Opinião > Gentileza e autocontenção Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Paloma Fonseca

    Uma parte da classe média tem caído na esparrela das modas de pacotes oferecidos por escolas privadas, que supostamente acresceriam algo a mais que a escola pública não oferece. Quanto às competências socioemocionais, o espaço da escola já não é, por excelência, o lugar de convivências diversas, na qual se experimentam a individualidade (eu) e a coletividade (nós), sentimentos e pensamentos os mais variados? A escola não é espaço de adestramento, e sim de conhecimento e sociabilidade.

    Responda
  2. RILER BARBOSA SCARPATI

    Certeiro!!!

    Responda
  3. Vladimir Micheletti

    Parabéns, Fernando Cássio. Não deixe de ler AVP, nosso maior e melhor filósofo, quiçá do mundo.

    Responda
  4. Marcos de Toledo Benassi

    Prezadíssimo Fernando, gostaria de subscrever sua dura crítica à hidiotice acadêmico-curricular que grassa por aí, fazendo-o, contudo, com uma reserva - com a qual você, possivelmente, concordaria. Dos "eufemismos" que você citou, a "inteligência emocional" é a que me incomoda, por ser humano ridícula supersimplificação do pensamento de Howard Gardner, cara sério, cientista competente. Mas não diminuo, pela óbvia falta que fazem, as questões interpessoais, incluídas aí a "gentileza", (cont.)

    Responda
    1. Marcos de Toledo Benassi

      (continuação)...a "gentileza", a solidariedade e a política concidadania. Ora, é também por conta da ausência da perspectiva interpessoal e social que nos enfiamos no beco sem saída Bozofrênico. Sustento sua crítica à Régia oportunidade de negócios que é criada pela apropriação superficial da temática, desguarnecida de reflexão. Todavia, a inclusão desvulgarizada do tema em sala de aula, como estudo e prática, pode dar oportunidades insuspeitadas de avanço, numa época de retrocessos humanos.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.