Responda
    1. silvia ramos

      Comparação descabida! Péssimo. Quem expõe a população civil à morte é Zelensky, especialmente quando obriga aos homens, entre 18 e 60 anos, a permanecer no país. São escudos humanos. Parece que não há mais vida inteligente na mídia. Só robôs.

    2. José M Leal

      Excelente enfoque, Andrea.

  26. wanderley f ramos f

    Muito bom resumo do livro Endurance. Alguns comentaristas brasileiros, só existem porque se apoiam no analfabetismo funcional.

    Responda
    1. Tino Leon

      Ninguém é obrigado a ler todos os livros do planeta antes de comentar um texto.

  27. Lizeth Mira

    Excelente artigo! Inteligente! Mergulhou nas regiões abissais e trouxe à superfície o q importa determinação, coragem, empatia e crença da capacidade humana para q haja acordo e validem a cultura da Paz!

    Responda
    1. Beatriz Judith Lima Scoz

      É isso mesmo Lizeth! Concordo totalmente...

  28. Lizeth Mira

    Excelente artigo! Inteligente! Mergulhou nas regiões abissais e trouxe à superfície o q importa determinação, coragem, empatia e crença da capacidade humana para q haja acordo e validem a cultura da Paz!

    Responda
  29. Alberto Henrique

    Zelenski,com uma garrucha na mão,desafiou à segunda potência militar do mundo,será que ele achou que à Otan e os EUA iriam comprar essa briga. Agora quem paga o pato é o povo ucraniano e tem imbe-cil chamando Zelenski de herói.

    Responda
  30. Beatriz Judith Lima Scoz

    Excelente artigo! Aponta para aquilo que deve estar presente nas relações entre os diferentes povos do planeta e na convivência em geral: empatia, solidariedade, compreensão... E, a meu ver, a comparação com Zelenski é bastante apropriada... Um novo perfil de liderança, tomara seja o perfil do líder do futuro!!!

    Responda
  31. W Magrao

    Inyeressante a logica de alguns que comentam....Putin joga as bombas....a culpa é do Zelenski....É bom lembrar que a eleicao foi democratica e Zelenski ganhou, se querem entrar para a OTAN, a Ucrania tem esse diteito, nao é mais parte da URSS,eles tem o direito de escolher por quallado serao explorados.Tenho certeza que quem usa esse argumento de culpa de zelenski se borra todo com o barulho de rojoes hehehe...Dar razao aos russos tem td a ver com o pt......

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      Lula nunca frequentou escola, mas é civilizado, Rodrigo; nao vai pegar ninguém. Entende que ninguém tem culpa de nao ter sido dotado do mesmo grau de inteligência que ele.

    2. ENAIDE HILSE

      A opiniao, infelizmente da maioria aqui, nao tem nada a ver com o PT nem com Bostonaro, é ig no rância mesmo! falta de cultura.

    3. Alberto Henrique

      Não sabia que Bolsonaro é petista!

    4. rodrigo vaz soares

      Tinha que meter o petê no meio, né? Coisa de quem se borra todo ao ver qualquer coisa em tom vermelho. Cuidado que o Lula te pega, hein?

    5. Andréia Chaieb

      Questionar a postura de Zelenski não significa dar razão à Putin, é preciso aprender a conviver com a complexidade! A vida não se resume à luta entre o bem e o mal, há nuances e contradições! Aliás, vc realmente acredita q o ex comediante é agente das próprias ações, ou será q é marionete da OTAN?

  32. Jose Oscar Marques

    Aguardem algumas semanas para ver o tal presidente-ator num confortável exílio em Londres ou Nova York, deixando para trás um país completamente destruído.

    Responda
  33. Rodrigo à vora

    Cara, que ginástica para tentar sustentar a imagem artificial de um presidente ucraniano que joga seu povo ao sacrifício desmedido, impede a saída de homens e os obriga a lutar, em vez de reconhecer sua inferioridade, o seu abandono pelo ocidente e negociar uma saída mais vantajosa a seu país, após mais de oito anos golpe e guerra. Lamentável.

    Responda
  34. Jose Roberto X de Oliveira

    Zelenski está mais pra um youtuber com ideias tolas. Está mais pra um Arthur Do Val que pra um Churchill. Os Russos fizeram a guerra mas a falta de habilidade política do Zelenski além de ser o estopin ainda a piora EUA quer os outros países fracos pra manter sua hegemonia. Vendem armas e vão fazer negócios de reconstrução e deve haver outros pontos mais com que lucrar ainda.

    Responda
  35. carlos campos

    Belíssimo texto , de arrepiar. Parabéns ao articulista pela aula e pelo paralelo exposto . Prazer de leitura!!!!

