Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. rubens gonçalves

    Olha aí mais um adepto do bigodinho de Viena. O bebedor de cerveja de Munique. E se acha cientista . Pior ainda.

    Responda
    1. rubens gonçalves

      Peter uetz-alemão morando nos states. Tá explicado os dois pontos.

  2. Pedro Luis

    Está igual a perseguição aos judeus, só por ser judeu! Coisa de europeu!!

    Responda
  3. Rita Guimarães

    Se a pesquisa tivesse relevância, ele não teria cancelado. Pesquisador sabe das dificuldades de fazer estudos sérios, leva anos e mais ainda para ter reconhecimento. Esse pesquisador não tem importância para o mundo científico, se tivesse não cometeria esse ato despropositado. Nada a ver, a não ser que ele esteja pleiteando dinheiro de alguma agência estrangeira contra o Putin.

    Responda
  4. Bruno Martins da Costa Silva

    Deixa eu vê se eu entendi: a única forma de a guerra parar é com os russos pressionando o seu governo a deixar a OTAN colocar bases em Odessa e Karkov? É isso? Porque eu tenho a impressão que se a OTAN definir limites também encerraria o conflito, e eu não vejo as pessoas pressionando o governo americano, que tem bases militares pelo planeta todo. A invasão russa é abjeta, mas a narrativa da guerra na imprensa ocidental é quase infantil, sem qualquer compromisso com a realidade.

    Responda
    1. Bruno Martins da Costa Silva

      Por fim, nunca existiu possibilidade de Ucrânia com OTAN: os russos vão para guerra nuclear antes disso. Não foi diferente do que ocorreu em Cuba nos anos 60 e não será diferente do que ocorrerá na Venezuela se ela entrar numa aliança militar com chineses e russos.

    2. Bruno Martins da Costa Silva

      Isso ocasionou uma onda de soft politics contra a Rússia que é tão imoral quanto a guerra, em especial porque aumenta o conflito. Repare que a OTAN é uma organização militar, não uma instituição humanitária; que mandar armas para um conflito de resultado inevitável não ajuda os ucranianos. Essa guerra não muda as posições diplomáticas disponíveis, e a Rússia só atacou porque 14 anos de diplomacia falharam. O erro de um não isenta o outro e esse clima de torcida é ingênuo e tacanho.

    3. Bruno Martins da Costa Silva

      Amigo, antes de ser agressivo, informe-se. Com o fim da URSS a Rússia imaginou que ia ser tratada como Alemanha ou Japão nos anos 50, mas não foi o que aconteceu. Putin promoveu reformas e pediu para entrar na UE e na OTAN em 2007: disseram não. No ano seguinte convidaram Geórgia e Ucrânia para a OTAN. Esse conflito estava anunciado desde 2008 e os USA nunca apagaram o fogo da panela de pressão. Os USA queriam a guerra para quebrar a Rússia, estão promovendo ela nos moldes de guerra fria...

    4. LUIS FERNANDES

      Argumento infantil e amador! Nada justifica uma invasao covarde a um pais onde claramente na havia nenhuma ameaca imediata a Russia. A questao da Otan pode influenciar mas nao e claramente decisiva a estabelecer uma guerra absurda. Hoje, a ameaca real da Otan e desculpa pois a Russia ou EUA c seus arsenais nucleares e misseis hipersonicos nao precisam de tropas na fronteira pra serem real ameaca entre um e outro pais. A falta de defesa real da Ucrania sem Otan e q gerou a atitude putinista.

  5. Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva

    Nunca vi nada mais ridículo. Esse senhor e aqueles que o apoiaram na decisão é que deveriam ser cancelados.

    Responda
  6. Celso Augusto Coccaro Filho

    Sempre que surge alguma instabilidade social, forma-se o ambiente para crescimento dos “denunciantes invejosos”, personagens do famoso estudo comportamental e jurídico. Os répteis, objeto do estudo cancelado, pelo menos rastejam com dignidade.

    Responda
  7. Hercilio Silva

    Efeito colateral é o que dizem os que fazem guerra quando matam inocentes. Cancelar a produção científica russa, vai Cancelar o que elas geraram de evolução também?

    Responda
  8. José Bueno

    O que está fazendo este editor, ocupando a posição que ocupa?! "Banimento " é totalmente sem sentido no mundo científico. Se a moda pega, já imaginaram o "banimento" dos colegas israelenses pela ocupação da Palestina? Dos colegas norte americanos pelas inúmeras invasões mundo a fora? Cientista foi formado para resolução de problemas, de conflitos, com a razão, com o entendimento, Faz sentido é ser ativista apoiando negociações que levem à paz, o quanto antes, para aqueles povos.

    Responda
  9. MARCIA DA CRUZ

    Censura inadimissível, neste caso nivela o censor ao invasor!

    Responda
  10. João Paulo Cavalcante de Almeida

    Ato ridículo. Sem mais

    Responda
  11. Maria Irene de Freitas

    É esse ambiente que alguns poderosos querem p o mundo, sem contestação, sem contraditório, sem história, sem memória e manipulados ao seu bel prazer. Inventam um inimigo, que na realidade é inimigo quase pessoal e o transformam em inimigo global e que todos devem combater. Querem apagar a história daqueles que lhe são contrários. Qual o ganho que algumas ações do imperialismo terão p o restante da humanidade que não está com ele? Apaga-se, inviabiliza-se o Outro p que somente um tenha valor? Aff

    Responda
  12. Shemarlison Junior

    Espero que o Putin lance armas nucleares. Já chega dessa idiotice.

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Fala batraquio!

  13. fernando coli

    Ato tao sem sentido quanto a invasao. E deveria retirar toda a produçao cientifica dos eua. Somente no Iraque foram 800 mil abates.

    Responda