Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. PAULO ROBERTO SCHLICHTING

    Perfeita a análise. A grande imprensa como que se deixa atordoar pela quantidade de desvarios que vem sendo bancados pelo desgoverno. De fato, é hora do confronto direto. A omissão custará muito caro para todos: a reeleição dessa besta.

    Responda
  2. Robson Simões

    A Folha, assim como em 2018, não quer o pt na presidência. Simplesmente isso.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Exatamente. Mas será difícil impedir sua eleição e pavimentar o caminho da tal terceira via, a preferida da nossa elite escravocrata. Mas se isso não for possível, então, que se faça um esforço para que Lula não chegue tão forte à presidência (no primeiro turno)

    2. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

      …só falta combinar com o povo!…

  3. Robson Simões

    Estarrecida nada , o Folha finge que não gosta do Bozo.

    Responda
  4. Marcelo Silva Ribeiro

    Não sei porque tanto estarrecimento, afinal o Mito disse que colocava a cara no fogo pelo Ministro e que investigá-lo é uma covardia, portanto a imprensa, com raras exceções, está cumprindo o seu papel de blindar o mainstream.

    Responda
  5. Alberto Henrique

    E o pior de tudo é que não tem luz no fim do túnel,ou continuamos na mão do Bostanaro ou voltamos pra mão do Lula.

    Responda
  6. josé SOARES

    É isso mesmo professor: a imprensa dita civilizada tem o dever histórico de combater explícita e diuturnamente o fundamentalismo obscurantista e escroque.

    Responda
  7. Daniel Barbosa

    É o próprio Talibã brasileiro em ação. Faltou, professor, juntar à equação a admoestação do mytho: "tem que todo mundo comprar fuzil"! Anauê!

    Responda
  8. milton temer

    oportuníssima observação mestre Muniz Sodré, quanto à falácia da "isenção" entre a importância dos fatos reais na mídia "americanalhizada". Subvalorização de fatos aterrorizadores caminham na mesma pauta da supervalorização dos fatos ligados à ansiedade da mídia corporativa em busca de sua"salvífica" terceira via. Está aí o noticiário forçado sobre a candidatura Moro, como exemplo

    Responda
  9. ricardo fernandes

    já passou da hora de dizer que existe liberalismo ou neoliberalismo no brasil. não há uma única pauta liberal ou neoliberal praticada pelos que se assumem como tais. são todos um bando de oportunistas iletrados.

    Responda
  10. ricardo fernandes

    o brasil é um pais cansativo. o absurdo está normalizado. os poderes instituídos de há muito praticam o 'danem-se os escrupulos'.

    Responda
  11. Rauland Borba Batista

    Ninguém fica mais estarrecido com Bolsonaro ou Lula, se a folha se dedicasse a todas falácias de Bolsonaro ou Lula seria necessário um folha de 300 páginas , o folha tem que primar pela sintese

    Responda
  12. Marcos de Toledo Benassi

    Sêo Muniz, óia, só mesmo um cabra do seu calibre pra resumir interessantemente essa plana e chata obscenidade politiqueira. Eu, de saco repleto e lunar, só tenho a louvar o uso do termo "retropia", preciso e inspirador: a mim, inspira a criatividade inventiva. Acabo de idear um instrumento que deveria ser cirúrgico, mas ofereço à micheque para uso doméstico. Uma topia para empregar em desentupimentos de popa, a "retropia", útil pra quando o Bozo camaronear a Únda. C'est ici la retrrôpiá!

    Responda
  13. Marta Vainchenker

    Analiso este texto, e percebo que a única ideia por trás dessa verborragia um tanto pedante, é o velho bordão do Boris Casoy: "Isso é uma vergonha". Sabemos. Sabemos também que nenhuma das instituições da República, e muito menos o povo deste que se considera um país, fará absolutamente nada a respeito. Por isso continuará a acontecer. De novo, e pior.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Quanto a sua conclusão final, prezada Marta, pode até ser, infelizmente. Mas seu filtro descartou muitas das ideias do Muniz Sodré, que conectam "vergonhas" diversas de modo candente e significativo.

