-
FLAVIO CALICHMAN
"E ainda há gente que, carente de um sentido básico de vergonha na cara, responsabiliza a Otan pela matança e o sofrimento em curso." - que coisa, hein, Janio de Freitas? Você chegou mesmo no fundo do poço nos seus artigos sobre a guerra, prisioneiro de sua ideologia, cego pelo ranço e pelo rancor, Demétrio está falando é de você!
-
Marcio M Andrade
Olá, Flávio. Tudo bem? Obrigado por comentar minha postagem. Gostaria de trazer dois pontos para nosso papo: 1. destaquei o que me pareceu uma incoerência de Demétrio, que atenuou a relevância da OTAN em um texto passado mas depois disse que ela poderia (deveria) acabar militarmente com a Rússia; 2. No meu comentário, disse claramente que há uma invasor (Rússia) e uma vítima (Ucrânia). Sugiro um vídeo do professor John Mearsheimer, da Universidade de Chicago. Está nas redes. Vai gostar!
-
-
Marcio M Andrade
Demétrio, em textos passados disse-nos que a OTAN era um tigre de papel. Agora, neste artigo, a OTAN acabaria com tudo num intervalo de dias, não fosse o guarda-chuva nuclear russo. Você sabe que é muito bom nas análises, mas a vontade de fazer prevalecer suas conclusões (talvez por vaidade) continua empobrecendo suas avaliações sobre a questão. Há um invasor óbvio e vítimas imediatas óbvias mas não é uma questão do bem contra o mal!
-
FLAVIO CALICHMAN
Nesta guerra há um lado certo, sim, e um lado errado, sim. Tudo está muito claro, não existem atenuantes ou desculpas para a agressão russa que nada, absolutamente nada justifica.
-
-
José Cardoso
Se há um fator imprevisível numa guerra é a disposição de luta do inimigo. Quem esperava que os ucranianos diante de toda a miséria do exílio em massa e da destruição de suas cidades, continuariam lutando? Provavelmente o Putin não previa esse comportamento. E as vezes o mesmo país muda de comportamento de uma geração para outra. A França, que aguentou intensa destruição durante a primeira guerra, rendeu-se rapidamente na segunda.
-
Roberto Pif
Não dá pra acreditar em nada, tudo é propaganda de guerra dos dois lados. Essa história de que o Putin calculou errado e tal é tudo balela, simplesmente não dá pra afirmar qual a estratégia da Russia.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Deve ser passar por dificuldades para gastar ainda mais, perder muitos soldados, ver desabar o valor da moeda e, talvez, atingir fadiga própria.
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
Não dá para afirmar qual é a estratégia de Putin, mas dá para afirmar o resultado até agora: muito inferior ao que ele acreditava que o exército russo conseguiria.
-
-
Ronaldo Luiz Mincato
O USA e Biden tem interesse em manter a guerra. Quanto à ameaça nuclear, o único país que usou bombas atômicas (duas vezes) contra civis foi o USA, em Hiroshima e Nagasaki.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Extrema-direita e parte da esquerda justifica o imperialismo russo com o imperialismo estaddunidense.
-
José Bernardo
Apropriado falar de chantagem nuclear. Em entrevista de cinco anos atrás, disponível no canal BBC Newsnight, Dugin, ex-assessor e suposto ideólogo de Putin, deixa explícito que a Rússia um dia usaria o suporte das armas nucleares para impor-se diante do Ocidente.
-
Vito Algirdas Sukys
O homem deveria inventar soluções pacíficas para a resolução de conflitos. Uma guerra nuclear iniciada pelos russos ou pelos europeus põe em risco a vida na Europa e em nosso planeta, pois o "fallout" nuclear circulará pela terra toda. É melhor tentar resolver a mudança climática. Há sentido em direita e esquerda vencerem batalhas quiméricas? O nosso planeta é um só como também a humanidade. Todos pela paz.
-
Vito Algirdas Sukys
Caro Fernando a explosão de armas nucleares inauguraria uma nova era do gêlo e a destruição de ecosistemas. A explosão da usina de Chernobyl espalhou cobalto 60, meia-vida radiotiva de 5,3 anos e estrôncio 90, meia-vida de 29 anos. Chernobyl será inabitável por 3.000 anos. Uma bomba de fusão termonuclear pode gerar urânio cuja meia-vida é 713 milhões de anos. Seria uma solução louca.
-
Fernando R
Se bombardearem várias grandes cidades, os escombros vão encobrir parcialmente o sol e reduzir a temperatura do planeta por vários anos. Talvez apareça alguém defendendo isso como solução para o aquecimento global.
