Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Irene Regina Pedroso Ferreira

    Todos os responsáveis devem ser identificados e expulsos. Não é admissível que estes delinquentes sejam aptos a receberem graduação . E a universidade tem sua parcela de culpa ao tolerar trotes. Isto só abre margem para coisas assim acontecerem.

    Responda
  2. CESAR PAES

    Cambada de vagabundos! Esperemos que o Juiz não relaxe a prisão e que respondam na cadeia pelos crimes praticados. A tolerância com infratores é o que leva a um absurdo como esse.

    Responda
  3. Irene Regina Pedroso Ferreira

    Todos os responsáveis devem ser identificados e expulsos. Não é admissível que estes delinquentes sejam aptos a receberem graduação . E a universidade tem sua parcela de culpa ao tolerar trotes. Isto só abre margem para coisas assim acontecerem.

    Responda
  4. Cleomar cordeiro

    O que a lei diz sobre essa selvageria? Aplica-se a lei aos responsáveis.

    Responda
  5. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    Os cidadãos de bem que jogaram este produto na pele dos calouros tinham claramente a intenção de chegar no resultado que se chegou. Tem ódio e ressentimento aí, além da necessidade de humilhar, punir. Inaceitável. A falta de empatia com o outro é, sem dúvida, um dos piores problemas da sociedade contemporânea. Daí decorre tb o descaso com a degradação da natureza, e abrem-se as portas para as mais diferentes formas de intolerância - que se alastra por todos os lados e fede pacas!

    Responda
    1. CESAR PAES

      Se foi irônico ao chamar esses cana lhas de cidadãos de bem, devia te posto entre aspas. Se não foi ironia, qual é o seu conceito de cidadãos de bem?

  6. MARCUS VINICIUS D ALMEIDA FRANCA

    A sociedade aguarda punição exemplar dos envolvidos. Casos como esse não podem se repetir. Não pode haver complacência com criminosos, sejam eles das classes A, B ou C. É mais um caso emblemático de uma certa parcela da sociedade que se julga acima da lei.

    Responda
  7. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    É um problema social reiterado. Quer resolver para sempre? Criminalização da Reitoria.

    Responda
  8. Marisa Keiko Teoi Coelho

    Expulsão imediata , sem direito à réplica ou tréplica. E que respondam criminalmente pelos seus atos. Não merecem estudar às custas dos impostos pagos pela sociedade...

    Responda
  9. Paulo Azevedo

    Os trotes são uma transposição do que ocorre nos cursos militares e serviço militar obrigatório, uma cópia, reforçada pela ditadura militar. Deveria haver uma reforma em tudo, ensino militar e civil. O ideal seria extinguir todas as instituições militares; porém, sei que é uma utopia. Já imaginaram o que poderia ser feito com todo o dinheiro gasto nas Forças Armadas e Polícias Militares? Afinal de contas, quem manda no nosso território é o Tio Sam!

    Responda
  10. olavo silva

    Se a instituição não expulsar, será conivente e, até mesmo, copartícipe.

    Responda
  11. jorge frankiln zakimi

    Foi a primeira aula ......existem animais entre eles/elas. Muita vezes os animais são os donos. E os bichos é que estão levando para serem consultados.

    Responda
  12. eli moura

    Mais da região sul, que passou a ser protagonista do maior atraso do país com movimentos neonazistas (os praivy sektor), juiza racista, estrangulamento em supermercado, ofensas em estádios, uso de lawfare, caixa de pandoras de generais presidentes do movimen militar de 64. A região sul é a adequada periferia da capital da bolsonarolandia que é o RJ, Renato gaúcho prefere viver na capital. De la parece que só tem vindo frentes frias.

    Responda
    1. Paulo Azevedo

      Perfeita a sua análise, o Brasil tem essa configuração territorial feita na violência e mortes. A colonização do sul, patrocinada por Pedro 2º para "embranquecer" o país foi mais uma prova do racismo estrutural na monarquia. Teria sido melhor se no processo de emancipação tivessem se formado várias repúblicas em vez deste imenso e inútil país que nunca foi uma nação.

  13. Rodrigo à vora

    Prisão e expulsão da UFPR: só assim termina essa prática.

    Responda
  14. JEAN MARCEL DAVILA FONTES DE ALENCAR

    os responsáveis por isso deveriam ser expulsos da UFPR mas provavelmente n vai dar em nada!

    Responda
  15. Jose L F Trindade

    Grotesco. Inaceitável isso em pleno século XXI. O aterrador é que esse espírito de idade média, perdure após entrarem numa Universidade Pública. As humanidades estão sendo dizimadas por esse desgoverno na formação educacional brasileira. Que a UFPR seja firme e tome todas as precauções para que essa barbárie jamais se repita. Desejo recuperação e reparação aos calouros.

    Responda
  16. Franklin Medeiros

    Desde que a Esquerda se infiltrou no meio acadêmico, o desrespeito à dignidade humana tomou seu lugar de honra.

    Responda
    1. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

      Sou capaz de apostar um rim que o comentarista aí, que se julga intransigente com o desrespeito à dignidade humana causado pela esquerda, apoia e se sente confortavelmente representado por um presidente que admira e apoia a tortura e torturadores

    2. João Melo

      Comentário tacanho e desprovido de inteligência.

    3. Paulo Azevedo

      Você não merecia resposta porque é muito ignaro, mas não vou deixar passar porque quero que saiba que seus dias estão contados e sua raiva obtusa não vai impedir que um novo tempo comece. Tenha vergonha nessa cara.

    4. EMILIO JOSE CORSO

      Comentário totalmente desprovido de qualquer fundamento.

    5. Gessé Marques Jr

      Que ignorância ideológica. Trote começa no final do XIX, espialmente na Alemanha, entre os bem sucedidos que podiam frequentar universidade. Não tem nada de esquerda nisto. E, aposto, quem jogou a química, e da turma do Bozo

    6. paulo bernardi

      A inteligência e estupidez são Universais e não tem partido político. O trote e suas consequências já deram centenas de exemplos ruins, mesmo com os esforços dos modelos solidários em instituições educacionais mais conscientes.

    7. Jose L F Trindade

      A sua ignorância é a semente que você viceja atualmente no desgoverno do Bozzo. Eleitores como você Medeiros, são co-responsáveis pelo caos no Brasil. Errar no voto é compreensível, mas sustentar esse gênio cida após a três anos o torna cúmplice. Fora todos os fascistas.

  17. Sonia Pereira Gomes

    Murilo, pode conferir. Atos de barbárie são sempre cometidos por bolsonaristas.

    Responda
  18. Marcos Antônio

    Existe Universidade Federal que proíbe formalmente o trote, advertindo os envolvidos das possíveis punições. Porém, uma IFES que conheço este Documento é solenemente ignorado pela Reitoria e as humilhações públicas na área interna e externa do campi universitário continuam a olhos vistos.

    Responda
    1. João Bernardeli

      A UFPR tem resoluções proibindo o trote. Seu segundo comentario, sobre processar a Universidade, não faz sentido. Uma vítima de assalto não tem razão em processar o estado pela existência do assaltante.

    2. Marcos Antônio

      Caso já tenha uma Portaria ou documento semelhante que proibia o trote humilhante e violento na UFPR, os vitimados deveriam entrar na justiça contra a União (Reitoria) que ignorou estes e outros trotes.

  19. Anna Amélia Meule

    Desde quando eu andava pela faculdade, 1990, pedem os fins desses trotes ridículos e que de nada contribuem. Nada muda? Fazendo jus a alguns: o nosso trote, departamento de Letras, foi instrucional, integrativo, e inclusive tivemos discussão sobre os trotes violentos e despropositais. Ah, as humanas! O povo pensante. Em tempo: os futuros médicos, esses veteranos, imaginem o nível do profissionalismo.

    Responda
  20. JOAQUIM LUIS FRANCO

    Ao invés de trote os calouros deveriam ser recepcionados com honras ao invés de trotes. Essa é uma das tradições mais reacionárias, violentas, humilhantes e que se reproduz há mais de 50 anos nas universidades. Quem é vítima num ano passa a algoz no ano seguinte e isso não acaba nunca. Ao entrar na UFGO em 1977 tive que passar por um corredor polonês levando cascudos e tapas na cabeça, humilhações, pagamentos de pedágios. Onde está o prazer nisso?

    Responda
  21. J Junior

    Aiai... Não sei quem é mais Idiota.. os que fazem o trote ou os que aceitam de bom grado...

    Responda
    1. Franklin Medeiros

      Aceitam porque são medrosos.

    2. Pedro M

      Aceitam de bom grado ? O trote é uma imposição sob ameaça ao calouro e não um pedido gentil

    3. Marcos Antônio

      Aceitam porque são coagidos, intimidados, temem perseguições nos próximos semestres caso não aceitem. Uns gostam porque acham que é um rito normal, como raspar a cabeça. E os que aceitam voluntariamente almejam fazer o mesmo com a próxima turma de calouros.

    4. Marcos Antônio

      Aceitam porque são coagidos, intimidados, temem perseguições nos próximos semestres. Outros realmente gostam, embora ignoram que vão usar produtos que causem dano. Gostam porque acham que isto é legal, faz parte de um ritual normal para quem entra, como raspar a cabeça. Gostam porque almejam fazer o mesmo com a próxima turma de calouros.

  22. J Junior

    Aiai... Idiotas

    Responda
  23. Vinícius Novais

    Tanta maneira de se divertir na flor da idade...mas não! Vamos constranger e machucar quem tá entrando agora da universidade. Ao menos esses serão exemplarmente responsabilizados.

    Responda
  24. Marcos Antônio

    O que estes veteranos maldosos são capazes de fazer contra os animais ?

    Responda
  25. Marcos Antônio

    De forma administrativa, a expulsão é a melhor medida contra estes maus veteranos.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Expulsão deve ser o mínimo de punição administrativa, na esfera penal devem ser processados como criminosos. Lesão corporal grave, por tortura.

  26. Marcos Antônio

    O Centro Acadêmico repudia com veemência ?!?! Os CAs, são os primeiros a estimular esta brincadeira de mau gosto.

    Responda
  27. Murilo Azevedo Brasil

    Pois é, e cadê o nome dos calouros meliantes?

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Pois é Murilo, para o jornal eles ainda são "suspeitos"

  28. Murilo Azevedo Brasil

    Esses veteranos são animais dementes! No mínimo expulsão

    Responda
  29. Flavio Colker

    Cadeia..

    Responda
  30. Leonardo Gama

    Todos os responsáveis identificados (não necessariamente todos os envolvidos) devem ser expulsos. Quem faz uma coisa dessas não tem a ética necessária para ser profissional de saúde, nem mesmo de saúde animal.

    Responda
  31. Eduardo Freitas

    Retrato de uma sociedade doente.

    Responda
    1. Joana Souto

      Como pode na área da saúde essa falta de empatia e compaixão pela dor do outro?

  32. José Millano Romero

    Esses veteranos como punição devem ser expulsos da universidade e perder o direito de formatura.

    Responda
  33. Amabile Zavattini

    Aí está algo que nem precisava existir: trote.

    Responda
    1. Marcos Antônio

      Existe na maioria das Faculdades por um motivo bem básico: falta de maturidade !

  34. Silvio Nunes

    Cadê o nome dos delinquentes, se fossem pretos e pobres e de uma periferia qualquer, seus nomes estariam presentes na reportagem, visto que todos são maiores de idade. Fale Folha!

    Responda
  35. marcos fernando dauner

    fui censurado - como ex aluno da UFPR, repudio veemente este ato de selvageria bolsomita. os criminosos envolvidos devem ser punidos civil e criminalmente .

    Responda
  36. Eduardo Farias

    Que a Justiça faça seu trabalho e honre o pagador de imposto que não tem que formar criminosos

    Responda
  37. Francisco Carlos Lopes de Arimatea

    O país está se tornando grotesco.

    Responda
  38. Michel Xavier

    Se fizeram isso em pessoas, imagina o que será dos animais que esses irresponsáveis irão cuidar. Expulsão e cadeia neles. Já passou da hora.

