-
José M Leal
É o que temos quando um sociólogo resolve falar sobre estratégia e operações militares: disparates. Onde está a vantagem da Ucrânia? Não passou a fazer parte da Otan; economia arruinada; centenas de mortos e refugiados; perda de autonomia sobre as províncias do Donbass; falta de apoio do ocidente; neutralidade e desmilitarização. Isso é empate? Foi para ter esse resultado que Zelennky foi à guerra, ou ele avaliou mal suas possibilidades acreditando em um apoio maciço do Ocidente?
-
vicente oliveira
O povo ucraniano se fo deu ,os eua venderam armas a granel,o macron, biden,o alemaõ olaf que de tão apagado não consigo lembrar o sobrenome,todos se deram bem,conseguiram por um bom tempo fugir de suas pautas e problemas internos,agora suas empreteiras e bancos vão sugar os ultimos fiozinhos de sangue da economia ucraniananae o pior ´pe que vai ter zé mané a aplaudir o saque.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Empate? É uma torcida ou uma profecia? Podem até virem a ocorrer os desdobramentos previstos pelo autor mas nada há de certeza nisso. Ao contrário, as sanções podem arrefecer em breve à medida em que tudo vai esfriando e em que russos, chineses, indianos, iranianos e muitos outros passarem a utilizar mecanismos financeiros para se proteger de novos confiscos e bloqueios do ocidente. Tampouco é seguro que os ucranianos não se voltem contra Zelenski à medida em que perceberem que foram enganados.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Quem ganhou foi o mundo porque daqui para frente ninguém mais invade ninguém impunemente, principalmente quem mais adorava fazê-lo. Os Estados Unidos da América do Norte agora não mais invadirão país algum caso contrário sofrerão duras sanções de todo o mundo, principalmente dos europeus que usarão a OTAN para contê-los, no que serão seguidos por todos os demais países periféricos.
-
vicente oliveira
Sonhar não paga nada,mas o acordar pode ser muito doloroso.
-
-
Eladio Gomes
Curiosa essa "vitória" da Ucrânia no pós guerra. País destruído, economia em frangalhos, perda de recursos humanos que saíram do país para fugir da guerra...Sobra tecnicismo e falta humanismo na análise. Típico.
-
Abrão Lacerda
Quantos eufemismos! É provável que o ressentimento dos ucranianos para com os russos seja considerável após a guerra? E como é que os ucranianos vão esquecer todos as barbaridades cometidas contra eles? O pós-guerra mostrará uma russa completamente isolado e detonada economicamente. Por outro lado, está correto que o apoio ocidental à reconstrução da Ucrânia melhorará esse país. E o integrará ainda mais ao ocidente. Ou seja, o oposto do que Sputinik pretendia.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Carvalho! O preço pago por isso afasta toda a retórica humanitária a favor dos ucranianos, sacrificaram milhares de vidas, a infraestrutura do país, milhares perderam suas casas e dias muito duros se avizinham, perderam território, poder militar e parte da independência, e isso porque os russos não quiseram usar todo o seu poderio e claramente não quiseram tomar Kiev para evitar um morticínio maior, mas a Ucrânia venceu !
-
-
FLAVIO ZOLETTI
Talvez um dia a gente entenda que estamos todos no mesmo barco. Não tem sentido ficar produzindo armas e se matando. Análises estratégicas, geopolítica, quem perdeu, quem ganhou. Em pleno século XXI.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Vai sonhando!
-
-
Laudgilson Fernandes
Os EUA jogam a Ucrânia numa guerra sem a mínima possiblidade de vitória, testa a capacidade bélica da Russa , mata milhares de pessoas, destrói a vida de outros milhões, . A Ajuda virá de graça? E as vidas ceifadas? Nesta guerra só há um inocente: o povo e o jovem soldado. O resto, velhos que matam, destroem e continuam nas suas cadeiras luxuosas apreciando a valorização da bolsa, a jogatina do dólar. Vida que se leva. e nenhuma dor no coração. hipócritas!