-
-
ROSANGELA M SOARES DE OLIVEIRA
Excelente texto!
-
SERGIO AMORIM ANDRADE
A palavra talvez deixou de ser usada várias vezes. Quanta pretensão!
-
Marcos de Toledo Benassi
Demétrio, prezado, "sentido básico de vergonha na cara" é excessivo, não? É um tanto quanto bocó, em geral, e pode chegar à sua afirmação, em específico; no entremeio, há muitas coisas possíveis. Por exemplo, houve também inabilidade diplomática de europeus e norte-americanos, que optaram(ou não atinaram de) por não bater o Fal na mesa mais duramente enquanto era possível. Enquanto a Herda não chega aos ombros do mundo, neguinho bem que se omite, com não pouco gosto...
-
Ricardo Botto
Como se houvesse só santos de um lado e demônios dos outros. Se não estava com vontade de escrever melhor seria deixar o espaço em branco como manifestação de apoio a paz. Seria mais coerente do que achar que escreve para leitores desinformados.
-
Vito Algirdas Sukys
Caro Vanderlei, por ironia do destino, os romanos não seguiram a regra de ouro "se queres a paz, prepara-te para a guerra". Em 476 Roma foi invadida e saqueada pelos "bárbaros". É melhor o homem resolver conflitos de forma pacífica.
-
Roberto Pif
O melhor comentário até agora.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Apoio à paz? Bem diziam os romanos: se queres a paz, prepara-te para a guerra. Infelizmento os ucranianos não estavam preparados.
-
Marcos de Toledo Benassi
Hahahahah, tem boa piada nisso!
-
-
Luiz Fernando Marques Pereira
O artigo que prega caso a Russia não tivesse armas nucleares a derrota em uma luta contra a OTAN, que os Russos derrotaram Napoleão e por caus deles os nazistas foram derrotados na europa o dia D aconteceu para que os Russos não tinassem a Europa toda . Não podemos substimar a Russia.
-
Fatima Marinho
Magnoli, precisa mudar , pare de incentivar a guerra. Suas análises são cheia de vieses. Melhore seu caráter, vc parece o Putin. Fale pela PAZ.
-
Fatima Marinho
Se preparar para a PAZ não é fazer guerra, Magnoli sempre foi ignóbil, com a idade está piorando. Percebe que seu discurso bélico faz sucesso , então investe na guerra querendo se fazer de justo. Não há justiça na guerra, quem morre e sofre é o povo em um país e no outro.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Se queres a paz, prepara-te para a guerra.
-
-
Fernando R
Os líderes fracos não entenderam o básico da questão nuclear: ganha quem traçar primeiro a linha vermelha. Se o ocidente tivesse traçado uma linha vermelha antes da invasão e mostrado os dentes, ela nem teria ocorrido
-
Marcos de Toledo Benassi
Essa é uma possibilidade não desprezível, caro Fernando...
-
-
Said Ahmed
O mundo é anarquista, onde os poderosos fazem o que querem e os fracos fazem o que podem. Eu gostaria que não fosse assim, mas é assim que funciona. Putin segue o receituário do realismo, não o do liberalismo. Podem critica-lo à vontade, ele não vai mudar de lado. Entre realismo e liberalismo, fico com o segundo que é mais previsível. Mas não vou tapar sol com peneira achando que um dia a Rússia será liberal, nem mesmo a Ucrânia tem essa tendência. Países com Ucrânia e Hungria querem a....
-
Said Ahmed
...proteção da OTAN. Se puderem fazer parte da UE melhor ainda, pois podem tirar algum proveito da afiliação. De resto, estão se lixando para o liberalismo ocidental. O problema é que o liberalismo está fadado ao fracasso, a menos que se reforme de modo contundente. O Brasil está ai como vitrine e só cego não vê o que acontece neste país. Podem dizer que nosso liberalismo não conta, é diferente dos liberalismos americano e europeu. Mas por lá os problemas são os mesmos, porém menos acentuados.
-
Said Ahmed
Os EUA são poderosos mas lá também tem violência, miséria e fome. A desigualdade e o descontentamento também afetam os americanos. Na última eleição quase houve um golpe, o que garante que na próxima não haverá? Qual será o rumo do liberalismo se os EUA deixarem de ser uma democracia? Vai tudo por água abaixo na minha opinião. Não que o liberalismo dependa da democracia, não depende. Mas liberalismo sem democracia deixa de fazer sentido e uma hora morre. Por isso, deve ser reformado pra ontem.
