Vinícius Torres Freire > Pior que inflação, Brasil corre o risco de comer poeira do deserto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Após ler com atençao todos os comentarios concluo que os lucidos como eu fingimos que o brasil não é ainda uma extensa planta tion com milhoes de ex escravos - independente da cor da pele - pendurados em morros ou largados em periferias, transportados como gado, tratados pelo estado apenas como devedores de tributos, aderentes a ideias iluministas como estado laico e civil e com partilhando valores da revoluçao burguesa só porque já temos carros potentes, shopping centers e teve em casa..
O que o " gênio " Paulo Guedes acha disso? daqui a pouco ele vai começar a vender ilusão, dizer que o pais ta bem que ta crescendo que vai crescer 10%
Diante de tantos descalabros, é preciso demonstrar indignação mesmo. Vivemos um inferno e ainda tem economista acreditando em aumento do pibinho para apostar na reeleição do capitão dos milicianos.
Até tu, VinÃcius? Vai é faltar poeira nesse deserto...
texto perfeito. parabéns, vinicius.
Para onde vamos, depois de perder a bússola da civilização? Espero que de volta ao leito da racionalidade, do apoio ao espÃrito da democracia, da cultura e da ciência. Será que é desejar muito?? Enquanto isso, bolsominions só sabem falar de choro petista, o que revela incapacidade de formular argumentos que defenda esse projeto reacionário de paÃs.
Como exatamente pode a oposição democrática fazer polÃtica se não pressupondo que ainda vivemos uma democracia? Ou bem nossa democracia sobrevive aos sociopatas que pode vir a eleger eventualmente, ou bem já não é uma democracia. Estranhamente, isso implica reconhecer que Bolsonaro é um governo legÃtimo, normal. O presidente não é o pior dos nossos problemas, mas a zelite capaz de compactuar com ele. E da qual não vamos nos livrar nas eleições.
Para quem sonhou, nos primeiros anos da redemocratização, que poderÃamos transformar o Brasil em um paÃs com instituições inclusivas [avançadas], olhar para a rota em curso dessa “espécie de Hungria misturada com Filipinas e Turquia, em convergência econômica para Serra Leoa, o “catch down” final”, a conclusão é que os instintos primitivos que movem as crenças cegas prevalecem no ser humano sobre a sua capacidade de conectar as ideias em uma sequência lógica.
Chorem, petistas! Força, presidente!
bolsonaro está no banheiro? Ele faz "lives" também nesse local?
Ótimo artigo!
Isto foi apenas um surto do colunista.
Legal, bela coluna. Agora falta explicar porque Lula também não serve como alternativa a Bolsonaro, já que é igualmente autoritário e iliberal. Aguardo por essa coluna.
Parece que ele se referiu ao Lula no final da coluna.
Eu tbm tenho medo do que virá: se Bolsonaro é o atraso que está patente, tem muita oposição sectária saudosa de coisas como a URSS. O melhor é que Lula e que Alkimin são mais ajuizados, mas não sei em que condições vão governar, caso governem.
E a grande imprensa, este jornal inclusive, tem uma enorme responsabilidade pela eleição desse sujeito. Sabiam quem era bolsonaro, mas para destruir a esquerda valia tudo, inclusive destruir o paÃs e seu povo. A reeleição desse sujeito transformará o paÃs em uma república miliciana em que a lei servirá apenas para destruir os adversários. Não sobrará pedra sobre pedra.
E depois do genocida, como se não tivessem nada a ver com a eleição dele (alô, imprensa! Cadê o mea culpa que vocês tanto cobram dos outros?), tentam nos empurrar goela abaixo outro fascista medÃocre corrupto de extrema direita, o Moro. Essa gente (elite escravocrata incluÃda) tá pouco se lixando para o Brasil e os brasileiros.
Marilena ChauÃ, 2014: “Eu odeio a classe média. A classe média é o atraso de vida. A classe média é a estupidez; é o que tem de reacionário, conservador, ignorante, petulante, arrogante, terrorista. É uma coisa fora do comum. (...) A classe média é uma abominação polÃtica, porque é fascista, é uma abominação ética porque é violenta, e é uma abominação cognitiva porque é ignorante. Fim.”
´´Cansei-me da elite brasileira! E eu sou parte dela. Cansei de mim``(Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay). No jornal do Brasil.
Não sendo pobre, já que é professora universitária e nem classe média pois como boa spinozista certamente não se odeia, conclui-se que a Marilena é rica. E como tal, pisa na classe imediatamente abaixo dela. QED
Texto: “Peste, promessa de golpe, mentira, indecência, rachadinha ou inflação não bastaram para mudar a ideia do terço do paÃs que ainda prefere reeleger Bolsonaro”. A questão NUNCA foi corrupção como bem o sabem os bolsonarentos bolorentos.