-
Mario Habka
Perfeito comentário
-
-
ROBERTO KEN NAKAYAMA
Numa guerra todos perdem, principalmente o povo russo e o ucraniano, não há como reparar as vidas perdidas, as mutilações físicas e na alma. Espero que a médio e longo prazo o ditador Putin e sua oligarquia perca e finalmente o povo russo tome as rédeas do governo e transforme realmente numa democracia, quanto a Ucrânia que reconstrua, e entre para a União Europeia se esse for o desejo de sua sociedade e fortaleça uma democracia liberal, que seja a derrota do extremismo nacionalista de direita.
-
EDMUNDO NASCIMENTO
nunca houve vencedores em guerra, muito menos um empate ! todos perderam até agora e vão perder mais ainda !
-
Guilherme Zambrana Toledo
Uma das consequências desse conflito parece ser a confirmação de Donbas como uma região independente. Se analisarmos que cerca de 17% da população da Ucrânia é formada por russos e seus descendentes , a russofobia consequente dessa guerra tornará inviável a convivência pacífica dentro do território atual da Ucrânia. Do contrário, os habitantes russos da Ucrânia se tornarão os novos armênios do século XXI.
-
ADONAY ANTHONY EVANS
É evidente que a Putin perdeu. Tanto perdeu que se retira ganindo. Em primeiro lugar exibiu sua fraqueza de ação militar e política. A paz negociada trará tranquilidade e investimentos maciços na Ucrânia, enquanto a Rússia permanecerá sob sanção seletivam O Ocidente compra o que interessa, enquanto desenvolve fontes alternativas. Mesmo pendurada na China, a Rússia corre o risco de ser devolvida à Era dos Mujiques,
-
ADONAY ANTHONY EVANS
Que legal, ultra Direita e ultra Esquerda finalmente unidas no leito nupcial em defesa do Putin, ditador e assassino. Do acasalamento dos dois será parido um novo Putinzinho.
-
vicente oliveira
pensei que tinha visto o extremo dos zés mane ,na figura dos bozzolinos, mas esse adonay ,me prova ,que tem sempre um zé mané mais zé mané que os outros,que o Deus da vergonha alheia tenha piedade desse microbinho.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Vai sonhando! Não há exemplo disso, mesmo países pobres e pequenos conseguiram sobreviver dignamente funda-te de embargos injustificáveis e brutais, que não causa nenhuma indignação em certos cidadãos de bem. A Rússia é potência energética e agrícola, além de deter tecnólogo de ponta em muitas áreas. Esqueceu que nenhum outro país fora os Eua tem tecnologia espacial similar ou militar? Um governo menos nacionalista e direitista levaria o país a um desenvolvimento econômico muito maior.
-
-
eli moura
a ucrania está arrasada, empurrada para desafiar um gigante. Quem vai ganhar é a nato que com a tragédia da ucrania mostra sua necessidade (eua e reino unido terão com quem partilhar seus custos de segurança) e putin que mostra ser um governo forte para os russos. Na ucrania os ucranianos vão chorar por um longo tempo a perda de seus amados e de seus bens.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
O maior vencedor é a indústria bélica, agora vão poder retomar as vendas esfriadas pelo Trump. Não à toa o Biden retomou a retórica belicista que sempre caracterizou os EUA.
-
-
José Augusto Bernabé
Sim, a Ucrânia ganhará sim, um no Programa de TV tipo Danilo Gentile e o primeiro ato do Governo Ucraniano será proibir a volta dos "Refugiados", é muito mais econômico, segundo a Escola da Venezuela. Pois não?
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Vixi!
-
-
vicente oliveira
A ucrania Perde territorio,tem que ser neutro,vai gastar U$bilhoes,em reconstrução,tem todo sistema de saude educação,transporte etc completamente destruido e foi empate? Entao o 7 a o de Brasil e alemanha tambem foi empate.
-
Marcus Guedes
As palavras do J Rodrigues são precisas. O colunista delirou, tentando reconstruir uma realidade perdida.
-
Guilherme Zambrana Toledo
Se o que foi exposto no comentário for concretizado, teremos o que a Rússia pretendia desde o início, pelo menos o que foi colocado nas primeiras negociações no início da guerra ; e por parte da Ucrânia, uma chance de se tornar uma nova vitrine da democracia, o que poderá causar problemas para países vizinhos, como Romênia e Moldávia, países estes pobres. O dólar sendo usado como arma de guerra provavelmente perderá parte de sua importância como reserva segura.
