Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Junges

    Comentário censurado pela Folha.

    Responda
  2. Paulo Junges

    Pergunta desonesta. A pergunta a ser feita é se o leitor acredita que a educação VOLTARÁ a ser prioridade no Brasil. Quando ela foi priorizada (lembra dos royalties do pré sal para a educação?) esta Folha fez forte campanha para derrubar o governo e acabar com a prioridade.

    Responda
  3. Márcia Stentzler

    Certamente! Priorizar significa ter uma política de estado para a educação, feita e executada com seriedade e compromisso com a educação pública e a população brasileira. Priorizar passa pelo investimento na formação, valorização de professores e na infraestrutura dessas instituições. Dar prioridade significa o estado assumir a educação pública como responsabilidade constitucional. Não terceirizar.

    Responda
  4. Roger Z Moire

    Não enquanto a esquerda caviar dominar a educação.

    Responda
  5. JAILSON DE BEZERRA

    Educação é sinônimo de conhecimento e de crítica do status quo. Tudo que políticos profissionais não desejam. É uma arma, segundo eles, que não pode ser colocada na mão do cidadão comum. Vide todas as tentativas anteriores no pais. Eleitores que buscam "informações precisas" em redes sociais hoje em dia são o filão de políticos inescrupulosos de hoje, emergidos dos esgotos nas eleições de 2018. Por isso a educação é que sofre o maior golpe geração após geração. Facebook sim, livro não.

    Responda
  6. Vera Maria da Costa Dias

    O Brasil sempre teve quem apontasse para a necessidade de investir na educação. Lembro de um livro, por exemplo, intitulado "Educação não é Privilégio", de Anísio Teixeira, que era texto básico de escolas, na minha infância. E já tivemos importantes políticos cujo lema principal era salvar o Brasil pela educação. Mas há o silencioso projeto de manter os brasileiros como subservientes. Tenho esperança nos sinais que estão a aparecer agora, como o fortalecimento do movimento negro. Sim, acredito.

    Responda
  7. Tadêu Santos

    Esperar que o Brasil melhore é uma utopia, mas não devemos desistir desta meta / expectativa, pois um outro mundo é possível, desde que haja um pacto nacional pela educação, onde os corações e mentes sejam educados e cativados em buscar transformações revolucionárias, de modo a acabar com as desigualdades sociais que assolam o povo brasileiro! Esta janela de possibilidades me faz sonhar mesmo acordado!!!

    Responda
  8. Maria Beatriz Telles Marques da Silva

    Nos governos Lula a educação era prioridade. Criou universidades e centenas de Institutos federais com altíssima qualidade. Criou o piso mínimo de salário para os professores, e um projeto de direcionar 10% do lucro com o pré sal para fomentar a educação, que infelizmente foi desfeito no governo Temer. Lula 2022 trará de volta a educação como prioridade, sem dúvida.

    Responda
  9. ALEXANDRE DA SILVA

    Espero que sim. Mas, para que a educação se torne mais relevante na vida das(os) brasileiras(os) demorará muitos anos. Ontem mesmo me deparei com um comentário alarmante no grupo que faço parte como professor em Pernambuco. Uma professora das séries iniciais disse que existe muito material didático em projetos filantrópicos de aceleração de aprendizagem, de instituições particulares na escola pública. No entanto, o dia a dia da escola é de falta de materiais, exigidos por ofício a SEDUC.

    Responda
  10. Abel Edson miguel

    Sócrates já dizia: no Brasil, o que vale é a demonstração do carro e da casa e não do desempenho escolar. O investimento em educação tem resultado a longo prazo, e nossos políticos agem sempre pensando na eleição ou reeleicão Os políticos brasileiros, com raras excessões, nunca tiveram um projeto a longo prazo para o nosso país. Até o nosso grande professor (sociólogo), mesmo sendo um catedrático, achava melhor comprar coisas prontas (tecnologia)do que desenvolver em nosso país. Esqueça.

    Responda
  11. Stomaz Tawil

    O Brasil é um dos países que mais investe em educação (em % do PIB). O gene problema é que investimos na educação superior onde somente poesias rica conseguem uma vaga devido a falta de investimentos na educação básica! Temos as melhores universidades públicas, porém o pobre que cresce com uma educação péssima nunca irá desfrutar da maravilha da faculdade pública no Brasil. Mais uma vez, os ricos fazendo políticas para eles mesmos!