Bolsonaro, os Evangélicos e centrao vão desgraçar esse paÃs para que ele nunca mais se erga. Se ele nao for derrotado o Brasil se converterá em um Teocracia Cleptocrática.
Já estão desgraçando
Não creio em “grandes acordos” polÃticos para retomar a marcha civilizatória. Bozo despertou e encorajou muitos ratos (parte da elite econômica) a saÃrem do esgoto. O fortalecimento e ampliação dos movimentos sociais é o vetor que empurrará essa “gente feia e malvada” novamente para o esgoto.
Interessante notar que jornalistas como este, de visão maniqueÃsta e mÃope, veem o Brasil como um pária, fadado à falência polÃtica, econômica e ambiental. Precisam sair de seus gabinetes confortáveis e conhecer quem produz. O Brasil não é a favela do Alemão, como quem produz não chefia o petro lão ou as milÃcias. Ladrar alto é fácil. DifÃcil é produzir e fazer o paÃs crescer. Não importa. Enquanto latem, a caravana passa.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Sou Evangélico. não votei no Capitão. Nem voto. Vão arder no inferno com barra de ouro e tudo.
Parte dos brasileiros estão em transe. Tem muita gente pobre de dinheiro defendendo a politica destrutiva da Amazônia, promovida por Bolsonaro. Não acredito que a maioria dos eleitores estarão com Bolsonaro...
A que ponto chegamos Adonay! Confesso a você que eu não estava preparada para essa ruptura tão abrupta e inesperada de pessoas da minha convivência diária. Preciso encontrar um novo caminho a seguir para resguardar minha própria sanidade.
Temos boas e más notÃcias. Primeiro as boas: Os brasileiros correm o risco de comer poeira do deserto. Agora, as más: Não vai ter para todos.
Boa!!!
Mais quatro anos com esse estafermo não dá. Não é possÃvel que o Brasil vá conseguir reeleger o presidente do fogão a lenha, do osso e pé de galinha, e do furto famélico. Se é que a eleição irá valer alguma coisa.
Vivemos numa democracia. Basta escolher bem os candidatos. Só que o bordão surrado: 'mudar isso daÃ' não basta se for para colocar mais do mesmo. E o mais importante: escolher cuidadosamente o partido e candidato ao congresso, que manda muito.
Certo, VinÃcius. Para o Brasil não comer poeira quando sair da lama: acordos, conciliação, mudanças profundas, transformações radicais, evolução polÃtica.(Claudia F.)
O Brasil está polarizado entre os que rouba muito e os que rouba mais ainda, tem o polo dos que rouba mais faz (Maluf), polo dos que rouba e não faz nada (Bolsonaro), polo do que tem lema, se eu levar o meu, vocês pode levar o resto (Lula) e polo dos idealistas como eu, comandado por um tal de Guilherme .
É com grande constrangimento que confesso que eu não conhecia algumas pessoas que sempre conviveram comigo ao longo dos anos. As coisas ficaram claras somente após o inquilino do Planalto ter se aboletado no cargo de presidente do Brasil. Estou decepcionada com a minha total ignorância sobre a maneira de pensar e agir de algumas pessoas que me cercam! Fui pega de surpresa neste novo cenário surreal.
Quase todo mundo tem uma história dessa. Essa gente é muito dodói da cabeça.
Não somente você tem esse sentimento. Perdi amizade de 50 anos por que critiquei o Mito. Um parente próximo quase me agrediu por que debochei do Predestinado.
Excelente texto.
Obrigado por ler a Folha e a coluna. Abraço e saúde
Quando eu olho ao meu redor vejo representantes ferrenhos desse cara em alguns familiares, amigos e afins. Por essa razão o inquilino do Planalto é apenas a ponta do iceberg. O resto do iceberg está instalado ao nosso lado todos os dias.
Abobalhadamente estamos assistindo a cada dia que passa a destruição em massa do Brasil. Esse cara que preside o paÃs não está neste cargo por acaso. Ele foi escolhido por cinquenta e sete milhões de brasileiros. Estes cinquenta e sete milhões de brasileiros são os verdadeiros responsáveis pela devastação implacável que está acontecendo no Brasil. Este exército do mal é quem dá voz e poder ao fantoche do Planalto. A tragédia é infinitamente maior do que Bolsonaro. Ele é só a ponta do iceberg!
Arthur, ainda teve gente que fugiu para Paris.
Não só esses 57 milhões de eleitores mas também aqueles que anularam o voto, votaram em branco ou não compareceram para votar. Espero que não se cometa o mesmo erro.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > Pior que inflação, Brasil corre o risco de comer poeira do deserto Voltar
Comente este texto