Hélio Schwartsman > Milton Ribeiro pode até cair, mas não pelas razões certas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Viver como Kant desejava é quase impossÃvel , as leis quando criadas sempre tem interesses difusos .
Se compararmos a Gestão Bolsonaro com a de Dilma, mesmo ensacando ventos ela ainda sai vencendo! Talvez seja o Pior Governo do Planeta Terra!!! Deus nos livre!!! O que tem de censurável no texto???
Se compararmos a Gestão Bolsonaro com a de Dilma, mesmo ensacando ventos ela ainda sai vencendo! Talvez seja o Pior Governo do Planeta Terra!!! Deus nos livre!!!
Formidável essa matéria. Há tempos que eu intuÃa algo nessa linha, agora comemoro ter encontrado a distinção entre as duas noções de dever.
Já vi gente indignada com a cobrança de multas por excesso de velocidade onde não estava expressamente avisado de que havia fiscalização eletrônica. Ou seja, havia o aviso da velocidade máxima permitida, mas não o de que a velocidade era monitorada. Aparentemente, sem a monitoração, o aviso não era para valer.
Consequencialistas e kantianos podem ficar tranquilos. O ministro não cairá. é homem do primeiro clã.
É bem possÃvel, Vanderlei. Mas consideremos que o Bozo não hesita em largar neguinho no meio-fio - os queridos, são premiados com sinecuras...
Óia, Hélio, Kant usava galochas; eu, além de chato, tenho usado um sutiã no saco - rapaz, tá muito cheio... Tá repleto por conta do Bozo e de suas Bozolettes, que não param de KHagar na nossa cabeça; esgarçando-se de ver Bozofrênico defendendo essas barbaridades com uma paixão tal que, se devotada a uma contraparte, dava numa união bem feliz. Só que não. Esse pastor, pouco me importa que paste aqui ou alhures, já desmontou o que tinha que desmontar, quem vier dá no mesmo. Fora Bozo, isso sim.
O primeiro Ministro da Educação de Bolsonaro tinha dificuldades de se expressar em Português. O segundo tinha dificuldades com a ortografia. Mas o atual consegue ir além. Já está sendo chamado de o pior da História.
Marcos, para um escola que está associada ao Instituto Discovery além de queimada a situação é de cinzas. Nessa história toda fica a pergunta: como uma pessoa que acredita em Deus pode acreditar em Bolsonaro? Como ser fiel a alguém que faz tudo ao contrário do que Cristo pregou? O Brasil sim vai virar cinzas na mão dessa gente.
Esse terceiro, Ricardo, tem dificuldades com a existência. Não dá - ou, pior, dá perfeitamente - pra entender como chegou à reitoria do Mackenzie. Ao ministério, é fácil, na Era Bozozóica. Mas na reitoria do Mackenzie.... Queimou a escola, mano.
Em um governo ruim como este, não dá para pegar pelo em ovo. Qualquer razão que seja para tirar elemento ruim para colocar um menos ruim está bom. Pelo menos há evolução...
Óia, convenhamos: é cada ovo peludo, tá digno de freak show! "O Bozocirco de aberrações apresenta: micheque barbuda e seu ovo peludo!" Hahahah!
As razões certas para um resultado certo e a doutrina dos direitos e deveres de cada um dentro da sociedade são, afinal, o espelho de toda ação moral. A autonomia da pessoa moral é expressão livre da consciência para criar alternativas de auto realização ética. Para o 'ser consequencialista' o que importa são os resultados mesmo quando as razões ou motivações são incorretas. Moral mutante determinada pelo resultado.(Claudia F.)
Pelo tÃtulo imaginei que o ministro pode cair por que deixou escapar o nome do figurão mor, mas que o correto seria por nomeação indevida e descabida para o cargo. Putz, um quilo de ouro está mais de trezentos mil pilas!
Bem: segundo a bÃblia Jesus foi vendido por trinta dinheiros. Inflacionaram bastante.
A gente torce apenas para que o Estado volte a cumprir o seu papel nas diversas pastas que estão representadas por ministérios e secretarias em BrasÃlia. Por representar um completo desvio de finalidade e mal uso da máquina pública, a punição para o desgoverno deveria ser sua completa anulação em uma canetada única, uma bala de prata para nos livrar da maior corrupção que o Brasil viveu desde os anos de chumbo.
Esses pastotes são todos gente de deus. Jamais praticariam corrupção. Só estão diversificando, descobrindo novos nichos. Vai dizer que isso também não pode. Eles poderiam estar por aÃ, matando e roubando, dirando dinheiro dos incautos ou coisa pior.
Hahahah, essa é a "argumentação semafórica", tem que ir prós hanais jurÃdicos dos Mendonça Bafo-de-onça: "nóis podia tá matando e robano, mas tá fazendo igreja com a grana do Fundeb!" Dá uma forga, MPF! Hahahahah!
Com bom educador, Kant ficaria horrorizado se visse o estado deplorável da educação neste desgoverno do ogro.
Muito bom ler comentários como os do Ricardo e do Samuel. Não importa o posicionamento ideológico, o que vale é a capacidade de se posicionar sem ofender o interlocutor, o comentarista, o outro. É o prazer da "conversa pacÃfica" que precisa ser resgatado. Valeu!
