João Pereira Coutinho > Quem não sabe distinguir piada de ofensa não está pronto para sociedade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
Apesar de discordar totalmente da forma como o ator reagiu (usando a violência), não acho que ofensa é piada. O que houve foi uma ofensa. Fazer piada com comentários sobre o corpo dos outros para mim não é piada.
Faltou esclarecer porque o senhor enveredou para a questão racial.
Se fosse ofensa, podia alguma reação? Aà pode violência? Não ficou claro. A piada, para quem conhece o histórico dos dois, é uma ofensa. Logo, toda a conversa parte de uma premissa falsa. Daà a complexidade da situação. Muito raso!
Senhor Coutinho (Já que piada pode, és um Couto diminuido? Rárárá) Uma boa defesa de sua tese capenga seria o sr se travestir de humorista e se achegar diante de mim e fazer piadinhas com as mulheres da minha familia. Se fossemos só nós dois eu menearia a cabeça e o olharia com desprezo. Se fosse em público eu lhe recomendaria fazer a piadinha e correr, mas correr muito.
Penso que o nobre colunista apenas colocou seus posicionamentos para buscar controvérsias, mesmo porque o exemplo que deu ao final do texto transparece esta acertiva. Agora, sem as emblemáticas e atualmente tão cultuadas apologias a temas e condutas da "moda", vejo com dificuldade um cidadão comum, que preza pela integral defesa daqueles que ama, ter sangue frio para suportar ataques (piadas, na concepção de alguns) ao vivo e frente a frente sem que haja uma reação proporcional a ofensa.
Se numa fechada no trânsito sem colisão ou algo parecido, tem sujeito pronto pra trucidar o próximo...
Acho que o autor se qualificou voluntariamente como não apto a viver em sociedade, quando ele próprio não percebeu a agressão dissimulada em piada.
Não foi com tua mulher, não é portuga?
Piadas também podem ser agressões. Não justifica a segunda agressão, pois há formas diferentes de se lidar com o assunto. Mas essa de 'distinguir piada de agressão ' é muito fácil quando o alvo são as fragilidades e a exposição de outra pessoa. Um texto maniqueista, frágil, parcial.
Foi piada e não ofensa pq não foi com sua esposa ou sua mãe. Precisamos parar com piadas ofensivas e respeitar mais as pessoas. Tem um dito antigo: bateu, levou.
Silvio. Eu entendi o que você escreveu. Você é que não entendeu tal bizarrice.
Jorge: rock bateu com a piada e levou o troco do Will.
Que bizarrice. Opinião muito engraçada, Silvio. Quem bateu foi Will. Quem levou foi o Chris.
O autor não sabe distinguir a diferença do que propôs decifrar ( ofensa e piada). Faz uma análise superficial, empinando argumentos do senso comum. É evidente que o uso de humor contra pessoas em situação de fragilidade é inadmissÃvel, seja porque a vÃtima tem uma doença diminuidora da autoestima de uma mulher, até mesmo estigmatizante; seja porque o outro estava em uma posição de poder discursivo (palco x plateia) sem possibilidade de ser contraditado. Sobre isso, o autor passa por cima.
Não está pronto para a sociedade quem faz piada com ofensa.
Coutinho, não entendi uma parte do final do artigo, você disse que um homem maduro ser careca é a mesma coisa que uma mulher jovem ter alopécia?
Pois é..
O problema, acho, é q um lado só vê defeitos no agressor. Outro só vê defeitos na piada. Mas há q tentar ver os dois lados. Se fosse uma piada racista, homofóbica, seria tolerável? Por outro lado, não o sendo, o certo é reagir com tapas?
Ele não tinha como saber q seria premiado e penso q ele teve aquela reação pq sabia q o Rock continuaria com as ofensas falando da traição do casal. Belo tapa, merecido, chega de piadas de me r da sobre as pessoas e suas doenças ou fÃsicos. Ele foi um lord, deu um tapa, poderia ter dado um soco J
O pior não foi o tapa e sim ouvir o ator falar em amor logo depois. Que cena horrÃvel. Vivemos em tempos sombrios, onde pessoas confundem violência com amor.
