Mirian Goldenberg > Berta G. Ribeiro: muito mais do que a mulher de Darcy Ribeiro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
muito obrigada. bom saber de nossas mulheres.
Gilda, nossas mulheres invisÃveis
Nossas mulheres, nossas guerreiras invisÃveis
Nestes tempos bicudos, em que os povos indÃgenas estão sofrendo mais uma vez, perseguições e ameaças á sua própria existência , é bom conhecer aquelas pessoas que se dedicaram a defende-los . Sempre ouvi falar em Darci Ribeiro mas não conhecia a importância de Berta. Parabéns ao seu artigo, Mirian por fazer-nos conhecer um pouco desta mulher que desempenhou importante papel na defesa dos povos indÃgenas. Você desempenha com brilho o seu ofÃcio de jornalista.
Fayad, você compreendeu perfeitamente o propósito da minha coluna sobre a Berta em tempos tão difÃceis. Fico muito feliz
Que recordação e homenagem mais que merecidas a essa mulher Ãmpar, cara Mestra! Antigamente havia aquela frase: "atrás de um grande homem existe uma grande mulher". Felizmente isso foi corrigido para: "ao lado de um grande homem existe uma grande mulher". O contrário também e verdadeiro. conheço casos. Salve Berta, Salve Mirian, Salve Darcy!
Salve, salve, salve, João
Salvr, salve, João
Muito obrigado pelo presente do dia. Procurei pela autora na Biblioteca Universitária da UFMG e encontrei 6 publicações: A civilização da palha, a arte do trançado dos Ãndios do Brasil - um estudo taxonômico; Amazônia urgente, cinco séculos de historia e ecologia; Diário do Xingu; Dicionário do artesanato indÃgena; Ãndio na história do Brasil; Ãndio das águas pretas, modo de produção e equipamento produtivo.
Uma obra importantÃssima sobre os Ãndios do Brasil
Tudo que tenha passado por Darcy é grandioso, suas Esposas e tudo mais, a Berta com certeza o ajudou a escrever Os Brasileiros e outros, principalmente nos "contra pontos" Ãntimos da vivência do Casal. Parabéns por trazer a tona essas grandes figuras do Brasil.
Ela é grandiosa por sua obra e militância apaixonada
Vou pesquisar sobre ela. Fiquei curiosÃssima!
Ela tem uma trajetória belÃssima, Emilia
Fico emocionado com esse artigo. Seres humanos, como a Berta, precisam ser reverenciados. Uma grande mulher, sensÃvel, inteligente, humilde e grandiosa. Isso é o que importa. Deixou seu trabalho, sua obra e sua generosidade para todos nós. Sem pedir nada em troca. Apenas viveu. Devemos seguir seu exemplo.
Uma mulher com uma história fantástica não pode ficar invisÃvel, não é mesmo?
Quando estava na faculdade de arquitetura em 81, assisti uma palestra do Darcy com o auditório lotado, comprei Ensaios Insolitos e ele autografou. Fiquei realmente tocado pelo discurso, logo pensei quem poderia conviver com uma pessoa tão prolixa e densa. Graças a esse texto pude conhecer a pessoa e vou procurar ler mais sobre ela. Obrigado Mirian
Carlos, ela tem uma história familiar dramática e uma trajetória profissional belÃssima.
BelÃssimo texto.
Uma homenagem a uma antropóloga importantÃssima e uma militante apaixonada pelos Ãndios, como ela dizia
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > Berta G. Ribeiro: muito mais do que a mulher de Darcy Ribeiro Voltar
Comente este texto