Texto excelente. Concordo com Kant, o ministro deve e merece ser punido pelos motivos corretos, mas, como sou consequencialista por convicção, desde que este ministro — cuja utilidade serve apenas à interesses particulares e não à sociedade — caia, já está de bom tamanho. A mesma regra serve para o Bolsonaro, pela ótica kantiana, já teria sofrido impeachment.
Não há uma posição do autor sobre a queda do Ribeiro e sim uma constatação de que ele provavelmente cairá não pela corrupção que instalou no MEC mas porque traiu o centrão. E eu concordo com o autor. Aliás creio que todos concordamos.
Tem gente que já vem babando ódio pra comentar. Sugiro um curso básico de "Interpretação de Texto". O Hélio não comparou nada com nada, só explicou as formas de encarar um deslize ético citando um genial filósofo alemão. Se tivesse citado Tiririca, esse pessoal iria entender e gostar. "Ai, Clementina! Clementina de Jesus..." hehehe...
Kant não serve para embasar nenhuma das duas atitudes. Querer suavizar um esquema de corrupção, orquestrado por pastores, comparando-o com outro esquema de corrupção, patrocinado por deputados do centrão, não tem o menor cabimento. Quero saber em que obra Kant sustenta que um ato de corrupção é melhor ou pior dependendo da ocupação daquele que a pratica.
Chicao não quis dizer: Ricardão
Chicão, vai ficar dando explicação para ton tho? O texto é muito claro. Não entendeu?, repete a leitura uma, duas, três vezes, até sei lá quanto.
O texto é uma constatação e não uma posição do articulista. Em suma ele diz que o Ribeiro cairá por ter traÃdo o centrão e não por ter criado um sistema corrupto no MEC. Entendeu? Se a corrupção do Ribeiro não houvesse atingido o centrão ele permaneceria no cargo. Eu concordo com o autor, aliás acredito que todos concordamos.
Parabéns, Hélio! Hoje você foi brilhante colocando a sua inteligência e erudição a serviço da boa análise polÃtica.
Sobre o caso envolvendo esse ministro-pastor bozonarista mequetrefe, vi a entrevista dele. Ele disse, e ficou gravado, que a Terra é plana. Na entrevista, ele disse que ele quis dizer que a Terra é esférica. É o quarto ministro dessa importantÃssima pasta. Um pior do que o outro. E ainda tem gente que acredita no Jair.
Desculpe os comentários grosseiros, caro Hélio. Sabe aquele ditado: "Pérolas aos porcos"? É assim que estamos, hoje em dia. Muito legal essa relação com a filosofia kantiana. Explica muito do que vivemos no século XXI, no Brasil. Tem leitores que ficam com enxaqueca forte quando são obrigados a pensar e refletir. Desculpe a grosseria deles.
Então já está tudo comprovado? Quando ele começa a cumprir pena?
Gosto da defesa do direito de defesa. Pena que quando é contra O PT ou as esquerdas isso não se aplica.
Esqueceu do: e o pt?
Que evangélico nada, eles não são evangélicos coisa nenhuma, pelo amor de Deus, Bolsonaro não é evangélico, ele usa a palavra evangélico junto com sua turma de corruptos, pq quer o voto das igrejas e nada mais usa os evangélicos, olha as atitudes do Bolsonaro desde quando ele era deputado, abra a caixa preta do ministério da economia que vocês vão ver o que é favorecimento é só ver que ele governa pras elites, com Bolsonaro a maior e a pior crise financeira no bolso do povo brasileiro explorando
Aparte dessa bobajada de consequencialista ou kant ; filósofo vive de falar o óbvio com palavras cultas. O ministro prevaricou? Ora, ele armou um esquemão de corrupção junto com bozó para pegar propina gde de prefeitos para liberar dinheiro do orçamento do MEC, usando pastores indicados pelo kapeta. Tem vários crimes aÃ. Prevaricação é o menor deles.
Kant contou?
Está certo. Eu queria dizer que era um bla bla bla que poderia ser omitido. E filósofos, realmente vivem de esfregar o obvio na nossa cara, e isso é bom. Todo mundo sabe porque faz certas coisas "de acordo com o dever" ou "pelo sentido do dever", mas Kant esfregou na nossa cara. Agora, reafirmo que o problema é muito maior. São vários crimes mais graves que prevaricação; se o ministro cair por consequencialismo, sobe outro para continuar o esquemão de corrupção.
Com certeza esse cara votou no Bozo.
Então, se o colunista fala de coisas que você não estudou, pode chamar de bobagem?
O cara chama a questão sobre os princÃpios orientadores de raciocÃnios éticos de "bobajada". Se vc acha q é "óbvio", vc nem entendeu q os princÃpios em questão são contraditórios entre si.
Eis a fala tÃpica de um brasileiro "comum": mediocre, preconceituoso, desqualificado e sem senso de autocrÃtica. Um pobre coitado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Milton Ribeiro pode até cair, mas não pelas razões certas Voltar
Comente este texto