E aqui na área de comentários tem muitos raivosos-amorosos... tempos horrÃveis.
Concordo em gênero, número e grau. É o politicamente correto passando do cancelamento virtual para a agressão fÃsica. Daà a cancelar os CPF's como fazem os radicais islâmicos é um pulo.
Até que enfim um comentário racional!
Nem sempre a violência fÃsica é a mais brutal, a violência moral utilizada pelas palavras pode ser tão cruel ou até mais qto um tapa na cara, tal como a situação ocorrida na cerimônia do Oscar, qdo o esposo sentiu-se ofendido pela estúpida e inoportuna piada pública sobre sua esposa em uma cerimônia de homenagens da Sétima Arte. Imaginem se o ator Will Smith fosse branco, seria a ressurreição da KKK...!!!
Imagine se Will Smith, mesmo sentindo a humilhação da esposa, controlasse a raiva no momento da piada. Imagine se, ao ser surpreendido pela premiação de melhor ator, Will Smith subisse ao palco e improvisasse um discurso humilde, dedicando o prêmio à sua esposa Jada e à coragem dela de lidar com a doença. Talvez esse fosse o pior golpe que Will Smith pudesse desferir contra a piada de Chris Rock. Seria um discurso transformador, com grande impacto. Tentemos imaginar.
Bebel. A questão não é saber se seria premiado. É qual a melhor atitude para a situação. E não tem melhor modo de avaliarmos do que pensar nas consequências de seus atos ao generalizarmos. O cara foi um troglodita que usou de suas prerrogativas de celebridade.
Ele não Ao tinha como saber q seria premiado
Acho assustador encontrar tantas pessoas defendendo a agressão do Will Smith. Um homem resolvendo seus problemas no tapa não e um bom homem, aÃnda mais em um programa mundialmente visto. Ele não defendeu a esposa, ele a expôs.
Tres perguntas: 1- Pode haver alguma piada que seja ofensiva? 2- É correto colocar em alguem um carimbo de "inabilitado para o convÃvio civilizado" em razão de um ato praticado, por mais condenavel que seja? O ato praticado pelo agressor nos permite ter sobre ele conclusão tão definitiva?
TÃtulo sofrÃvel. A piada só é boa qdo todos riem. Piada dirigida a algum déficite da pessoa já é uma ofensa.
Perfeito, Maria! Parece que o colunista até hoje não entendeu o que é uma das primeiras lições recebidas pelas crianças que vivem em um meio civilizado.
O argumento "... quando atribuÃmos as culpas..." para detonar a "primeira escola" (parágrafos 6º e 7º) vale pela crônica toda e demais "escolas". No fundo, bem no fundo, é uma culpa só que teimamos em não exorcizá-la.
O apresentador não tinha nenhuma outra coisa engraçada pra falar sem ser sobre a doença da moça??? E o mundo cai em cima de quem foi tirar satisfação com a ofensa . Pra mim foi bem feito esse tapa. Na próxima os nossos grandes humoristas terão q pensar algumas vezes antes de criar piadas de péssimo gosto
Os dois estão errados, o Will Smith por agredir fisicamente o colega. Mas, na minha opinião, o humorista foi quem não conseguiu distinguir uma piada de ofensa. Ele já havia feito piada com a mesma pessoa em um Oscar anterior. Parece que havia alguma rixa.
Sensacional.
Essa história conseguiu demonstrar alguns dos problemas que existem em nossa sociedade. Humoristas que fazem piadas, que mais soam como Bullying. Acho que esse expediente já cansou. Eles precisam melhorar a retórica da ofensa como piada. O Outro ponto; Em pleno ano de 2022 ainda existem homens que se acham no direito de agredir fisicamente ofensores. Temos tantas formas de "vingança" que custo a acreditar que seja apenas a testosterona a responsável.