    Responda
  36. xikito ferreira

    Gostei imenso. Bracher relata super bem um episódio de teste máximo do aguentar a qualquer custo. Nosso próximo presidente deveria se inspirar no Shackleton

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      C. Edu. Não sejamos tão ambiciosos. Para nós brasileiros, basta estabelecermos uma correção de rumos, na direção contrária da nefasta desconstrução em curso.

  37. Clair Calandreli

    Teve uma coluna de Élio Gaspari na qual citou a tática do De Gaule de entregar Paris aos alemães sem resistência, afim de preservar a cidade e o país. Zelenski deveria se espelhar em De Gaule pois essa é uma guerra de um lado só, a Ucrânia não ataca a Rússia! O país está sendo destruído por orgulho de um maluco. Os sonhos desse maluco não compensa a destruição da nação. Fora, Zelenski já!

    Responda
  38. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    Esse Zelenski é o mesmo democrata que acaba de proscrever os partidos de oposição na Ucrânia? Não pode ser o mesmo não. Nosso herói... não pode ser! Assim não há abismo que aguente!

    Responda
  39. Roberto Freire

    Ótimo texto. Faltam-nos Schackeltons e restam-nos Lulas e Bolsonaros.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Mas e Lula hein? E o pt na antártica e no ártico, hein? Não vai nada?

  40. jose rodolpho perazzolo

    Quanta babaquice! Zelensky leva seu povo em direção a morte…. Péssimo gestor, péssimo governante, péssimo comediante !

    Responda
    1. Claudio Huguet

      Atua em defesa da liberdade, pondo a própria vida em risco, para não ficar o povo ucraniano sob a tirania de Putin.

  41. Adriano Tralback

    Excelente Texto ! Gostei muito do texto, o texto foi muito bem escrito, entendi a mensagem passada pelo autor. Parabéns !

    Responda
  42. Ilan Wainstein

    Parece redação do Enen. Nota zero

    Responda
    1. Fernando José Nicoli

      E sua estupidez e falta de empatia com o texto e com a história merecem nota dez.

  43. MARIO R M COSTA

    O Endurance hoje se chama Ucrânia. Zelenski é o Scott. Se mete numa aventura e se lasca no final.

    Responda
  44. Edson Miranda

    Pelo visto, muita gente aqui não fez com afinco a atividade de interpretação textual lá no inicio do Fundamental ou então uma interpretação ideologizada cega-os para o real desejo do autor: ressaltar a fundamental importância da empatia, coragem e determinação no curso da história humana. Ditadores, autocratas, no final, terão o mesmo destino do Endurence: o fundo dos mares. Só que diferente deste, estarão numa fossa abissal tão grande que ninguém quererá recuperá-los.

    Responda
    1. Edson Miranda

      Endurance

  45. Julio Moreira

    Zelenski não é um herói como foi Schackleton.... péssima comparação.... Zelesnski é um marionete dos USA!!

    Responda
    1. Andréia Chaieb

      Roberto, questionar a postura de Zelenski não significa dar razão à Putin, é preciso aprender a conviver com a complexidade! A vida não se resume à luta entre o bem e o mal, há nuances e contradições! Aliás, vc realmente acredita q o ex comediante é agente das próprias ações, ou será q é marionete da OTAN?

    2. Roberto Freire

      E Putin é um modelo para os ressentidos que não sentem nada pelas crianças mortas, enquanto espumam seu ressentimento pelo canto da boca.

  46. Carlos Artur Felippe

    Alhos com bugalhos. Forçou.

    Responda
  47. GIOVANI CANDIDO

    A espetacular narrativa da expedição ao polo sul não combina com a conclusão do final.

    Responda
  48. Clécio camatrgo

    Simplesmente excelente.

    Responda
  49. José Cardoso

    Parece que o colunista gostou da história das expedições, mas sentiu que o momento exigia mencionar a guerra russo-ucraniana. Aí faltou espaço para juntar os dois eventos numa lógica.

    Responda
    1. Ney Fernando

      Também tive essa impressão (algo como a anedota do aluno que tinha que fazer uma redação sobre a formiga mas havia estudado o elefante, ou o contrário). Mas o artigo sobre as expedições ao Polo Sul ficou muito bom.

  50. Miguel Ruiz

    Um texto de autoajuda que tenta relacionar dois eventos sem qualquer relação. Mais uma fábula absurda própria de nossos tempos. Que texto ruim!

    Responda
    1. Rodrigo Ribeiro

      O Putin é o Bolsonaro perdido da dita esquerda brasileira. Que o diga Zé Dirceu, para quem o Putin é o estadista do século. Que Deus guarde o Brasil de mentes tão peuenas que conseguem ver tudo a partir de ideologias pobres e desencontradas. Guerra é guerra, ninguém ganha. Nem os ideólogos.