Hélio Schwartsman > Faz sentido que Michelle considere Milton Ribeiro honesto Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Aqui em Minas Gerais tem um dito popular que resume bem a sua crônica: "Gambá cheira Gambá".
Hélio Schwastsman, tens razão. No entorno de Michelle Bolsonaro existe uma famÃlia com sérias ligações perigosas. Foi nessa via que ela encontrou Jair. Um homem dedicado à educação e à cultura. Em seu governo o livro passou a ser “um amontoado de coisas escritas”. Sai o livro e entra a bÃblia. Trata-se de uma religiosidade de fachada, lucrativa, dá votos e, de quebra, tampona toda a imoralidade
É que para ele a BÃblia, que é um conjunto de livros sagrados, também é apenas isso "um amontoado de coisas escritas" que ele não entende nem nunca se esforçou para entender. Ao contrário do que muitos tentam esconder, os escritos bÃblicos tem muito a ver com a vida diária das pessoas com a polÃtica, pois os profetas bÃblicos foram, na sua época, grandes crÃticos de seus governantes reis.
"Ele" por testemunha? Penso na decisão judicial: "Despacho: Intimada para comparecer na audiência, a testemunha arrolada pelo acusado não compareceu. Conforme a certidão no evento 666, não foi possÃvel fazer a intimação pessoal. Fale a defesa em 5 dias".
CorretÃssimo
Como o clã Bolsonaro nunca viu um dicionário, ignora o sentido das palavras. Estas são manipuladas de acordo com seus interesses. Sempre ilegais. Essa fac ção inverte o significado dos termos. O que é justo, legal e honesto, passa a ser o seu oposto. E vice-versa. É a ética da vi ga ri ce. O que importa não é a verdade, mas a versão falsificada vendida como original. E há trou xas que caem no golpe dessa quadri lha!
A práxis do peculato, vulgarmente denominado como rachadinha, se aprimorou e se profissionalizou. Com a unção sacramental da santificada fé na suprema viga rice.
Nietsch já explicou que a moral não é universal. Daà a escravidão, que hoje a maioria de nós condena, ter sido legitimado mesmo por liberais como John Lock.
Nietzsche, e outros filósofos disseram muitas coisas para tentar explicar certos fenômenos. Só por ser um grande filósofo, isso não quer dizer que sua explicação está correta. Nesse caso não está porque lhe falta respaldo cientÃfico para simplesmente dizer que a moral não é universal. Há outros grandes filósofos que pensam o contrário.
Ôôô, então, tá bão. Escolarização serve pra isso, né, Hélio? Põe a criança em contato com com práticas sociais mais amplas do que seu - e de seus pais - rabicó. Aprende a dividir o lanche e a não roubar lápis de cor. Ou a fazê-lo de modo discreto e inimputável. As camadas morais sucessivas às quais nos submetemos são parte de um aprendizado afetivo e cognitivo, meu caro, e devem ser conciliadas. Alguma coisa ficou para trás nas aprendizagens desse povo tão religioso.
Essa Micheque...
Ótimo raciocÃnio já no tÃtulo!
É preciso entender o metabolismo da polÃtica, que se assemelha ao da máfia: a lealdade é um valor superior à corrupção. Você pode roubar, mas não trair. No amor também, é assim.
O Hélio tem caprichado ultimamente!
Todo mundo é honesto até prova em contrário. Pode ser apenas alguém que confiou na pessoa errada. Não há menor evidência que o ex ministro tenha colocado im tostão no bolso. Também não tem filhos Ronaldinhos ou fez conferência s à empreiteiras corruptas.
João, os seus seguidores abaixo são ótimos, excelentes mesmo. Parabéns!
Acho que os dois caras que curtiram o comentário de João Braga, provavelmente alguém contratado pelo gabinete do ódio para postar aqui defendendo o governo, devem ter sido dos dois pastores "lobistas" do MEC.
braguinha, há regras para o exercÃcio da função pública. Tanto o presida as violou quanto o Sinistro, tenham ou não embolsado qualquer coisa. O que há de tão incompreensÃvel nisso?
Sim, levou e muito. Levou sua visão misógina, intolerante e preconceituosa para o ministério. Levou a religião dele para a qual um homossexual só pode ser fruto de desordem familiar. Levou um atraso décadas, bem rapidinho. Em troca levou os pastores ourives a tiracolo nas viagens. É desonesto sim.
E rachadinhas pode...
Ele abriu as portas e os cofres do ministério a indicados por pastores picaretas (desculpe o pleonasmo), que faziam a indicação mediante algum qualquer para si e para suas igrejas. A rigor, é improbidade administrativa e não corrupção, já que agia assim a pedido do presidente, esse sim corrupto, pois facilitava a traficância em troca do apoio polÃtico desses tais evangélicos.
A honestidade (que a lei chama moralidade) não se resume a "levar algum", mas sim, em se dever ter conduta proba e ilibada na gestão da coisa pública. Se a pessoa levar zero reais, pode incorrer em improbidade e imoralidade. E não tem como dizer que não há provas: há áudios do próprio ministro assumindo a existência de um esquema levado a cabo por ordem do presidente (segundo palavras do próprio ministro exonerado). Obrigado por passar o pano! Assim que se esclarecem as coisas.
Ah esse sim está comprovado, né? Isso que você disse só vale para quem não for petista. Aliás, ainda que nada tenha recebido para si, o que ninguém sabe ainda, intermediar pagamento de propina, facilitar vantagens ilÃcitas, é crime e o seu ministro bozoloide é réu confesso, foi ele quem disse que o Bozo mandou repassar verbas para os casos intermediária pelos pastores dourados.
