Ana Cristina Rosa > LinkedIn na contramão do mercado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Aposto meu polegar direito que todos aqueles que comentam que "o candidato deve ser contratado apenas com base na sua capacidade e conhecimentos" são brancos e que tiveram a oportunidade de desenvolver sua capacidade sem se preocupar com injustiças, pois estavam do lado privilegiado. Não sei se é desonestidade ou vontade/necessidade de acreditar que venceram unicamente por mérito próprio.
Não aposte demais. Você pode acabar maneta.
preciso combater o racismo com severidade .
Me parece que o veto à divulgação de vagas que discriminam, ou seja, que excluem potenciais candidatos pela cor da pele, está muito bem justificado! Se alguma empresa deseja manter no seu quadro um equilÃbrio racial entre seus contratados, então que o faça através das seleções diversas durante a composição do grupo de funcionários. Divulgar uma vaga exclusivamente para um grupo racial me parece discriminatória e um marketing oportunista daqueles que promovem a vaga.
Em outras palavras, você sugere fazer o candidato de bobo. Arma-se uma seleção ampla com o objetivo de contratar apenas negros, mas deixa os candidatos brancos fazendo papel de tolos para não parecer marketing. Desonesto.
Concordo. A empresa tem de contratar levando em conta unicamente a capacidade, o talento do candidato.
Inegavel o racismo, mas transformar pardos, em negros, é desonestidade intelectual. Onde fica a descendencia branca? Uma pequena empresa, que contratar qlqr colaborador por sua aparencia, sem levar em consideracao a capacidade, quebra.Nao podem se dar ao luxo de se transformar em uma sala de aula.Em mercados estabilizados com pouca concorrencia, isso é possivel, em arras de alta concorrencia e alta tecnomogia, a morte é certa.
Aonde está escrito que a capacidade não será levada em conta?
A colunista voltando ao seu assunto preferido, talvez único. É um assunto polêmico e parece tabu. Pode-se argumentar que o LinkedIn apenas está tomando estas medidas para evitar qualquer tipo de discriminação. Racismo reverso não deixa de ser isso.
Concordo que capacidade deva ser o único filtro em quaisquer contratações profissionais, independentemente de raça ou etnia.
Mariluce. Dispenso seus conselhos. Pode ser muito injusto, mas cotas são racismo reverso. É pura lógica. É o favorecimento de um grupo em detrimento de outro.
Vai ler um pouquinho, existem grandes autores (as) que escrevem sobre o tema. Falar em racismo reverso é ser racista, num paÃs em que as estatÃsticas mostram as profundas desigualdades na questão racial.
Bom dia, Marcos. Pelo que entendi, do ponto de vista legal, podem ser processados tanto por discriminação, que estão tentando evitar, como por falta de discriminação. rs. Quase escrevi que é o samba do crioulo doido.
Ou pra não ser processado, né, Peter? É um saco, mas não se pode censurar esse tipo de evitação, porque os tempos andam bicudos e, as sensibilidades, à flor da epiderme (fina)...
Ana, carÃssima, a mim incomoda o "contramão do mercado": estão na contramão da lei. Em relação ao "mercado", creio que deve ser possÃvel contratar gente de "boa aparência, por que não? Mas não poderá estar em pé de igualdade com que contrata preto "feio", não no que diz respeito à s polÃticas públicas. Você cuida de ter pretos, cegos, mulheres, o que quer que seja, em seus quadros? Ótimo, financiamento de banco público com a metade dos juros. Contrata pretos na proporção demográfica... (Cont.)
(continuação)... demográfica da sua região? Excelente, você recebe de volta mais rápido sua devolução de imposto, por exemplo. Tem linhas de crédito especiais, não disponÃveis para quem contrata só "gente de boa aparência". Não há que se punir a escolha torta e preconceituosa, se podemos melhorar a vida de quem faz escolhas melhores. Suas demandas ao INSS são prioritárias, em desfavor de quem discrimina. Isso não é mercado, isso é polÃtica pública, o mercado nunca o fará.
Parabéns pelo texto. Linkedin totalmente fora da realidade…
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ana Cristina Rosa > LinkedIn na contramão do mercado Voltar
Comente este texto