Celso Rocha de Barros > Reação à Lava Jato deixou de ser estratégia e virou só saque generalizado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Senhor Gil Filho: eu falo Brasil, por que é o único paÃs que eu conheço pelo menos um pouco. Eu estou de acordo com que você diz, com certeza há corrupção até no Tibete, terra dos monges!
Os ataques à lava jato vem dos corruptos ou dos quem os defendem,,,,vergonha nacional...
E Gil, se não fosse o STF, 90% da população brasileira estaria na pobreza sem possibilidade de reverter esse quadro. Na verdade, o governo Bolsonaro também provocou uma igualdade social: hoje, a empregada não vai a Disney e a patroa dela também não vai. É assim que estamos.
É a famosa polÃtica chavista, igualando toda a população venezuelana à miséria, como ataca o atual mandatário, que conseguiu realocar o Brasil no mapa da Fome, como defende o lÃder nas pesquisas presidenciais. Terceiro neles!
Flávio, comparar corrupção de governos passados e encerrados com o negacionismo cientÃfico do atual governo (negação da vacina, negação do uso de máscaras etc.), que já enterrou 650 mil brasileiros, é o mesmo que comparar laranja com bicicleta. E tem também a negação das urnas eletrônicas. Se vergonha na cara tivesse, o clã Bolsonaro entregaria todos os mandatos polÃticos que ganharam via urnas eletrônicas.
Oi, Flávio. Não dá pra comparar laranja com bicicleta. O "negacionismo cientÃfico" do atual governo federal deixou 650 mil cadáveres pela COVID. A corrupção do governo PT foi um problema grave. Mas, se você não sabe, vou te informar: Bolsonaro é presidente desde 2019; o PT está fora desde 2016. Ficar culpando o PT pelos erros do atual governo não faz sentido. Pare e pense.
A maior corrupção no Brasil é prática em nome da lei, por aqueles que pago para cuidar das leis, assaltam os cofres públicos diariamente com supersalários e mega aposentadorias. Enquanto isso metade da população é condenada a viver na pobreza.
Escândalo de vacina ou na PF ?tenhamos honestidade intelectual. O que são esses escandalos perto do Petrolão? A ideologia não pode estar acima da moral. Não é questão de defender o governo atual, mas asumir que os escándalos de corrupção do governo passado foram infinitamente(até entao) maiores. É inacreditável essa dissociacao da realidade.
Os petistas esquecem os processos legais que provaram a corrupção durante o governo petista e inventam que houve "perseguição" polÃtica ao Lula/PT. Os bolsonaristas negam que o Jair quis mexer na PF para se favorecer e atacam o Moro que acusou essa manobra espúria. Esses dois polos são farinha do mesmo saco. Com a diferença que Lula/PT aceitou o que o STF/Democracia aplicou. Jair quer dar um golpe.
A ideologia destruiu a moral intelectual deles. É uma dissociacao da realidade "jamais neste paÃs " vista antes.
Não é isso. Não se deve tomar o todo pela parte. Temos sim, como em outros paÃses, um monte de safados e corruptos. Mas a maioria dos brasileiros é honesta e trabalhadora. Só que alguns dos comentaristas abaixo, bolsonaristas e lulistas/petistas, ainda seguem aquele pensamento: "Rouba mas faz". Daà que a Operação Lava-Jato foi atacada por esses dois polos que se dizem opostos.
Eu cheguei a conclusão, que a corrupção na polÃtica brasileira é uma coisa combinada de esquerda e direita! Honestidade em nosso paÃs é uma farsa.
Gil. A diferença entre os paÃses citados por você e o Brasil é nas consequências e nos valores. Aqui cria-se uma figura "sui generis" na história do Direito para "descondenar" um réu envolvido num escândalo de 2 bilhões de dólares, segundo os registros oficiais da empresa prejudicada em seus balanços. A Petrobrás. Essa é a nossa triste diferença. A ausência de consequências. Namastê!
Adenor voce tem um pouquinho de razao em suas palavras, mas corrupção nao é so Brasil. Voce acha que nos EUA , na França , na INglaterra e outros Paises de primeiro mundo nao existe ? Acordaaaaaaaa...
Vai ficando cada vez mais clara e evidente a condição de insepulto de nosso presidencialismo, e só o Parlamentarismo ou, num primeiro momento, o Semi-presidencialismo poderão nos livrar da tragédia institucional que se avizinha, ante a perspectiva de termos que optar entra a cruel realidade e a insuportável mentira. Namastê!
