Opinião > Sob pressão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Esta é uma matéria anti patriota. Se o real desvaloriza, aumenta-se o combustÃvel, se valoriza, deixa-se como está. Se o preço do barril de petróleo sobe, corrige-se o preço, se desce, deixa-se como está, ou seja dana-se o povo, o que importa são os acionistas . O petróleo é do povo brasileiro, afinal esta riqueza é pra quem? DeverÃamos ter dois preços, um para o consumo interno e outro para a exportação. Os acionistas? Estes terão que mamar em outras tetas.
Esta é uma matéria anti patriota. Se o real desvaloriza, aumenta-se o combustÃvel, se desvaloriza, deixa-se como está. Se o preço do barril de petróleo sobe, corrige-se o preço, se desce, deixa-se como está. O petróleo é do povo brasileiro, afinal esta riqueza é pra quem? DeverÃamos ter dois preços, um para o consumo interno e outro para a exportação. Os acionistas? Estes terão que mamar em outras tetas.
O Brasil produz petróleo, portanto seu preço precisa ser condizente com o poder aquisitivo da população, da sociedade. O paÃs não pode ficar à mercê dos caprichos de meia-dúzia de acionistas usurários, que nada fazem pelo bem do paÃs. Outros paÃses que não produzem petróleo, que paguem mais caro. Ponto final.
Alguém comunica à Folha que metade da população está em insegurança alimentar e 20 milhões com fome. Que esse é o preço de uma engenheira maligna que reverte os benefÃcios de extração, refino e distribuição pagos em reais ao preço de exportação, em dólar, para beneficiar os acionistas, em são na maioria banqueiros. Que o general é um reles CEO com bônus exorbitante, que tiram a dignidade, como aconteceu por exemplo com o CEO assassino da Vale?
A Folha, e a mÃdia que milita pelo neoliberalismo, é porta-voz dos investidores, e seu único interesse é preservar os ganhos e a concentração de renda dessa súcia.
O Brasil exporta o petróleo aqui produzido porque não tem capacidade de refinar e produzir a gasolina e derivados aqui consumidos, portanto importa esses combustÃveis pagos em dólares e a conta sobra para o consumidor....capich?
Aliás não tem a capacidade total de refino para atender a.população pois tem tecnologia antiga em suas refinarias.
O Brasil produz 2,7 milhões de barris de petróleo. É praticamente autosuficiente, chegando a exportar uma pequena parte de sua produção. Importa 300.000 barris por uma questão de estrutura de produção de suas refinarias. Na minha visão de ser raso, não consigo entender esta lógica de manter os preços alinhados com o mercado externo. Os custos da Pretobrás são em reais, mas seus produtos são vendidos em dólar. Não vejo vantagens para manter esse monopólio tão defendido por muitos.
Uma dúvida permanece sobre essa questão dos combustÃveis: se menos de 15% do diesel consumido no Brasil é importado, se menos de 5% da gasolina tem origem externa, como essas participações influem no preço final de um ou de outro? Seria interessante que a Petrobrás esclarecesse essa questão. A rigor, a União como acionista controladora do direito de voto, poderia levar à próxima Assembléia-Geral moção nesse sentido. E daà Bolsonaro porque isso ainda não foi levado a efeito? Mexa-se!!
A mÃdia brasileira deve ganhar muito para defender o atual sistema que tira do pobre para dar aos acionistas. Nunca fazem uma matéria explicando porque os combustÃveis são mais baratos em outros paÃses. Também escondem que foi dinheiro público que criou e elevou a Petrobrás.
Complementando: preços combustÃveis causa enorme impacto inflacionário com aumentos generalizados dos preços desorganizando a economia. Se a petrobras não atinge a autosufuciencia melhor se desfazer dela. O dollar caiu o valor e a baixa dos combustÃveis quando vai chegar à bomba de gasolina. ? No dia do São Nunca?
A Petrobras pagou bilhões em dividendos. Governo como acionista recebeu Boa parte. Distribua essa dinheiro para diminuir o custo da gasolina. Por que na Argentina o litro da gasolina custa 3 reais e aqui 7. A Petrobras foi criada para o paÃs ser autosuficiente em petróleo e exportador. Nunca conseguiu? Neste condição poderia manter preços para exportação e preços menores para o mercado interno (estoques reguladores). Quem sabe isso irá acontecer quando tivermos um presidente.
Penso de forma semelhante. Não é possÃvel toda essa liberdade de monopólio da Petrobras e não ter regras reguladoras do mercado interno, tem que existir um custo para esse luxo.
Folha de S. Paulo vai tnc!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Sob pressão Voltar
Comente este texto