    Responda
  12. andiara mari parada

    Gostaria de acreditar, mas não tenho esperança, mediante a tanta barbaridade que vemos de políticos que foram eleitos pelo povo, como exemplo desvio de verba de merendas, e nada é feito para acabar com toda essa corrupção , medidas provisórias para atender as necessidades de cada um que está no governo, e pior um povo passivo, que não luta , que não tem fibra e não exige educação digna para o futuro dessa nação .

    Responda
  13. Emerson Sousa

    Terá mais destaque, como foi no passado recente, quando Lula estava na cadeira presidencial do país. Espero de todo o coração ver isso novamente!

    Responda
  14. D Monteiro

    Em algum instante da nossa história haverá este momento de lucidez: Educação como Prioridade. Recuso-me a aceitar todo este sofrimento para não obtermos nada. Um bol(mer)cenário da vida é um instrumento para despertar momentos de lucidez em nós. Eleger alguém que se comprometa com A Educação. Então seremos uma Nação. Palavras textuais.

    Responda
  15. Roberto Torsani Lisboa

    As suas verbas vão continuar angariando recursos para objetivos de outros. As vagas existentes para estudantes em escola do do governo ( concursos sem a menor credibilidade ). E um país sem uma boa educação, é isso aí, essa classe política que todos podem arreparar.

    Responda
  16. ROGER HOEFEL

    prioridade da educação no Brasil: me engana que eu gosto, kkkk!

    Responda
  17. Dunha Cumeuzunha

    Não... Aqui nunca foi e nunca será um país sério! Quem quiser viver num país sério, tem que ir embora para um país de primeiro mundo...

    Responda
  18. Emilio Souza Lima

    Por que não? Evidente que alguns fatores devem mudar para que isso venha à tona. Não será com representantes políticos padrão Bolsonaro que isso irá sair do papel. A construção disso leva décadas de trabalho árduo. O PSDB criou o FUNDEF que foi ampliado e melhorado pelo PT que criou o FUNBEB. O PT também criou o FIES e PROUNI. Perceba quanto tempo tem nessas criações. O governo atual não tinha projeto de nada. Teremos que andar pra frente muito tempo para chegar onde já estávamos.

    Responda
  19. adenor Dias

    Um dia deste eu ouvir dizer que a educação vale ouro, se ela vale ouro, ela é um tesouro, e tesouro sempre foi reservado para os reis e seu amigos! Aos pobres será reservado apenas uma alfabetização, para que aprenda ler itinerário de ônibus para não se atrasar pro trabalho. Já ouvir dizer que num passado distante, se envenenava livros para que o conhecimento não chegasse a qualquer um...

    Responda
  20. Edson Nogueira de Oliveira

    Sim, do mesma maneira que tínhamos pesados investimentos, no Governo Lula e que, neste governo, essa área foi DESTRUÍDA - do ensino básico ao ensino Superior. Fato.

    Responda
  21. flavia fonseca

    Não.

    Responda
  22. CARLOS ALBERTO BACCELLI

    As elites do nosso país não têm interesse nessa questão, pois seriam cobrados por seus atos e omissões. Melhor o povão vendo futebol, carnaval, big brother's da vida e outras coisas. Muitas maracutaias não ocorreriam.

    Responda
    1. adenor Dias

      Perfeita observação.

  23. marcos fernando dauner

    Será prioridade no dia em que os times do Barcelona-ESP e do Marcílio Dias-Ítajaí-SC-BRA decidirem o Mundial de Clubes . Afinal ambos tem muito em comum - uniforme idêntico, cidade portuária...

    Responda
    1. adenor Dias

      Concordo!

  24. DAVI COSTA MEDEIROS

    Nunca será....quanto mais ignorante a população melhor para ludibriar

    Responda
  25. osmar Carneiro

    Nunca… a elite não quer

    Responda
    1. adenor Dias

      Educação de qualidade a todos, seria como ensinar o pulo do gato pra onça...