Hélio Schwartsman > Crise de refugiados ucranianos revela racismo de europeus? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Há 2 teorias sobre a origem dos eurasianos. A "teoria da miscigenação" , mistura de sapiens e neandertais e a "teoria da substituição" os sapiens sendo diferentes dos neandertais tinham repulsa e foram levados ao genocÃdio. Se a teoria da miscigenação estiver correta, fica difÃcil entender que "nos primórdios o homem somente se preocupava consigo e sua famÃlia. Como explicar o acasalamento com os neandertais? Quais as evidências da reconstrução especulativa de que o homem só via seu grupo?
Quais as evidências da reconstrução especulativa de que o homem só via seu grupo? A meu ver é a mesma que *os sapiens sendo diferentes dos neandertais tinham repulsa e foram levados ao genocÃdio* ou seja, pura especulaçao ; mas o fulcro do texto do helio é o compor tamento a cultura que gera ou ratifica preconceitos
Leiam "A Infiel" de Ayaan Hirsi Ali. Fugida da Somália islamita radical, sofreu muito. Refez sua vida na Europa. Conta como os guetos dos imigrantes mantém seus hábitos, costumes e atrocidades, mesmo sob o julgo de outra nação, outras leis. Temos que pensar muito sobre essa questão, imigrantes devem se adaptar à cultura em que foi acolhido?
Para enriquecer o aprendizado vale registrar a definição de eufemismo: "palavra, locução ou acepção mais agradável, de que se lança mão para suavizar ou minimizar o peso conotador de outra palavra" Aliás, fui eufemista ao chamar a escolha da palavra etnocentrismo de eufemismo, poderia ter chamado de vergonha.
A FSP segue especialista em dar tribuna a quem passa pano pro racismo! Está cada dia mais difÃcil ler este jornal sem sentir náuseas! Vergonha!
Quando se tenta justificar o injustificável é porque a coisa não cheira bem. Principalmente pelo passado civilizatório europeu. Um dia é Coutinho outro Hélio. Como a lista de eurocentristas é grande ainda teremos que suportar outras pérolas, brancas evidentemente, como estas.
Eu li metade do livro dos mormos, preciso ler o resto! Na parte que eu li, a intenção de uma raça, era ex-te-mi-nar a outra, ficando apenas com as mulheres e crianças, para es-cravi-za-los.. ...
Se é verdade, então, o Brasil deveria acolher com mais carinho os refugiados do continente africano, não é? Ou os latino-americanos? Em vez disso, trata bem os brancos, dando-lhes, inclusive, terras que retiraram de seus filhos (como fizeram com os quilombolas). Parece que essa lógica de " nossos filhos primeiro" só serve mesmo para os brancos. De qualquer lugar.
Mais uma belÃssima reflexão. Não apenas concordo, mas acho que a discussão é de grande importância, o que o próprio colunista notou.
Etnocentrismo? vamos parar com eufemismos para o racismo tão dolorosamente explÃcito nesta crise causada pela guerra da qual, diga-se de passagem, a velha Europa participa ativamente não sem ganhos. Esses mesmos que escolhem os brancos que podem cruzar as suas fronteiras e repelem qualquer cor de pele diferente, seja de indianos, paquistaneses, negros, etc., expressa racismo sim. Espero que o colunista não tenha decidido aderir tragicamente ao movimento que nega o inegável.
Não vejo base para dizer que se trata de eufemismo…
Um dia esses paÃses vão precisar da solidariedade dos " sub desenvolvidos " e talvez recebam o troco.
Realmente é uma decisão difÃcil. Talvez entre na conta também a expectativa que se tem de que os refugiados Ucranianos irão retornar ao seu paÃs assim que for possÃvel, mas isso vai depender do que vai ocorrer com todo o processo. Mas com certeza simplesmente não ajudar os refugiados de locais de outra cultura dá uma mensagem bem ruim a todas as nações em desenvolvimento ou subdesenvolvidas. Uma mensagem anti solidariedade, quando depois pedem solidariedade e compreensão...
Mas os europeus ajudamÂ…vide a SÃria. Só não dá para imaginar que a receptividade seria idêntica à quela reservada aos vizinhos, de um paÃs com qual muitos mantém laços afetivos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Crise de refugiados ucranianos revela racismo de europeus? Voltar
Comente este texto