Muitos aqui, parece, não estão preparados para o artigo. Elementar.
Só para quem sofreu bullying é quem sabe o quanto dói. Em uma sociedade onde a "perfeição" ou padrões de beleza são valorizados e os que estão fora ficam sujeitos a "piadas" ou discriminação e ter que aceitar como "normal". As dores de cada um, só a pessoa sabe. Não é o outro que vai sentir ou julgar. Respeito as diferenças é fundamental.
Concordo com boa parte do texto, porém condeno o que se chama de “humor” quando se trata de rir do outro. Da doença do outro não sei o que dizer. Toda ação tem uma reação!
IncrÃvel as reações não só da mÃdia a esse evento, vc nao é o único, Coutinho. Nenhuma ou pouquissimas palavras à piada ofensiva e de mau gosto de Chris Rock que pela segunda vez a ofende e acaba, não por ressuscitar o Oscar mas sim o seu personagem Chris de decadas atras. Parado no tempo. E Will Smith completa a cena. Agora...a midia, oportunamente, podia buscar ouvir Jada! O fato de ela não ter reagido naquele momento não significa que não pode vir a falar, em outro momento.
Creio que o colunista é que não sabe distinguir piada de ofensa. Impressionante ainda o mastigar desse assunto.
Que deprimente texto. Estar preparado para civilização é aceitar piadas que jamais deveriam ser piadas então, segundo sua opinião. Considerando o mar de lama de civilização que estamos, faz sentido.
Pimentinha nos olhos alheios é colÃrio, não é portuga?
De fato, Joao Pereira, concordo com você. O humorista que não soube distinguir piada de ofensa e faz piada de uma doença e situação vulnerável de uma mulher deve levar uma bem merecida bofetada na cara para aprender a distinguir piada de ofensa e aprender a estar preparado para a sociedade. Parabéns a Will Smith! Além de ele ter sua esposa ofendida, ele deve, então engolir seco e dar risada da situação dela, juntamente com os demais. Ah, por favor, João Pereira, poupe-nos dessa, tá?
Erraram ambos. Duas violências que não devemos aceitar como sociedade. A violência de quem tem lugar de fala e usa isso para agredir. Não, um humorista não tem o direito de fazer chacota com a doença ou deficiência de alguém. Me lembro do caso na lava jato de usarem máscara de carnaval com o rosto de um dos acusados. Mesmo sendo este um corrupto, não dá o direito de se fazer humor com sua deficiência.
Não erraram ambos, não! Dizer isso é injustiça pura! Quem foi que teve sua situação delicada de sofrimento violentamente exposta em público deve ser culpado??? A violência partiu de quem? Will Smith está se defendendo de uma maldosamente violência contra sua esposa. O outro deveria levar dois tapas, um pela esposa e outro pelo próprio Will Smith!
Quem acha natural que se façam piadas acerca de qualquer condição fÃsica de outra pessoa, no caso, expondo-a mundialmente, é que não está preparado para a civilização.
Obautir da coluna parece não acreditar nessa ideia. Para ele, Will Smith era pra dar risada de sua vulnerável esposa, juntamente com a platéia. Alô, a sociedade enlouqueceu? Deputados com tornozeleira trabalhando em nosso congresso quando deveriam estar atrás das grades, juÃzes suspeitos prendendo Lula, ladrões julgando e impedindo uma presidente! Um comediante fazendo piada de uma pessoa doente! O que é isso??? Endoidecemos?
Não sei qual civilização o autor se refere. A Humanidade não tem nada de civilizado.
Entendo que é o contrário! Quem utiliza piadas e um poder de fala para agredir uma pessoa não deveria viver em sociedade. Que tal uma piada racista, homofóbica, etc...para espairecer um pouco.