-
Bruno Martins da Costa Silva
A última parte do comentário é precisa é muito relevante. Para além dos ucranianos, as democracias ocidentais pagarão Caro por essa aventura da OTAN, visto que muito de Ásia e África começará a ser centrado na china por medo do calote-protesto aplicado nos russos.
-
-
Julio Cesar de Siqueira Barros
Empate? Diga isso para os civis mortos na Ucrânia... Essa guerra termina como todas: perdem todos os países e toda a humanidade.
-
Daniel Souza Medeiros
...desde que o 'mundo é mundo' é assim! Triste verdade...
-
rubens gonçalves
O arqui inimigo da umanidade perdeu a guerra o poder e vida. Teremos um funeral em moscou
-
J Rodrigues
O autor cede à tentação de romantizar a "resistência" da Ucrânia. As tropas russas se amontoaram nos limites de Kiev e só não invadiram a cidade porque esta foi a escolha. A Ucrânia perde território, não entra para a Otan e sofre perdas econômicas e de vidas por culpa de um presidente teimoso e irrealista que foi ludibriado pelos EUA, enquanto a Rússia obtém tudo o que deseja. Cedo ou tarde perceberemos que a tática de transformar a população civil em um escudo humano foi cruel e em vão.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Carvalho, Carvalho! Por que você não expõe seus argumentos contrários aos do J ao invés de apenas atacar a sua pessoa? Adoraríamos que você nos demonstrasse o quão errado ele está.
-
Eladio Gomes
Não precisa ser especialista para chegar fácil a essas conclusões, porque são bem simplistas. Às vezes a vontade irresistível de discordar e criticar fecha os olhos para o óbvio ululante.
-
alex carvalho
Obrigado pelas informações super especializadas, parece que vc podia dar entrevista nos parlamentos da china, Inglaterra, EUA, e mostrar a eles o que eles não sabem... Vc tá sendo desperdiçado.
-
-
emerson vidigal
"modernização interna e à eliminação da proverbial corrupção que afeta a institucionalidade ucraniana"? Parece que o autor tem uma visão bastante questionável. De novo o fantasma da "corrupção" sendo usado como justificativa do colonialismo imposto, como sempre, pelos EUA. Seja na América Latina, Leste europeu, o tio Sam sempre pronto para catequizar os países em desenvolvimento.
-
Gustavo Souza Machado
A Rússia nao conseguiu o que pretendia, muito pelo contrário consegui unir a até então obsoleta OTAN e ainda fortalecer a liderança americana que vinha mancando desde a administração Trump. Alem disso as atitudes russas puseram em alertas seus clientes ocidentais e ainda prejudicou autocracias aliadas ao passar a ideia de que as nações precisam ser cautelosas em relação à dependência econômica externa.
-
Patricia Tholon
De uma vez por todas, não existem vencedores em uma guerra. Existem mortos e famílias devastadas.. Parem de romantizar o fracasso de uma sociedade que é incapaz de resolver seus conflitos de uma forma racional e civilizada.
-
Daniel Souza Medeiros
De fato não há 'vencedores', uma vez que a destruição e mortes são o resultado final e trágico. Talvez imaginar uma suposta 'racionalidade e civilização' é que seja algo romântico demais ... ao que tudo indica até o momento, a guerra, a autodestruição e outras mazelas mais parecem ser inerentes ao ser-humano, à sua natureza. Em hipotéticas situações extremas, até mesmo a mais 'civilizada' nação pode repentinamente deixar seu lado humano, diga-se sombrio, emergir! Dizem os mais velhos: desde...
-
-
PAULO CURY
Tomara
-
Bruno Martins da Costa Silva
O objetivo da Rússia era impedir o avanço da OTAN. Objetivo foi alcançado. Só pensa que a derrota é russa quem imagina que eles queriam anexação, o que eles nunca declararam. O estrago econômico é imenso, mas se engana quem acha que nisso a Rússia perdeu para a Ucrânia, pois enquanto a primeira virou a prioridade da China, que finalmente terá um bloco para chamar de seu, a segunda, neutra, perde a importância para a OTAN. Em outras palavras, vão dar alguma ajuda e acabou. Triste, mas é isso.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.