  14. jose vanzo

    Reeleição e populismo desemboca neste lixão a céu aberto.

    Responda
  15. Robson Simões

    Impossível confiar na Folha. Este tipo de texto dissimulado, vem por orientação do Morumbi...faz parte do script golpista... Já vimos esse filme. Ânsia de vômito.

    Responda
    1. Robson Simões

      A Folha finge que está estarrecida com os desmandos vergonhosos do candidato dela em 2018 e de 2022: o Bozo. A Folha não aceita a candidatura do ex-presidente Lula e aceita até reeleição do tenente reformado.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Pode-se confiar na Jovem Pam?

    3. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

      Acuma? Não entendi o que o texto do antropólogo Muniz Sodré tem a ver com o Morumbi. Muito menos com identificar esse grande intelectual com um golpista. O texto do professor não é dos melhores mas ....Morumbi?!!!!! Como?

    4. Guerson Mai

      Vomite, não pelo texto mas sim, pelo comportamento retratado nele.

  16. Beckenbauer Simas

    O pior é que existe uma tendência clara e forte no ambiente político de ceder aos interesses desta facção religiosa. E vejo o próprio Lula, o Ciro e outros tantos frequentando cultos, marchas evangélicas e outros espaços religiosos com o intento de ter apoio desta parcela da população. Não é errado, desde que os valores republicanos não sejam negociados.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Dilma, Alkmin, Haddad compareceram alegres e satisfeitos à inauguração do Templo de Salomão. Não haveria problema, se isso não representasse o apoio implícito a uma visão fundamentalista de mundo, que tem horror a tudo que não seja ela mesma. O palavrão para qualquer totalitário chama-se: Diversidade.

    2. Marcelo Santana

      Concordo, nenhum político serio deveria se vender a pastores caça niqueis. Esses pastores criam uma horda de zumbis que são conduzidos pelo interesse de lideres gananciosos em nome de belzebu.

  17. Enir Antonio Carradore

    A pior notícia é que esses comportamentos não se esvairão com a substituição desse presidente. O desprezo aos fatos, comportamento típico dessa era de pós-verdade, continuará; e já sabemos que pelo menos 30 por cento dos brasileiros anda de mãos dadas em direção ao inferno da renúncia à consciência, em nome de nem sabem o quê.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Completamente fora de tópico: esqueci de agradecer a dica do excelente "preconceito linguístico". Divertidíssimo e ilustrativo. Valeu!

    2. Marcos de Toledo Benassi

      Sabem, caro Enir, sabem: a Herda da "moralbe bons costumes". Quanto à ética, Soda-fe, desde que minha filha case virgem.

  18. Gaya Becker

    Nos 57 milhões de corruptores que votaram nesse cara tem outra coisa que salta aos olhos. A maioria das famílias destes 57 milhões de brasileiros são alienadas e apoiam todos os tipos de erros cometidos pelo próprio eleito, filhos, familiares e amigos. Há uma grande identificação de perfil nesta conjunção do mal. Sociologicamente falando os afins se atraem.

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      Cara Gaya, você e o Enir enfiaram o dedo no'zóio. É isso daí, e não taokey coisa nenhuma...

  19. Gaya Becker

    Mais estarrecedor ainda é o que está por trás de tudo isso. Bolsonaro é um aproveitador barato que por interesse próprio está fazendo tudo que os 57 milhões de corruptores esperam que ele faça. Temos 57 milhões de brasileiros vivendo entre nós(familiares, amigos, etc.) que enchergam vantagens nas coisas que ele faz. Foi por essa razão que esse desqualificado foi eleito! Deveríamos nos preocupar realmente com as pessoas que colocaram esse cara lá. Essas pessoas fazem parte do nosso cotidiano.

    Responda
  20. Jane Santos

    Mais estarrecedor ainda é ter um ser como esse na cadeira de presidente!

    Responda
  21. JOSE CAMPOS

    As panelas não batem porque os agiotas do poder estão ganhando muito dinheiro com esse descalabro. São eles que emprestam as panelas para os tontos.

    Responda