Cê não sabe ler mesmo, né João B.? O método Paulo Freire vai se tornar obrigatório no próximo governo para essa velhacaria Bolsonarista. Se prepara!
Haja barra de ouro pra enfiar nas rachadinhas desse governo!
Texto cirúrgico, que vai direto na jugular. Quanto à Micheque, ela é só uma alpinista social deslum brada. Absolutamente nada mais do que isso.
Perfeito!
Excelente texto, com poucas palavras, disse muito. Enquanto isso, 25% dos brasileiros não tem comida suficiente. É duro viver num paÃs assim.
O ''messias'' e seu entorno é tudo farofa do mesmo frango.
É um grupo de sacerdotes. Verdade e honestidade não fazem parte do jogo. Não há método cientÃfico. Turma que vende Adão e Eva e terra plana. Ainda temos que aguentar mais 9 meses. FHC e a reeleição. Veja quanto o prÃncipe destruiu deste paÃs. E zoam do Milagre Brasileiro quando eram perseguidos.
Do Czar (está vivo!) da economia do Milagre Brasileiro (com 17 cartas de intenções ao FMI): ´´Não me arrependo de ter endividado o pais.`` Outra dele quando perguntado sobre a dÃvida pública: ´´Ah.. aquilo (a dÃvida pública) lá? Só tacando fogo nos papeis.`` Dispêndio com a dÃvida pública só em 2018 com juros e rolagem da mesma: R$ 1 trilhão, 65 bilhões e 'quebrados.'
Quando esse pesadelo acabar, o destino será o mesmo da Roseane Collor.
Voltará à irrelevância de onde nunca deveria ter saÃdo.
Exato! Os Bolsonaros junto c a banda podre do agro, falsos pastores, industria armamentista e militares são fiéis aos próprios princÃpios tortos e leais à extrema direita, além de mentirosos!
A pergunta é : como que ex ministro Milton Ribeiro chegou até os pastores do ouro ? " é dando que se recebe " . Bolsonaro sempre deixa seus capachos de frente .
Texto excelente e muito bem articulado, como sempre. Mas, caro Hélio, falar que a moral foi uma forma de a evolução natural trabalhar nosso ego foi uma baita forsação de barra: a uma porque não há absolutamente nenhuma prova cientÃfica disso; a duas porque se assim fora, a seleção natural não funcionou porque o homem se mostra, quer me parecer, cada vez mais egoÃsta.
A expectativa era de que a "consorte" se colocasse degraus acima do marido e seus estranhos valores, mas, parece que não! Naturaliza tudo!
E ainda vive ladeada por pastores!
Hélio cruel! Mas é isso né.
Estranho, seria ela desconfiar do seu mentor...
Excelente a sua leitura da Anatomia de um Crime e Declaração de Inocência dos Mentores A interferência da 1º Dama na polÃtica faz-me lembrar as aulas de História sobre o Império Bizantino. O Imperador Justiniano governava de igual para igual com a Imperatriz Teodora. O Imperador era o representante máximo da Igreja e do Exército ,Bizâncio era um Estado Teocrático , controlado por dogmas e crenças. Que nem nós, controlados por dogmas e crenças dos pastores evangélicos cuja mentora é "Teodora"
Permita uma pequena divagação. O monumental Gibbon dedicou algumas páginas para Teodora (sem aspas). A julgar pela arte do historiador inglês em descrever os talentos da imperatriz, sua lembrança me parece extremamente injusta. O que temos nestes tempos é de uma indigência deprimente. Fui.
É em por aà a coisa!
Nem precisou mencionar o vizinho Ronnie Lessa e o amigão Adriano.
A famÃlia da primeira-dama também não fica para trás.
Perfeito!! Excelente!
Micheque, quer mais...
Nem precisou falar da mãe, da avó ou do tio. Tudo gente muito boa, de famÃlia. Igualzinha ao marido!
Michele não é referência de honestidade; quando se considera o que está escrito nos bons dicionários; portanto seus valores estão aquém do senso comum: Não vacinar a filha? Aceitar depósito suspeito de negócios do marido? São valores aceitáveis para uma mãe e esposa brasileira?
Casada com um cara desses? Quem esperava que fosse um poço de virtudes?
Essas atitudes (ou crimes) são a própria base moral da Mihelle: isso vem de famÃlia. Fosse diferente a base da vida dela, jamais teria casado com o maior pilantra e cara de pau que esse paÃs produziu!
Michelle é pilantra.
Cara de pau igual ao marido.
Louvada seja!
Quem é essa des valida mesmo???
Raciocinio perfeito. Faltou falar que o próprio inominável foi deputado por 28 anos e chefiava a tal rachadinha, e que a famiglia só compra imóveis com dinheiro vivo, altamente suspeito. Além disso, a Micheque e seu dignÃssimo inominável convivem com pastores que ficaram ricos à s custas da fé alheia. Mas são todos eles pessoas do bem...
Para ser patriota, não basta se vestir de camisa verde amarela e agitar a bandeira..
O senhor escreve com a facilidade dos doutos. Meus cumprimentos para a Folha por ter um jornalista como o senhor. Penso que o César tinha razão: não basta a Pessoa Pública ( homem/ mulher,), ser honesta. Ela tem que parecer honesta aos olhos de todos.
A não ser que se entenda por parecer ter uma carinha branca!
Bem, parece que no caso ela não é e nem parece.
Perfeito.
Boa Hélio! Essa famÃlia tem valores muito diferentes do admitido universalmente como ético. Parabéns pela coragem.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Faz sentido que Michelle considere Milton Ribeiro honesto Voltar
Comente este texto