Ilustrada > Governo Bolsonaro vê independência como mito risível, dizem historiadores Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Qual é, Folha... jura que o Estado brasileiro, numa comemoração nacional, pintaria uma versão perfumada da nossa história? Não é isso o que todos os paÃses fazem nas suas datas? É ingênuo esperar uma confissão de culpa.
O mito é romantico, gosta de historia bonita...Mas a verdade é que o tal Pedro, declarou a independencia todo ca g ado. Ja nascemos numa m. só...
É provável que Pedro Américo também tenha se inspirado no quadro da Batalha de Friedland, de Ernest Meissonier. Há uma coluna do Elio Gaspari a esse respeito, de julho do ano passado, fazendo remissão a um artigo de José Murilo de Carvalho nesta Folha. De fato, lembra muito Friedland, que retrata uma batalha vencida por Napoleão Bonaparte, um quadro tonitruante.
Embora eu entenda o rigor da pesquisa cientÃfica, que deve ser preservada e ouvida, penso que também se tem que entender que em datas festivas há espaço para a "mitologia" ( desculpem-me a infeliz referência), pois nessas datas se quer destacar projeções do que "queremos ser"; ademais, ainda que, com sobressaltos e falhas, não se pode negar a d. Pedro I o seu papel de condutor da Independência, que houve, de fato (ou os historiadores nos dizem que Portugal continuou a nos dirigir?)
Tudo ao contrario. A "mitologia" em fatos historicos, nos devolve fatos mentirosos, como os bandeirantes, uma historia contratada. E nao, o BR nao se libertou de fato de Portugal. Toda mes o intendente da coroa, estava la com o boleto da impagavel divida da independencia, geralmente paga em ouro das Minas Gerais...
Haveria muito a se dizer sobre um texto que mistura história factual, ideológica e antibolsonarismo. Mas o tÃtulo, afirmando que Bolsonaro acredita que a independência é um mito risÃvel, é a cereja do bolo. Fica a constatação óbvia, a elite que protagonizou a independência e outra em relação a elite que hoje escreve sobre ela. Vamos lá, não fujam da raia: a independência foi um momento irrelevante de nossa história.
Não houve luta pela independência do Brasil. Nisso o bozo tem razão
A história faz sentido pra algum bufão? Deve servir no máximo pra tirar mais uma goz ada.
O Presidente mal fala e anda. Como uma data histórica como essa poderia ser representada de forma diferente por ele e seu grupinho da escolinha de arte?
EmÃlia, perfeito o comentário. Os especialistas em cultura, alojados no governo, não merecem texto maior.
É risÃvel o prÃncipe português ser descrito numa qualquer cena heróica, porque, para os historiadores brasileiros, o que é perfeitamente aceitável é a descrição vergonhosa de um rei com “coxinha” no paletó, como se fosse um atrasado mental. Para eles, isso já será a mais fiel verdade dos factosÂ… Como dizem os anglo-saxões, “what goes around comes back around”.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Governo Bolsonaro vê independência como mito risível, dizem historiadores Voltar
Comente este texto