Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Carlos Soares Costa

    Não esquecer que ninguem faz nada sozinho, um lider como Schakleton , teve um grande comandante navegador chamado F. Worsley DSO., que apenas com seu conhecimento nautico, navegou naquele mar dificil e chegou onde planejou, e teve os outros tripulantes, inclusive o que transformou um simples bote salva vidas em um barco capaz de atravessar 1300 milhas no mais perigoso mar . Henry McNis um carpinteiro. Um lider sabe principalmente escolher os melhores.

    Responda
  2. José Carlos Soares Costa

    Se tivessemos uma liderança que pudesse discutir nossos problemas com a sociedade, obrigando os politicos a aprovarem programas e cortarem na propria carne seus excessos, talvez fosse cumprida a profecia de que seriamos 1° mundo. Acho um absurdo defender Putin, imaginem um outro pais ditando ao Brasil o que pode ou não fazer? Ou o Presidente luta com seu povo ou pede para sair. Mas não poderia aceitar interferencia e muito menos invasão de seu território.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      E o Marreco Depenado Pelo STF e seus patos procuradores não eram guiados pelo DoJ- Departamento de Justiça Americano. Imagina se aceitaríamos os americanos ditando o que pode ou não fazer, né mesmo?

    2. Felicio Antonio Siqueira Filho

      O Sr. imagina que não são os EUA que ditam o que devemos fazer? Sempre que ultrapassamos a linha estabelecida por eles somos imediatamente avisados e começam as ações para que retrocedamos. A sexta frota estacionada próximo à nossa costa em 1964 e o embaixador Gordon ditando as ações civil-militares para o golpe creio que demonstram o que estou dizendo. História não é o forte do brasileiro dito "informado".

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Morram abraçados? É isso? Só há uma vida.

  3. Marcos de Toledo Benassi

    Seu Bracher, sua cândida reflexão só me lembra o óbvio: nessas histórias, não teve um que não se Sodeu todo!

    Responda
  4. Alfredo Bastos

    O que posso dizer é que o autor menciona em seu artigo é que líderes como Schakleton onde coloca seus objetivos de lado para salvar os seus liderados estão longe de existir neste mundo atual, inclusive o líder Ucraniano está bem longe disto. Não vi o artigo como elogio a Zelensky e sim que ele está longe deste tipo de líder como o comandante do Endurance..

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Perfeito! Foi como o li. Aqueles que exaltam o Zelenski não percebem que está levando seu povo para a morte e ruína em nome de sua glória pessoal.

  5. Marco Aurélio Mello

    Mais um a romantizar Zelenski. Não existem heróis no referido conflito. Putin é quem é, mas Zelenski parece-me mais preocupado com o próprio ego do que com a vida de seus compatriotas. Insistir na adesão à OTAN levou a Ucrânia ao abismo, e os EUA a lucrarem com a indústria de armas. Não por acaso, antes mesmo da invasão, Biden se valia diariamente de um discurso que punha mais gasolina no iminente conflito.

    Responda
    1. Roberto Freire

      É...mas o único que acertou sobre a invasão foi o Biden. E o assassino do Putin, que sempre soube o que queria.

    2. misael pacheco

      Por que Putin é avaliado como um herói?

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas foi isso o que ele fez ao comparar Zelenski ao líder que só pensa no bem estar dos seus comandados. Se Zelenski estivesse agindo assim ai seria um elogio.

  6. Paloma Fonseca

    Num mundo onde todos são culpados, o crime não existe. A minha consciência me diz para me solidarizar com a vítima, e não com o agressor. Putin está ferindo todas as regras do jogo, conquistadas a duras penas na Europa do pós-Segunda Guerra Mundial. Putin deve pagar por todos os seus crimes. Vá brincar com os seus joguinhos de guerra na Lua...

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Que regra que jogo é essa? Por acaso a Iugoslávia não foi estripada pelos europeus?

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Quem está pagando é o povo Ucraniano e seu futuro com o “heroísmo “ do Zelenski.

  7. Guilherme Zambrana Toledo

    É óbvio que Bracher fez uma apologia. No entanto, se deixarmos as paixões de lado, ele relata 3 expedições fracassadas, cujo único intuito prático era alcançar a fama de conquistar o polo e tornar-se um herói, mesmo que para isso colocasse em risco a vida de seus companheiros. Uma comparação um tanto quanto estranha.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não fez! O Zelenski se parece com o comandante o tempo todo preocupado com a vida e o bem estar dos seus comandados? No final o autor disse que se espera que o Zelenski tenha o mesmo objetivo. Acha que isso está acontecendo?

  8. Hudson Rodrigues Lima

    Resumo da epopeia do abismo: dois lunáticos no poder a matar inocentes e estes confiarem naqueles que remetem todos ao abismo. Nenhum dos países e seus povos são inocentes, afinal foram às urnas e elegeram monstros.

