Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    A direita, dentro do conceito da revolução francesa, está ligada ao privilégio alicerçado na tradição. A esquerda basicamente contesta esse privilégio. O que complica é que a riqueza no mundo moderno não se liga necessariamente à tradição. No ocidente um pouco mais, pela história mais longa das fortunas. A Rússia e China estão cheias de novíssimos ricos, mas que paradoxalmente dependem de estruturas estatais antigas, pela forma como conseguiram suas fortunas.

    Responda
  2. SAMUEL SILVA DA ROCHA PITA

    Interessante as reflexões promovidas pelo texto. Sugiro o livro de Roger Scruton “Conservadorismo: Um convite a grande tradição” para uma análise histórica sobre o conservadorismo.

    Responda
  3. Paulo Silva Barbosa

    Esta turma da esquerda ou direita vivem em um outro mundo , a globalização considera sem importância hoje como era no passado . Principalmente as democracias europeias ocidentais e setentrionais , com a queda do muro de Berlin e o desmoronamento da URSS em 8 de novembro de 1991, mais preocupadas é melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. Agora com esta invasão da Ucrânia, mostra que Vladimir Putin, quer reconstruir o poder e o prestígio da URSS , mas sem a ideologia socialista.

    Responda
  4. Leandro Divera S A Bezerra

    O teste online "political compass" amplia o conceito de direita e esquerda de uma forma bem legal, utilizando um gráfico XY. Ele também permite comparações do seu resultado com o de figuras históricas (Stalin, Mussolini, Thatcher, Gandhi etc)

    Responda
  5. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Sou contra a legalização do aborto. Um dia numa reunião de família onde eu não estava, minha sobrinha exclamou: "Mas como tio Vander é de esquerda? Ele é contra o aborto!" a filha, mais dialética respondeu: "ele é de esquerda e contra o aborto."

    Responda
  6. Filipo Studzinski Perotto

    Caro Hélio, dessa vez teu texto é preciso. A linearidade esquerda-direita nunca dà conta da complexidade das posições politicas, mas no contexto atual, a coisa se embaralhou mesmo, com a discussão sobre pandemia, vacinas, medidas restritivas, mais a geopolitica de russia, ucrania, eua, europa, mais fake news, milicias digitais, etc. realmente tudo ficou confuso, e às vezes, como em outros tempos, a extrema-esquerda se encontra com a extrema-direita, e a centro-esquerda com a centro-direita.

    Responda
  7. Marcos de Toledo Benassi

    Ah, Hélio, piorou muito? Não me parece, é só ter um 'cadim daquilo que o caipira chama de "tirocínio": o putin fez, do Estado, seu quintal - e dos seus. Olhar pra isso e não enxergar as velhas características da velha direita, em oposição a um que sirva a todos, garanta saúde, educação, equidade mínima, justiça e regule as atividades humanas de modo priorizar o bemhestar da maioria da população, do ponto de vista econômico, ambiental etc., nem é tão difícil. É simprão, mas dá conta do básico...

    Responda
    1. NELSON BEZERRA BARBOSA NELSON BARBOSA

      Gosto da análise do Bobbio em um livro que trata justamente dessa dicotomia. Parece-me bastante razoável que ser de esquerda implica defesa de valores éticos, de defesa do bem-estar social, da justa distribuição de renda e da defesa intransigente da democracia.

  8. Galdino Formiga

    Atualmente direita e esquerda são conceitos ultrapassados.

    Responda
  9. José Antônio

    No YouTube: Você é de esquerda, de direita ou isentão? Prazer, Karnal

    Responda
  10. Pedro Luís de Godoy Machado

    O livro Direita e Esquerda do Bobbio tem uma boa proposta desses conceitos, assim como ressalta a validade de usá-los.

    Responda
  11. Décio Ceballos

    Creio que faltou tempo e espaço no seu artigo, espero que você retorne ao tema. Direita e esquerda como já disseram abaixo é algo anacrônico. Nacionalismo, autoritarismo, conservadorismo são aspectos importantes, mas seria importante colocar na discussão: liberalismo, global ismo, meio ambiente, dimensão do Estado, externalidade das ações etc. Obviamente se espalharmos essas cartas em uma mesa não teremos mais direita ou esquerda.

    Responda
  12. Jose Renato Monteiro

    Esquerda e direita são conceitos velhos, anacrônicos e inúteis. A luta de classes acabou sem vitoriosos. Estamos no tempo da Internet, dos smart phones e dos algoritmos. Cansados das enganações ideológicas o povão foi a luta por si mesmo. Lógico que haverão perdedores e ganhadores, mas os culpados serão diferentes. Acabou a mamata dos gigolos do trabalho e da liberdade.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A luta de classes segue viva e as camadas superiores tem vencido em toda linha. Basta olhar a destruição de direitos trabalhistas, vendida como empreendedorismo.

  13. Gabriel Saraiva

    Os extremos a direita e a esquerda são muito parecidos. Conservadores, autocrático, estatizantes. Então não me é surpreendente que no Brasil tanto a extrema direita (Bolsonaro) como a extrema esquerda (Lula) estejam apoiando Putin. E ambos errados, claro, pois o caminho é o centro, do liberalismo cultural, social e econômico, dos EUA, UE e OTAN.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Lula é lulista apenas.

    2. Filipo Studzinski Perotto

      corrigindo: Lula é de esquerda, talvez mesmo de centro-esquerda, e não de extrema-esquerda.

    3. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Lula extrema esquerda? Qua k qua k ra ra ra no mínimo é tucano!

    4. Marcos Benedetti

      Plenamente de acordo, Gabriel. O mundo e o país poderiam aprender mais com os exemplos melhores que temos em termos de civilidade e democracia.