MeretÃssimo Celso, vassuncê, com esse hábito de escarafunchar feridas, num pega umas perebas de quando em vez? Porque sai pus, sai detrito, tem tecido morto... DifÃcil, hein, compadre? Um outro movimento equivalente ao da lava-jato, será difÃcil; o nÃvel de esclarecimento público gerado por estes três poucos anos de desastre, insuficiente pra dar um limpão na fossa. Será algo muito, muito dependente da sorte...
Até que enfim! Deus Seja Louvado! Pelo que se lê aqui é possÃvel ser seguidor do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) como o douto Dr. Celso Rocha Barros o é, sem ser defensor da corrupção. Aleluia! Aleluia! Rsr.Rsr.! Parabéns Celso! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Muuuuuuuuuuuuuuito mais do que as "práticas ilegais (??)" da Operação Lava-Jato combateu, o que destruiu e destrói a economia e o paÃs (Brasil) é a corrupção. Mas vale uma visão absurda: "Se é o meu candidato querido que fecha os olhos par a corrupção, a gente aceita". Barbaridade! Eu não aceito.
"Os 6 bilhões que recuperaram não é nem 1% do prejuÃzo trazido á economia brasileira pelos práticas ilegais e irresponsáveis da operação LJ." Comentaram abaixo. esse comentário traduz aquele "pensamento" horrÃvel, que ainda impera no Brasil: "Rouba mas faz". Isso está errado.
O trecho em que o colunista afirma que, com o financiamento público, o candidato que não quer receber suborno pelo menos tem uma chance de vencer é ironia, né? Ou ele realmente acha que, com o financiamento público, houve o fim do caixa dois e as campanhas se limitam ao recurso público?
Quem é que fica o tempo todo jogando nas costas dos outros os erros que cometeu e que ainda comete, eximindo-se da responsabilidade inerente ao cargo de presidente do Brasil? Quem respondeu Lula e Bolsonaro acertou.
Na sequência, após o erro crasso de Moro ter aceitado ser do ministério do Jair, o próprio Jair e o Centrão, ajudados por interpretações erradas do STF, a Lava-Jato foi encerrada. Mas o legado dela é fundamental.
Vou repetir uma resposta que dei a um dos comentadores que tapa o sol com a peneira furada do fanatismo (no caso, petista). Só um dos diretores da Petrobrás teve de devolver 90 milhões de reais aos cofres públicos, resultado provado de corrupção. Isso foi graças a Sergio Moro e à Operação Lava-Jato. No total foram 6 bilhões de reais. São números, não são narrativas.
Ninguém questiona o combate à corrupção promovido pela Lava Jato. O que se questiona é o engajamento polÃtico da força tarefa e praticas ilegais e corruptas usadas por eles para combater essa corrupção, que resultou em enfraquecimento e descrédito dessas instituições. Os 6 bilhões que recuperaram não é nem 1% do prejuÃzo trazido á economia brasileira pelos práticas ilegais e irresponsáveis da operação LJ.
o quarteto maldito: bolsonaro, lira, aras, ricardo barros.
O epidemia do lava-jatismo já teve seu momento agudo, causou um estrago considerável em nossa vida polÃtica, mas agora tem tudo para tornar-se uma endemia. Os indivÃduos infectados ficam cegos para um erro de concepção que invalida todo trabalho que se possa fazer num pseudo combate à corrupção. A técnica de, frente a evidência de desvios, ir atrás de um polÃtico em evidência, serve para alavancar carreiras de burocratas sem muito futuro, mas não para reduzir a corrupção.
"Pseudo combate à corrupção"???!!! Só um dos diretores da Petrobrás devolveu 90 milhões de reais aos cofres públicos, produto comprovado de corrupção. Viva a Operação Lava-Jato!!
Celso, pensa direito, se a lava jato quase destruiu o que tinha de menos pior na polÃtica e favoreceu o baixo clero e milicianos, seu rumo tava certo? Ainda não entendeu, o objetivo era polÃtico, eleger eles mesmo quando fosse possÃvel, e usando dinheiro de depósitos judiciais, ou seja, corrupção na veia.
Tem gente que insiste em não ver. Eles brigaram pelo direito de usar 3,5 Bi de depósitos judiciais na polÃtica.
O pior cego não é o que não quer ver o descalabro bem em frente ao seu nariz, mas o que insiste em encontrar virtudes por trás dele.
Parabéns Celso. Apesar dos seus colegas passarem os últimos anos limpando a folha dos corruptos do "nosso" lado, finalmente este site publica coisa com coisa. Pura realidade, infelizmente. Eu ja tinha desistido de brigar com as Monicas e outros portas-vozes, entao finalmente alguém diz o que eu gostaria de ter dito. Obrigado
A Lava Jato já entrou para a história, assim como a Vaza Jato. A Lava Jato foi importante para desbaratar uma série de crimes de corrupção na Petrobrás e outras instâncias governamentais. Também acho importante agentes públicos e agentes polÃticos não receberem benesses de agentes econômicos, ainda que de forma indireta. Igualmente não manter relações de amizade com milicianos. A moralidade e a probidade administrativa assim o exigem.