    Responda
    1. ENAIDE HILSE

      As reeleiçoes de Putim sao manipuladas. Ele "conseguiu" aprovaçao para ser reeleito até 2045, quando tiver 92 anos. Zelenski foi eleito democraticamente no modelo do mundo ocidental.

  9. Maria Lopes

    Considero falta de tirocínio os que atacam o articulista por ter sido executivo do Itaú. Ele foi também exemplar na contribuição do grupo à pandemia, com uma doação de mais de I bilhão altamente bem gerido. E já se manifestou publicamente pela defesa da democracia e contra Bolsonaro. Precisamos de mais como ele.

    Responda
  10. Maria Lopes

    Shackleton foi mesmo um grande exemplo de liderança em condições extremamente adversas. Zelenski surpreendeu o mundo ao revelar sua capacidade de liderança e coragem. Ele conhece o desejo de independência dos que o elegeram e serve esse mandato. Os que insistem em diminuí-lo por ter sido um comediante são os mesmos que esquecem que Putin foi um medíocre agente da KGB na Alemanha oriental.

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Como é fácil criar heróis. Com os recursos midiáticos de hoje é como tirar doce de criança. (perdão crianças)

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Só que o heroísmo do Zelenski está levando seu povo à morte e a ruína.

  11. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    O artigo começa com uma frase, que parece indicar que Zelenski deveria sair de cena e assim permitir uma negociação que reduzisse a destruição de toda infraestrutura ucraniana, a morte de inocentes e o lucro da indústria bélica norte-americana que ganha milhares de dólares a cada dia de guerra. No meio do artigo o autor parece abandonar o texto, que fica à deriva. Peculiar.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O autor demonstra claramente a esperança de que Zelenski tenha a atitude e o desprendimento do personagem que tinha como principal objetivo zelar pela vida e bem estar dos seus comandados.

  12. Luiz Eduardo Cantarelli

    Não vi muita relação entre os fatos. Desbravadores utópicos x invasão desmedida. Mas como novas idéias sobre a Ucrânia já estão esgotadas, o pessoal inventa para preencher pauta.

    Responda
    1. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

      Concordo

    2. ENAIDE HILSE

      A relaçao entre os fatos é muito cabível, Luiz. Só que Shackelton enfrentava a natureza, e Zelensky enfrenta um psicopata que dispoe de tudo que há de mais eficiente para a guerra. A chance de Zelensky sair vencedor como Shackelon nao é grande, mas enfim apeguemo-nos ao provérbio "a esperança é a última que morre". Um paralelo já está fora de dúvida: Zelensky vai entrar para a história como um herói. Contudo, a mulher dele deve preferir ser mulher de um "covarde" do que viúva de um herói.

  13. tulio viana

    O que vemos na Ucrânia é de uma tristeza sem fim. Um psicopata que invade, um triste comediante que resiste e os inocentes que morrem dos dois lados, a guerra e sua lógica doentia. Difícil aportarmos em um mundo civilizado, humano. O diálogo das bombas, o ser humano levando seu lado sombrio ao extremo. O medo e suas extremas consequências, insanidade total com o nome de geopolítica. Não tem ninguém certo, todos somos culpados.

    Responda
    1. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

      Análise perfeita.

  14. JOSE MAURICIO IGLESIAS DA SILVA

    Este texto só podia vir de um financista.

    Responda
    1. Roberto Freire

      E essa resposta só poderia vir de um fracassado ressentido.

  15. Vilarino Escobar da Costa

    Não espero tanto assim do Sr Zelenski . Não tanto quanto Putin , ele também será julgado por suas ações e decisões. Neste jogo de geopolitica e poder onde os grandes derrotados são os povos , as pessoas são sequestradas de suas vidas em nome de lideres insanos !

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O mundo parece precisar tanto de heróis que se agarra só primeiro ator que represente o personagem. O heroísmo do Zelenski está custando a Ucrânia a morte e o sofrimento de milhões de pessoas e a destruição física do país, o que significará sofrimento para as futuras gerações. Quem precisa desse tipo de herói?

    2. ENAIDE HILSE

      Antes de Putim começar a preparar a invasao,Zelenski, que foi eleito com 73% dos votos, tinha 80% de aprovoçao do povo; agora sua aprovaçao é de 100%! Muitíssimo ucranianos que moram no exterior estao voltando à Ucrânia para lutar - também mulheres! E todas as mulheres podem deixar o país, mas só as que têm filhos estao fugindo, as outras estao se oferecendo para o treino para o combate. No fundo devem saber que nao terao chance de vencer, mas querem mostrar heroísmo.