Ilustrada > 'Hitler e Stálin' costura barbárie da guerra por meio relatos anônimos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Peter Janos Wechsler

    Um carniceiro soviético que não era russo e um carniceiro nazista que não era alemão.

    Responda
  2. RENATO CRUZ

    João Batista Natali é um jornalista veterano, por isso não dá para aceitar dois erros constrangedores: a Operação Barbarossa, a invasão da União Soviética pelos alemães começou em 22 de junho de 1941, não "ainda em 1940", como diz o texto; e a "coitadinha da Finlândia" fica ao lado de Leningrado, São Petersburgo agora, e muito longe de Stalingrado, atual Volgogrado.

    Responda
  3. Mauro de Abreu Pinheiro

    E esse estilo atraente, o articulista o detectou no original ou graças ao trabalho de um tradutor? Tradutor: Claudio Salles Carina

    Responda
  4. Marcos Antônio

    Stalingrado, atual Volgogrado, foi a maior Batalha de Infantaria de todos os tempos com mais de um milhão de mortos e feridos.

    Responda
  5. Marcos Antônio

    “...cortar as linhas da intendência do Exército alemão…” É atribuído a Napoleão a frase: “Um exército marcha sobre seu estômago”. Sem suprimentos (alimentos, combustível, ...) nenhuma força armada na terra, mar ou ar sobrevive.

    Responda
  6. Sarkis Aprahamian

    Dois deslizes que precisam ser salientados na presente crítica : 1 - A operação Barbarossa teve início enm Junho de 1941 2 - Leningrado (atual S. Petersburgo) é que ficava próximo da Finlandia e não Stalingrado

    Responda
  7. rubens gonçalves

    Folha . Existe uma dicotomia malversada por vocês e os historiadores ocidentais . Sem o georgiano o alemão teria vencido a guerra . Quem derrotou o alemão foi o povo soviético liderado pelo georgiano . Mas o que se diz por aí é quem venceu os nazistas foi os americanos . Pergunte nós eua na higt scholl sobre isso

    Responda
    1. Marcos Antônio

      Foram ambos que derrotaram os nazi, pressionando pelo ocidente e oriente, os nazi foram derrotados mais rapidamente na Europa e também na Ãsia. Porém o principal responsável foi os EUA com seu parque industrial que forneceu material bélico para os Britânicos e outros e da URSS.

  8. Alvaro Almeida

    Manipulação pura. Um derrotou a barbárie e o outro fundou um partido genocida...querer comparar como iguais é uma grande farsa histórica.

    Responda
  9. RODINEY DA SILVA E SILVA JR

    O problema é que Stálin ainda é venerado pela maioria dos esquerdistas. E muitos políticos de esquerda e extrema-esquerda que exercem poder e influência sobre as massas idolatram Stálin.

    Responda
    1. Claudio Cunha

      E o seu problema é adorar o Bozo e a extrema direita genocida...a exemplo de Hitler.

  10. Mateus Sá

    Stálin livrou o mundo da barbárie ao derrotar o nazismo.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.