Desbaratar o que? A Petrobras jé era vÃtima de corrupção muito antes e aposto que continua sendo hoje. Só serviu para levar um marreco ao ministério.
Agudo e certeiro, Celso! A prisão a rótulos supostamente ideológicos obscurece a visão, trava o raciocÃnio e só sobra a raiva delirante. O movimento da população se dá em ondas, a vibração com cada medida arbitrária da Lava Jato se transformou na passividade com o orçamento secreto[16 bi]/financiamento de campanha [5 bi]. Mas minha maior preocupação está em Putin, que apoia Maduro, é apoiado por Trump e recebe o pedido de amizade de Bolsonaro poucos dias antes do inÃcio do massacre.
Nossa, Alberto, que sábio conselho, me sinto honrado com a sua atenção.
Procure ler uma matéria de cada vez, termine uma antes de começar outra.
Enquanto isso a esquerda caviar berra "ladrão livre".
Que bela contribuição para o debate, hein? Parabéns você sabe lacrar mesmo!
Assombroso esse antepenúltimo parágrafo, uma vez que não são poucos os que anseiam por um autocrata. Geralmente gente bem de vida, e que já recebe uns bons subsÃdios do Estado. E como era melhor nossa vida dez anos atrás! Espertos são os americanos : Classificam tudo quanto é falcatrua sob a genérica alcunha de lobby, e bora fazer negócio, que nóis num é goiaba. Que esse negócio de corrupção é coisa de shithole country. Mas tomara haja uma redução no número de partidos.
Se a Famiglia Bolsonaro ficou milionária comprando dezenas de imóveis com dinheiro vivo fruto devrachadihas quando o miliciano psicopata genocida pertencia ao baixo clero ,imaginem com o capo di tutti capi presidente?
Óbvio que Bozo roubou tudo o que deu. Flávio, por exemplo, comprou uma mansão de 6 milhões no Lago Sul de BrasÃlia e ficou por isso mesmo. Agora, o colunista ter o pressuposto de que a Lava Jato foi anticorrupção e honesta, com toda a vaza Jato que este próprio jornal publicou, com a parcialidade do juiz e dos procuradores, com a tentativa de criar uma fundação usurpadora de dinheiro público, etc... deve ser brincadeira! Ah, e com o juiz que prendeu o favorito e virou ministro do beneficiário.
O articulista não disse que a lavajato foi honesta, ele disse que vieram à tona grandes escândalos de corrupção. É isso houve mesmo. Sempre houve mas à medida que a economia foi se sofisticando havia mais para saquear também. Tudo isso em um contexto de fragmentação de partidos. Com gabinetes paralelos e tudo o mais, o futuro deste pobre paÃs é bem incerto. O perigo é muito claro, se não sairmos mais deste atoleiro. Os cupins estão debitando e solapando o que construÃmos de estrutura.
"A turma do B roubou tudo o que deu". Esse articulista é leviano. Petrolão e mensalão foram provados, dezenas de pessoas acusadas, e bilhões devolvidos. Rachadinha foi antes deste governo assunir. Por favor, nos diga, por ética jornalistica, qual escândalo de corrupção foi descoberto, investigado e comprovado na gestão atual? Enviarei e-mail ao onbudsman .
Os leitores abaixo citaram algumas, mas as maiores de todas as corrupções são o aparelhamento da PF e todos os órgãos de controle para não investigarem os crimes da famÃlia e dos parceiros, bem como o orçamento secreto em que o dinheiro público é usado para comprar apoio sem que saibamos quem foi beneficiado, com quanto, onde o dinheiro foi usado e para que. Sem nenhuma transparência! Segredo com dinheiro público, boa coisa não pode ser. Fora bolsonaro!
Vc esqueceu do escândalo das vacinas. Do gabinete paralelo na Saúde e agora na Educação. A mansão de 6 m vejo de onde. Há algo mais corrupto do que isso é ter colocado cupin/chás em todos os lados. Vc tem conceito muito limitado e francamente mÃope do que seja corrupção; que valor vc atribui a vidas? Ouviu falar do orçamento secreto? Comentários como o seu fazem mesmo descrer do futuro. Admiram o que há de mais sombrio e rasta/quera no paÃs.
Essa doeu!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Reação à Lava Jato deixou de ser estratégia e virou só saque generalizado Voltar
Comente este texto