Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DAVIDSON PISMEL CONDE

    o trecho do texto da mestre em economia que mais me impactou foi *No ano passado, aumentamos o teto de gastos para acomodar o Auxílio Brasil* ; acho que a economista foi contra alimentar famintos ..; será que ela preferia a tal imunidade de rebanho em vez de torrar dinheiro publico do tal resultado primario para comprar vacinas?

    Responda
  2. José Cardoso

    Para conter a inflação, é preciso aumentar os impostos e baixar os juros. Apreciação cambial a custa de juros estratosféricos prejudica a competitividade da indústria.

    Responda
  3. Marcelo Magalhães

    Nunca haverá uma década ganha, porque não é esse o objetivo do capitalismo. David Harvey demonstrou que o capitalismo cresce em espiral e não tem fim. Jamais as classes baixas trabalhadoras serão ressarcidas do lhes foi tirado, principalmente através de reformas, pois a acumulação não tem limites. Esse texto se refere à falácia do capitalismo, que melhoraria a qualidade de vida do pobre. Isso nunca aconteceu.

    Responda
    1. DAVIDSON PISMEL CONDE

      comentario perfeito . na pandemia houve explosao de milionarios e os ja bilionarios ficaram mais ..bilionarios; os indices de fusoes e aquisiçoes estao crescendo mesmo com o incomodo da guerra do momento - que beneficia o poderoso setor arma mentista; juros elevados? wall street comemora com as possibilidades de especulaçoes as mancheias - aqui, merchâ do itau avisa que cada investimento verifica 12 bilhoes de possibilidades de ganhos graças à tal IA...

    2. Andréia Chaieb

      Para que 500 grandes corporações ganhem mais pela eficiência da globalização, bilhões de pessoas ganham menos e geram no conjunto maiores gastos públicos pelo desemprego e consequente deterioração humana por desgastes físicos, mentais e psicológicos.

    3. Emerson Luis de Moraes

      Perfeito. Não há ciência mais ideológica do que a economia. O que não é surpreendente porque ela lida com a repartição da renda, e os interesses envolvidos são grandes. Isto explica por que os economistas liberais são tão conservadores. Eles representam os interesses dos capitalistas. Como já diria Marx: "Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência .."