Antonio Prata > Conservadores do mundo: uni-vos! Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Aguardo ansiosamente pela sua coluna ,prosa ,realista ,culta e sagaz.Parabens Prata você é o máximo!!!
Prata ao cubo!
É assim que a gente mina o fisiologismo. Parabéns pelo texto incrÃvel. Vale cada centavo da assinatura.
Maravilhoso!!
Pô, Prata, hoje você se superou. Que texto maravilhoso!
O seu texto é ouro,prata
Zorra, Antonio, Tonico, Pratinha: quando cê reflete a sério e sereno, mindá uma certa melancolia. Porque a fúria energiza, o humor desopila, dar tabefes esvazia a réiva. Pratapúrcio, nesse seu Pratilóquio filosoprático, pô, restou-me uma Pratristeza do Baralho... Saudades do Suassuna, saudades do Abujamra, saudades do Elomar Figueira de Mello: terá sobrevivido à Peste? Também gênio, operista sertanezo - conservador até o caroço, pouco importa - soldado de uma nossa cultura. É só faltas...
Boa, depois dessa vou tomar uns goró.
Só o Antônio Prata já vale a assinatura da Folha.
Texto impecável. Parabéns, Prata!!!
Kleber Mendonça Filho não é um pseudointelectual - chavão de quem generaliza tudo pelo viés anti-intelectual - prepotente e abstruso nem quer aparecer como revolucionário da linguagem. Ainda prefiro estar ao lado de Maiakovski que dizia que não há arte revolucionária sem forma revolucionária. Matou-se diante da incompreensão do partido comunista e dos universitários da URSS que lhe exigiam uma arte compreensÃvel pelo proletariado. Guimarães Rosa conta histórias que o povo não entende.
Prata: exatamente por causa deste sequestro, eu me divirto quando alguém do telemarcketing me liga: Respondo que não acredito nas instituições: não acredito em Deus, na Pátria, na FamÃlia. E depois vem uma catlinária contra o sistema capitalista, impossibilitando que ela ou ele me ofereça qualquer coisa.
Bravo Prata !!! uma oração (não fúnebre) para as ideias democratas. Resgatar o que a milÃcia politica sequestrou é um trabalho coletivo dos que desejam viver fora das trevas em que fomos conduzidos nos últimos anos
Não entendi o titulo. Tenho dúvidas na classificação de Nelson Rodrigues como conservador. ??? Ariano poderia se encaixar no modernÃssimo, atualissimo revisionismo historiográfico decolonial... mais pra um "culturalismo nacionalista" do que propriamente conservador... na realidade não cogito esquerda conservadora. Me parece contraditório... Como disse o colega: sei lá... Mas adorei o artigo.
BelÃssimo artigo! Muito obrigada
A obra e o autor como lidar com isso...lidamos junto ou separado. Ou apenas apreciamos a obra e o autor que só fale da obra e nada mais. Ou que se fale do autor e a obra.....a partir de hoje deixemos prá lá. Eu sei lá....deu um nó cerebral...
CorretÃssimo. O final soou como uma oração. AMÉM!
Brilhante!
É isso aà Carlos Fernando. Tudo que você disse está na conta dos cinquenta e sete milhões de brasileiros que, deliberadamente, se apossaram de um paÃs com 220 milhões de pessoas e decidiram quebrar o Brasil sem dó nem piedade. Esses 57 milhões de parasitas mostram a quantidade de pessoas ricas e inúteis que se locupletam com o dinheiro dos impostos que pagamos com o suor do nosso trabalho ao governo federal que deveria administrar e governar para todos!
Muito bom esse texto! O que eu gostaria de ter conservado era aquela tolerância que nos distinguia. Mas acho que não tem mais volta, e o paÃs vai ser diferente. Já nem sei se é bom que, nesse ano, a Copa será depois das eleições. Capaz de estarmos no meio de um grande impasse.
No Brasil, na mÃdia, a visão de esquerda se resume em uma coisa o sexo escrachado e debochado. Nelson Rodrigues foi um conservador torpe, o apoio à ditadura militar o seu ápice, mas nas questões de costume e sexuais era escrachado, aà é o suprassumo da visão progressista, por grande parte da esquerda. Na mÃdia, quando quer se mostrar progressista, se apoia nisso, mostrar muito escracho e mulher nua. Mas se tiver um golpe de direita, toda ela apóia, sem pestanejar.
O escracho não sou eu quem, o próprio N. Rodrigues reconhecia numa entrevista em que falavam da acusação de que seus textos eram pobres e apelativos em que ele falou, mais ou.menos "vocês não sabem o esforço que faço para eles se tornarem mais pobres e apelativos". Sei da história de que suas 1as peças eram muito intelectuais mas não faziam sucesso então ele passou a apelar. Mas isso não contribui em nada pro paÃs e as falas de Bozo é fruto disso.
Sobre o Nelson, você está errado. Não ha escracho nos textos no Nelson (leu algum?). Acho que você confundiu a obra com as chanchadas que usavam seu nome. No teatro rodriguiano nada é exposto - ele usa as técnicas do teatro grego. Nelson era um conservador que apontava a hipocrisia dos seus pares.
Maravilhoso
" Não há absolutamente nada de conservador neste governo.É um plano de destruição da natureza , das instituições , do patrimônio histórico , da arte e da vida". Só estas palavras bastavam a definir este inferno que estamos passando e que espero ,esteja no fim. Prata , como sempre ouro . Expressão daquilo que , pessoas que como eu , não conseguem verbalizar em poucas palavras o que sentem e acabam por achar a sÃntese do que crêem nos textos cada vez mais brilhantes do colunista. Bravissimo!
Haja esponjinha!
Quando eu olho ao meu redor vejo representantes ferrenhos desse cara em alguns familiares, amigos e afins. Por essa razão o inquilino do Planalto é apenas a ponta do iceberg. O resto do iceberg está instalado ao nosso lado todos os dias. Haja "esponjinha" Antonio Prata. Haja espontânea!
Haja boa aprendizagem de máquina nos descorretores ortográficos! Hahahah!
Abobalhadamente estamos assistindo a cada dia que passa a destruição em massa do Brasil. Esse cara que preside o paÃs não está neste cargo por acaso. Ele foi escolhido por cinquenta e sete milhões de brasileiros. Estes cinquenta e sete milhões de brasileiros são os verdadeiros responsáveis pela devastação implacável que está acontecendo no Brasil. Este exército do mal é quem dá voz e poder ao fantoche do Planalto. A tragédia é infinitamente maior do que Bolsonaro. Ele é só a ponta do iceberg!
Concordo, Gaya. Mas ele também foi ungido pela nossa elite escravocrata, que lhe deu total apoio para eleger-se e barrou-lhe todas as tentativas de impeachment. Acho mais perigoso para o paÃs essa estrutura que permitiu que ele se candidatasse e que vencesse a eleição. Essa mesma elite que, demonstrando que nada aprendeu e nem se arrependeu dessa kgada, quis nos empurrar o Moro, outro fascista medÃocre de extrema direita, totalmente despreparado para presidir um paÃs gigantesco e complexo.
É isso! Já 'roubartilhei'.
É o que eu digo para as pessoas, indo de encontro ao texto. O boso e aqueles que o cercam se apropriaram de valores legÃtimos de todas as pessoas de bem, ocorre que ele não legitimidade e autoridade nenhuma para faze-lo. Não tem condição nenhuma de representar Deus, famÃlia, moral, decência. Tudo o que viveu, e vive, está longe desses valores. Ou seja, quem acredita nele, está sendo enganado, ou quer se deixar enganar, o que dá na mesma....
Bravo!!
O melhor candidato com perfil conservador é o marreco, que no entanto não deslancha frente ao Jair. O que talvez sugira que nosso povo não é lá tão conservador. Já no campo liberal (no sentido norte-americano), Ciro é o mais consistente, mas o Lula tem a seu favor sua história de vida, de alguém que nasceu pobre e enriqueceu por seu esforço.
O Marreko é reacionário e não conservador. Um conservador de verdade não aceitaria o cargo de ministro.
José conseguiu estragar o contexto. Credo! O marreco parcial ajudou a eleger essa destruição e foi ministro dele, esqueceu? Portanto não presta como o inominável. Lula enriqueceu onde? Ciro coronel é o mais consciente em quê? Só sabe agredir. Vai se informar melhor, José.
Conservador? Sem o apoio do marreco, e a devastação que ele e sua curriola fizeram à justiça, não haveria bolsonaro. Ali não tem um melhor que outro. Talvez se pudesse discutir quem é pior.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Antonio Prata > Conservadores do mundo: uni-vos! Voltar
Comente este texto