    Responda
  39. Sonia Pereira Gomes

    Com certeza os autores do trote votaram no Bozo e agora apoiam o conje.

    Responda
    1. Felicio Antonio Siqueira Filho

      Eh, eh olha eles aí "ressuscitando" o caso Celso Daniel com a ótica bozoniana. Têm hoje em dia como argumento de campanha e proposta de governo(?) golpe de 64 foi bom, Celso Daniel, Cuba, "comunistas", torturadores merecem homenagens e devo ter me esquecido de outras bobagens anacrônicas que andam ressuscitando também. Acho que assim não vão reeleger o palhaço, mas aqui tudo é possível nas mãos desta elite sem vergonha que só vê seus intere$$es.

    2. Murilo Azevedo Brasil

      Coisas de gente covarde!

    3. Murilo Azevedo Brasil

      Eu pensei justamente o contrário, me lembrei do assassinato do Celso Daniel

    4. Nestor Bercovich

      Eu pensei exatamente isso. Só caras completamente carentes de empatia e solidariedade podem fazer uma coisa assim, quer dizer pessoas de direita, ou melhor, de extrema-direita bozoloide.

  40. Carlos Telles

    Devem ser presos por crime e expulsos da universidade. Chega de passar a mão no ombro desse bando de covardes.

    Responda
  41. Alysson Barros

    Que sejam expulsos da universidade e que paguem pelo crime na cadeia, todos, sem exceção. Chega de banalizar a babaquice. Precisamos sofrer um processo catalisador urgente de civilidade, bons modos etc, já que brasileiro é deveras bestial e essa coisa que está no poder foi responsável por contaminar os incautos.

    Responda
  42. Rodrigo Caldas

    Demonstrações das melhores práticas e costumes do united states of parana. Just the finest.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      o PR não é isso !

  43. Waldir Luiz

    Tem que prender os agressores e expulsa-los da Universidade, a menos que o Reitor e o corpo diretivo da UFPR sejam coniventes com tudo isso.

    Responda
  44. Paulo Luizona Castagnao

    É todo ano a mesma História, estudantes feridos ou mortos por trotes. As universidades devem ser responsabilizadas também, afinal porque não punem e expulsam os alunos que praticam esse tipo de "brincadeira"?

    Responda
    1. Marcos Antônio

      Não punem porque a Reitoria tem medo dos Centros Acadêmicos. Teme perder votos na próxima eleição. Deixam rolar em nome da liberdade.

  45. João Batista de Junior

    Salvo outras evidências, penso que a universidade tem sua culpa no caso. Será que existe campanhas abertas e grande movimentação no ambiente acadêmico para não ter ,proibir, trote violento seja de qualquer natureza.

    Responda
    1. Marcos Antônio

      Concordo. Conheço uma IFES que têm há muitos anos uma portaria que proíbe trotes constrangedores e violentos, porém, a cada ano, os trotes se repetem publicamente no interior do campi e nas vias públicas externas, semáforos, onde os calouros pedem dinheiro, sujos, pintados e com roupas intimas por cima das suas roupas. E a reitoria ignora, até o dia que ocorrer um acidente com alguém, aí talvez tomem providências.

  46. Fernando Soares D Almeida

    Expulsa os responsáveis e servirá de lição para o futuro

    Responda
  47. Maria Alice Costalonga

    Lamentável, total absurdo! Não sabia que trotes violentos ainda aconteciam ! Em São Paulo parou depois da morte de calouro da medicina morrer afogado em trote! Isso Não deveria acontecer mais!

    Responda
  48. Paolo Valerio Caporuscio

    Até parece que cumpriram pena, os marginais filhinhos de papai ficaram impunes.

    Responda
  49. Lourival Costa

    Provavelmente são eleitores de Bolsonaro, que defende a torturas, ditadura e armas.

    Responda
  50. Lourival Costa

    Covardia da peste! Essa galera depois vai cuidar de pets de madames. Se faz isso com futuros colegas imaginem com os bolsos de donos de pets.

    Responda