-
-
roberto silva
Gente essa matéria é séria? Se a Rússia não tivesse esse poderio militar , Hitler tinha ganho a guerra. Se a Rússia não tivesse bomba atômica não teríamos Otan é o Alasca iria até a Polônia. O sem loucos para jogar bombas atômicas sobre cidades o Japão seria hoje dono do Havaí e provavelmente da China. Se a Palestina receber metade da quantidade de armas que a Ucrânia recebe , Israel já teria mandado a bomba atômica com o aplauso do colunista!
-
roberto silva
Caro Fernando, vc está dizendo que os EUA mandaram as 2 bombas atômicas por pura maldade e racismo. Foi exatamente isto que um nazista disse no julgamento de Nurenberg.
-
Fernando R
É cada uma que a gente tem que ler... Antes dos EUA soltarem as bombas atômicas, o Japão já estava encurralado e parcialmente invadido.
-
-
Cristóvão Luiz Gardelin
Neste momento triste da humanidade, em todos os sentidos, estou ouvindo o cd do pink floyd, the final cut. Parabenizo David Gilmour que se posicionou sobre a guerra da russia sobre a ucrania, mas estranho o silêncio do Roger Waters...
-
José Bernardo
Corrigindo: ele fala de "erro crimi noso de um gângster".
-
José Bernardo
Em resposta a uma jovem ucraniana, disponível no YouTube, Roger condena o que chama de "erro trágico de um gângster", ainda que estendendo o qualificativo a todos aqueles que, em seu entender, querem esta guerra; em conversa no canal Let's Talk it Over, deixa clara sua adesão à visão "realista" de John Mearsheimer.
-
Marcos de Toledo Benassi
Caro Cristóvão, lembrei-me do Ruy Castro! dia desses falando do John Coltrane: talvez fosse hora de ouvirmos também A Love Supreme - e entre um e outro, fumarmos um bequinho bem pacífico. Ahahaha!
-
roberto tramarim
Roger Waters criticou a invasão. Foi menos veemente e demorou mais pra se manifestar do que David Gilmour, mas condenou a invasão russa.
-
-
roberto tramarim
A Ucrânia tinha ogivas nucleares após o colapso soviético. Entregou o arsenal pra ser destruído pela Rússia com a promessa de jamais ser invadida pelos russos. Virou lição pra história. A OTAN não defende a Ucrânia como deveria por causa da ameaça nuclear. E seria precisamente pelo mesmo motivo que a Ucrânia não seria atacada caso ainda tivesse ogivas nucleares.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
A paz entre Índia e Paquistão foi assegurada, quando os dois tiveram armas atômicas.
-
Fernando R
Enquanto tiver gente como Carlos P defendendo ditaduras assassinas com esse discursinho da OTAN, que em nenhum momento desde 1991 fez qualquer ameaça à soberania russa, os assassinos vão se sentir livres pra matar milhares a troco de nada.
-
Alberto Silva
E Gorbachev, tolinho, acreditou na promessa da OTAN de não se expandir para o leste. E a mídia mundial acreditou que os EUA estavam invadindo o Iraque para capturar armas de destruição em massa que nunca existiram - a invasão foi somente para roubar o petróleo - e por aí vai. Não à toa, Maquiavel há mais de quinhentos anos se propunha a estudar "a verdade efetiva das coisas" - e não as promessas vazias. Bem-vindo ao mundo como ele é, onde a lei do mais forte se impõe.
-
-
RICARDO BATISTA
Estão cada vez mais afiadas as flechas trocadas entre Demétrio e Reinaldo Azevedo.
-
ALOISIO T MIRANDA
Taí um comentarista coerente. Segue a linha editorial do contratante. Mesmo que diga coisas incoerentes. Mas , respeitemos, cada um com sua palavra e o julgamento do tempo.
-
Barbara Maidel
'E ainda há gente que, carente de um sentido básico de vergonha na cara, responsabiliza a Otan pela matança e o sofrimento em curso.' Ótima coluna, final perfeito. Infelizmente temos visto diariamente nos comentários desta Folha assinantes que se prestam a lamber a sola dos sapatos de Putin até ficarem com a língua em carne viva. Ainda assim conseguem balbuciar 'a culpa é da Otan e dos imperialistas americanos', escarnecendo dos milhares de civis mortos pelo terrorista Putin.
-
Fernando R
Nesse ano a gente descobriu que o Brasil é um dos grandes consumidores dos calendários do Putin.
