Ruy Castro > Para a desratização do país Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Nesse dicionário apenas 3 governantes do nosso infeliz paÃs sairiam ilesos, d. Pedro II, Getúlio Vargas em seu segundo mandato e Itamar Franco. Contra Dilma Roussef também não há acusações de corrupção mas, como membro do conselho da Petrobrás, ela sabia e não denunciou. Quando resolveu bater de frente com o chefão dos corruptos da Petrobrás Michel Temer, deu no que deu. Temer aliou-se ao general Etchegoyen insatisfeito com a Comissão da Verdade, para dar o golpe que a derrubou.
A imprensa denúncia, a polÃcia apura, os juÃzes fazem contorcionismo para dar a forma e a apuração ficar comprometida, dai a justiça bate palmas . A praga sabemos quem é. Corrupção existe em todos os paÃses, em uns a justiça pune , em outros divide o furto e outros tantos fecha os olhos por conveniência . Em qual grupo nos encontramos?
Acho que o tal Dicionário vai acabar, pelo andar da carruagem, em uma Enciclopédia merecendo atualização permanente. A ponto de abrir páginas em branco para que as pessoas possam preenchê-las. Uma espécie de Wikipédia.
Um Museu. O Museu da Corrupção. Em BrasÃlia. Juntados objetos usados na prática da corrupção. Papéis. Malas. Cuecas. Relógios. Automóveis. A lista é infindável. Muitos itens curiosos serão listados no acervo. A entrada não seria franca. Melhor cobrar ingresso. Se é cara a fruição o usuário valoriza o equipamento. Sem classificação etária. Apenas aviso. Cenas Fortes. Danado era se servisse de inspiração ou exemplo. Ah! As bÃblias impressas das fotos do Ministro e dos Pastores. As obra primas.
Ruy, pela dimensão da corrupção brasileira não seria um dicionário, mas uma enciclopédia. (Claudia F.)
O dicionário poderia ser online, com atualizações diárias.
Não há como se desprender de quem elegemos. A classe polÃtica escancara nossa ignorância, nossos preconceitos e alienação. Quando olharmos para nós mesmos - brasileiros, e assumirmos nosso primitivismo como nação, daremos o primeiro passo em direção à civilidade.
Um paÃs imundo desde sempre. Boa, Ruy!!
Poderia ser Corruptopedia Brasilis ! Obra coletiva !
É meu caro Ruy, essa empreitada seria um verdadeiro trabalho de SÃsifo...melhor deixar pra lá. A corrupção e a leniência da justiça se alimentam mutuamente, daà o caráter permanente do fenômeno.
Esse projeto é inviável pelo tempo. Ampliássemos o dicionário da desratiização a governadores, senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores, não há prazo para criação de mais verbetes ao já extenso dicionário existente sobre corrupção (e seus neologismos)
"Corrupção não é só roubar". Tem muito sujeito que se diz letrado, mas que apoia o Bozo, que ainda não entendeu essa parte aÃ. Ou não quer entender, por conveniência...
Se não apoia Bolsonaro apoia Lula que é ainda pior do que Bolsonaro.
A Lava-jato tentou fazer a desratização do Brasil. Mas, o STF tratou de reabilitar o tato-mor para as eleições!!!
Só você ainda acredita na lava-jato! Eles só pensavam em seus projetos de poder e dinheiro! Como chamarÃamos isso? Marrecadas? Dallagnices? Morradas?
A Lava-Jato pode ter começado bem. Digo pode porque ainda são suspeitas as relações com o primeiro doleiro. Acabou mal, não por conta do STF, mas por conta de ter sido conduzida por ratos que se corromperam pelo poder e, agora como vemos, por interesses financeiros também.
Complementando: o ex grande escritor e atual esbirro de Lula não menciona em nenhuma linha os estupendos atos de corrupção, que somam bilhões de dólares, aqui no paÃs e pelo mundo no perÃodo dos governos petistas. Todos os dirigentes e polÃticos do PT de relevância, eu disse todos, foram presos, como Zé Dirceu, Palloci, Vaccari e seu principal chefe Lula(580 dias de cárcere). O que é isto companheiro?(desculpe Gabeira) Memória seletiva. Tenho vários livros deste ex escritor e vou doá-los.
A notoriedade de Ruy pr cede inclusive a de Lula. Ponto que revela não ser ele apêndice do ex-presidente. Mas mesmo os que você cita toda hora tem mais conduta e caráter que os, Flávios, Eduardos, Carlos, Fabricios, Helenos e outros.
Deve ser jma decepção para um grande escritor ter leitores cuja compreensão de texto beira o analfabetismo funcional. Ou é isso ou é má-fé deixar de ler, num breve apanhado histórico, a referência aos anos do PT.
Acho engraçado que Ruy Castro, esbirro de Lula, carioca falsificado e mineiro envergonhado tem a coragem de relatar perÃodos de corrupção no Brasil desde seus primórdios. Tem a desfaçatez de enxergar corrupção no atual governo sem apresentar quaisquer fatos que comprovem a efetivação de malfeitos, isto é, que se chegou ao pagamento do feito e se comprove os autores como nos casos de Aécio, Gedel e todos os demais envolvidos no Petrolão e Lavajato.
IncrÃvel fantástico extraordinário! Em que planeta vives, Sr Osvaldo, para não enxergar corrupção no atual governo???
Osvaldo Tavares, patético além de bizarro.
Lista pra você ir atrás: decretos no meio ambiente favorecendo grupos de grileiros e milicianos; ação de pastores no MEC; tentativa de compra de vacinas por intermédio de vigaristas. Falei de seguir porque os bandidos que você defende correm bem e vão desmantelando a polÃcia federal que poderia como em outros governos fazer operações que os prendessem.
Ah, meu caro, há um ministério na esplanada dos ministérios, denominado MEC, no qual vc poderá encontrar a evidência que cobra do articulista. Lembre-se, MEC e seus pastores...
Saudades do ano de 1800, quando as saúvas eram o maior flagelo do Brasil: "Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil", dizia Saint-Hilaire. Nem o Brasil acabou com a saúva nem a saúva acabou com o Brasil. Monteiro Lobato fez a sua parte para acabar com a praga, comia saúvas torradas e agradecia a Deus pelo acepipe. A praga da corrupção é mais difÃcil de matar e de conviver com ela. Os ratos desenvoilveram resistência aos venenos, engordam com eles.
Mesmo desatualizado a cada lançamento eu gostaria de ter um Dicionário Brasileiro da Corrupção. Até porque muitas coisas nessa área se repetem ao longo dos séculos. Muda a forma mas o conteúdo e o propósito permanecem inalterados. É importante lembrar o que corruptores é corrompidos fizeram no "verão passado". (rsrs). Manda editar que eu compro Ruy Castro!
Interessante proposta bibliográfica, mas exigiria o mesmo número de volumes da Encyclopædia Britannica. Ainda assim, também sou candidato a adquirir...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Para a desratização do país Voltar
Comente este texto