Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Helio Cardoso

    A filosofia daquela moradora de rua, a quem foi negada cesta básica, é a seguinte: "Neste país, amigo é dinheiro no bolso, ao pobre resta a estrada, o khu e a catinga"!

    Responda
  2. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Liberalismo econômico é falácia, isso já foi provado no confronto da Inglaterra,( grande defensora, por razões óbvias) com a Alemanha, no quesito liberdade individual, é uma conquista a ser preservada no Socialismo, talvez uma das esfinges para se compreender a derrocada do socialismo real, não se pode jogar a criança com a agua da bacia, a superação dialética conserva o que precisa ser preservado!

    Responda
  3. Yuri Il

    Relevante lembrar que, estruturalmente, o Brasil está longe de qualquer forma de Liberalismo. Alguns fatos: estamos na 142ª posição no ranking de liberdade econômica; a relação dívida/pib está descontrolada (o governo Dilma abandonou o Neoliberalismo parcial que houve no período do plano real a 2009); temos a maior carga tributária para emergentes; um dos piores ambientes de negócios; serviços públicos insuficientes; economia relativamente fechada etc. Passamos longe de liberalismo.

    Responda
  4. Paloma Fonseca

    Convém lembrar que os conceitos de liberdade e igualdade não são simétricos: a liberdade é uma condição da pessoa, a igualdade indica uma relação entre dois ou mais entes; a liberdade é um bem individual, a igualdade é um bem social. A liberdade privada dos ricos é muito mais ampla do que a liberdade privada dos pobres, cuja limitação se dá pela situação econômica interna à esfera privada. Isso tudo é Norberto Bobbio.

    Responda
    1. Eduardo S Lopes

      Perfeito seu comentário... e ainda conta com ra fonte citada, obrigado!

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Esse negócio de comparar pobres e ricos não faz sentido. Rico , em QQ lugar do mundo, eh extra terrestre. Pobre , ainda mais no Br , eh subterrâneo. Pobre eh ferrado na esfera privada e inexistente na esfera pública.

    3. marenildes silva

      Vou procurar mais sobre norberto bobbio, com meu conhecimento raso, nunca ouvi falar, mas parece defender teses interessantes.

    4. Paloma Fonseca

      Bobbio me faz pensar que, no crime, o indivíduo recebe pena privativa de liberdade por sua responsabilidade individual; na política pública, um grupo social recebe um benefício advindo de uma responsabilidade coletiva. Será que os mais ricos estão dispostos a abrir mão de sua maior liberdade em prol de uma ação mais incisiva no que diz respeito a direitos sociais no Brasil (educação, saúde, serviço social etc.). Por exemplo, a tributação de dividendos nunca vingou aqui, o que me chama a atenção.

  5. José Cardoso

    A dificuldade é que nós ocidentais queremos bater o escanteio e cabecear. Queremos a igualdade e a segurança típicas de uma vida comunitária tradicional, mas sem ninguém metendo o bedelho em nossas vidas...é uma quadratura do círculo sem solução.

    Responda
  6. marenildes silva

    Gostei muito da explanação! Se o objetivo era ve der livro, pelos menos cumpriu o objetivo, comprarei amanhã mesmo. Achei bem didática a conversa, tomara o livro melhor ainda.

    Responda
  7. Vanderlei Nogueira

    Não sei se podemos chamar de neoliberalismo, no Brasil, a empresa intermedeia o pagamento de salários e tributos, determina a oferta e a procura, tutela a vida do cidadão

    Responda
  8. RINALDO SOUZA COELHO

    Liberalismo e socialismo são dois polos extremos que caminham rumo a precipícios proprios. Cada um com suas mazelas irreconciliaveis. Mas parece que a mente humana tem uma tendência confortadora e preguiçosa de se entregar a mística de um lado ou do outro e não ver causa e consequência como natural dos erros de cada um dos estremos. Assim caminha a humanidade rumo ao inexorável abismo da ignorância e arrogância.

    Responda
  9. Flávio Guilherme

    O grande problema é que as pessoas não entendem as doutrinas que se propõem a discutir. Aí é um sem fim de opiniões (e até xingamentos a autores) que mostram um elemento que favorece a polarização e a aceitação de um sem fim de mentiras e bobagens.

    Responda
  10. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Sim a experiência soviética afundou. Sim, eh muito difícil levar a frente um projeto socialista. O tempo de revoluções já passou. Lenin no início dos 20 já falava na doença infantil, que acabou ajudando a matar a criança socialismo russo. Mas nada disso significa fracasso do conceito. Só cem anos e uma experiência derrotada, eh pouco pra tirar conclusão. Já o liberalismo , sim, eh pura prestidigitacao, sem fundamento científico nenhum. Puro ilusionismo de banqueir de 300 anos , nunca deu certo.

    Responda
  11. Lorenzo Frigerio

    A alternativa ao liberalismo é o Estado inchado e aparelhado. Estamos sifu.

    Responda
    1. Josue Oliveira

      Igual ao do Boz.o? Mais aparelhado para a família não sofrer processo, impossível.

  12. Aparecido Sales

    O entrevistado critica o centralismo soviético, mas na manchete aparece uma crítica ao socialismo, que sequer foi mencionado. Sutilmente, estigmatiza a busca da igualdade social que, num país terrivelmente desigual, se torna quase uma utopia

    Responda
    1. marenildes silva

      Há brasileiros ainda que não na vida pública, que pensam idéias republicanas, tomara um dia, saiam do pensamento e entrem efetivamente na ação. Talvez a utopia não deixa minha esperança morrer, está desconvalescendo, mas viva. Do jeito que tá, tá dificil, como diz meu marido: - tá ficando impossível-

  13. Landson Abercrombie

    Enquanto isso, na China....

    Responda