Ilustrada > Governo Bolsonaro vê independência como mito risível, dizem historiadores Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    Qual é, Folha... jura que o Estado brasileiro, numa comemoração nacional, pintaria uma versão perfumada da nossa história? Não é isso o que todos os países fazem nas suas datas? É ingênuo esperar uma confissão de culpa.

    Responda
  2. Marcelo Rod

    O mito é romantico, gosta de historia bonita...Mas a verdade é que o tal Pedro, declarou a independencia todo ca g ado. Ja nascemos numa m. só...

    Responda
  3. Paloma Fonseca

    É provável que Pedro Américo também tenha se inspirado no quadro da Batalha de Friedland, de Ernest Meissonier. Há uma coluna do Elio Gaspari a esse respeito, de julho do ano passado, fazendo remissão a um artigo de José Murilo de Carvalho nesta Folha. De fato, lembra muito Friedland, que retrata uma batalha vencida por Napoleão Bonaparte, um quadro tonitruante.

    Responda
  4. Elton Barros Torquato

    Embora eu entenda o rigor da pesquisa científica, que deve ser preservada e ouvida, penso que também se tem que entender que em datas festivas há espaço para a "mitologia" ( desculpem-me a infeliz referência), pois nessas datas se quer destacar projeções do que "queremos ser"; ademais, ainda que, com sobressaltos e falhas, não se pode negar a d. Pedro I o seu papel de condutor da Independência, que houve, de fato (ou os historiadores nos dizem que Portugal continuou a nos dirigir?)

    Responda
    1. Marcelo Rod

      Tudo ao contrario. A "mitologia" em fatos historicos, nos devolve fatos mentirosos, como os bandeirantes, uma historia contratada. E nao, o BR nao se libertou de fato de Portugal. Toda mes o intendente da coroa, estava la com o boleto da impagavel divida da independencia, geralmente paga em ouro das Minas Gerais...

  5. Alberto Melis Bianconi

    Haveria muito a se dizer sobre um texto que mistura história factual, ideológica e antibolsonarismo. Mas o título, afirmando que Bolsonaro acredita que a independência é um mito risível, é a cereja do bolo. Fica a constatação óbvia, a elite que protagonizou a independência e outra em relação a elite que hoje escreve sobre ela. Vamos lá, não fujam da raia: a independência foi um momento irrelevante de nossa história.

    Responda
    1. juan molina

      Não houve luta pela independência do Brasil. Nisso o bozo tem razão

  6. JOSE LINO DA SILVA

    A história faz sentido pra algum bufão? Deve servir no máximo pra tirar mais uma goz ada.

    Responda
  7. Emilia Amoedo

    O Presidente mal fala e anda. Como uma data histórica como essa poderia ser representada de forma diferente por ele e seu grupinho da escolinha de arte?

    Responda
    1. José Lemos da Silva Filho

      Emília, perfeito o comentário. Os especialistas em cultura, alojados no governo, não merecem texto maior.

  8. Alberto Pita

    É risível o príncipe português ser descrito numa qualquer cena heróica, porque, para os historiadores brasileiros, o que é perfeitamente aceitável é a descrição vergonhosa de um rei com “coxinha” no paletó, como se fosse um atrasado mental. Para eles, isso já será a mais fiel verdade dos factos… Como dizem os anglo-saxões, “what goes around comes back around”.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.