-
-
Hercilio Silva
Putin reinagurou guerra de conquista territorial, que coisa não. Fechou os olhos para quantas guerras? Ah, se for o ocidente neoliberal tudo bem né.
-
Alberto Silva
Semmérito agora se superou: "Sem armas nucleares, a Rússia seria derrotada". Saiu do campo da análise para o do desejo. Podemos seguir seu caminho: "sem imprensa venial, o país seria um país livre"; "sem os crimes cometidos por Moro e asseclas, o Brasil hoje seria governado por Lula e a fome acabaria no pais"; "sem a expansão irracional da OTAN, não teria havido guerra na Ucrânia"... Quem dá mais? Sugestões serão aceitas! Que jornaleixo!
-
Alberto Silva
Cássio nos brinda com mais um comentário pedestre, típico dessa gente de bem, desinformada, ingênua e moralista, massa de manobra para tudo que a direita faz.
-
Cassio Maia
Carlos P, vc é o motorista de táxi, simples assim!
-
roberto silva
Sai da honrosa foi a do EUA do Afeganistão, né??
-
Alberto Silva
Pois é, meu caro, esperava que esse espaço fosse usado para além de truísmos. Para comentar o óbvio, cidade está cheia de motoristas de táxi, sem nenhum demérito a eles, que têm a função de dirigir e não de comentar. Já de um dito sociólogo se espera algo menos rastaquera. Mas afinal, talvez ele só esteja correspondendo às expectativas de leitores pouco exigentes e desinformados, né?
-
Cassio Maia
O Dr. Demétrio simplesmente comentou o óbvio. Apenas isto!
-
-
Alberto Silva
Semmérito agora se superou: "Sem armas nucleares, a Rússia seria derrotada". Saiu do campo da análise para o do desejo. Podemos seguir seu caminho: "sem imprensa venial, o país seria um país livre"; "sem os crimes cometidos por Moro e asseclas, o Brasil hoje seria governado por Lula e a fome acabaria no pais"; "sem a expansão irracional da OTAN, não teria havido guerra na Ucrânia"... Quem dá mais? Sugestões serão aceitas! Que jornalixo!
-
Alberto Silva
Pois é, meu caro, esperava que esse espaço fosse usado para algo além de truísmos. Para comentar o óbvio, a cidade está cheia de motoristas de táxi, sem nenhum demérito a eles, que têm a função de dirigir e não de comentar. Já de um dito sociólogo se espera algo menos óbvio e mais realista. Mas afinal, talvez ele só esteja correspondendo às expectativas de leitores pouco exigentes e desinformados, né?
-
Cassio Maia
Ora, meu caro. O Demétrio simplesmente comentou o óbvio. E ainda, se julga a FSP um jornalixo e se nutre disto, o que é vc, então?
-
-
OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA
Estamos perdendo a Amazônia para o agronegócio irresponsável, para os invasores das terras indígenas, para os garimpeiros de ouro e outros metais, para os madeireiros e por termos o pior governo federal de nosso período republicano.
-
Matheus de Magalhães Battistoni
Ter bomba atômica ê garantia de segurança contra uma invasão. O Brasil deveria comprar algumas, caso queiram tomar a nossa Amazônia, como vivem ameaçando fazer.
-
Dionisio DeBarros
O Brasil tinha um programa para desenvolver sua propria BA. Collor no entanto, que assim como bosonario era tambem entreguista, mandou o programa parar. Desde entao o Brasil tem sido esse pais sem controle do proprio destino.
-
Sergio Siqueira
Seriam por acaso, extraterrestres?
-
-
Said Ahmed
Achei uma redundância o argumento de que Putin invadiu contando com o arsenal nuclear russo. Isso é óbvio demais: se a Rússia não tivesse um arsenal nuclear seria um ''Iraque'' qualquer no canto da europa. Também achei precipitado cantar a vitória ucraniana, a guerra só tem um mês de duração e muita água ainda vai rolar até que acabe, e isso pode levar anos. Se a Rússia fizesse parte da OTAN, hoje a China estaria cercada.
-
Duke H
O autor viajou na maionese. Ele mesmo se criou uma hipótese que não aconteceu na realidade nem vai acontecer. Os Estados Unidos demoraram em controlar o Irak em umas 9 semanas e os bombardeios massivos fizeram que as perdas das tropas fossem menores. Passaram 4 semanas em um pais claramente maior que o Irak e com umas forças armadas ucranianas mais preparadas que os iraquianos, não vejo que a guerra esteja perdida para a Rússia.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.