Acho engraçado que pessoas que lidam com palavras ....achem as palavras menos agressivas que um tapa....não foi um soco, empurrão, uma chinela, voadora com os dois pés. Acho que um tapa está do mesmo tamanho. Temos que responder no mesmo tamanho, tom e nÃvel......não é. Ensinamos e aprendemos assim. Talvez sejam coisas para estabelecermos limites de tempo em tempo. Para ambos ....os incontroláveis..... No BRASIL tem muita gente merecendo tapas ou punições severas.....por suas palavras.
Então vamos esbofetear o pessoal do porta dos fundos? Como eles já se posicionaram, pode-se fazer piada com tudo!
Coutinho, eu te admiro e respeito de verdade. Você é muito inteligente e culto, por isso, costumo gostar muito dos seus textos. Desse, porém, não gostei. Piada é piada. Ofensa é ofensa. Mas é possÃvel ofender fazendo piadas, e chama-se gozação. Gozação é quando a piada passa dos limites e vira ofensa. O resultado é a reação, que pode ser pacÃfica ou violenta. Depende de quem e de como a recebe. E nesse momento, somos to humanos e imperfeitos, e cada caso deve ser avaliado isoladamente.
Acho que quem não sabe distinguir piada de ofensa é você
Tá certo o articulista. Quer brigar arruma um ringue ou vai viver no meio da montanha isolado de todo mundo. Não tem desculpa pro que o Will fez. Se uma piada (mesmo pesada) te autorizar a bater no outro, então a civilidade acabou. O "heroi-defensor-da-donsela-em-perigo" deveria andar com uns calmantes no bolso.Foi selvagem, grosseiro e vulgar. Criancinhas são ensinadas a não agredir o coleguinha desde o primário. Sugiro que o valentão volte pro colégio.
Violência foi o bullying em forma de piada. Bullying sempre vem em forma de piada, não deve ser tolerado. Bullying mata.
Sei não, João. Chris assumiu riscos pela piada, na boa?, desnecessária. Will fez o que fez na pressão dele mesmo com ele mesmo (vai saber?) do momento e ponto final. Humanidade - dos dois lados - pura.
não concordo sobre o que Chris Rock fez foi uma mera piada. Para mim, de fato foi uma ofensa. Brincadeiras têm limites, a partir do momento preconceituosas (o que, ao meu ver, aconteceu nesse caso). Piadas deste estilo são sem graça e volta a moda de humoristas da década passada.
Uma violência não justifica outra é nem o debruçar de um artigo
Quem é o colunista pata decretar quem está ou não "pronto para a sociedade". Não defendo tapa na cara como resposta, mas se Will Smith deve (como já fez) desculpas à Chris Rock, o contrário também é verdadeiro, pois sim, a "piada" foi uma agressão verbal.
Como disse o pai das irmãs Willians,violência é inadmissÃvel,exceto como legÃtima defesa. Defesa fÃsica,da própria vida,acrescento.
Só porque Will Smith estava errado não quer dizer que o Chris Rock não errou também. Eu acho que humor tem limites, sim. Piadas racistas, homofóbicas, racistas, gordofóbicas, etc. não têm lugar em um mundo civilizado.
Saco esses colunistas da Folha ainda opinando sobre esse assunto...deu . Pqp.
Robson, concordo com você quase totalmente. Eu era um adolescente onanista na época da primeira versão na TV Manchete. Posso reclamar, não. Boas lembranças... Hahahahaha!!
Concordo Adriano. A Folha parece que recebe "jabá" para promover diariamente as pessoas que ela chama de "celebridades ". Agora vai começar o inferno( para os leitores , claro! )do Pantanal . Fazer o que, né?
Rapaz.... Pior que isso é o jornal enfiar a Anita em onze de cada dez artigos. Isso sim, já deu no saco.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
João Pereira Coutinho > Quem não sabe distinguir piada de ofensa não está pronto para sociedade Voltar
Comente este texto